Efeitos de um programa de ensino de futsal, baseado em uma perspectiva tática do jogo, sobre o desempenho tático

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Novaes, Rafael Batista
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/39/39134/tde-22042013-150856/
Resumo: presente trabalho teve como objetivo investigar os efeitos de um programa de ensino de futsal, baseado em uma perspectiva tática do jogo, sobre o desempenho tático. Nessa perspectiva, a ação tática é colocada no centro do processo de ensino-aprendizagem, e a atividade de ensino central são os exercícios táticos, contextualizados o mais próximo possível da situação real de jogo. Os alunos são incentivados a tomarem decisões e a refletirem sobre as ações em relação aos problemas que emergem no contexto (confronto) de jogo. Os adeptos dessa perspectiva de ensino defendem que, assim, estimulariam a formação de alunos/jogadores inteligentes e criativos. Para auxiliar a construção do programa foi elaborado um modelo do jogo de futsal. A construção da representação ocorreu a partir de um diálogo entre uma concepção empírica da modalidade, construída por treinadores experientes, e concepções de Modalidades Esportivas Coletivas existentes na literatura. Optou-se por um recorte sistêmico do fenômeno com o intuito de superar a perspectiva tecnicista, em que a ação no jogo é vista como a justaposição de gestos técnicos, e realçar a importância da tomada de decisão. Após a construção do modelo e a avaliação do desempenho tático dos selecionados a participar do estudo, partiu-se para construção do programa a ser investigado. Participaram do estudo oito alunos, com idade entre sete e oito anos, integrantes de um curso-extracurricular de futsal de uma escola particular de São Paulo. O programa teve duração de oito semanas, sendo realizadas duas aulas de uma hora por semana, totalizando 16 aulas. Os dados indicaram uma melhora significante no desempenho tático dos participantes após 16 sessões de treinamento. A despeito de o programa ter sido aplicado em apenas uma amostra (com características peculiares) com número reduzido de participantes, tais evidências contribuem para o avanço nas discussões sobre perspectiva tática e respectivas estratégias de ensino, assim como para o fortalecimento da modelação do jogo construída
id USP_684ce5c9b996ea224352accd686f8f2c
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-22042013-150856
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Efeitos de um programa de ensino de futsal, baseado em uma perspectiva tática do jogo, sobre o desempenho táticoEffects of a futsal unit based on a tactical approach on tactical performanceEnsino de jogosEstratégiaGame modelModelo do jogoPedagogia do esporteSports pedagogyStrategyTacticTáticaTeaching gamespresente trabalho teve como objetivo investigar os efeitos de um programa de ensino de futsal, baseado em uma perspectiva tática do jogo, sobre o desempenho tático. Nessa perspectiva, a ação tática é colocada no centro do processo de ensino-aprendizagem, e a atividade de ensino central são os exercícios táticos, contextualizados o mais próximo possível da situação real de jogo. Os alunos são incentivados a tomarem decisões e a refletirem sobre as ações em relação aos problemas que emergem no contexto (confronto) de jogo. Os adeptos dessa perspectiva de ensino defendem que, assim, estimulariam a formação de alunos/jogadores inteligentes e criativos. Para auxiliar a construção do programa foi elaborado um modelo do jogo de futsal. A construção da representação ocorreu a partir de um diálogo entre uma concepção empírica da modalidade, construída por treinadores experientes, e concepções de Modalidades Esportivas Coletivas existentes na literatura. Optou-se por um recorte sistêmico do fenômeno com o intuito de superar a perspectiva tecnicista, em que a ação no jogo é vista como a justaposição de gestos técnicos, e realçar a importância da tomada de decisão. Após a construção do modelo e a avaliação do desempenho tático dos selecionados a participar do estudo, partiu-se para construção do programa a ser investigado. Participaram do estudo oito alunos, com idade entre sete e oito anos, integrantes de um curso-extracurricular de futsal de uma escola particular de São Paulo. O programa teve duração de oito semanas, sendo realizadas duas aulas de uma hora por semana, totalizando 16 aulas. Os dados indicaram uma melhora significante no desempenho tático dos participantes após 16 sessões de treinamento. A despeito de o programa ter sido aplicado em apenas uma amostra (com características peculiares) com número reduzido de participantes, tais evidências contribuem para o avanço nas discussões sobre perspectiva tática e respectivas estratégias de ensino, assim como para o fortalecimento da modelação do jogo construídaThe objective of the current research was to investigate the impacts of a futsal unit, based on a tactical approach, on tactical performance. Under this approach, tactic is considered the center of teaching-learning process, and the main activities are tactical exercises. Pupils are stimulated to take part in the decisions and reflect on their actions related to problems that emerge from the game. The adepts of this approach defend that, thereby, pupils would become more intelligent and creative players. In order to support the unit design, a