Projeto Estácio FIC/FUT3: o que ele representa para adolescentes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Futsal e Futebol |
Texto Completo: | https://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/542 |
Resumo: | O esporte agrega diversos valores aos seus participantes como coletivismo, amizade e solidariedade, sendo esses valores indispensáveis para suas vidas. Os membros de classes sociais de menor poder aquisitivo tendem a ter o esporte como uma forma de elevação social, e com isso podem representar uma auto realização, já que muitos vivem em áreas que não lhes fornece condições de ter direito a uma cidadania plena. O futebol tem grande influência em seus praticantes, pois exigem grandes mudanças nas posturas como pessoa e atleta. Hoje, o atleta que vive em área de risco, tem uma possibilidade, através do esporte, de ter acesso à escola de qualidade, ter convívio saudável com outros jovens, aprender a respeitar regras e hierarquia. Esse jovem pode até não tornar-se um atleta, mas através do esporte terá todas as ferramentas para torna-se um cidadão. O objetivo do presente estudo foi investigar a influência do Projeto de Futebol Estácio FIC/FUT3 e do futebol na vida de adolescentes. Foram realizadas entrevistas com 15 adolescentes entre 14 e 17 anos que participam do Projeto de Futebol Estácio FIC/FUT3. A coleta de dados foi realizada através de uma entrevista que tinha como questão inicial a importância do Projeto de Futebol Estácio FIC/FUT3 para sua vida. Depois transcritas, as entrevistas foram submetidas à metodologia de Análise de Conteúdos que encontrou os que seguintes conteúdos: Drogas e más amizades; Convívio social e a escola; Futuro melhor. Pode-se concluir que a grande procura por um projeto de futebol deve-se ao sonho de oportunidades. Através do projeto existe a reintegração desses jovens à sociedade, uma mudança comportamental e a criação de um cidadão que vá no esporte uma possibilidade de mudança de vida e conduta. |
id |
IBPEFEX-1_57bbb79cd9d1eaf4f95510123cbab625 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.rbff.com.br:article/542 |
network_acronym_str |
IBPEFEX-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Futsal e Futebol |
repository_id_str |
|
spelling |
Projeto Estácio FIC/FUT3: o que ele representa para adolescentesEstácio FIC/FUT3 Project: What it represents for teenagersProyecto Estácio FIC/FUT3: lo que representa para los adolescentesProjeto Estácio FIC/FUT3: o que ele representa para adolescentesProgetto Estácio FIC/FUT3: cosa rappresenta per gli adolescentiFootballEducationReinforcementSocialFútbolEducaciónReforzamientoSocialCalcioFormazione scolasticaRinforzoSocialeFutebolEducaçãoReforçoSocialFutebolEducaçãoReforçoSocialO esporte agrega diversos valores aos seus participantes como coletivismo, amizade e solidariedade, sendo esses valores indispensáveis para suas vidas. Os membros de classes sociais de menor poder aquisitivo tendem a ter o esporte como uma forma de elevação social, e com isso podem representar uma auto realização, já que muitos vivem em áreas que não lhes fornece condições de ter direito a uma cidadania plena. O futebol tem grande influência em seus praticantes, pois exigem grandes mudanças nas posturas como pessoa e atleta. Hoje, o atleta que vive em área de risco, tem uma possibilidade, através do esporte, de ter acesso à escola de qualidade, ter convívio saudável com outros jovens, aprender a respeitar regras e hierarquia. Esse jovem pode até não tornar-se um atleta, mas através do esporte terá todas as ferramentas para torna-se um cidadão. O objetivo do presente estudo foi investigar a influência do Projeto de Futebol Estácio FIC/FUT3 e do futebol na vida de adolescentes. Foram realizadas entrevistas com 15 adolescentes entre 14 e 17 anos que participam do Projeto de Futebol Estácio FIC/FUT3. A coleta de dados foi realizada através de uma entrevista que tinha como questão inicial a importância do Projeto de Futebol Estácio FIC/FUT3 para sua vida. Depois transcritas, as entrevistas foram submetidas à metodologia de Análise de Conteúdos que encontrou os que seguintes conteúdos: Drogas e más amizades; Convívio social e a escola; Futuro melhor. Pode-se concluir que a grande procura por um projeto de futebol deve-se ao sonho de oportunidades. Através do projeto existe a reintegração desses jovens à sociedade, uma mudança comportamental e a criação de um cidadão que vá no esporte uma