Formação pedagógica e perfil do preceptor de nutrição no estágio supervisionado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Silva, Maria dos Milagres Farias
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: de Amorim Gomes, Annatália Meneses, Carneiro, Cleide, Rodrigues Lima, Valesca Mônica, da Silva Lima, Carla Maria Fernandes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista brasileira de obesidade, nutrição e emagrecimento
Texto Completo: https://www.rbone.com.br/index.php/rbone/article/view/1092
Resumo: O preceptor tem papel fundamental na apropriação, por parte dos estudantes, de competências para a vida profissional, incluindo conhecimentos, habilidades e atitude. Deve ser o responsável por estreitar a distância entre a teoria e a prática na formação dos estudantes de graduação. Esta pesquisa trate-se de um estudo descritivo com abordagem quantitativa. A pesquisa foi realizada com preceptores do curso de graduação em Nutrição de dois centros universitários particulares situados no municí­pio de Teresina. A população do estudo foi composta por 14 preceptores inseridos no curso de Nutrição. Ressalta-se que, dos 14 preceptores que tinham realizado curso de pós-graduação lato sensu (especialização) quanto stricto sensu (mestrado). As IES promovem encontros e reuniões, entre os supervisores e preceptores. Ainda não existe a oferta de uma capacitação direcionada para a prática pedagógica do exercí­cio da preceptoria. Conclui-se que a preceptoria ainda vem se desenvolvendo com caráter meramente técnico relacionado ao saber fazer para o estudante da graduação. No entanto ainda são imprescindí­veis uma capacitação pedagógica sobre o papel do preceptor nos campos de estágios, com enfoque na educação.
id IBPEFEX-2_50b3e88180406fb254a7a6ba34bee1ec
oai_identifier_str oai:ojs.www.rbone.com.br:article/1092
network_acronym_str IBPEFEX-2
network_name_str Revista brasileira de obesidade, nutrição e emagrecimento
repository_id_str
spelling Formação pedagógica e perfil do preceptor de nutrição no estágio supervisionadoPedagogical training and profile of the nutrition preceptor in the supervised stageFormación pedagógica y perfil del preceptor de nutrición en el internado tuteladoFormação pedagógica e perfil do preceptor de nutrição no estágio supervisionadoFormazione pedagogica e profilo del precettore della nutrizione nel tirocinio supervisionatoEducationTeachingPreceptorshipNutritionEducaciónEnseñandoPreceptoriaNutriciónFormazione scolasticaInsegnamentoPrecettoreNutrizioneEducaçãoEnsinoPreceptoriaNutriçãoEducaçãoEnsinoPreceptoriaNutriçãoO preceptor tem papel fundamental na apropriação, por parte dos estudantes, de competências para a vida profissional, incluindo conhecimentos, habilidades e atitude. Deve ser o responsável por estreitar a distância entre a teoria e a prática na formação dos estudantes de graduação. Esta pesquisa trate-se de um estudo descritivo com abordagem quantitativa. A pesquisa foi realizada com preceptores do curso de graduação em Nutrição de dois centros universitários particulares situados no municí­pio de Teresina. A população do estudo foi composta por 14 preceptores inseridos no curso de Nutrição. Ressalta-se que, dos 14 preceptores que tinham realizado curso de pós-graduação lato sensu (especialização) quanto stricto sensu (mestrado). As IES promovem encontros e reuniões, entre os supervisores e preceptores. Ainda não existe a oferta de uma capacitação direcionada para a prática pedagógica do exercí­cio da preceptoria. Conclui-se que a preceptoria ainda vem se desenvolvendo com caráter meramente técnico relacionado ao saber fazer para o estudante da graduação. No entanto ainda são imprescindí­veis uma capacitação pedagógica sobre o papel do preceptor nos campos de estágios, com enfoque na educação.The preceptor plays a key role in the appropriation by students of life