O impacto no processo ensino-aprendizagem das capacidades técnicas do futsal através de uma proposta metodológica híbrida: métodos global e situacional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Futsal e Futebol |
Texto Completo: | https://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/1278 |
Resumo: | This work aims to evaluate, in the teaching-learning process, the impact of the use of a hybrid methodology with the Global and Situational Methods. In this study, students of a futsal school, were submitted to 13 classes that followed the proposed methodology. Statistical analysis of the data collected by means of scout was compared to the pre and post intervention games and it was verified that there was no significant difference in the number of correctness of the analyzed technical abilities, despite the increase observed in the post-intervention games, which indicates favorable trend. |
id |
IBPEFEX-1_f6e4f611029f1b5530cac5142a7a3de4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.rbff.com.br:article/1278 |
network_acronym_str |
IBPEFEX-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Futsal e Futebol |
repository_id_str |
|
spelling |
O impacto no processo ensino-aprendizagem das capacidades técnicas do futsal através de uma proposta metodológica híbrida: métodos global e situacionalThe impact on the teaching-learning process of the technical capabilities of futsal through a hybrid methodological proposal: global and situational methodsEl impacto en el proceso de enseñanza-aprendizaje de las habilidades técnicas del futsal a través de una propuesta metodológica híbrida: métodos globales y situacionalesO impacto no processo ensino-aprendizagem das capacidades técnicas do futsal através de uma proposta metodológica híbrida: métodos global e situacionalL'impatto sul processo di insegnamento-apprendimento delle competenze tecniche del futsal attraverso una proposta metodologica ibrida: metodi globali e situazionaliSports pedagogyTeaching methodsCollective sports gamesSports initiationPedagogia del deporteMétodos de enseñanzaJuegos deportivos colectivosIniciación deportivaPedagogia sportivaMetodi di insegnamentoGiochi sportivi collettiviIniziazione sportivaPedagogia do esporteMétodos de ensinoJogos esportivos coletivosIniciação esportivaPedagogia do esporteMétodos de ensinoJogos esportivos coletivosIniciação esportivaThis work aims to evaluate, in the teaching-learning process, the impact of the use of a hybrid methodology with the Global and Situational Methods. In this study, students of a futsal school, were submitted to 13 classes that followed the proposed methodology. Statistical analysis of the data collected by means of scout was compared to the pre and post intervention games and it was verified that there was no significant difference in the number of correctness of the analyzed technical abilities, despite the increase observed in the post-intervention games, which indicates favorable trend.Este trabajo tiene como objetivo evaluar, en el proceso de enseñanza-aprendizaje, el impacto de utilizar una metodología híbrida, con los Métodos Global y Situacional. En este estudio, alumnos de una escuela de fútbol sala fueron sometidos a 13 clases que siguieron la metodología propuesta. A través del análisis estadístico de los datos recolectados a través de scout, se compararon los juegos pre y post intervención y se verificó que no hubo diferencia significativa en el número de respuestas correctas para las habilidades técnicas analizadas, a pesar del incremento observado en el post. -Juegos de intervención, lo que indica una tendencia favorable.Este trabalho tem como objetivo avaliar, no processo de ensino-aprendizagem, o impacto da utilização de uma metodologia híbrida, com os Métodos Global e Situacional. Neste estudo, alunos de uma escola de futsal foram submetidos à 13 aulas que seguiram a metodologia proposta. Através da análise estatística dos dados coletados por meio de scout, comparou-se os jogos pré e pós-intervenção e verificou-se que não houve diferença significativa no número de acertos das capacidades técnicas analisadas, apesar do aumento observado nos jogos pós-intervenção, que indica uma tendência favorável.Questo lavoro mira a valutare, nel processo di insegnamento-apprendimento, l'impatto