Relação entre desempenho escolar e caracterí­sticas psicológicas em crianças com diferentes estados nutricionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Chiorlin, Mariana de Oliveira
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Magalhães, Cecí­lia Caixeta de, Wlasenko, Karine, Raso, Vagner, Navarro, Francisco
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista brasileira de obesidade, nutrição e emagrecimento
Texto Completo: https://www.rbone.com.br/index.php/rbone/article/view/6
Resumo: O baixo desempenho escolar é um problema da realidade educacional brasileira por repercutir na vida da criança levando a prejuízos em múltiplas áreas. Dois importantes fatores que podem influenciar na capacidade de aprendizado são o estado nutricional e as características psicológicas da criança, visto que alimentação inadequada não irá garantir um bom desempenho de funções, e características psicológicas negativas podem determinar alterações na dinâmica do aprendizado. Este trabalho teve como objetivo investigar relação entre diferentes estados nutricionais e características psicológicas com desempenho escolar em crianças. Foi selecionada uma amostra de 60 crianças que foram classificadas segundo o método do IMC por idade e avaliadas de acordo com rendimento escolar e avaliação projetiva. Os resultados obtidos a partir da análise mostraram que não foi possível encontrar diferenças importantes entre desempenho escolar e diferentes estados nutricionais, somente foi possível observar que o baixo desempenho escolar está mais prevalente no sexo masculino. Quanto à avaliação projetiva puderam ser observados que 75% dos desenhos apresentaram traços de introversão, 41,6% imagem corporal moderadamente distorcida, 56,7% traços de fantasia, porém esta análise não foi importante comparada com os diferentes estados nutricionais. Neste estudo, observou-se que não há relação entre desempenho escolar com diferentes estados nutricionais e aspectos psicológicos na presente amostra analisada.
id IBPEFEX-2_4e42b189582b04d8502a0ebbd27957f0
oai_identifier_str oai:ojs.www.rbone.com.br:article/6
network_acronym_str IBPEFEX-2
network_name_str Revista brasileira de obesidade, nutrição e emagrecimento
repository_id_str
spelling Relação entre desempenho escolar e caracterí­sticas psicológicas em crianças com diferentes estados nutricionaisRelationship between school performance and psychological characteristics in children with different nutritional statesRelación entre rendimiento escolar y características psicológicas en niños con diferente estado nutricionalRelação entre desempenho escolar e caracterí­sticas psicológicas em crianças com diferentes estados nutricionaisRelazione tra rendimento scolastico e caratteristiche psicologiche in bambini con diverso stato nutrizionaleSchool performanceMalnutritionObesitySchool chidrenEl rendimiento escolarDesnutriciónObesidadNiños de escuelaRendimento scolasticoMalnutrizioneObesitàScolariDesempenho escolarDesnutriçãoObesidadeCrianças escolaresDesempenho escolarDesnutriçãoObesidadeCrianças escolaresO baixo desempenho escolar é um problema da realidade educacional brasileira por repercutir na vida da criança levando a prejuízos em múltiplas áreas. Dois importantes fatores que podem influenciar na capacidade de aprendizado são o estado nutricional e as características psicológicas da criança, visto que alimentação inadequada não irá garantir um bom desempenho de funções, e características psicológicas negativas podem determinar alterações na dinâmica do aprendizado. Este trabalho teve como objetivo investigar relação entre diferentes estados nutricionais e características psicológicas com desempenho escolar em crianças. Foi selecionada uma amostra de 60 crianças que foram classificadas segundo o método do IMC por idade e avaliadas de acordo com rendimento escolar e avaliação projetiva. Os resultados obtidos a partir da análise mostraram que não foi possível encontrar diferenças importantes entre desempenho escolar e diferentes estados nutricionais, somente foi possível observar que o baixo desempenho escolar está mais prevalente no sexo masculino. Quanto à avaliação projetiva puderam ser observados que 75% dos desenhos apresentaram traços de introversão, 41,6% imagem corporal moderadamente distorcida, 56,7% traços de fantasia, porém esta análise não foi importante comparada com os diferentes estados nutricionais. Neste estudo, observou-se que não há relação entre