Avaliação da técnica de futebolistas da categoria sub-15 em diferentes ambientes de prática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coelho, Bruno Henrique
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Lavorato, Victor Neiva, Carvalho, Felipe Moniz, Silva, Davi Correia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Futsal e Futebol
Texto Completo: https://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/632
Resumo: Os diversos componentes do futebol interagem entre si, afetando o rendimento final nos atletas praticantes da modalidade. Dentre esses, destaca-se a capacidade técnica. Dessa forma, faz-se necessária a avaliação dos componentes técnicos de uma equipe de futebol. O estudo teve como objetivo avaliar o desempenho técnico de adolescentes da categoria Sub-15 de duas escolinhas de futebol. Os atletas foram divididos conforme seus ambientes de prática, em Grupo A e Grupo B. Inicialmente, foi realizado um teste de normalidade de Shapiro-Wilk entre os grupos avaliados. Posteriormente, foi utilizado o teste T de Student para avaliar a diferença entre o Grupo A e Grupo B. Para avaliação, utilizou-se o Teste Especí­fico de Habilidades e Destrezas Globais no Futebol, composto por três etapas: avaliação do drible, passe e chute. Os resultados evidenciaram que as capacidades técnicas passem e chute foram similares entre os dois grupos avaliados. A capacidade técnica drible obteve melhor desempenho no Grupo A. Concluiu-se que somente houve diferença entre os grupos para a variável drible, a qual, dentre os componentes avaliados, é a mais dependente de qualidades fí­sicas.
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spelling Avaliação da técnica de futebolistas da categoria sub-15 em diferentes ambientes de práticaEvaluation of the technique of soccer players of the sub-15 category in different practice environmentsEvaluación de la técnica de futbolistas sub-15 en diferentes entornos de prácticaAvaliação da técnica de futebolistas da categoria sub-15 em diferentes ambientes de práticaValutazione della tecnica dei calciatori under 15 nei diversi ambienti di allenamentoFootballSoccer schoolsTechniqueFútbolEscuelas de futbolTécnicaCalcioScuole calcioTecnicaFutebolEscolinhas de futebolTécnicaFutebolescolinhas de futebolTécnicaOs diversos componentes do futebol interagem entre si, afetando o rendimento final nos atletas praticantes da modalidade. Dentre esses, destaca-se a capacidade técnica. Dessa forma, faz-se necessária a avaliação dos componentes técnicos de uma equipe de futebol. O estudo teve como objetivo avaliar o desempenho técnico de adolescentes da categoria Sub-15 de duas escolinhas de futebol. Os atletas foram divididos conforme seus ambientes de prática, em Grupo A e Grupo B. Inicialmente, foi realizado um teste de normalidade de Shapiro-Wilk entre os grupos avaliados. Posteriormente, foi utilizado o teste T de Student para avaliar a diferença entre o Grupo A e Grupo B. Para avaliação, utilizou-se o Teste Especí­fico de Habilidades e Destrezas Globais no Futebol, composto por três etapas: avaliação do drible, passe e chute. Os resultados evidenciaram que as capacidades técnicas passem e chute foram similares entre os dois grupos avaliados. A capacidade técnica drible obteve melhor desempenho no Grupo A. Concluiu-se que somente houve diferença entre os grupos para a variável drible, a qual, dentre os componentes avaliados, é a mais dependente de qualidades fí­sicas.The various components of soccer interact with each other, affecting the final performance in the athletes practicing the sport. It emphasizes the technical capacity. In this way, it is necessary to evaluate the technical components of a soccer team. The aim of the study was evaluated for the technical performance of adolescents of the sub-15 category of two soccer schools. The athletes were divided according to their practice environments in Group A and Group B. Initially, a Shapiro-Wilk normality test was performed between the groups. Afterwards, the Student's t-test was used to evaluate the difference between Group A and Group B. For the evaluation, we used the Specific Test of Global Abilities in Soccer, composed of three stages: evaluation of dribbling, passing and kicking. The results showed that the technical skills of the pass and kick were similar between the two groups. The technical ability to dribble obtained better performance in Group A. It was concluded that there was only difference between the groups for the variable dribble, which, among the components evaluated, is the most dependent on physical qualities.Los diversos componentes del fútbol interactúan entre sí afectando el desempeño final en los atletas que practican el