O impacto no processo ensino-aprendizagem das capacidades técnicas do futsal através de uma proposta metodológica híbrida: métodos global e situacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araujo, Caio
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Máximo, Camilo, Praxedes, Jomilto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Futsal e Futebol
Texto Completo: https://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/1278
Resumo: This work aims to evaluate, in the teaching-learning process, the impact of the use of a hybrid methodology with the Global and Situational Methods. In this study, students of a futsal school, were submitted to 13 classes that followed the proposed methodology. Statistical analysis of the data collected by means of scout was compared to the pre and post intervention games and it was verified that there was no significant difference in the number of correctness of the analyzed technical abilities, despite the increase observed in the post-intervention games, which indicates favorable trend.
id IBPEFEX-1_f6e4f611029f1b5530cac5142a7a3de4
oai_identifier_str oai:ojs.www.rbff.com.br:article/1278
network_acronym_str IBPEFEX-1
network_name_str Revista Brasileira de Futsal e Futebol
repository_id_str
spelling O impacto no processo ensino-aprendizagem das capacidades técnicas do futsal através de uma proposta metodológica híbrida: métodos global e situacionalThe impact on the teaching-learning process of the technical capabilities of futsal through a hybrid methodological proposal: global and situational methodsEl impacto en el proceso de enseñanza-aprendizaje de las habilidades técnicas del futsal a través de una propuesta metodológica híbrida: métodos globales y situacionalesO impacto no processo ensino-aprendizagem das capacidades técnicas do futsal através de uma proposta metodológica híbrida: métodos global e situacionalL'impatto sul processo di insegnamento-apprendimento delle competenze tecniche del futsal attraverso una proposta metodologica ibrida: metodi globali e situazionaliSports pedagogyTeaching methodsCollective sports gamesSports initiationPedagogia del deporteMétodos de enseñanzaJuegos deportivos colectivosIniciación deportivaPedagogia sportivaMetodi di insegnamentoGiochi sportivi collettiviIniziazione sportivaPedagogia do esporteMétodos de ensinoJogos esportivos coletivosIniciação esportivaPedagogia do esporteMétodos de ensinoJogos esportivos coletivosIniciação esportivaThis work aims to evaluate, in the teaching-learning process, the impact of the use of a hybrid methodology with the Global and Situational Methods. In this study, students of a futsal school, were submitted to 13 classes that followed the proposed methodology. Statistical analysis of the data collected by means of scout was compared to the pre and post intervention games and it was verified that there was no significant difference in the number of correctness of the analyzed technical abilities, despite the increase observed in the post-intervention games, which indicates favorable trend.Este trabajo tiene como objetivo evaluar, en el proceso de enseñanza-aprendizaje, el impacto de utilizar una metodología híbrida, con los Métodos Global y Situacional. En este estudio, alumnos de una escuela de fútbol sala fueron sometidos a 13 clases que siguieron la metodología propuesta. A través del análisis estadístico de los datos recolectados a través de scout, se compararon los juegos pre y post intervención y se verificó que no hubo diferencia significativa en el número de respuestas correctas para las habilidades técnicas analizadas, a pesar del incremento observado en el post. -Juegos de intervención, lo que indica una tendencia favorable.Este trabalho tem como objetivo avaliar, no processo de ensino-aprendizagem, o impacto da utilização de uma metodologia híbrida, com os Métodos Global e Situacional. Neste estudo, alunos de uma escola de futsal foram submetidos à 13 aulas que seguiram a metodologia proposta. Através da análise estatística dos dados coletados por meio de scout, comparou-se os jogos pré e pós-intervenção e verificou-se que não houve diferença significativa no número de acertos das capacidades técnicas analisadas, apesar do aumento observado nos jogos pós-intervenção, que