desempenho escolar com diferentes estados nutricionais e aspectos psicológicos na presente amostra analisada.Bad school performance is a problem in Brazilian educational reality for its repercussion on children’s life, which can be prejudiced in several areas. Two main factors that might influence learning capacity are the nutritional status and children’s psychological characteristics, since inadequate nourishment does not guarantee a good function performance and negative psychological characteristics may determine alterations on the dynamism of learning. This project‘s goal is to investigate if there is any relation between different nutritional status with psychological characteristics and children’s school performance. A sample of 60 children has been selected, classified in relation to the method Body Mass Index (BMI) by age and evaluated according to school performance and projective evaluation. The results obtained from the analysis showed that it was not possible to find relevant disparity between school performance and different nutritional status. It was only possible to observe that bad school performance is more evident among boys. On the projective evaluation, it was observed that 75% of the drawings presented introversion traces; 41.6% presented body image moderately distorted; 56.7% presented phantasy traces. Nevertheless, this analysis was not important compared to the different nutritional status. The study shows that there is no relation between school performance with different nutritional status and psychological aspects on the sample analyzed.El bajo rendimiento escolar es un problema de la realidad educativa brasileña porque afecta la vida del niño, provocando pérdidas en múltiples áreas. Dos factores importantes que pueden influir en la capacidad de aprendizaje son el estado nutricional y las características psicológicas del niño, ya que una nutrición inadecuada no garantizará un buen desempeño de las funciones, y las características psicológicas negativas pueden determinar cambios en la dinámica del aprendizaje. Este trabajo tuvo como objetivo investigar la relación entre diferentes estados nutricionales y características psicológicas con el rendimiento escolar en niños. Se seleccionó una muestra de 60 niños y niñas clasificados según el método IMC por edad y evaluados según rendimiento escolar y evaluación proyectiva. Los resultados obtenidos del análisis mostraron que no fue posible encontrar diferencias importantes entre el rendimiento escolar y el diferente estado nutricional, solo fue posible observar que el bajo rendimiento escolar es más prevalente en el sexo masculino. En cuanto a la evaluación proyectiva, se pudo observar que 75% de los dibujos presentaban huellas de introversión, 41,6% imagen corporal moderadamente distorsionada, 56,7% huellas de fantasía, pero este análisis no fue importante en comparación con los diferentes estados nutricionales. En este estudio se observó que no existe relación entre el rendimiento escolar y los diferentes aspectos nutricionales y psicológicos en la presente muestra analizada.O baixo desempenho escolar é um problema da realidade educacional brasileira por repercutir na vida da criança levando a prejuízos em múltiplas áreas. Dois importantes fatores que podem influenciar na capacidade de aprendizado são o estado nutricional e as características psicológicas da criança, visto que alimentação inadequada não irá garantir um bom desempenho de funções, e características psicológicas negativas podem determinar alterações na dinâmica do aprendizado. Este trabalho teve como objetivo investigar relação entre diferentes estados nutricionais e características psicológicas com desempenho escolar em crianças. Foi selecionada uma amostra de 60 crianças que foram classificadas segundo o método do IMC por idade e avaliadas de acordo com rendimento escolar e avaliação projetiva. Os resultados obtidos a partir da análise mostraram que não foi possível encontrar diferenças importantes entre desempenho escolar e diferentes estados nutricionais, somente foi possível observar que o baixo desempenho escolar está mais prevalente no sexo masculino. Quanto à avaliação projetiva puderam ser observados que 75% dos desenhos apresentaram traços de introversão, 41,6% imagem corporal moderadamente distorcida, 56,7% traços de fantasia, porém esta análise não foi importante comparada com os diferentes estados nutricionais. Neste estudo, observou-se