Influência de dois ambientes distintos de aprendizagem sobre o conhecimento tático declarativo de futebolistas da categoria sub-12
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Futsal e Futebol |
Texto Completo: | https://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/633 |
Resumo: | Atualmente o futebol vem sendo analisado cada vez mais de maneira cientifica, devido aos novos meios de pesquisas e treinamentos. Nesse contexto, torna-se importante avaliar o conhecimento tático de atletas de futebol. A partir disso, o objetivo deste estudo foi comparar o conhecimento tático declarativo em futebolistas das categorias sub 12 de um centro de treinamento e de uma escolinha de futebol localizados em um município de Minas Gerais. Os avaliados responderam a treze situações impostas pelo teste de conhecimento tático declarativo. Para verificar a normalidade dos dados, foi realizado o teste de Shapiro-Wilk. Posteriormente, foi utilizado o teste t de Student para comparar as médias entre os grupos avaliados (p<0,05). Os resultados identificaram maior conhecimento tático declarativo de atletas de um centro de treinamento formador em comparação com outros que frequentam uma escolinha de futebol. Conclui-se que atletas treinados em centros formadores (categoria de base) possuíam maior conhecimento tático declarativo em relação àqueles treinados em uma escolinha de futebol. |
id |
IBPEFEX-1_ba12f9d99cf75b0d5cabf6587c8fe3a1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.rbff.com.br:article/633 |
network_acronym_str |
IBPEFEX-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Futsal e Futebol |
repository_id_str |
|
spelling |
Influência de dois ambientes distintos de aprendizagem sobre o conhecimento tático declarativo de futebolistas da categoria sub-12Influence of two learning environments on the declarative tactical knowledge of football players of the sub-12 categoryInfluencia de dos entornos de aprendizaje diferentes en el conocimiento táctico declarativo de futbolistas de categoría sub-12Influência de dois ambientes distintos de aprendizagem sobre o conhecimento tático declarativo de futebolistas da categoria sub-12Influenza di due diversi ambienti di apprendimento sulla conoscenza tattica dichiarativa dei calciatori di categoria under 12FootballTraining centerFootball schoolFútbolCentro de entrenamientoEscuela de futbolCalcioCentro di addestramentoScuola di calcioFutebolCentro de treinamentoEscolinha de futebolFutebolCentro de treinamentoEscolinha de futebolAtualmente o futebol vem sendo analisado cada vez mais de maneira cientifica, devido aos novos meios de pesquisas e treinamentos. Nesse contexto, torna-se importante avaliar o conhecimento tático de atletas de futebol. A partir disso, o objetivo deste estudo foi comparar o conhecimento tático declarativo em futebolistas das categorias sub 12 de um centro de treinamento e de uma escolinha de futebol localizados em um município de Minas Gerais. Os avaliados responderam a treze situações impostas pelo teste de conhecimento tático declarativo. Para verificar a normalidade dos dados, foi realizado o teste de Shapiro-Wilk. Posteriormente, foi utilizado o teste t de Student para comparar as médias entre os grupos avaliados (p<0,05). Os resultados identificaram maior conhecimento tático declarativo de atletas de um centro de treinamento formador em comparação com outros que frequentam uma escolinha de futebol. Conclui-se que atletas treinados em centros formadores (categoria de base) possuíam maior conhecimento tático declarativo em relação àqueles treinados em uma escolinha de futebol.Currently the football has been analyzed more and more scientific way, due to the new means of research and training. In this context, it becomes important to evaluate the tactical knowledge of soccer athletes. From this, the aim of this study was to compare the declarative tactical knowledge in soccer players of the sub-12 categories of a training center and a football school located in a city of Minas Gerais. Players responded to thirteen situations imposed by the declarative tactical knowledge test. To check the normality of the data was performed Shapiro-Wilk test. Subsequently, Student's t test was used to compare the means between the groups evaluated (p <0.05). The results identified greater tactical declarative knowledge of athletes from a training center in comparison to others attending a football school. It was concluded that athletes trained in training centers (basic category) had greater declarative tactical knowledge in relation to those trained in a football school.Actualmente, el fútbol está siendo analizado cada vez más de forma científica, debido a los nuevos medios de investigación y formación. En este contexto, se vuelve importante evaluar el conocimiento táctico de los deportistas de fútbol. A partir de eso, el objetivo de este estudio fue comparar el conocimiento