dell'utilizzo di una metodologia ibrida, con i metodi globale e situazionale. In questo studio, gli studenti di una scuola di futsal sono stati sottoposti a 13 classi che hanno seguito la metodologia proposta. Attraverso l'analisi statistica dei dati raccolti tramite scout, sono state confrontate le partite pre e post intervento ed è stato verificato che non vi era differenza significativa nel numero di risposte esatte per le competenze tecniche analizzate, nonostante l'incremento osservato nel post -giochi di intervento, che indica una tendenza favorevole.Este trabalho tem como objetivo avaliar, no processo de ensino-aprendizagem, o impacto da utilização de uma metodologia híbrida, com os Métodos Global e Situacional. Neste estudo, alunos de uma escola de futsal foram submetidos à 13 aulas que seguiram a metodologia proposta. Através da análise estatística dos dados coletados por meio de scout, comparou-se os jogos pré e pós-intervenção e verificou-se que não houve diferença significativa no número de acertos das capacidades técnicas analisadas, apesar do aumento observado nos jogos pós-intervenção, que indica uma tendência favorável.IBPEFEX2023-02-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/octet-streamhttps://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/1278RBFF - Revista Brasileira de Futsal e Futebol; v. 14 n. 60 (2022): Edição Especial; 531-540RBFF - Brazilian Journal of Futsal and Football; Vol. 14 No. 60 (2022): Edição Especial; 531-540RBFF - Revista Brasileña de Fútbol Sala y Fútbol; Vol. 14 Núm. 60 (2022): Edição Especial; 531-540RBFF - Revista Brasileira de Futsal e Futebol; v. 14 n. 60 (2022): Edição Especial; 531-540RBFF - Rivista Brasiliana di Futsal e Calcio; V. 14 N. 60 (2022): Edição Especial; 531-5401984-4956reponame:Revista Brasileira de Futsal e Futebolinstname:Instituto Brasileiro de Ensino e Pesquisa em Fisiologia do Exercício (IBPEFEX)instacron:IBPEFEXporhttps://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/1278/1013Copyright (c) 2023 Caio Araujo, Camilo Máximo, Jomilto Praxedeshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAraujo, CaioMáximo, CamiloPraxedes, Jomilto2023-04-27T16:53:43Zoai:ojs.www.rbff.com.br:article/1278Revistahttps://www.rbff.com.br/index.php/rbffONGhttp://www.rbff.com.br/index.php/rbff/oai||ac-navarro@uol.com.br|| francisconunesnavarro@gmail.com1984-49561984-4956opendoar:2023-04-27T16:53:43Revista Brasileira de Futsal e Futebol - Instituto Brasileiro de Ensino e Pesquisa em Fisiologia do Exercício (IBPEFEX)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O impacto no processo ensino-aprendizagem das capacidades técnicas do futsal através de uma proposta metodológica híbrida: métodos global e situacional The impact on the teaching-learning process of the technical capabilities of futsal through a hybrid methodological proposal: global and situational methods El impacto en el proceso de enseñanza-aprendizaje de las habilidades técnicas del futsal a través de una propuesta metodológica híbrida: métodos globales y situacionales O impacto no processo ensino-aprendizagem das capacidades técnicas do futsal através de uma proposta metodológica híbrida: métodos global e situacional L'impatto sul processo di insegnamento-apprendimento delle competenze tecniche del futsal attraverso una proposta metodologica ibrida: metodi globali e situazionali |
title |
O impacto no processo ensino-aprendizagem das capacidades técnicas do futsal através de uma proposta metodológica híbrida: métodos global e situacional |
spellingShingle |
O impacto no processo ensino-aprendizagem das capacidades técnicas do futsal através de uma proposta metodológica híbrida: métodos global e situacional Araujo, Caio Sports pedagogy Teaching methods Collective sports games Sports initiation Pedagogia del deporte Métodos de enseñanza Juegos deportivos colectivos Iniciación deportiva Pedagogia sportiva Metodi di insegnamento Giochi sportivi collettivi Iniziazione sportiva Pedagogia do esporte Métodos de ensino Jogos esportivos coletivos Iniciação esportiva Pedagogia do esporte Métodos de ensino Jogos esportivos coletivos Iniciação esportiva |
title_short |
O impacto no processo ensino-aprendizagem das capacidades técnicas do futsal através de uma proposta metodológica híbrida: métodos global e situacional |
