The effect of pass restriction on tactical behavior of players in futsal training activities
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Futsal e Futebol |
Texto Completo: | https://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/842 |
Resumo: | O presente trabalho teve como objetivo investigar o desempenho tático em jogos reduzidos de futsal. Estes são considerados importantes ferramentas de trabalho dos professores e treinadores, pois permitem que determinados comportamentos sejam exercitados pelos praticantes, independentemente do nível de jogo. A amostra foi composta por 59 alunos, com idade entre 10 e 12 anos, integrantes de cursos extracurriculares de futsal de escolas particulares de São Paulo. Os alunos foram divididos em sete grupos de prática e participaram de sessões de treinamento nas atividades 2x1, formatos A e B, em meia quadra. Os resultados indicam que as variáveis de desempenho tático, representadas pelas ações dos jogadores, apresentaram diferenças quanto às densidades e qualidades de acordo com as proposições. Basicamente, as manipulações dos regulamentos dos jogos facilitaram, induziram ou obrigaram a ocorrência de determinadas ações, como os duelos de 1x1, as finalizações, o direcionamento para o rebote, entre outros. Entende-se, assim, que seja possível conhecer e manipular, de forma intencional, as alterações do jogo formal (JF), permitindo que os jogadores exercitem determinados problemas do jogo elencados a priori. |
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The effect of pass restriction on tactical behavior of players in futsal training activitiesO efeito da restrição de passes no comportamento tático dos jogadores em atividades de treinamento do FutsalEl efecto de la restricción de pases en el comportamiento táctico de los jugadores en actividades de entrenamiento de FutsalO efeito da restrição de passes no comportamento tático dos jogadores em atividades de treinamento do FutsalL'effetto della restrizione di passaggio sul comportamento tattico dei giocatori nelle attività di allenamento di FutsalSports PedagogyTacticTeaching GamesPedagogia del deporteTácticaJuegos de enseñanzaPedagogia sportivaTatticaGiochi didatticiPedagogia do EsporteTáticaEnsino de jogosPedagogia do esporteTáticaEnsino de jogosO presente trabalho teve como objetivo investigar o desempenho tático em jogos reduzidos de futsal. Estes são considerados importantes ferramentas de trabalho dos professores e treinadores, pois permitem que determinados comportamentos sejam exercitados pelos praticantes, independentemente do nível de jogo. A amostra foi composta por 59 alunos, com idade entre 10 e 12 anos, integrantes de cursos extracurriculares de futsal de escolas particulares de São Paulo. Os alunos foram divididos em sete grupos de prática e participaram de sessões de treinamento nas atividades 2x1, formatos A e B, em meia quadra. Os resultados indicam que as variáveis de desempenho tático, representadas pelas ações dos jogadores, apresentaram diferenças quanto às densidades e qualidades de acordo com as proposições. Basicamente, as manipulações dos regulamentos dos jogos facilitaram, induziram ou obrigaram a ocorrência de determinadas ações, como os duelos de 1x1, as finalizações, o direcionamento para o rebote, entre outros. Entende-se, assim, que seja possível conhecer e manipular, de forma intencional, as alterações do jogo formal (JF), permitindo que os jogadores exercitem determinados problemas do jogo elencados a priori.The present study investigated the tactical performance in futsal small-sided games. These are important tools for teachers and coaches as they allow certain behaviors to be exercised by players, regardless of their levels. The sample consisted of 59 students, aged between 10 and 12 years, members of extracurricular courses of futsal of private schools of São Paulo. The students were divided in seven groups and participated in training sessions, that consisted in 2x1 activities, formats A and B, in half field. The results indicate that the variables of tactical performance, represented by the actions of the players, presented differences as to the densities and qualities according to the propositions. Basically, manipulations of the game facilitated, induced or required the occurrence of certain actions, such as 1x1 duels, finalizations, targeting for rebound, among others. It is deduced, therefore, that it is possible to know and manipulate intentionally the changes of the games, allowing that the students/players exercise certain problems of the game chosen before.El presente trabajo tuvo como objetivo investigar el desempeño táctico en juegos de fútbol sala de pequeña escala. Estas son consideradas importantes herramientas de trabajo para docentes y entrenadores, ya que permiten ejercer ciertos comportamientos