A influência de blogueiras fitness no consumo alimentar da população

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Magalhães, Lilian Moreira
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Brasil e Bernardes, Ana Carolina, Tiengo, Andréa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista brasileira de obesidade, nutrição e emagrecimento
Texto Completo: https://www.rbone.com.br/index.php/rbone/article/view/629
Resumo: Introdução: O culto ao corpo tem-se modificado e a busca pelo corpo perfeito nada mais é que o reflexo que a mí­dia criou como um corpo que exalta saúde e beleza padrão. A construção e consolidação desses novos protótipos de beleza atual determinam padrões alimentares. Em um espaço onde a média desenvolve uma função importante de geração de opinião, cabe ao profissional de nutrição estar ciente da dimensão do que se passa na média e qual a influência sob os hábitos alimentares. Objetivo: Avaliar a influência que as blogueiras "fitness" exercem sob os hábitos alimentares na população por meio da análise de materiais veiculados nas redes sociais. Métodos: Trata-se de um estudo quantitativo, observacional, descritivo e prospectivo, realizado com 120 sujeitos com idade entre 18 e 50 anos. Para a execução da pesquisa, foi aplicado questionário para alunos de ambos os gêneros matriculados em escolas de ensino médio, ensino superior e academias. Resultados e Discussão: O maior número de participantes por faixa etária foi dos 20 até 25 anos, com 42 ± 13,7 indiví­duos participantes da pesquisa, e com o menor número foi dos 45 até 50 anos com 5 ± 13,7 participantes. Apesar de 100% dos participantes fazerem uso de redes sociais, apenas 27% dos participantes seguem blogueira. Além disso, 12,5% seguem suas dicas. Conclusão: Foi possí­vel perceber que, apesar dos participantes estarem conectados em várias redes sociais, a maioria não segue uma blogueira "fitness", e mesmo os que seguem muitos não são influenciados por suas dicas.
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spelling A influência de blogueiras fitness no consumo alimentar da populaçãoThe influence of fitness bloggers on food behavior in the populationLa influencia de los blogueros de fitness en el consumo de alimentos de la poblaciónA influência de blogueiras fitness no consumo alimentar da populaçãoL'influenza dei blogger di fitness sul consumo di cibo della popolazioneBody imageNutricionistSocial networkImagem corporalNutricionistaRed socialImmagine del corpoNutricionistaRede socialeImagem corporalNutricionistaRede socialImagem corporalNutricionistaRede socialIntrodução: O culto ao corpo tem-se modificado e a busca pelo corpo perfeito nada mais é que o reflexo que a mí­dia criou como um corpo que exalta saúde e beleza padrão. A construção e consolidação desses novos protótipos de beleza atual determinam padrões alimentares. Em um espaço onde a média desenvolve uma função importante de geração de opinião, cabe ao profissional de nutrição estar ciente da dimensão do que se passa na média e qual a influência sob os hábitos alimentares. Objetivo: Avaliar a influência que as blogueiras "fitness" exercem sob os hábitos alimentares na população por meio da análise de materiais veiculados nas redes sociais. Métodos: Trata-se de um estudo quantitativo, observacional, descritivo e prospectivo, realizado com 120 sujeitos com idade entre 18 e 50 anos. Para a execução da pesquisa, foi aplicado questionário para alunos de ambos os gêneros matriculados em escolas de ensino médio, ensino superior e academias. Resultados e Discussão: O maior número de participantes por faixa etária foi dos 20 até 25 anos, com 42 ± 13,7 indiví­duos participantes da pesquisa, e com o menor número foi dos 45 até 50 anos com 5 ± 13,7 participantes. Apesar de 100% dos participantes fazerem uso de redes sociais, apenas 27% dos participantes seguem blogueira. Além disso, 12,5% seguem suas dicas. Conclusão: Foi possí­vel perceber que, apesar dos participantes estarem conectados em várias redes sociais, a maioria não segue uma blogueira "fitness", e mesmo os que seguem muitos não são influenciados por suas dicas.Introduction: The worship to the body is modifying, the search for a perfect one is nothing but the reflex created by media that treats the body like glorifying health and standard beauty. The construction and consolidation of these new beauty stereotypes determinate food pattern. In a space where media operates an important function of opinion generation, it is up to nutrition professional being aware of what is going on, and of the media's influence to food behavior. Goal: Evaluate the influence of fitness bloggers on food behavior in the population analyzing social networks materials. Methods: That is a quantitative study, observational, descriptive and prospective, realized with 120 people between 18 and 50 years old. To this research, a quiz was applied to students of both gender enrolled in High School, Universities and fitness center. Results and discussion: the higher number of participants is between 20 and 25 years old with 42 ± 13.7 participants; and the shortest number was people between 45 and 50 years old with 5 ± 13.7. Besides of 100% of these people using social networks, just 27% of them follows bloggers, and 12.5% their tips. Conclusion: it was possible to realize that, besides of most of the participants being connected, most of them do not follow fitness bloggers, and, even these people, are not much influenced