title_full |
O impacto no processo ensino-aprendizagem das capacidades técnicas do futsal através de uma proposta metodológica híbrida: métodos global e situacional |
title_fullStr |
O impacto no processo ensino-aprendizagem das capacidades técnicas do futsal através de uma proposta metodológica híbrida: métodos global e situacional |
title_full_unstemmed |
O impacto no processo ensino-aprendizagem das capacidades técnicas do futsal através de uma proposta metodológica híbrida: métodos global e situacional |
title_sort |
O impacto no processo ensino-aprendizagem das capacidades técnicas do futsal através de uma proposta metodológica híbrida: métodos global e situacional |
author |
Araujo, Caio |
author_facet |
Araujo, Caio Máximo, Camilo Praxedes, Jomilto |
author_role |
author |
author2 |
Máximo, Camilo Praxedes, Jomilto |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Araujo, Caio Máximo, Camilo Praxedes, Jomilto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Sports pedagogy Teaching methods Collective sports games Sports initiation Pedagogia del deporte Métodos de enseñanza Juegos deportivos colectivos Iniciación deportiva Pedagogia sportiva Metodi di insegnamento Giochi sportivi collettivi Iniziazione sportiva Pedagogia do esporte Métodos de ensino Jogos esportivos coletivos Iniciação esportiva Pedagogia do esporte Métodos de ensino Jogos esportivos coletivos Iniciação esportiva |
topic |
Sports pedagogy Teaching methods Collective sports games Sports initiation Pedagogia del deporte Métodos de enseñanza Juegos deportivos colectivos Iniciación deportiva Pedagogia sportiva Metodi di insegnamento Giochi sportivi collettivi Iniziazione sportiva Pedagogia do esporte Métodos de ensino Jogos esportivos coletivos Iniciação esportiva Pedagogia do esporte Métodos de ensino Jogos esportivos coletivos Iniciação esportiva |
description |
This work aims to evaluate, in the teaching-learning process, the impact of the use of a hybrid methodology with the Global and Situational Methods. In this study, students of a futsal school, were submitted to 13 classes that followed the proposed methodology. Statistical analysis of the data collected by means of scout was compared to the pre and post intervention games and it was verified that there was no significant difference in the number of correctness of the analyzed technical abilities, despite the increase observed in the post-intervention games, which indicates favorable trend. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-02-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/1278 |
url |
https://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/1278 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/1278/1013 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Caio Araujo, Camilo Máximo, Jomilto Praxedes https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Caio Araujo, Camilo Máximo, Jomilto Praxedes https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/octet-stream |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
IBPEFEX |
publisher.none.fl_str_mv |
IBPEFEX |
dc.source.none.fl_str_mv |
RBFF - Revista Brasileira de Futsal e Futebol; v. 14 n. 60 (2022): Edição Especial; 531-540 RBFF - Brazilian Journal of Futsal and Football; Vol. 14 No. 60 (2022): Edição Especial; 531-540 RBFF - Revista Brasileña de Fútbol Sala y Fútbol; Vol. 14 Núm. 60 (2022): Edição Especial; 531-540 RBFF - Revista Brasileira de Futsal e Futebol; v. 14 n. 60 (2022): Edição Especial; 531-540 RBFF - Rivista Brasiliana di Futsal e Calcio; V. 14 N. 60 (2022): Edição Especial; 531-540 1984-4956 reponame:Revista Brasileira de Futsal e Futebol instname:Instituto Brasileiro de Ensino e Pesquisa em Fisiologia do Exercício (IBPEFEX) instacron:IBPEFEX |
instname_str |
Instituto Brasileiro de Ensino e Pesquisa em Fisiologia do Exercício (IBPEFEX) |
instacron_str |
IBPEFEX |
institution |
IBPEFEX |
reponame_str |
Revista Brasileira de Futsal e Futebol |
collection |
Revista Brasileira de Futsal e Futebol |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Futsal e Futebol - Instituto Brasileiro de Ensino e Pesquisa em Fisiologia do Exercício (IBPEFEX) |
repository.mail.fl_str_mv |
||ac-navarro@uol.com.br|| francisconunesnavarro@gmail.com |
_version_ |
1798949734818250752 |