Perfil dos técnicos de futsal feminino participantes dos jogos abertos do interior em 2008 no estado de São Paulo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bandeira, Cleber Rodrigues
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Rodrigues, Hélcio Manoel, Navarro, Antonio Coppi
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Futsal e Futebol
Texto Completo: https://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/25
Resumo: Neste artigo teremos as teorias advindas da Pedagogia do Esporte como arcabouço. Compreendemos o Esporte como um fenômeno sociocultural, cabendo as Ciências do Esporte toda a reflexão científica que tal fenômeno exige. Para fins de delineamento deste estudo, objetivamos investigar as características dos técnicos de futsal feminino participantes dos Jogos Abertos do Interior em Piracicaba, focamos na compreensão do processo de formação profissional e aproximação com a modalidade futsal feminino, as formas de atualização profissional. Investigamos as práticas pedagógicas adotadas no processo de ensino-aprendizagem-treinamento destes (as) técnicos (as) e as competências e habilidades necessárias para o desempenho da função. A amostra foi constituída por 10 técnicos de futsal feminino da primeira divisão, representando seus respectivos municípios. Como instrumento de coleta de dados, utilizamos a entrevista semi-estruturada, com questões objetivas. Os dados obtidos em campo mostraram que 100% dos técnicos entrevistados possuíam formação superior em Educação Física e ou Esporte, 80% disseram manter-se atualizados, 50% dos entrevistados são ex-atletas e outros 50% se especializaram em algum momento da carreira; 40% relataram usar metodologia tecnicista e 60% utilizam a metodologia através de jogos para o desenvolvimento da inteligência tática, o que demonstra a evolução do conhecimento científico e indiretamente a própria evolução da modalidade. Superamos paradigmas existentes, ultrapassando o pensamento simplista do senso comum, referente às funções do técnico de futsal feminino.
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Compreendemos o Esporte como um fenômeno sociocultural, cabendo as Ciências do Esporte toda a reflexão científica que tal fenômeno exige. Para fins de delineamento deste estudo, objetivamos investigar as características dos técnicos de futsal feminino participantes dos Jogos Abertos do Interior em Piracicaba, focamos na compreensão do processo de formação profissional e aproximação com a modalidade futsal feminino, as formas de atualização profissional. Investigamos as práticas pedagógicas adotadas no processo de ensino-aprendizagem-treinamento destes (as) técnicos (as) e as competências e habilidades necessárias para o desempenho da função. A amostra foi constituída por 10 técnicos de futsal feminino da primeira divisão, representando seus respectivos municípios. Como instrumento de coleta de dados, utilizamos a entrevista semi-estruturada, com questões objetivas. Os dados obtidos em campo mostraram que 100% dos técnicos entrevistados possuíam formação superior em Educação Física e ou Esporte, 80% disseram manter-se atualizados, 50% dos entrevistados são ex-atletas e outros 50% se especializaram em algum momento da carreira; 40% relataram usar metodologia tecnicista e 60% utilizam a metodologia através de jogos para o desenvolvimento da inteligência tática, o que demonstra a evolução do conhecimento científico e indiretamente a própria evolução da modalidade. Superamos paradigmas existentes, ultrapassando o pensamento simplista do senso comum, referente às funções do técnico de futsal feminino.In this article we have derived from the theories of Sport Pedagogy and framework. We understand the sport as a sociocultural phenomenon, with the Science of Sport throughout the scientific thinking that this phenomenon requires. For design of this study, we aimed to investigate the technical characteristics of futsal female participants of the Games of the Interior Open in Piracicaba, focus on understanding the process of training and approach to the way women futsal, ways to update profissional.Investigamos practices teaching adopted in the teaching-learning-training of (the) technical (as) and the skills and abilities necessary to perform the function. The sample consisted of 10 technical futsal feminino the first division, representing their respective municipalities. As a tool for data collection, using semi-structured, with objective questions. The data obtained in the field showed that 100% of respondents had technical training in Physical Education and Sport or, 80% said keep it updated, 50% of those interviewed are former athletes and 50% have specialized in some point of their career; 40% reported using metologia technicians and 60% use the methodology through games for the development of tactical intelligence, which shows the evolution of scientific knowledge and indirectly to the evolution of the sport. Paradgmas overcome existing utrapassando the simplistic thinking of common sense concerning the functions of technical futsal feminino.En este artículo tendremos como marco las teorías surgidas de la Pedagogía del Deporte. Entendemos el Deporte como un fenómeno sociocultural, y las Ciencias del Deporte se encargan de toda la reflexión científica que tal fenómeno requiere. Para el propósito de diseñar este estudio, nuestro objetivo es investigar las características de las entrenadoras de fútbol sala que participan en los Juegos Abiertos del Interior en Piracicaba, nos enfocamos en comprender el proceso de formación profesional y aproximación con la modalidad de fútbol sala femenino, las formas de formación