skills, including knowledge, skills and attitude. It should be responsible for narrowing the gap between theory and practice in the training of graduate students. This research is a descriptive study with a quantitative approach. The research was carried out with preceptors of the graduation course in Nutrition of two private university centers located in the city of Teresina. The study population consisted of 14 preceptors enrolled in the Nutrition course. It is noteworthy that of the 14 preceptors who had undergone lato sensu (specialization) postgraduate course as stricto sensu (master's degree). The HEIs organize meetings and meetings between supervisors and preceptors. There is still no offer of training aimed at the pedagogical practice of the exercise of preceptory practice. It is concluded that the preceptoria is still developing with a purely technical character related to the know-how for the undergraduate student. However, pedagogical training on the role of the preceptor in the field of internships with a focus on education is still essential.El preceptor tiene un papel fundamental en la apropiación, por parte de los estudiantes, de competencias para la vida profesional, incluyendo conocimientos, habilidades y actitudes. Debe ser responsable de reducir la brecha entre la teoría y la práctica en la formación de los estudiantes de pregrado. Esta investigación es un estudio descriptivo con un enfoque cuantitativo. La investigación se realizó con preceptores de la carrera de grado en Nutrición de dos centros universitarios privados ubicados en la ciudad de Teresina. La población de estudio estuvo constituida por 14 preceptores insertos en el curso de Nutrición. Se destaca que, de los 14 preceptores que habían realizado un posgrado lato sensu (especialización) y stricto sensu (maestría). Las IES promueven reuniones y encuentros entre supervisores y preceptores. Todavía no existe una oferta de formación dirigida a la práctica pedagógica de la preceptoría. Se concluye que la preceptoría aún se está desarrollando con un carácter puramente técnico relacionado con el saber hacer para el estudiante de pregrado. Sin embargo, la formación pedagógica sobre el papel del preceptor en los campos de pasantía, con enfoque en la educación, sigue siendo fundamental.O preceptor tem papel fundamental na apropriação, por parte dos estudantes, de competências para a vida profissional, incluindo conhecimentos, habilidades e atitude. Deve ser o responsável por estreitar a distância entre a teoria e a prática na formação dos estudantes de graduação. Esta pesquisa trate-se de um estudo descritivo com abordagem quantitativa. A pesquisa foi realizada com preceptores do curso de graduação em Nutrição de dois centros universitários particulares situados no municí­pio de Teresina. A população do estudo foi composta por 14 preceptores inseridos no curso de Nutrição. Ressalta-se que, dos 14 preceptores que tinham realizado curso de pós-graduação lato sensu (especialização) quanto stricto sensu (mestrado). As IES promovem encontros e reuniões, entre os supervisores e preceptores. Ainda não existe a oferta de uma capacitação direcionada para a prática pedagógica do exercí­cio da preceptoria. Conclui-se que a preceptoria ainda vem se desenvolvendo com caráter meramente técnico relacionado ao saber fazer para o estudante da graduação. No entanto ainda são imprescindí­veis uma capacitação pedagógica sobre o papel do preceptor nos campos de estágios, com enfoque na educação.Il precettore ha un ruolo fondamentale nell'appropriazione, da parte degli studenti, di competenze per la vita professionale, comprese conoscenze, abilità e attitudini. Dovrebbe essere responsabile di ridurre il divario tra teoria e pratica nella formazione degli studenti universitari. Questa ricerca è uno studio descrittivo con un approccio quantitativo. La ricerca