possibilidade de mudança de vida e conduta. The sport adds several values to its participants as collectivism, friendship and solidarity, being these values indispensable for their lives. Members of lower income social classes tend to have sport as a form of social upward mobility, and as such may represent self-fulfillment, since many live in areas that do not provide them with the right to a full citizenship. Football has great influence on its practitioners, since they require great changes in postures as a person and an athlete. Today, the athlete living in an area of risk has the possibility, through sport, of having access to a quality school, having a healthy relationship with other young people, learning to respect rules and hierarchy. This young may not even become an athlete, but through sport he will have all the tools to become a complete citizen. The aim of the present study was to investigate the influence of the Estácio FIC/FUT3 Football Project and football in the life of adolescents. Interviews were conducted with 15 adolescents between 14 and 17 years old who participated in the Estácio FIC / FUT3 Football Project. After transcribed, the interviews were submitted to the Content Analysis methodology that found the following contents: Drugs and bad friendships; social welfare and school; Better future. One can conclude that the great demand for a football project is due to the dream of opportunities. Through the project there is the reintegration of these young people into society, a behavioral change and the creation of a citizen who sees in sport a possibility of change of life and conduct.El deporte suma varios valores a sus participantes como el colectivismo, la amistad y la solidaridad, siendo estos valores indispensables para sus vidas. Los miembros de las clases sociales de menor poder adquisitivo suelen tener el deporte como una forma de elevación social, y con ello pueden representar una autorrealización, ya que muchos viven en zonas que no les brindan las condiciones para tener derecho a la ciudadanía plena. El fútbol tiene una gran influencia en sus practicantes, ya que requieren cambios importantes en las posturas como persona y deportista. Hoy, el deportista que vive en zona de riesgo tiene la posibilidad, a través del deporte, de acceder a una escuela de calidad, tener una sana relación con otros jóvenes, aprender a respetar las normas y la jerarquía. Es posible que este joven ni siquiera se convierta en atleta, pero a través del deporte tendrá todas las herramientas para convertirse en ciudadano. El objetivo del presente estudio fue investigar la influencia del Proyecto Fútbol Estácio FIC/FUT3 y el fútbol en la vida de los adolescentes. Se realizaron entrevistas a 15 adolescentes entre 14 y 17 años que participan del Proyecto Fútbol Estácio FIC/FUT3. La recolección de datos se realizó a través de una entrevista cuya pregunta inicial fue la importancia del Proyecto de Fútbol Estácio FIC/FUT3 para su vida. Después de ser transcritas, las entrevistas fueron sometidas a la metodología de Análisis de Contenido, que encontró los siguientes contenidos: Drogas y malas amistades; Interacción social y escuela; Un futuro mejor. Se puede concluir que la gran demanda de un proyecto futbolístico se debe al sueño de oportunidades. A través del proyecto se busca la reinserción de estos jóvenes en la sociedad, un cambio de comportamiento y la creación de un ciudadano que ve en el deporte una posibilidad de cambio de vida y de comportamiento.O esporte agrega diversos valores aos seus participantes como coletivismo, amizade e solidariedade, sendo esses valores indispensáveis para suas vidas. Os membros de classes sociais de menor poder aquisitivo tendem a ter o esporte como uma forma de elevação social, e com isso podem representar uma auto realização, já que muitos vivem em áreas que não lhes fornece condições de ter direito a uma cidadania plena. O futebol tem grande influência em seus praticantes, pois exigem grandes mudanças nas posturas como pessoa e atleta. Hoje, o atleta que vive em área de risco, tem uma possibilidade, através do esporte, de ter acesso à escola de qualidade, ter convívio saudável com outros jovens, aprender a respeitar regras e hierarquia. Esse jovem pode até não tornar-se um atleta, mas através do esporte terá todas as ferramentas para torna-se um cidadão. O objetivo do presente estudo foi investigar a influência do Projeto de Futebol