indica uma tendência favorável.Questo lavoro mira a valutare, nel processo di insegnamento-apprendimento, l'impatto dell'utilizzo di una metodologia ibrida, con i metodi globale e situazionale. In questo studio, gli studenti di una scuola di futsal sono stati sottoposti a 13 classi che hanno seguito la metodologia proposta. Attraverso l'analisi statistica dei dati raccolti tramite scout, sono state confrontate le partite pre e post intervento ed è stato verificato che non vi era differenza significativa nel numero di risposte esatte per le competenze tecniche analizzate, nonostante l'incremento osservato nel post -giochi di intervento, che indica una tendenza favorevole.Este trabalho tem como objetivo avaliar, no processo de ensino-aprendizagem, o impacto da utilização de uma metodologia híbrida, com os Métodos Global e Situacional. Neste estudo, alunos de uma escola de futsal foram submetidos à 13 aulas que seguiram a metodologia proposta. Através da análise estatística dos dados coletados por meio de scout, comparou-se os jogos pré e pós-intervenção e verificou-se que não houve diferença significativa no número de acertos das capacidades técnicas analisadas, apesar do aumento observado nos jogos pós-intervenção, que indica uma tendência favorável.IBPEFEX2023-02-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/octet-streamhttps://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/1278RBFF - Revista Brasileira de Futsal e Futebol; v. 14 n. 60 (2022): Edição Especial; 531-540RBFF - Brazilian Journal of Futsal and Football; Vol. 14 No. 60 (2022): Edição Especial; 531-540RBFF - Revista Brasileña de Fútbol Sala y Fútbol; Vol. 14 Núm. 60 (2022): Edição Especial; 531-540RBFF - Revista Brasileira de Futsal e Futebol; v. 14 n. 60 (2022): Edição Especial; 531-540RBFF - Rivista Brasiliana di Futsal e Calcio; V. 14 N. 60 (2022): Edição Especial; 531-5401984-4956reponame:Revista Brasileira de Futsal e Futebolinstname:Instituto Brasileiro de Ensino e Pesquisa em Fisiologia do Exercício (IBPEFEX)instacron:IBPEFEXporhttps://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/1278/1013Copyright (c) 2023 Caio Araujo, Camilo Máximo, Jomilto Praxedeshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAraujo, CaioMáximo, CamiloPraxedes, Jomilto2023-04-27T16:53:43Zoai:ojs.www.rbff.com.br:article/1278Revistahttps://www.rbff.com.br/index.php/rbffONGhttp://www.rbff.com.br/index.php/rbff/oai||ac-navarro@uol.com.br|| francisconunesnavarro@gmail.com1984-49561984-4956opendoar:2023-04-27T16:53:43Revista Brasileira de Futsal e Futebol - Instituto Brasileiro de Ensino e Pesquisa em Fisiologia do Exercício (IBPEFEX)false
dc.title.none.fl_str_mv O impacto no processo ensino-aprendizagem das capacidades técnicas do futsal através de uma proposta metodológica híbrida: métodos global e situacional
The impact on the teaching-learning process of the technical capabilities of futsal through a hybrid methodological proposal: global and situational methods
El impacto en el proceso de enseñanza-aprendizaje de las habilidades técnicas del futsal a través de una propuesta metodológica híbrida: métodos globales y situacionales
O impacto no processo ensino-aprendizagem das capacidades técnicas do futsal através de uma proposta metodológica híbrida: métodos global e situacional
L'impatto sul processo di insegnamento-apprendimento delle competenze tecniche del futsal attraverso una proposta metodologica ibrida: metodi globali e situazionali
title O impacto no processo ensino-aprendizagem das capacidades técnicas do futsal através de uma proposta metodológica híbrida: métodos global e situacional
spellingShingle O impacto no processo ensino-aprendizagem das capacidades técnicas do futsal através de uma proposta metodológica híbrida: métodos global e situacional
Araujo, Caio
Sports pedagogy
Teaching methods
Collective sports games
Sports initiation
Pedagogia del deporte
Métodos de enseñanza
Juegos deportivos colectivos
Iniciación deportiva
Pedagogia sportiva
Metodi di insegnamento
Giochi sportivi collettivi
Iniziazione sportiva
Pedagogia do esporte
Métodos de ensino
Jogos esportivos coletivos
Iniciação esportiva
Pedagogia do esporte
Métodos de ensino
Jogos esportivos coletivos
Iniciação esportiva