táctico declarativo en futbolistas menores de 12 años de un centro de formación y una escuela de fútbol ubicada en un municipio de Minas Gerais. Los sujetos respondieron a trece situaciones impuestas por la prueba declarativa de conocimientos tácticos. Para verificar la normalidad de los datos se realizó la prueba de Shapiro-Wilk. Posteriormente, se utilizó la prueba t de Student para comparar las medias entre los grupos evaluados (p<0,05). Los resultados identificaron un mayor conocimiento táctico declarativo de los atletas de un centro de formación en comparación con otros que asisten a una escuela de fútbol. Se concluye que los deportistas formados en centros de formación (categoría base) tenían mayor conocimiento táctico declarativo en relación a los formados en una escuela de fútbol.Atualmente o futebol vem sendo analisado cada vez mais de maneira cientifica, devido aos novos meios de pesquisas e treinamentos. Nesse contexto, torna-se importante avaliar o conhecimento tático de atletas de futebol. A partir disso, o objetivo deste estudo foi comparar o conhecimento tático declarativo em futebolistas das categorias sub 12 de um centro de treinamento e de uma escolinha de futebol localizados em um município de Minas Gerais. Os avaliados responderam a treze situações impostas pelo teste de conhecimento tático declarativo. Para verificar a normalidade dos dados, foi realizado o teste de Shapiro-Wilk. Posteriormente, foi utilizado o teste t de Student para comparar as médias entre os grupos avaliados (p<0,05). Os resultados identificaram maior conhecimento tático declarativo de atletas de um centro de treinamento formador em comparação com outros que frequentam uma escolinha de futebol. Conclui-se que atletas treinados em centros formadores (categoria de base) possuíam maior conhecimento tático declarativo em relação àqueles treinados em uma escolinha de futebol.Attualmente il calcio viene analizzato sempre di più in chiave scientifica, grazie ai nuovi mezzi di ricerca e formazione. In questo contesto, diventa importante valutare le conoscenze tattiche degli atleti di calcio. Da ciò, l'obiettivo di questo studio è stato quello di confrontare le conoscenze tattiche dichiarative di calciatori under 12 provenienti da un centro di allenamento e da una scuola calcio situata in un comune di Minas Gerais. I soggetti hanno risposto a tredici situazioni imposte dal test di conoscenza tattica dichiarativa. Per verificare la normalità dei dati è stato eseguito il test Shapiro-Wilk. Successivamente, è stato utilizzato il test t di Student per confrontare le medie tra i gruppi valutati (p<0,05). I risultati hanno identificato una maggiore conoscenza tattica dichiarativa degli atleti di un centro di allenamento rispetto ad altri che frequentano una scuola di calcio. Si conclude che gli atleti formati nei centri di allenamento (categoria base) avevano maggiori conoscenze tattiche dichiarative rispetto a quelli formati in una scuola calcio.IBPEFEX2018-11-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/633RBFF - Revista Brasileira de Futsal e Futebol; v. 10 n. 39 (2018): Edição Especial; 498-503RBFF - Brazilian Journal of Futsal and Football; Vol. 10 No. 39 (2018): Special edition; 498-503RBFF - Revista Brasileña de Fútbol Sala y Fútbol; Vol. 10 Núm. 39 (2018): Edicion especial; 498-503RBFF - Revista Brasileira de Futsal e Futebol; v. 10 n. 39 (2018): Edição Especial; 498-503RBFF - Rivista Brasiliana di Futsal e Calcio; V. 10 N. 39 (2018): Edizione speciale; 498-5031984-4956reponame:Revista Brasileira de Futsal e Futebolinstname:Instituto Brasileiro de Ensino e Pesquisa em Fisiologia do Exercício (IBPEFEX)instacron:IBPEFEXporhttps://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/633/505Magalhães, Gabriel MarottaLavorato, Victor NeivaCarvalho, Felipe MonizSilva, Davi Correiainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-09-08T18:51:08Zoai:ojs.www.rbff.com.br:article/633Revistahttps://www.rbff.com.br/index.php/rbffONGhttp://www.rbff.com.br/index.php/rbff/oai||ac-navarro@uol.com.br|| francisconunesnavarro@gmail.com1984-49561984-4956opendoar:2023-09-08T18:51:08Revista Brasileira de Futsal e Futebol - Instituto Brasileiro de Ensino e Pesquisa em Fisiologia do Exercício (IBPEFEX)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Influência de dois ambientes distintos de aprendizagem sobre o conhecimento tático declarativo de futebolistas da categoria sub-12 Influence of two learning environments on the declarative tactical knowledge of football players of the sub-12 category Influencia de dos entornos de aprendizaje diferentes en el conocimiento táctico declarativo de futbolistas de categoría sub-12 Influência de dois ambientes distintos de aprendizagem sobre o conhecimento tático declarativo de futebolistas da categoria sub-12 Influenza di due diversi ambienti di apprendimento sulla conoscenza tattica dichiarativa dei calciatori di categoria under 12 |
