Ensinar o treinador a ser um treinador de futebol: Uma abordagem teórica com implicações práticas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Filipe
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Rita, Rita, Cid, Luí­s, Teixeira, Diogo, Monteiro, Diogo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Futsal e Futebol
Texto Completo: https://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/960
Resumo: This study aimed at analyzing the effect of the motivational climate induced by coaches in young athletes’ effort perception, through a hybrid model, developed based on the Achievement Goal Theory and the Self-Determination Theory. Data from 803 male athletes aged between 14 and 20 years (M=17.60; SD=2.21), with a weekly training frequency between 2 to 6 times a week (M=3.56; SD=.85) and workout duration between 60 to 300 minutes (M=99.75; SD=21.08) was analyzed. Participants completed four questionnaires previously translated and validated for Portuguese in the context of sport. Goodness-of-fit indexes of the measurement model and the structural model showed acceptable fit. All regressions proved to be significant, taking into account theoretical assumptions. The indirect effects show that the task-oriented climate positively predicts the perceived effort, both through autonomous motivation and through controlled motivation. Conversely, ego-oriented climates had a negative and significant indirect effect on perceived effort, regardless of the motivational regulation. In practical terms, young athletes' coaches should focus on the learning process and on developing new skills among the athletes, value progress and effort, individually and as a team, and creating a balanced and harmonious engagement between athletes.
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spelling Ensinar o treinador a ser um treinador de futebol: Uma abordagem teórica com implicações práticasEnseñar al entrenador a ser entrenador de fútbol: una aproximación teórica con implicaciones prácticasEnsinar o treinador a ser um treinador de futebol: Uma abordagem teórica com implicações práticasTeaching the coach to be a coach: a theoretical approach with practical implicationsInsegnare all'allenatore ad essere un allenatore di calcio: un approccio teorico con implicazioni praticheFootballCoachTeaching ProceduresFútbolEntrenadorProcedimiento de enseñanzaCalcioAllenatoreProcedure di insegnamentoFutebolTreinadorProcedimentos de ensinoFutebolTreinadorProcedimentos de ensinoThis study aimed at analyzing the effect of the motivational climate induced by coaches in young athletes’ effort perception, through a hybrid model, developed based on the Achievement Goal Theory and the Self-Determination Theory. Data from 803 male athletes aged between 14 and 20 years (M=17.60; SD=2.21), with a weekly training frequency between 2 to 6 times a week (M=3.56; SD=.85) and workout duration between 60 to 300 minutes (M=99.75; SD=21.08) was analyzed. Participants completed four questionnaires previously translated and validated for Portuguese in the context of sport. Goodness-of-fit indexes of the measurement model and the structural model showed acceptable fit. All regressions proved to be significant, taking into account theoretical assumptions. The indirect effects show that the task-oriented climate positively predicts the perceived effort, both through autonomous motivation and through controlled motivation. Conversely, ego-oriented climates had a negative and significant indirect effect on perceived effort, regardless of the motivational regulation. In practical terms, young athletes' coaches should focus on the learning process and on developing new skills among the athletes, value progress and effort, individually and as a team, and creating a balanced and harmonious engagement between athletes.Este estudo focou-se na análise do impacto do clima motivacional induzido pelos treinadores na perceção de esforço por parte de jovens atletas praticantes de futebol, através de um modelo hí­brido, considerando como quadros teóricos motivacionais a Teoria dos Objetivos de Realização e a Teoria da Autodeterminação. Foram analisados dados de 803 atletas masculinos com idades compreendidas entre os 14 e 20 anos (M=17.60; DP=2.21), com uma frequência de treino semanal entre 2 a 6 vezes por semana (M=3.56; DP=.85) e duração entre 60 a 300 minutos (M=99.75; DP= 1.08). Os participantes preencheram quatro questionários previamente traduzidos e validados para a lí­ngua portuguesa no contexto do desporto. Os valores de ajustamento indicam aceitação do modelo de medida e do modelo de equações estruturais. Todas as regressões revelaram ser significativas, tendo em conta os pressupostos teóricos. Os efeitos indiretos mostram que o clima orientado para a tarefa prediz positivamente a perceção de esforço, tanto por via da motivação autônoma, como por via da motivação controlada. Contrariamente, um clima orientado para o ego apresenta um efeito indireto negativo e significativo na perceção de esforço, independentemente da regulação motivacional. Em termos práticos, os treinadores devem concentrar-se na aprendizagem dos jovens atletas e no desenvolvimento de novas capacidades. Além disso, é de extrema importância que o progresso e esforço, quer a ní­vel do atleta quer a ní­vel geral da equipa, sejam reforçados e parabenizados pelo treinador, de forma a promover um envolvimento equilibrado e harmonioso entre atletas.Este estudio se centró en el análisis del impacto del clima motivacional inducido por los entrenadores sobre la percepción del esfuerzo de los jóvenes futbolistas, a través de un modelo híbrido, considerando como marcos teóricos motivacionales la Teoría de las Metas de Logro y la Teoría de la Autodeterminación. . Se analizaron datos de 803 atletas masculinos con edades entre 14 y 20 años (M=17,60; DE=2,21), con una frecuencia de entrenamiento semanal entre 2 y 6 