title_short O impacto no processo ensino-aprendizagem das capacidades técnicas do futsal através de uma proposta metodológica híbrida: métodos global e situacional
title_full O impacto no processo ensino-aprendizagem das capacidades técnicas do futsal através de uma proposta metodológica híbrida: métodos global e situacional
title_fullStr O impacto no processo ensino-aprendizagem das capacidades técnicas do futsal através de uma proposta metodológica híbrida: métodos global e situacional
title_full_unstemmed O impacto no processo ensino-aprendizagem das capacidades técnicas do futsal através de uma proposta metodológica híbrida: métodos global e situacional
title_sort O impacto no processo ensino-aprendizagem das capacidades técnicas do futsal através de uma proposta metodológica híbrida: métodos global e situacional
author Araujo, Caio
author_facet Araujo, Caio
Máximo, Camilo
Praxedes, Jomilto
author_role author
author2 Máximo, Camilo
Praxedes, Jomilto
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Araujo, Caio
Máximo, Camilo
Praxedes, Jomilto
dc.subject.por.fl_str_mv Sports pedagogy
Teaching methods
Collective sports games
Sports initiation
Pedagogia del deporte
Métodos de enseñanza
Juegos deportivos colectivos
Iniciación deportiva
Pedagogia sportiva
Metodi di insegnamento
Giochi sportivi collettivi
Iniziazione sportiva
Pedagogia do esporte
Métodos de ensino
Jogos esportivos coletivos
Iniciação esportiva
Pedagogia do esporte
Métodos de ensino
Jogos esportivos coletivos
Iniciação esportiva
topic Sports pedagogy
Teaching methods
Collective sports games
Sports initiation
Pedagogia del deporte
Métodos de enseñanza
Juegos deportivos colectivos
Iniciación deportiva
Pedagogia sportiva
Metodi di insegnamento
Giochi sportivi collettivi
Iniziazione sportiva
Pedagogia do esporte
Métodos de ensino
Jogos esportivos coletivos
Iniciação esportiva
Pedagogia do esporte
Métodos de ensino
Jogos esportivos coletivos
Iniciação esportiva
description This work aims to evaluate, in the teaching-learning process, the impact of the use of a hybrid methodology with the Global and Situational Methods. In this study, students of a futsal school, were submitted to 13 classes that followed the proposed methodology. Statistical analysis of the data collected by means of scout was compared to the pre and post intervention games and it was verified that there was no significant difference in the number of correctness of the analyzed technical abilities, despite the increase observed in the post-intervention games, which indicates favorable trend.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-02-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/1278
url https://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/1278
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/1278/1013
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Caio Araujo, Camilo Máximo, Jomilto Praxedes
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Caio Araujo, Camilo Máximo, Jomilto Praxedes
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/octet-stream
dc.publisher.none.fl_str_mv IBPEFEX
publisher.none.fl_str_mv IBPEFEX
dc.source.none.fl_str_mv RBFF - Revista Brasileira de Futsal e Futebol; v. 14 n. 60 (2022): Edição Especial; 531-540
RBFF - Brazilian Journal of Futsal and Football; Vol. 14 No. 60 (2022): Edição Especial; 531-540
RBFF - Revista Brasileña de Fútbol Sala y Fútbol; Vol. 14 Núm. 60 (2022): Edição Especial; 531-540
RBFF - Revista Brasileira de Futsal e Futebol; v. 14 n. 60 (2022): Edição Especial; 531-540
RBFF - Rivista Brasiliana di Futsal e Calcio; V. 14 N. 60 (2022): Edição Especial; 531-540
1984-4956
reponame:Revista Brasileira de Futsal e Futebol
instname:Instituto Brasileiro de Ensino e Pesquisa em Fisiologia do Exercício (IBPEFEX)
instacron:IBPEFEX
instname_str Instituto Brasileiro de Ensino e Pesquisa em Fisiologia do Exercício (IBPEFEX)
instacron_str IBPEFEX
institution IBPEFEX
reponame_str Revista Brasileira de Futsal e Futebol
collection Revista Brasileira de Futsal e Futebol
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Futsal e Futebol - Instituto Brasileiro de Ensino e Pesquisa em Fisiologia do Exercício (IBPEFEX)
repository.mail.fl_str_mv ||ac-navarro@uol.com.br|| francisconunesnavarro@gmail.com
_version_ 1798949734818250752