que não há relação entre desempenho escolar com diferentes estados nutricionais e aspectos psicológicos na presente amostra analisada.Il basso rendimento scolastico è un problema della realtà educativa brasiliana perché incide sulla vita del bambino, portando a perdite in molteplici ambiti. Due fattori importanti che possono influenzare la capacità di apprendimento sono lo stato nutrizionale e le caratteristiche psicologiche del bambino, poiché un'alimentazione inadeguata non garantisce un buon svolgimento delle funzioni, e caratteristiche psicologiche negative possono determinare cambiamenti nelle dinamiche di apprendimento. Questo lavoro mirava a indagare la relazione tra il diverso stato nutrizionale e le caratteristiche psicologiche con il rendimento scolastico nei bambini. Un campione di 60 bambini è stato selezionato e classificato secondo il metodo BMI per età e valutato in base al rendimento scolastico e alla valutazione proiettiva. I risultati ottenuti dall'analisi hanno mostrato che non è stato possibile riscontrare differenze importanti tra rendimento scolastico e diverso stato nutrizionale, è stato solo possibile osservare che il basso rendimento scolastico è più prevalente nei maschi. Per quanto riguarda la valutazione proiettiva, si è potuto osservare che il 75% dei disegni mostrava tracce di introversione, il 41,6% immagine corporea moderatamente distorta, il 56,7% tracce di fantasia, ma questa analisi non era importante rispetto ai diversi stati nutrizionali. In questo studio, è stato osservato che non vi è alcuna relazione tra rendimento scolastico e diverso stato nutrizionale e aspetti psicologici nel presente campione analizzato.IBPEFEX2007-02-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.rbone.com.br/index.php/rbone/article/view/6Brazilian Journal of Obesity, Nutrition and Weight Loss; Vol. 1 No. 1 (2007)Revista Brasileña de Obesidad, Nutrición y Pérdida de Peso; Vol. 1 Núm. 1 (2007)Giornale brasiliano di obesità, nutrizione e perdita di peso; V. 1 N. 1 (2007)RBONE - Revista Brasileira de Obesidade, Nutrição e Emagrecimento; v. 1 n. 1 (2007)Revista Brasileira de Obesidade, Nutrição e Emagrecimento; v. 1 n. 1 (2007)1981-9919reponame:Revista brasileira de obesidade, nutrição e emagrecimentoinstname:Instituto Brasileiro de Ensino e Pesquisa em Fisiologia do Exercício (IBPEFEX)instacron:IBPEFEXporhttps://www.rbone.com.br/index.php/rbone/article/view/6/6Chiorlin, Mariana de OliveiraMagalhães, Cecí­lia Caixeta deWlasenko, KarineRaso, VagnerNavarro, Franciscoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-05-13T14:11:33Zoai:ojs.www.rbone.com.br:article/6Revistahttp://www.rbone.com.br/index.php/rboneONGhttp://www.rbone.com.br/index.php/rbone/oaifrancisco@ibpefex.com.br||ac-navarro@uol.com.br||francisconunesnavarro@gmail.com1981-99191981-9919opendoar:2024-05-13T14:11:33Revista brasileira de obesidade, nutrição e emagrecimento - Instituto Brasileiro de Ensino e Pesquisa em Fisiologia do Exercício (IBPEFEX)false
dc.title.none.fl_str_mv Relação entre desempenho escolar e caracterí­sticas psicológicas em crianças com diferentes estados nutricionais
Relationship between school performance and psychological characteristics in children with different nutritional states
Relación entre rendimiento escolar y características psicológicas en niños con diferente estado nutricional
Relação entre desempenho escolar e caracterí­sticas psicológicas em crianças com diferentes estados nutricionais
Relazione tra rendimento scolastico e caratteristiche psicologiche in bambini con diverso stato nutrizionale
title Relação entre desempenho escolar e caracterí­sticas psicológicas em crianças com diferentes estados nutricionais
spellingShingle Relação entre desempenho escolar e caracterí­sticas psicológicas em crianças com diferentes estados nutricionais
Chiorlin, Mariana de Oliveira
School performance
Malnutrition
Obesity
School chidren
El rendimiento escolar
Desnutrición
Obesidad
Niños de escuela
Rendimento scolastico
Malnutrizione
Obesità
Scolari
Desempenho escolar
Desnutrição
Obesidade
Crianças escolares
Desempenho escolar
Desnutrição
Obesidade
Crianças escolares
title_short Relação entre desempenho escolar e caracterí­sticas psicológicas em crianças com diferentes estados nutricionais
title_full Relação entre desempenho escolar e caracterí­sticas psicológicas em crianças com diferentes estados nutricionais
title_fullStr Relação entre desempenho escolar e caracterí­sticas psicológicas em crianças com diferentes estados nutricionais