deporte. Entre estos, se destaca la capacidad técnica. Así, es necesario evaluar los componentes técnicos de un equipo de fútbol. El estudio tuvo como objetivo evaluar el rendimiento técnico de los adolescentes de la categoría Sub-15 de dos escuelas de fútbol. Los atletas fueron divididos según sus ambientes de práctica, en Grupo A y Grupo B. Inicialmente, se realizó una prueba de normalidad de Shapiro-Wilk entre los grupos evaluados. Posteriormente, se utilizó la prueba T de Student para evaluar la diferencia entre el Grupo A y el Grupo B. Para la evaluación se utilizó la Prueba Específica de Habilidades y Destrezas Globales en Fútbol, ​​compuesta por tres etapas: evaluación del regate, pase y tiro. Los resultados mostraron que las habilidades técnicas de pase y tiro fueron similares entre los dos grupos evaluados. La habilidad técnica de regate tuvo mejor desempeño en el Grupo A. Se concluyó que solo hubo diferencia entre los grupos para la variable regate, que, entre los componentes evaluados, es el más dependiente de las cualidades físicas.Os diversos componentes do futebol interagem entre si, afetando o rendimento final nos atletas praticantes da modalidade. Dentre esses, destaca-se a capacidade técnica. Dessa forma, faz-se necessária a avaliação dos componentes técnicos de uma equipe de futebol. O estudo teve como objetivo avaliar o desempenho técnico de adolescentes da categoria Sub-15 de duas escolinhas de futebol. Os atletas foram divididos conforme seus ambientes de prática, em Grupo A e Grupo B. Inicialmente, foi realizado um teste de normalidade de Shapiro-Wilk entre os grupos avaliados. Posteriormente, foi utilizado o teste T de Student para avaliar a diferença entre o Grupo A e Grupo B. Para avaliação, utilizou-se o Teste Especí­fico de Habilidades e Destrezas Globais no Futebol, composto por três etapas: avaliação do drible, passe e chute. Os resultados evidenciaram que as capacidades técnicas passem e chute foram similares entre os dois grupos avaliados. A capacidade técnica drible obteve melhor desempenho no Grupo A. Concluiu-se que somente houve diferença entre os grupos para a variável drible, a qual, dentre os componentes avaliados, é a mais dependente de qualidades fí­sicas.Le varie componenti del calcio interagiscono tra loro, influenzando la performance finale negli atleti che praticano lo sport. Tra queste spicca la capacità tecnica. Pertanto, è necessario valutare le componenti tecniche di una squadra di calcio. Lo studio aveva l'obiettivo di valutare le prestazioni tecniche degli adolescenti della categoria Under 15 di due scuole calcio. Gli atleti sono stati divisi in base ai loro ambienti di pratica, nel Gruppo A e nel Gruppo B. Inizialmente è stato eseguito un test di normalità Shapiro-Wilk tra i gruppi valutati. Successivamente è stato utilizzato il test T di Studente per valutare la differenza tra Gruppo A e Gruppo B. Per la valutazione è stato utilizzato il Test Specifico di Abilità e Destrezza Globali nel Calcio, composto da tre fasi: valutazione di dribbling, passaggio e tiro. I risultati hanno mostrato che le capacità tecniche di passaggio e tiro erano simili tra i due gruppi valutati. La capacità tecnica di palleggiare ha avuto prestazioni migliori nel Gruppo A. Si è concluso che c'era differenza tra i gruppi solo per il palleggio variabile, che, tra le componenti valutate, è la più dipendente dalle qualità fisiche.IBPEFEX2018-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/632RBFF - Revista Brasileira de Futsal e Futebol; v. 10 n. 40 (2018): Suplementar 1; 572-576RBFF - Brazilian Journal of Futsal and Football; Vol. 10 No. 40 (2018): Supplemental 1; 572-576RBFF - Revista Brasileña de Fútbol Sala y Fútbol; Vol. 10 Núm. 40 (2018): Suplementario 1; 572-576RBFF - Revista Brasileira de Futsal e Futebol; v. 10 n. 40 (2018): Suplementar 1; 572-576RBFF - Rivista Brasiliana di Futsal e Calcio; V. 10 N. 40 (2018): Supplementare 1; 572-5761984-4956reponame:Revista Brasileira de Futsal e Futebolinstname:Instituto Brasileiro de Ensino e Pesquisa em Fisiologia do Exercício (IBPEFEX)instacron:IBPEFEXporhttps://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/632/517Coelho, Bruno HenriqueLavorato, Victor NeivaCarvalho, Felipe MonizSilva, Davi Correiainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-09-07T20:41:02Zoai:ojs.www.rbff.com.br:article/632Revistahttps://www.rbff.com.br/index.php/rbffONGhttp://www.rbff.com.br/index.php/rbff/oai||ac-navarro@uol.com.br|| francisconunesnavarro@gmail.com1984-49561984-4956opendoar:2023-09-07T20:41:02Revista Brasileira de Futsal e Futebol - Instituto Brasileiro de Ensino e Pesquisa em Fisiologia do Exercício (IBPEFEX)false
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