Estácio FIC/FUT3 e do futebol na vida de adolescentes. Foram realizadas entrevistas com 15 adolescentes entre 14 e 17 anos que participam do Projeto de Futebol Estácio FIC/FUT3. A coleta de dados foi realizada através de uma entrevista que tinha como questão inicial a importância do Projeto de Futebol Estácio FIC/FUT3 para sua vida. Depois transcritas, as entrevistas foram submetidas à metodologia de Análise de Conteúdos que encontrou os que seguintes conteúdos: Drogas e más amizades; Convívio social e a escola; Futuro melhor. Pode-se concluir que a grande procura por um projeto de futebol deve-se ao sonho de oportunidades. Através do projeto existe a reintegração desses jovens à sociedade, uma mudança comportamental e a criação de um cidadão que vá no esporte uma possibilidade de mudança de vida e conduta.Lo sport aggiunge diversi valori ai suoi partecipanti come il collettivismo, l'amicizia e la solidarietà, valori indispensabili per la loro vita. I membri delle classi sociali a basso potere d'acquisto tendono ad avere lo sport come forma di elevazione sociale, e con questo possono rappresentare un'autorealizzazione, poiché molti vivono in zone che non forniscono loro le condizioni per avere il diritto alla piena cittadinanza. Il calcio ha una grande influenza sui suoi praticanti, poiché richiedono grandi cambiamenti nelle posture come persona e atleta. Oggi l'atleta che vive in una zona a rischio ha la possibilità, attraverso lo sport, di avere accesso a una scuola di qualità, di avere un sano rapporto con gli altri giovani, di imparare a rispettare regole e gerarchie. Questo giovane potrebbe non diventare nemmeno un atleta, ma attraverso lo sport avrà tutti gli strumenti per diventare cittadino. Lo scopo del presente studio era di indagare l'influenza del Progetto Calcio Estácio FIC/FUT3 e del calcio sulla vita degli adolescenti. Le interviste sono state condotte con 15 adolescenti tra i 14 ei 17 anni che partecipano al Progetto Calcio Estácio FIC/FUT3. La raccolta dei dati è stata effettuata attraverso un'intervista la cui domanda iniziale era l'importanza del Progetto Calcio Estácio FIC/FUT3 per la tua vita. Dopo essere state trascritte, le interviste sono state sottoposte alla metodologia di Content Analysis, che ha rilevato i seguenti contenuti: Droghe e cattive amicizie; Interazione sociale e scuola; Futuro migliore. Si può concludere che la grande richiesta di un progetto calcistico è dovuta al sogno delle opportunità. Attraverso il progetto c'è il reinserimento di questi giovani nella società, un cambiamento comportamentale e la creazione di un cittadino che vede nello sport una possibilità di cambiare vita e comportamenti.IBPEFEX2018-02-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/542RBFF - Revista Brasileira de Futsal e Futebol; v. 10 n. 36 (2018); 58-62RBFF - Brazilian Journal of Futsal and Football; Vol. 10 No. 36 (2018); 58-62RBFF - Revista Brasileña de Fútbol Sala y Fútbol; Vol. 10 Núm. 36 (2018); 58-62RBFF - Revista Brasileira de Futsal e Futebol; v. 10 n. 36 (2018); 58-62RBFF - Rivista Brasiliana di Futsal e Calcio; V. 10 N. 36 (2018); 58-621984-4956reponame:Revista Brasileira de Futsal e Futebolinstname:Instituto Brasileiro de Ensino e Pesquisa em Fisiologia do Exercício (IBPEFEX)instacron:IBPEFEXporhttps://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/542/447Dantas, Thiago MoreiraLima, Danilo Lopes Ferreirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-05-13T14:13:39Zoai:ojs.www.rbff.com.br:article/542Revistahttps://www.rbff.com.br/index.php/rbffONGhttp://www.rbff.com.br/index.php/rbff/oai||ac-navarro@uol.com.br|| francisconunesnavarro@gmail.com1984-49561984-4956opendoar:2024-05-13T14:13:39Revista Brasileira de Futsal e Futebol - Instituto Brasileiro de Ensino e Pesquisa em Fisiologia do Exercício (IBPEFEX)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Projeto Estácio FIC/FUT3: o que ele representa para adolescentes Estácio FIC/FUT3 Project: What it represents for teenagers Proyecto Estácio FIC/FUT3: lo que representa para los adolescentes Projeto Estácio FIC/FUT3: o que ele representa para adolescentes Progetto Estácio FIC/FUT3: cosa rappresenta per gli adolescenti |
title |
Projeto Estácio FIC/FUT3: o que ele representa para adolescentes |
spellingShingle |
Projeto Estácio FIC/FUT3: o que ele representa para adolescentes Dantas, Thiago Moreira Football Education Reinforcement Social Fútbol Educación Reforzamiento Social Calcio Formazione scolastica Rinforzo Sociale Futebol Educação Reforço Social Futebol Educação Reforço Social |