title_full_unstemmed Relação entre desempenho escolar e caracterí­sticas psicológicas em crianças com diferentes estados nutricionais
title_sort Relação entre desempenho escolar e caracterí­sticas psicológicas em crianças com diferentes estados nutricionais
author Chiorlin, Mariana de Oliveira
author_facet Chiorlin, Mariana de Oliveira
Magalhães, Cecí­lia Caixeta de
Wlasenko, Karine
Raso, Vagner
Navarro, Francisco
author_role author
author2 Magalhães, Cecí­lia Caixeta de
Wlasenko, Karine
Raso, Vagner
Navarro, Francisco
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Chiorlin, Mariana de Oliveira
Magalhães, Cecí­lia Caixeta de
Wlasenko, Karine
Raso, Vagner
Navarro, Francisco
dc.subject.por.fl_str_mv School performance
Malnutrition
Obesity
School chidren
El rendimiento escolar
Desnutrición
Obesidad
Niños de escuela
Rendimento scolastico
Malnutrizione
Obesità
Scolari
Desempenho escolar
Desnutrição
Obesidade
Crianças escolares
Desempenho escolar
Desnutrição
Obesidade
Crianças escolares
topic School performance
Malnutrition
Obesity
School chidren
El rendimiento escolar
Desnutrición
Obesidad
Niños de escuela
Rendimento scolastico
Malnutrizione
Obesità
Scolari
Desempenho escolar
Desnutrição
Obesidade
Crianças escolares
Desempenho escolar
Desnutrição
Obesidade
Crianças escolares
description O baixo desempenho escolar é um problema da realidade educacional brasileira por repercutir na vida da criança levando a prejuízos em múltiplas áreas. Dois importantes fatores que podem influenciar na capacidade de aprendizado são o estado nutricional e as características psicológicas da criança, visto que alimentação inadequada não irá garantir um bom desempenho de funções, e características psicológicas negativas podem determinar alterações na dinâmica do aprendizado. Este trabalho teve como objetivo investigar relação entre diferentes estados nutricionais e características psicológicas com desempenho escolar em crianças. Foi selecionada uma amostra de 60 crianças que foram classificadas segundo o método do IMC por idade e avaliadas de acordo com rendimento escolar e avaliação projetiva. Os resultados obtidos a partir da análise mostraram que não foi possível encontrar diferenças importantes entre desempenho escolar e diferentes estados nutricionais, somente foi possível observar que o baixo desempenho escolar está mais prevalente no sexo masculino. Quanto à avaliação projetiva puderam ser observados que 75% dos desenhos apresentaram traços de introversão, 41,6% imagem corporal moderadamente distorcida, 56,7% traços de fantasia, porém esta análise não foi importante comparada com os diferentes estados nutricionais. Neste estudo, observou-se que não há relação entre desempenho escolar com diferentes estados nutricionais e aspectos psicológicos na presente amostra analisada.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-02-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.rbone.com.br/index.php/rbone/article/view/6
url https://www.rbone.com.br/index.php/rbone/article/view/6
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.rbone.com.br/index.php/rbone/article/view/6/6
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv IBPEFEX
publisher.none.fl_str_mv IBPEFEX
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Obesity, Nutrition and Weight Loss; Vol. 1 No. 1 (2007)
Revista Brasileña de Obesidad, Nutrición y Pérdida de Peso; Vol. 1 Núm. 1 (2007)
Giornale brasiliano di obesità, nutrizione e perdita di peso; V. 1 N. 1 (2007)
RBONE - Revista Brasileira de Obesidade, Nutrição e Emagrecimento; v. 1 n. 1 (2007)
Revista Brasileira de Obesidade, Nutrição e Emagrecimento; v. 1 n. 1 (2007)
1981-9919
reponame:Revista brasileira de obesidade, nutrição e emagrecimento
instname:Instituto Brasileiro de Ensino e Pesquisa em Fisiologia do Exercício (IBPEFEX)
instacron:IBPEFEX
instname_str Instituto Brasileiro de Ensino e Pesquisa em Fisiologia do Exercício (IBPEFEX)
instacron_str IBPEFEX
institution IBPEFEX
reponame_str Revista brasileira de obesidade, nutrição e emagrecimento
collection Revista brasileira de obesidade, nutrição e emagrecimento
repository.name.fl_str_mv Revista brasileira de obesidade, nutrição e emagrecimento - Instituto Brasileiro de Ensino e Pesquisa em Fisiologia do Exercício (IBPEFEX)
repository.mail.fl_str_mv francisco@ibpefex.com.br||ac-navarro@uol.com.br||francisconunesnavarro@gmail.com
_version_ 1798949749162770432