è stata svolta con i precettori del corso di laurea in Nutrizione di due centri universitari privati ​​situati nella città di Teresina. La popolazione di studio era composta da 14 precettori inseriti nel corso di Nutrizione. È interessante notare che, dei 14 precettori che avevano completato un corso post-laurea lato sensu (specializzazione) e stricto sensu (master). Gli istituti di istruzione superiore promuovono incontri e incontri tra supervisori e precettori. Non c'è ancora offerta di formazione finalizzata alla pratica pedagogica del precettorato. Si conclude che il precettorato è ancora in via di sviluppo con un carattere puramente tecnico relativo al know-how per lo studente universitario. Tuttavia, la formazione pedagogica sul ruolo del precettore negli ambiti del tirocinio, con particolare attenzione all'istruzione, è ancora essenziale.IBPEFEX2020-05-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.rbone.com.br/index.php/rbone/article/view/1092Brazilian Journal of Obesity, Nutrition and Weight Loss; Vol. 13 No. 82 (2019); 917-921Revista Brasileña de Obesidad, Nutrición y Pérdida de Peso; Vol. 13 Núm. 82 (2019); 917-921Giornale brasiliano di obesità, nutrizione e perdita di peso; V. 13 N. 82 (2019); 917-921RBONE - Revista Brasileira de Obesidade, Nutrição e Emagrecimento; v. 13 n. 82 (2019); 917-921Revista Brasileira de Obesidade, Nutrição e Emagrecimento; v. 13 n. 82 (2019); 917-9211981-9919reponame:Revista brasileira de obesidade, nutrição e emagrecimentoinstname:Instituto Brasileiro de Ensino e Pesquisa em Fisiologia do Exercício (IBPEFEX)instacron:IBPEFEXporhttps://www.rbone.com.br/index.php/rbone/article/view/1092/894Copyright (c) 2020 Maria dos Milagres Farias da Silva, Annatália Meneses de Amorim Gomes, Cleide Carneiro, Valesca Mônica Rodrigues Lima, Carla Maria Fernandes da Silva Limahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessda Silva, Maria dos Milagres Fariasde Amorim Gomes, Annatália MenesesCarneiro, CleideRodrigues Lima, Valesca Mônicada Silva Lima, Carla Maria Fernandes2023-06-14T23:46:15Zoai:ojs.www.rbone.com.br:article/1092Revistahttp://www.rbone.com.br/index.php/rboneONGhttp://www.rbone.com.br/index.php/rbone/oaifrancisco@ibpefex.com.br||ac-navarro@uol.com.br||francisconunesnavarro@gmail.com1981-99191981-9919opendoar:2023-06-14T23:46:15Revista brasileira de obesidade, nutrição e emagrecimento - Instituto Brasileiro de Ensino e Pesquisa em Fisiologia do Exercício (IBPEFEX)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação pedagógica e perfil do preceptor de nutrição no estágio supervisionado
Pedagogical training and profile of the nutrition preceptor in the supervised stage
Formación pedagógica y perfil del preceptor de nutrición en el internado tutelado
Formação pedagógica e perfil do preceptor de nutrição no estágio supervisionado
Formazione pedagogica e profilo del precettore della nutrizione nel tirocinio supervisionato
title Formação pedagógica e perfil do preceptor de nutrição no estágio supervisionado
spellingShingle Formação pedagógica e perfil do preceptor de nutrição no estágio supervisionado
da Silva, Maria dos Milagres Farias
Education
Teaching
Preceptorship
Nutrition
Educación
Enseñando
Preceptoria
Nutrición
Formazione scolastica
Insegnamento
Precettore
Nutrizione
Educação
Ensino
Preceptoria
Nutrição
Educação
Ensino
Preceptoria
Nutrição
title_short Formação pedagógica e perfil do preceptor de nutrição no estágio supervisionado
title_full Formação pedagógica e perfil do preceptor de nutrição no estágio supervisionado
title_fullStr Formação pedagógica e perfil do preceptor de nutrição no estágio supervisionado
title_full_unstemmed Formação pedagógica e perfil do preceptor de nutrição no estágio supervisionado
title_sort Formação pedagógica e perfil do preceptor de nutrição no estágio supervisionado
author da Silva, Maria dos Milagres Farias