veces por semana (M=3,56; DE=0,85) y duración entre 60 y 300 minutos (M=99,75; DE=1,08). Los participantes completaron cuatro cuestionarios previamente traducidos y validados al portugués en el contexto del deporte. Los valores de ajuste indican la aceptación del modelo de medición y el modelo de ecuación estructural. Todas las regresiones demostraron ser significativas, teniendo en cuenta los supuestos teóricos. Los efectos indirectos muestran que el clima orientado a la tarea predice positivamente la percepción de esfuerzo, tanto a través de la motivación autónoma como a través de la motivación controlada. Por el contrario, un clima orientado al ego tiene un efecto indirecto negativo significativo sobre el esfuerzo percibido, independientemente de la regulación motivacional. En términos prácticos, los entrenadores deben centrarse en aprender atletas jóvenes y desarrollar nuevas habilidades. Además, es sumamente importante que el progreso y el esfuerzo, tanto a nivel del atleta como a nivel general del equipo, sean reforzados y felicitados por el entrenador, con el fin de promover una participación equilibrada y armoniosa entre los atletas.Este estudo focou-se na análise do impacto do clima motivacional induzido pelos treinadores na perceção de esforço por parte de jovens atletas praticantes de futebol, através de um modelo hí­brido, considerando como quadros teóricos motivacionais a Teoria dos Objetivos de Realização e a Teoria da Autodeterminação. Foram analisados dados de 803 atletas masculinos com idades compreendidas entre os 14 e 20 anos (M=17.60; DP=2.21), com uma frequência de treino semanal entre 2 a 6 vezes por semana (M=3.56; DP=.85) e duração entre 60 a 300 minutos (M=99.75; DP= 1.08). Os participantes preencheram quatro questionários previamente traduzidos e validados para a lí­ngua portuguesa no contexto do desporto. Os valores de ajustamento indicam aceitação do modelo de medida e do modelo de equações estruturais. Todas as regressões revelaram ser significativas, tendo em conta os pressupostos teóricos. Os efeitos indiretos mostram que o clima orientado para a tarefa prediz positivamente a perceção de esforço, tanto por via da motivação autônoma, como por via da motivação controlada. Contrariamente, um clima orientado para o ego apresenta um efeito indireto negativo e significativo na perceção de esforço, independentemente da regulação motivacional. Em termos práticos, os treinadores devem concentrar-se na aprendizagem dos jovens atletas e no desenvolvimento de novas capacidades. Além disso, é de extrema importância que o progresso e esforço, quer a ní­vel do atleta quer a ní­vel geral da equipa, sejam reforçados e parabenizados pelo treinador, de forma a promover um envolvimento equilibrado e harmonioso entre atletas.Questo studio si è concentrato sull'analisi dell'impatto del clima motivazionale indotto dagli allenatori sulla percezione dello sforzo da parte dei giovani atleti di calcio, attraverso un modello ibrido, considerando la Teoria degli Obiettivi di Realizzazione e la Teoria dell'Autodeterminazione come quadri teorici motivazionali. . Sono stati analizzati i dati di 803 atleti maschi di età compresa tra 14 e 20 anni (M=17,60; SD=2,21), con una frequenza di allenamento settimanale compresa tra 2 e 6 volte a settimana (M=3,56; SD=.85) e durata compresa tra 60 e 300 minuti (M=99,75; SD=1,08). I partecipanti hanno completato quattro questionari precedentemente tradotti e convalidati in portoghese nel contesto dello sport. I valori di adattamento indicano l'accettazione del modello di misurazione e del modello di equazione strutturale. Tutte le regressioni si sono rivelate significative, tenendo conto delle ipotesi teoriche. Gli effetti indiretti mostrano che il clima orientato al compito predice positivamente la percezione dello sforzo, sia attraverso la motivazione autonoma che attraverso la motivazione controllata. Al contrario, un clima orientato all'ego ha un significativo effetto indiretto negativo sullo sforzo percepito, indipendentemente dalla regolazione motivazionale. In termini pratici, gli allenatori dovrebbero concentrarsi sull'apprendimento dei giovani atleti e sullo sviluppo di nuove abilità. Inoltre, è estremamente importante che i progressi e gli sforzi, sia a livello di atleta che a livello generale della squadra, siano rafforzati e congratulati dall'allenatore, al fine di favorire un coinvolgimento equilibrato e armonioso tra gli atleti.IBPEFEX2021-05-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/octet-streamhttps://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/960RBFF - Revista Brasileira de Futsal e Futebol; v. 12 n. 50 (2020): Edição Especial; 559-572RBFF - Brazilian Journal of Futsal and Football; Vol. 12 No. 50 (2020): Special edition; 559-572RBFF - Revista Brasileña de Fútbol Sala y Fútbol; Vol. 12 Núm. 50 (2020): Edicion especial; 559-572RBFF - Revista Brasileira de Futsal e Futebol; v. 12 n. 50 (2020): Edição Especial; 559-572RBFF - Rivista Brasiliana di Futsal e Calcio; V. 12 N. 50 (2020): Edizione speciale; 559-5721984-4956reponame:Revista Brasileira de Futsal e Futebolinstname:Instituto Brasileiro de Ensino e Pesquisa em Fisiologia do Exercício (IBPEFEX)instacron:IBPEFEXporhttps://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/960/846Copyright (c) 2021 Filipe Rodrigues, Rita Rita, Luís Cid, Diogo Teixeira, Diogo Monteirohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues, FilipeRita, RitaCid, Luí­sTeixeira, DiogoMonteiro, Diogo2023-09-01T17:38:11Zoai:ojs.www.rbff.com.br:article/960Revistahttps://www.rbff.com.br/index.php/rbffONGhttp://www.rbff.com.br/index.php/rbff/oai||ac-navarro@uol.com.br|| francisconunesnavarro@gmail.com1984-49561984-4956opendoar:2023-09-01T17:38:11Revista Brasileira de Futsal e Futebol - Instituto Brasileiro de Ensino e Pesquisa em Fisiologia do Exercício (IBPEFEX)false
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