title_short |
Projeto Estácio FIC/FUT3: o que ele representa para adolescentes |
title_full |
Projeto Estácio FIC/FUT3: o que ele representa para adolescentes |
title_fullStr |
Projeto Estácio FIC/FUT3: o que ele representa para adolescentes |
title_full_unstemmed |
Projeto Estácio FIC/FUT3: o que ele representa para adolescentes |
title_sort |
Projeto Estácio FIC/FUT3: o que ele representa para adolescentes |
author |
Dantas, Thiago Moreira |
author_facet |
Dantas, Thiago Moreira Lima, Danilo Lopes Ferreira |
author_role |
author |
author2 |
Lima, Danilo Lopes Ferreira |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dantas, Thiago Moreira Lima, Danilo Lopes Ferreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Football Education Reinforcement Social Fútbol Educación Reforzamiento Social Calcio Formazione scolastica Rinforzo Sociale Futebol Educação Reforço Social Futebol Educação Reforço Social |
topic |
Football Education Reinforcement Social Fútbol Educación Reforzamiento Social Calcio Formazione scolastica Rinforzo Sociale Futebol Educação Reforço Social Futebol Educação Reforço Social |
description |
O esporte agrega diversos valores aos seus participantes como coletivismo, amizade e solidariedade, sendo esses valores indispensáveis para suas vidas. Os membros de classes sociais de menor poder aquisitivo tendem a ter o esporte como uma forma de elevação social, e com isso podem representar uma auto realização, já que muitos vivem em áreas que não lhes fornece condições de ter direito a uma cidadania plena. O futebol tem grande influência em seus praticantes, pois exigem grandes mudanças nas posturas como pessoa e atleta. Hoje, o atleta que vive em área de risco, tem uma possibilidade, através do esporte, de ter acesso à escola de qualidade, ter convívio saudável com outros jovens, aprender a respeitar regras e hierarquia. Esse jovem pode até não tornar-se um atleta, mas através do esporte terá todas as ferramentas para torna-se um cidadão. O objetivo do presente estudo foi investigar a influência do Projeto de Futebol Estácio FIC/FUT3 e do futebol na vida de adolescentes. Foram realizadas entrevistas com 15 adolescentes entre 14 e 17 anos que participam do Projeto de Futebol Estácio FIC/FUT3. A coleta de dados foi realizada através de uma entrevista que tinha como questão inicial a importância do Projeto de Futebol Estácio FIC/FUT3 para sua vida. Depois transcritas, as entrevistas foram submetidas à metodologia de Análise de Conteúdos que encontrou os que seguintes conteúdos: Drogas e más amizades; Convívio social e a escola; Futuro melhor. Pode-se concluir que a grande procura por um projeto de futebol deve-se ao sonho de oportunidades. Através do projeto existe a reintegração desses jovens à sociedade, uma mudança comportamental e a criação de um cidadão que vá no esporte uma possibilidade de mudança de vida e conduta. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-02-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/542 |
url |
https://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/542 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/542/447 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
IBPEFEX |
publisher.none.fl_str_mv |
IBPEFEX |
dc.source.none.fl_str_mv |
RBFF - Revista Brasileira de Futsal e Futebol; v. 10 n. 36 (2018); 58-62 RBFF - Brazilian Journal of Futsal and Football; Vol. 10 No. 36 (2018); 58-62 RBFF - Revista Brasileña de Fútbol Sala y Fútbol; Vol. 10 Núm. 36 (2018); 58-62 RBFF - Revista Brasileira de Futsal e Futebol; v. 10 n. 36 (2018); 58-62 RBFF - Rivista Brasiliana di Futsal e Calcio; V. 10 N. 36 (2018); 58-62 1984-4956 reponame:Revista Brasileira de Futsal e Futebol instname:Instituto Brasileiro de Ensino e Pesquisa em Fisiologia do Exercício (IBPEFEX) instacron:IBPEFEX |
instname_str |
Instituto Brasileiro de Ensino e Pesquisa em Fisiologia do Exercício (IBPEFEX) |
instacron_str |
IBPEFEX |
institution |
IBPEFEX |
reponame_str |
Revista Brasileira de Futsal e Futebol |
collection |
Revista Brasileira de Futsal e Futebol |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Futsal e Futebol - Instituto Brasileiro de Ensino e Pesquisa em Fisiologia do Exercício (IBPEFEX) |
repository.mail.fl_str_mv |
||ac-navarro@uol.com.br|| francisconunesnavarro@gmail.com |
_version_ |
1798949731453370368 |