author_facet da Silva, Maria dos Milagres Farias
de Amorim Gomes, Annatália Meneses
Carneiro, Cleide
Rodrigues Lima, Valesca Mônica
da Silva Lima, Carla Maria Fernandes
author_role author
author2 de Amorim Gomes, Annatália Meneses
Carneiro, Cleide
Rodrigues Lima, Valesca Mônica
da Silva Lima, Carla Maria Fernandes
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv da Silva, Maria dos Milagres Farias
de Amorim Gomes, Annatália Meneses
Carneiro, Cleide
Rodrigues Lima, Valesca Mônica
da Silva Lima, Carla Maria Fernandes
dc.subject.por.fl_str_mv Education
Teaching
Preceptorship
Nutrition
Educación
Enseñando
Preceptoria
Nutrición
Formazione scolastica
Insegnamento
Precettore
Nutrizione
Educação
Ensino
Preceptoria
Nutrição
Educação
Ensino
Preceptoria
Nutrição
topic Education
Teaching
Preceptorship
Nutrition
Educación
Enseñando
Preceptoria
Nutrición
Formazione scolastica
Insegnamento
Precettore
Nutrizione
Educação
Ensino
Preceptoria
Nutrição
Educação
Ensino
Preceptoria
Nutrição
description O preceptor tem papel fundamental na apropriação, por parte dos estudantes, de competências para a vida profissional, incluindo conhecimentos, habilidades e atitude. Deve ser o responsável por estreitar a distância entre a teoria e a prática na formação dos estudantes de graduação. Esta pesquisa trate-se de um estudo descritivo com abordagem quantitativa. A pesquisa foi realizada com preceptores do curso de graduação em Nutrição de dois centros universitários particulares situados no municí­pio de Teresina. A população do estudo foi composta por 14 preceptores inseridos no curso de Nutrição. Ressalta-se que, dos 14 preceptores que tinham realizado curso de pós-graduação lato sensu (especialização) quanto stricto sensu (mestrado). As IES promovem encontros e reuniões, entre os supervisores e preceptores. Ainda não existe a oferta de uma capacitação direcionada para a prática pedagógica do exercí­cio da preceptoria. Conclui-se que a preceptoria ainda vem se desenvolvendo com caráter meramente técnico relacionado ao saber fazer para o estudante da graduação. No entanto ainda são imprescindí­veis uma capacitação pedagógica sobre o papel do preceptor nos campos de estágios, com enfoque na educação.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-05-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.rbone.com.br/index.php/rbone/article/view/1092
url https://www.rbone.com.br/index.php/rbone/article/view/1092
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.rbone.com.br/index.php/rbone/article/view/1092/894
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv IBPEFEX
publisher.none.fl_str_mv IBPEFEX
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Obesity, Nutrition and Weight Loss; Vol. 13 No. 82 (2019); 917-921
Revista Brasileña de Obesidad, Nutrición y Pérdida de Peso; Vol. 13 Núm. 82 (2019); 917-921
Giornale brasiliano di obesità, nutrizione e perdita di peso; V. 13 N. 82 (2019); 917-921
RBONE - Revista Brasileira de Obesidade, Nutrição e Emagrecimento; v. 13 n. 82 (2019); 917-921
Revista Brasileira de Obesidade, Nutrição e Emagrecimento; v. 13 n. 82 (2019); 917-921
1981-9919
reponame:Revista brasileira de obesidade, nutrição e emagrecimento
instname:Instituto Brasileiro de Ensino e Pesquisa em Fisiologia do Exercício (IBPEFEX)
instacron:IBPEFEX
instname_str Instituto Brasileiro de Ensino e Pesquisa em Fisiologia do Exercício (IBPEFEX)
instacron_str IBPEFEX
institution IBPEFEX
reponame_str Revista brasileira de obesidade, nutrição e emagrecimento
collection Revista brasileira de obesidade, nutrição e emagrecimento
repository.name.fl_str_mv Revista brasileira de obesidade, nutrição e emagrecimento - Instituto Brasileiro de Ensino e Pesquisa em Fisiologia do Exercício (IBPEFEX)
repository.mail.fl_str_mv francisco@ibpefex.com.br||ac-navarro@uol.com.br||francisconunesnavarro@gmail.com
_version_ 1798949755022213120