model of the futsal game was created. The representation was made throughout discussions among experienced coaches. A systemic approach was used in order to overcome a technical perspective, in which the action in a game is seen as a mere juxtaposition of technical gestures, and emphasize the importance of decision-making. After the creation of the model and pupils assessment, the unit was designed. Eight 7 to 8 year-old pupils, members of an extra-curricular activity in a private school, took part in the research. The unit was composed by 16 lessons (2 lessons a week) of one hour each. Results demonstrated that tactical performance has improved significantly after 16 lessons. In despite of the reduced number of participants, these evidences contribute to the progress of the teaching-learning process of futsal, as well as to fortify the model of the game createdBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPDantas, Luiz Eduardo Pinto Basto TourinhoNovaes, Rafael Batista2013-02-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/39/39134/tde-22042013-150856/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:10:35Zoai:teses.usp.br:tde-22042013-150856Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10:35Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Efeitos de um programa de ensino de futsal, baseado em uma perspectiva tática do jogo, sobre o desempenho tático
Effects of a futsal unit based on a tactical approach on tactical performance
title Efeitos de um programa de ensino de futsal, baseado em uma perspectiva tática do jogo, sobre o desempenho tático
spellingShingle Efeitos de um programa de ensino de futsal, baseado em uma perspectiva tática do jogo, sobre o desempenho tático
Novaes, Rafael Batista
Ensino de jogos
Estratégia
Game model
Modelo do jogo
Pedagogia do esporte
Sports pedagogy
Strategy
Tactic
Tática
Teaching games
title_short Efeitos de um programa de ensino de futsal, baseado em uma perspectiva tática do jogo, sobre o desempenho tático
title_full Efeitos de um programa de ensino de futsal, baseado em uma perspectiva tática do jogo, sobre o desempenho tático
title_fullStr Efeitos de um programa de ensino de futsal, baseado em uma perspectiva tática do jogo, sobre o desempenho tático
title_full_unstemmed Efeitos de um programa de ensino de futsal, baseado em uma perspectiva tática do jogo, sobre o desempenho tático
title_sort Efeitos de um programa de ensino de futsal, baseado em uma perspectiva tática do jogo, sobre o desempenho tático
author Novaes, Rafael Batista
author_facet Novaes, Rafael Batista
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Dantas, Luiz Eduardo Pinto Basto Tourinho
dc.contributor.author.fl_str_mv Novaes, Rafael Batista
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de jogos
Estratégia
Game model
Modelo do jogo
Pedagogia do esporte
Sports pedagogy
Strategy
Tactic
Tática
Teaching games
topic Ensino de jogos
Estratégia
Game model
Modelo do jogo
Pedagogia do esporte
Sports pedagogy
Strategy
Tactic
Tática
Teaching games
description presente trabalho teve como objetivo investigar os efeitos de um programa de ensino de futsal, baseado em uma perspectiva tática do jogo, sobre o desempenho tático. Nessa perspectiva, a ação tática é colocada no centro do processo de ensino-aprendizagem, e a atividade de ensino central são os exercícios táticos, contextualizados o mais próximo possível da situação real de jogo. Os alunos são incentivados a tomarem decisões e a refletirem sobre as ações em relação aos problemas que emergem no contexto (confronto) de jogo. Os adeptos dessa perspectiva de ensino defendem que, assim, estimulariam a formação de alunos/jogadores inteligentes e criativos. Para auxiliar a construção do programa foi elaborado um modelo do jogo de futsal. A construção da representação ocorreu a partir de um diálogo entre uma concepção empírica da modalidade, construída por treinadores experientes, e concepções de Modalidades Esportivas Coletivas existentes na literatura. Optou-se por um recorte sistêmico do fenômeno com o intuito de superar a perspectiva tecnicista, em que a ação no jogo é vista como a justaposição de gestos técnicos, e realçar a importância da tomada de decisão. Após a construção do modelo e a avaliação do desempenho tático dos selecionados a participar do estudo, partiu-se para construção do programa a ser investigado. Participaram do estudo oito alunos, com idade entre sete e oito anos, integrantes de um curso-extracurricular de futsal de uma escola particular de São Paulo. O programa teve duração de oito semanas, sendo realizadas duas aulas de uma hora por semana, totalizando 16 aulas. Os dados indicaram uma melhora significante no desempenho tático dos participantes após 16 sessões de treinamento. A despeito de o programa ter sido aplicado em apenas uma amostra (com características peculiares) com número reduzido de participantes, tais evidências contribuem para o avanço nas discussões sobre perspectiva tática e respectivas estratégias de ensino, assim como para o fortalecimento da modelação do jogo construída
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-02-18
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/39/39134/tde-22042013-150856/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/39/39134/tde-22042013-150856/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809090981909233664