profesional. actualizando Investigamos las prácticas pedagógicas adoptadas en el proceso de enseñanza-aprendizaje-formación de estos técnicos y las competencias y habilidades necesarias para el desempeño de la función. La muestra estuvo conformada por 10 entrenadoras de fútbol sala de primera división, en representación de sus respectivos municipios. Como instrumento de recolección de datos, se utilizó la entrevista semiestructurada, con preguntas objetivas. Los datos obtenidos en campo mostraron que el 100% de los técnicos entrevistados tenían estudios superiores en Educación Física y/o Deporte, el 80% dijo mantenerse actualizado, el 50% de los entrevistados son ex deportistas y otro 50% se ha especializado en alguna punto en sus carreras; El 40% reportó utilizar metodología tecnicista y el 60% utiliza la metodología a través de juegos para el desarrollo de la inteligencia táctica, lo que demuestra la evolución del conocimiento científico e indirectamente la evolución de la modalidad misma. Superamos los paradigmas existentes, superando el pensamiento simplista del sentido común, referido a las funciones de la entrenadora de fútbol sala.Neste artigo teremos as teorias advindas da Pedagogia do Esporte como arcabouço. Compreendemos o Esporte como um fenômeno sociocultural, cabendo as Ciências do Esporte toda a reflexão científica que tal fenômeno exige. Para fins de delineamento deste estudo, objetivamos investigar as características dos técnicos de futsal feminino participantes dos Jogos Abertos do Interior em Piracicaba, focamos na compreensão do processo de formação profissional e aproximação com a modalidade futsal feminino, as formas de atualização profissional. Investigamos as práticas pedagógicas adotadas no processo de ensino-aprendizagem-treinamento destes (as) técnicos (as) e as competências e habilidades necessárias para o desempenho da função. A amostra foi constituída por 10 técnicos de futsal feminino da primeira divisão, representando seus respectivos municípios. Como instrumento de coleta de dados, utilizamos a entrevista semi-estruturada, com questões objetivas. Os dados obtidos em campo mostraram que 100% dos técnicos entrevistados possuíam formação superior em Educação Física e ou Esporte, 80% disseram manter-se atualizados, 50% dos entrevistados são ex-atletas e outros 50% se especializaram em algum momento da carreira; 40% relataram usar metodologia tecnicista e 60% utilizam a metodologia através de jogos para o desenvolvimento da inteligência tática, o que demonstra a evolução do conhecimento científico e indiretamente a própria evolução da modalidade. Superamos paradigmas existentes, ultrapassando o pensamento simplista do senso comum, referente às funções do técnico de futsal feminino.In questo articolo avremo le teorie che sorgono dalla Pedagogia dello Sport come quadro di riferimento. Comprendiamo lo Sport come un fenomeno socioculturale e le Scienze dello Sport sono responsabili di tutta la riflessione scientifica che un tale fenomeno richiede. Ai fini della progettazione di questo studio, ci proponiamo di indagare le caratteristiche delle allenatrici di futsal femminile che partecipano agli Open Games of the Interior a Piracicaba, ci concentriamo sulla comprensione del processo di formazione professionale e di approssimazione con la modalità femminile di futsal, le forme di in aggiornamento. Abbiamo indagato le pratiche pedagogiche adottate nel processo di insegnamento-apprendimento-formazione di questi tecnici e le competenze e le abilità necessarie per lo svolgimento della funzione. Il campione era composto da 10 allenatrici di futsal femminile della prima divisione, in rappresentanza dei rispettivi comuni. Come strumento di raccolta dati abbiamo utilizzato l'intervista semi-strutturata, con domande oggettive. I dati ottenuti sul campo hanno evidenziato che il 100% dei tecnici intervistati aveva un'istruzione superiore in Educazione Fisica e/o Sportiva, l'80% ha dichiarato di tenersi aggiornato, il 50% degli intervistati sono ex atleti e un altro 50% si è specializzato in alcuni punto nella loro carriera; Il 40% ha riferito di utilizzare la metodologia del tecnicista e il 60% utilizza la metodologia attraverso i giochi per lo sviluppo dell'intelligenza tattica, che dimostra l'evoluzione della conoscenza scientifica e indirettamente l'evoluzione della modalità stessa. Superiamo i paradigmi esistenti, superando il pensiero semplicistico del buon senso, riferendosi alle funzioni della allenatrice di futsal femminile.IBPEFEX2009-10-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/25RBFF - Revista Brasileira de Futsal e Futebol; v. 1 n. 3 (2009)RBFF - Brazilian Journal of Futsal and Football; Vol. 1 No. 3 (2009)RBFF - Revista Brasileña de Fútbol Sala y Fútbol; Vol. 1 Núm. 3 (2009)RBFF - Revista Brasileira de Futsal e Futebol; v. 1 n. 3 (2009)RBFF - Rivista Brasiliana di Futsal e Calcio; V. 1 N. 3 (2009)1984-4956reponame:Revista Brasileira de Futsal e Futebolinstname:Instituto Brasileiro de Ensino e Pesquisa em Fisiologia do Exercício (IBPEFEX)instacron:IBPEFEXporhttps://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/25/25Bandeira, Cleber RodriguesRodrigues, Hélcio ManoelNavarro, Antonio Coppiinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-05-13T14:10:35Zoai:ojs.www.rbff.com.br:article/25Revistahttps://www.rbff.com.br/index.php/rbffONGhttp://www.rbff.com.br/index.php/rbff/oai||ac-navarro@uol.com.br|| francisconunesnavarro@gmail.com1984-49561984-4956opendoar:2024-05-13T14:10:35Revista Brasileira de Futsal e Futebol - Instituto Brasileiro de Ensino e Pesquisa em Fisiologia do Exercício (IBPEFEX)false
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