por parte de los practicantes, independientemente del nivel de juego. La muestra estuvo compuesta por 59 alumnos, con edades entre 10 y 12 años, que cursaban cursos extracurriculares de futsal en escuelas privadas de São Paulo. Los alumnos se dividieron en siete grupos de práctica y participaron en sesiones de entrenamiento en actividades 2x1, formatos A y B, en media cancha. Los resultados indican que las variables de desempeño táctico, representadas por las acciones de los jugadores, mostraron diferencias en densidades y calidades según las proposiciones. Básicamente, las manipulaciones de las reglas del juego facilitaron, indujeron o forzaron la ocurrencia de ciertas acciones, como duelos 1v1, sumisiones, apuntar al rebote, entre otras. Se entiende, por tanto, que es posible conocer y manipular, de forma intencionada, las alteraciones del juego formal (JF), permitiendo a los jugadores ejercitar determinados problemas del juego enumerados a priori.O presente trabalho teve como objetivo investigar o desempenho tático em jogos reduzidos de futsal. Estes são considerados importantes ferramentas de trabalho dos professores e treinadores, pois permitem que determinados comportamentos sejam exercitados pelos praticantes, independentemente do nível de jogo. A amostra foi composta por 59 alunos, com idade entre 10 e 12 anos, integrantes de cursos extracurriculares de futsal de escolas particulares de São Paulo. Os alunos foram divididos em sete grupos de prática e participaram de sessões de treinamento nas atividades 2x1, formatos A e B, em meia quadra. Os resultados indicam que as variáveis de desempenho tático, representadas pelas ações dos jogadores, apresentaram diferenças quanto às densidades e qualidades de acordo com as proposições. Basicamente, as manipulações dos regulamentos dos jogos facilitaram, induziram ou obrigaram a ocorrência de determinadas ações, como os duelos de 1x1, as finalizações, o direcionamento para o rebote, entre outros. Entende-se, assim, que seja possível conhecer e manipular, de forma intencional, as alterações do jogo formal (JF), permitindo que os jogadores exercitem determinados problemas do jogo elencados a priori.Il presente lavoro mirava a studiare le prestazioni tattiche nei giochi di futsal su piccola scala. Questi sono considerati strumenti di lavoro importanti per insegnanti e allenatori, in quanto consentono di esercitare determinati comportamenti da parte degli operatori, indipendentemente dal livello di gioco. Il campione era composto da 59 studenti, di età compresa tra 10 e 12 anni, che frequentavano corsi extracurriculari di futsal presso scuole private a San Paolo. Gli studenti sono stati divisi in sette gruppi di pratica e hanno partecipato a sessioni di formazione in attività 2x1, formati A e B, a metà campo. I risultati indicano che le variabili della prestazione tattica, rappresentate dalle azioni dei giocatori, hanno mostrato differenze di densità e qualità a seconda delle proposte. Fondamentalmente, le manipolazioni dei regolamenti di gioco hanno facilitato, indotto o forzato il verificarsi di determinate azioni, come duelli 1v1, sottomissioni, mirando al rimbalzo, tra le altre. Resta inteso, quindi, che è possibile conoscere e manipolare, in modo intenzionale, le alterazioni del gioco formale (JF), consentendo ai giocatori di esercitare alcune problematiche del gioco elencate a priori.IBPEFEX2020-04-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/octet-streamhttps://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/842RBFF - Revista Brasileira de Futsal e Futebol; v. 11 n. 45 (2019): Edição Especial; 497-506RBFF - Brazilian Journal of Futsal and Football; Vol. 11 No. 45 (2019): Special edition; 497-506RBFF - Revista Brasileña de Fútbol Sala y Fútbol; Vol. 11 Núm. 45 (2019): Edicion especial; 497-506RBFF - Revista Brasileira de Futsal e Futebol; v. 11 n. 45 (2019): Edição Especial; 497-506RBFF - Rivista Brasiliana di Futsal e Calcio; V. 11 N. 45 (2019): Edizione speciale; 497-5061984-4956reponame:Revista Brasileira de Futsal e Futebolinstname:Instituto Brasileiro de Ensino e Pesquisa em Fisiologia do Exercício (IBPEFEX)instacron:IBPEFEXporhttps://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/842/755Copyright (c) 2020 RBFF - Revista Brasileira de Futsal e Futebolhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRigon, Thiago AndréPacheco, Reinaldo Tadeu Boscolo2023-09-04T17:02:14Zoai:ojs.www.rbff.com.br:article/842Revistahttps://www.rbff.com.br/index.php/rbffONGhttp://www.rbff.com.br/index.php/rbff/oai||ac-navarro@uol.com.br|| francisconunesnavarro@gmail.com1984-49561984-4956opendoar:2023-09-04T17:02:14Revista Brasileira de Futsal e Futebol - Instituto Brasileiro de Ensino e Pesquisa em Fisiologia do Exercício (IBPEFEX)false |
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