Memes e futebol: Interações sociais nas páginas de instagram dos 20 clubes da série A do campeonato brasileiro masculino 2022
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Futsal e Futebol |
Texto Completo: | https://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/1364 |
Resumo: | Esta pesquisa é resultante de uma iniciação científica, junto ao edital PAPq 01/2022, vinculada ao curso de Educação Física, da Universidade do Estado de Minas Gerais-UEMG, unidade de Ituiutaba. Objetivou-se compreender os processos/dinâmicas de interações sociais entre clubes/torcedores, considerando as representações culturais de memes futebolísticos em páginas oficiais de Instagram dos 20 clubes da Série A do Campeonato Brasileiro Masculino 2022. Trata-se de uma pesquisa de campo online na linha qualitativa com base netnográfica. A coleta de dados teve como lócus o Instagram, sendo realizada no mês de julho, entre a 150 e 200 rodada. Teve como suporte o diário de bordo, e como técnica a observação não participante. Os dados coletados foram analisados pelas técnicas de codificação analítica, interpretação hermenêutica e indução. Foram analisados 66 memes futebolísticos por seus tipos, classificações e categorias. As categorias definidas a posteriori foram: Futebol e clubes, Futebol e racismo, Futebol e jogos de azar, Futebol e marketing, Futebol e anime, Futebol e jogos eletrônicos. Sobre a interação clube/torcedor por meio de memes futebolísticos, 75% dos clubes utilizam dessa prática, destacando-se as equipes do Palmeiras, com 31,81%, Flamengo e Coritiba com 12,12%. Com respeito aos tipos, estiveram presentes os memes verbo visual com 56,07%, meme visual 30,30%, meme textual 3,03%, meme verbo áudio visual 10,60%. Concluiu-se que os memes futebolísticos propõem diálogos e sentidos ao futebol nas mais diversas possibilidades de sociabilidade, podendo criar uma arquibancada virtual, em que o conteúdo e a subjetivação de cada espectador irão formar sua concepção. |
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Memes e futebol: Interações sociais nas páginas de instagram dos 20 clubes da série A do campeonato brasileiro masculino 2022Memes and football: social interactions on the instagram pages of the 20 clubs series A of the men's brazilian championship 2022Memes y fútbol: interacciones sociales en las páginas de Instagram de los 20 clubes de la serie A del campeonato brasileño masculino 2022Memes e futebol: Interações sociais nas páginas de instagram dos 20 clubes da série A do campeonato brasileiro masculino 2022Meme e calcio: le interazioni social sulle pagine Instagram dei 20 club di serie A del campionato brasiliano maschile 2022Football memesClubsSupportersInstagramMemes de futbolClubsAficionadosInstagramMeme sul calcioClubTifosiInstagramMemes futebolísticosClubesTorcedoresInstagramMemes futebolisticosClubesTorcedoresInstagramEsta pesquisa é resultante de uma iniciação científica, junto ao edital PAPq 01/2022, vinculada ao curso de Educação Física, da Universidade do Estado de Minas Gerais-UEMG, unidade de Ituiutaba. Objetivou-se compreender os processos/dinâmicas de interações sociais entre clubes/torcedores, considerando as representações culturais de memes futebolísticos em páginas oficiais de Instagram dos 20 clubes da Série A do Campeonato Brasileiro Masculino 2022. Trata-se de uma pesquisa de campo online na linha qualitativa com base netnográfica. A coleta de dados teve como lócus o Instagram, sendo realizada no mês de julho, entre a 150 e 200 rodada. Teve como suporte o diário de bordo, e como técnica a observação não participante. Os dados coletados foram analisados pelas técnicas de codificação analítica, interpretação hermenêutica e indução. Foram analisados 66 memes futebolísticos por seus tipos, classificações e categorias. As categorias definidas a posteriori foram: Futebol e clubes, Futebol e racismo, Futebol e jogos de azar, Futebol e marketing, Futebol e anime, Futebol e jogos eletrônicos. Sobre a interação clube/torcedor por meio de memes futebolísticos, 75% dos clubes utilizam dessa prática, destacando-se as equipes do Palmeiras, com 31,81%, Flamengo e Coritiba com 12,12%. Com respeito aos tipos, estiveram presentes os memes