title |
Influência de dois ambientes distintos de aprendizagem sobre o conhecimento tático declarativo de futebolistas da categoria sub-12 |
spellingShingle |
Influência de dois ambientes distintos de aprendizagem sobre o conhecimento tático declarativo de futebolistas da categoria sub-12 Magalhães, Gabriel Marotta Football Training center Football school Fútbol Centro de entrenamiento Escuela de futbol Calcio Centro di addestramento Scuola di calcio Futebol Centro de treinamento Escolinha de futebol Futebol Centro de treinamento Escolinha de futebol |
title_short |
Influência de dois ambientes distintos de aprendizagem sobre o conhecimento tático declarativo de futebolistas da categoria sub-12 |
title_full |
Influência de dois ambientes distintos de aprendizagem sobre o conhecimento tático declarativo de futebolistas da categoria sub-12 |
title_fullStr |
Influência de dois ambientes distintos de aprendizagem sobre o conhecimento tático declarativo de futebolistas da categoria sub-12 |
title_full_unstemmed |
Influência de dois ambientes distintos de aprendizagem sobre o conhecimento tático declarativo de futebolistas da categoria sub-12 |
title_sort |
Influência de dois ambientes distintos de aprendizagem sobre o conhecimento tático declarativo de futebolistas da categoria sub-12 |
author |
Magalhães, Gabriel Marotta |
author_facet |
Magalhães, Gabriel Marotta Lavorato, Victor Neiva Carvalho, Felipe Moniz Silva, Davi Correia |
author_role |
author |
author2 |
Lavorato, Victor Neiva Carvalho, Felipe Moniz Silva, Davi Correia |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Magalhães, Gabriel Marotta Lavorato, Victor Neiva Carvalho, Felipe Moniz Silva, Davi Correia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Football Training center Football school Fútbol Centro de entrenamiento Escuela de futbol Calcio Centro di addestramento Scuola di calcio Futebol Centro de treinamento Escolinha de futebol Futebol Centro de treinamento Escolinha de futebol |
topic |
Football Training center Football school Fútbol Centro de entrenamiento Escuela de futbol Calcio Centro di addestramento Scuola di calcio Futebol Centro de treinamento Escolinha de futebol Futebol Centro de treinamento Escolinha de futebol |
description |
Atualmente o futebol vem sendo analisado cada vez mais de maneira cientifica, devido aos novos meios de pesquisas e treinamentos. Nesse contexto, torna-se importante avaliar o conhecimento tático de atletas de futebol. A partir disso, o objetivo deste estudo foi comparar o conhecimento tático declarativo em futebolistas das categorias sub 12 de um centro de treinamento e de uma escolinha de futebol localizados em um município de Minas Gerais. Os avaliados responderam a treze situações impostas pelo teste de conhecimento tático declarativo. Para verificar a normalidade dos dados, foi realizado o teste de Shapiro-Wilk. Posteriormente, foi utilizado o teste t de Student para comparar as médias entre os grupos avaliados (p<0,05). Os resultados identificaram maior conhecimento tático declarativo de atletas de um centro de treinamento formador em comparação com outros que frequentam uma escolinha de futebol. Conclui-se que atletas treinados em centros formadores (categoria de base) possuíam maior conhecimento tático declarativo em relação àqueles treinados em uma escolinha de futebol. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-11-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/633 |
url |
https://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/633 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/633/505 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
IBPEFEX |
publisher.none.fl_str_mv |
IBPEFEX |
dc.source.none.fl_str_mv |
RBFF - Revista Brasileira de Futsal e Futebol; v. 10 n. 39 (2018): Edição Especial; 498-503 RBFF - Brazilian Journal of Futsal and Football; Vol. 10 No. 39 (2018): Special edition; 498-503 RBFF - Revista Brasileña de Fútbol Sala y Fútbol; Vol. 10 Núm. 39 (2018): Edicion especial; 498-503 RBFF - Revista Brasileira de Futsal e Futebol; v. 10 n. 39 (2018): Edição Especial; 498-503 RBFF - Rivista Brasiliana di Futsal e Calcio; V. 10 N. 39 (2018): Edizione speciale; 498-503 1984-4956 reponame:Revista Brasileira de Futsal e Futebol instname:Instituto Brasileiro de Ensino e Pesquisa em Fisiologia do Exercício (IBPEFEX) instacron:IBPEFEX |
instname_str |
Instituto Brasileiro de Ensino e Pesquisa em Fisiologia do Exercício (IBPEFEX) |
instacron_str |
IBPEFEX |
institution |
IBPEFEX |
reponame_str |
Revista Brasileira de Futsal e Futebol |
collection |
Revista Brasileira de Futsal e Futebol |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Futsal e Futebol - Instituto Brasileiro de Ensino e Pesquisa em Fisiologia do Exercício (IBPEFEX) |
repository.mail.fl_str_mv |
||ac-navarro@uol.com.br|| francisconunesnavarro@gmail.com |
_version_ |
1798949731738583040 |