verbo visual com 56,07%, meme visual 30,30%, meme textual 3,03%, meme verbo áudio visual 10,60%. Concluiu-se que os memes futebolísticos propõem diálogos e sentidos ao futebol nas mais diversas possibilidades de sociabilidade, podendo criar uma arquibancada virtual, em que o conteúdo e a subjetivação de cada espectador irão formar sua concepção.This research is the result of a scientific initiation, together with the public notice PAPq 01/2022, linked to the Physical Education course, at the State University of Minas Gerais-UEMG, Ituiutaba unit. The objective was to understand the processes/dynamics of social interactions between clubs/fans, considering the cultural representations of football memes on official Instagram pages of the 20 clubs in Serie A of the 2022 Brazilian Men's Championship. qualitative line based on netnography. Data collection had Instagram as its locus, being carried out in the month of July, between the 150th and 200th round. It was supported by the logbook, and non-participant observation was used as a technique. The collected data were analyzed using analytical coding, hermeneutic interpretation and induction techniques. 66 football memes were analyzed by their types, classifications and categories. The categories defined a posteriori were: Football and clubs, Football and racism, Football and gambling, Football and marketing, Football and anime, Football and video games. Regarding club/fan interaction through football memes, 75% of clubs use this practice, with emphasis on Palmeiras teams, with 31.81%, Flamengo and Coritiba with 12.12%. With respect to types, visual verb memes were present with 56.07%, visual meme 30.30%, textual meme 3.03%, audio visual verb meme 10.60%. It was concluded that football memes propose dialogues and meanings to football in the most diverse possibilities of sociability, being able to create a virtual bleachers, in which the content and subjectivation of each spectator will form its conception.Esta investigación es resultado de una iniciación científica, junto con la convocatoria PAPq 01/2022, vinculada a la carrera de Educación Física, de la Universidad Estadual de Minas Gerais-UEMG, unidad Ituiutaba. El objetivo fue comprender los procesos/dinámicas de las interacciones sociales entre clubes/hinchas, considerando las representaciones culturales de los memes de fútbol en las páginas oficiales de Instagram de los 20 clubes de la Serie A del Campeonato Brasileño Masculino 2022. Línea cualitativa con base netnográfica. La recopilación de datos se realizó en Instagram y se llevó a cabo en julio, entre las rondas 150 y 200. Se apoyó en el cuaderno de bitácora y como técnica la observación no participante. Los datos recopilados se analizaron mediante codificación analítica, interpretación hermenéutica y técnicas de inducción. Se analizaron 66 memes de fútbol según sus tipos, clasificaciones y categorías. Las categorías definidas posteriormente fueron: Fútbol y clubes, Fútbol y racismo, Fútbol y apuestas, Fútbol y marketing, Fútbol y anime, Fútbol y juegos electrónicos. En cuanto a la interacción club/hincha a través de memes de fútbol, el 75% de los clubes utilizan esta práctica, destacándose los equipos de Palmeiras con un 31,81%, Flamengo y Coritiba con un 12,12%. En cuanto a los tipos, los memes verbales visuales estuvieron presentes con un 56,07%, meme visual 30,30%, meme textual 3,03%, meme verbal audiovisual 10,60%. Se concluyó que los memes de fútbol proponen diálogos y significados al fútbol en las más diversas posibilidades de sociabilidad, pudiendo crear una grada virtual, en la que el contenido y la subjetivación de cada espectador formarán su concepción.Esta pesquisa é resultante de uma iniciação científica, junto ao edital PAPq 01/2022, vinculada ao curso de Educação Física, da Universidade do Estado de Minas Gerais-UEMG, unidade de Ituiutaba. Objetivou-se compreender os processos/dinâmicas de interações sociais entre clubes/torcedores, considerando as representações culturais de memes futebolísticos em páginas oficiais de Instagram dos 20 clubes da Série A do Campeonato Brasileiro Masculino 2022. Trata-se de uma pesquisa de campo online na linha qualitativa com base netnográfica. A coleta de dados teve como lócus o Instagram, sendo realizada no mês de julho, entre a 150 e 200 rodada. Teve como suporte o diário de bordo, e como técnica a observação não participante. Os dados coletados foram analisados pelas técnicas de codificação analítica, interpretação hermenêutica e indução. Foram analisados 66 memes futebolísticos por seus tipos, classificações e categorias. As categorias definidas a posteriori foram: Futebol e clubes, Futebol e racismo, Futebol e jogos de azar, Futebol e marketing, Futebol e anime, Futebol e jogos eletrônicos. Sobre a interação clube/torcedor por meio de memes futebolísticos, 75% dos clubes utilizam dessa prática, destacando-se as equipes do Palmeiras, com 31,81%, Flamengo e Coritiba com 12,12%. Com respeito aos tipos, estiveram presentes os memes verbo visual com 56,07%, meme visual 30,30%, meme textual 3,03%, meme verbo áudio visual 10,60%. Concluiu-se que os memes futebolísticos propõem diálogos e sentidos ao futebol nas mais diversas possibilidades de sociabilidade, podendo criar uma arquibancada virtual, em que o conteúdo e a subjetivação de cada espectador irão formar sua concepção.Questa ricerca è il risultato di un'iniziazione scientifica, insieme al bando PAPq 01/2022, legato al corso di Educazione Fisica, presso l'Università Statale di Minas Gerais-UEMG, unità di Ituiutaba. L'obiettivo era comprendere i processi/dinamiche delle interazioni sociali tra club/tifosi, considerando le rappresentazioni culturali dei meme calcistici sulle pagine Instagram ufficiali dei 20 club di Serie A del Campionato Brasiliano Maschile 2022. Linea qualitativa con base netnografica. La raccolta dei dati è avvenuta su Instagram, ed è stata effettuata nel mese di luglio, tra il 150esimo e il 200esimo giro. Era supportato dal diario di bordo e dall'osservazione non partecipante come tecnica. I dati raccolti sono stati analizzati utilizzando tecniche di codifica analitica, interpretazione ermeneutica e induzione. 66 meme calcistici sono stati analizzati in base alla loro tipologia, classificazione e categoria. Le categorie definite successivamente sono state: Calcio e club, Calcio e razzismo, Calcio e gioco d'azzardo, Calcio e marketing, Calcio e anime, Calcio e giochi elettronici. Per quanto riguarda l'interazione club/tifoso attraverso i meme calcistici, il 75% dei club utilizza questa pratica, con il Palmeiras che si distingue con il 31,81%, Flamengo e Coritiba con il 12,12%. Per quanto riguarda i tipi, i meme verbali visivi erano presenti con il 56,07%, meme visivi 30,30%, meme testuali 3,03%, meme verbali audio visivi 10,60%. Si è concluso che i meme calcistici propongono dialoghi e significati al calcio nelle più diverse possibilità di socialità, potendo creare uno stand virtuale, in cui il contenuto e la soggettivazione di ogni spettatore formerà la sua concezione.IBPEFEX2023-11-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/octet-streamhttps://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/1364RBFF - Revista Brasileira de Futsal e Futebol; v. 15 n. 63 (2023); 266-280RBFF - Brazilian Journal of Futsal and Football; Vol. 15 No. 63 (2023); 266-280RBFF - Revista Brasileña de Fútbol Sala y Fútbol; Vol. 15 Núm. 63 (2023); 266-280RBFF - Revista Brasileira de Futsal e Futebol; v. 15 n. 63 (2023); 266-280RBFF - Rivista Brasiliana di Futsal e Calcio; V. 15 N. 63 (2023); 266-2801984-4956reponame:Revista Brasileira de Futsal e Futebolinstname:Instituto Brasileiro de Ensino e Pesquisa em Fisiologia do Exercício (IBPEFEX)instacron:IBPEFEXporhttps://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/1364/1044Copyright (c) 2023 Gabriel Limirio Mendonça Silva, Wesley Marques da Silvahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Gabriel Limirio Mendonça Silva, Wesley Marques da2023-12-01T13:46:21Zoai:ojs.www.rbff.com.br:article/1364Revistahttps://www.rbff.com.br/index.php/rbffONGhttp://www.rbff.com.br/index.php/rbff/oai||ac-navarro@uol.com.br|| francisconunesnavarro@gmail.com1984-49561984-4956opendoar:2023-12-01T13:46:21Revista Brasileira de Futsal e Futebol - Instituto Brasileiro de Ensino e Pesquisa em Fisiologia do Exercício (IBPEFEX)false |
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