by their tips.Introducción: El culto al cuerpo ha cambiado y la búsqueda del cuerpo perfecto no es más que el reflejo que los medios crearon como un cuerpo que exalta la salud y la belleza estándar. La construcción y consolidación de estos nuevos prototipos de la belleza actual condicionan los patrones alimentarios. En un espacio donde los medios de comunicación juegan un papel importante en la generación de opinión, corresponde al profesional de la nutrición ser consciente de la dimensión de lo que pasa en los medios y qué influencia tiene en los hábitos alimentarios. Objetivo: Evaluar la influencia que ejercen los blogueros de fitness en los hábitos alimentarios de la población a través del análisis de materiales publicados en redes sociales. Métodos: Se trata de un estudio cuantitativo, observacional, descriptivo y prospectivo, realizado con 120 sujetos con edades comprendidas entre los 18 y los 50 años. Para llevar a cabo la investigación se aplicó un cuestionario a estudiantes de ambos sexos matriculados en bachilleratos, educación superior y academias. Resultados y Discusión: El mayor número de participantes por grupo de edad fue de 20 a 25 años, con 42 ± 13,7 participantes de la investigación, y el de menor número fue de 45 a 50 años, con 5 ± 13,7 participantes. Aunque el 100% de los participantes hace uso de las redes sociales, solo el 27% de los participantes sigue a un blogger. Además, el 12,5% sigue sus consejos. Conclusión: fue posible notar que, a pesar de que los participantes están conectados en varias redes sociales, la mayoría no sigue a una bloguera de "fitness", e incluso aquellos que siguen a muchos no se dejan influenciar por sus consejosIntrodução: O culto ao corpo tem-se modificado e a busca pelo corpo perfeito nada mais é que o reflexo que a mí­dia criou como um corpo que exalta saúde e beleza padrão. A construção e consolidação desses novos protótipos de beleza atual determinam padrões alimentares. Em um espaço onde a média desenvolve uma função importante de geração de opinião, cabe ao profissional de nutrição estar ciente da dimensão do que se passa na média e qual a influência sob os hábitos alimentares. Objetivo: Avaliar a influência que as blogueiras "fitness" exercem sob os hábitos alimentares na população por meio da análise de materiais veiculados nas redes sociais. Métodos: Trata-se de um estudo quantitativo, observacional, descritivo e prospectivo, realizado com 120 sujeitos com idade entre 18 e 50 anos. Para a execução da pesquisa, foi aplicado questionário para alunos de ambos os gêneros matriculados em escolas de ensino médio, ensino superior e academias. Resultados e Discussão: O maior número de participantes por faixa etária foi dos 20 até 25 anos, com 42 ± 13,7 indiví­duos participantes da pesquisa, e com o menor número foi dos 45 até 50 anos com 5 ± 13,7 participantes. Apesar de 100% dos participantes fazerem uso de redes sociais, apenas 27% dos participantes seguem blogueira. Além disso, 12,5% seguem suas dicas. Conclusão: Foi possí­vel perceber que, apesar dos participantes estarem conectados em várias redes sociais, a maioria não segue uma blogueira "fitness", e mesmo os que seguem muitos não são influenciados por suas dicas.Introduzione: Il culto del corpo è cambiato e la ricerca del corpo perfetto non è altro che il riflesso che i media hanno creato come un corpo che esalta la salute e la bellezza standard. La costruzione e il consolidamento di questi nuovi prototipi della bellezza attuale determinano i modelli alimentari. In uno spazio in cui i media svolgono un ruolo importante nel generare opinione, spetta al professionista della nutrizione essere consapevole della dimensione di ciò che sta accadendo nei media e dell'influenza che hanno sulle abitudini alimentari. Obiettivo: Valutare l'influenza che i blogger di fitness esercitano sulle abitudini alimentari della popolazione attraverso l'analisi dei materiali pubblicati sui social network. Metodi: Si tratta di uno studio quantitativo, osservazionale, descrittivo e prospettico, condotto su 120 soggetti di età compresa tra i 18 ei 50 anni. Per lo svolgimento della ricerca è stato applicato un questionario agli studenti di entrambi i sessi iscritti a scuole superiori, superiori e accademie. Risultati e discussione: Il maggior numero di partecipanti per fascia di età era tra i 20 ei 25 anni, con 42 ± 13,7 individui che partecipavano alla ricerca, e con il numero più basso era tra i 45 ei 50 anni, con 5 ± 13,7 partecipanti. Sebbene il 100% dei partecipanti utilizzi i social network, solo il 27% dei partecipanti segue un blogger. Inoltre, il 12,5% segue i propri suggerimenti. Conclusione: è stato possibile notare che, nonostante i partecipanti siano collegati in vari social network, la maggior parte non segue una blogger "fitness", e anche chi ne segue molti non si lascia influenzare dai suoi consigli.IBPEFEX2018-02-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.rbone.com.br/index.php/rbone/article/view/629Brazilian Journal of Obesity, Nutrition and Weight Loss; Vol. 11 No. 68 (2017): Suplementar 2; 685-692Revista Brasileña de Obesidad, Nutrición y Pérdida de Peso; Vol. 11 Núm. 68 (2017): Suplementar 2; 685-692Giornale brasiliano di obesità, nutrizione e perdita di peso; V. 11 N. 68 (2017): Suplementar 2; 685-692RBONE - Revista Brasileira de Obesidade, Nutrição e Emagrecimento; v. 11 n. 68 (2017): Suplementar 2; 685-692Revista Brasileira de Obesidade, Nutrição e Emagrecimento; v. 11 n. 68 (2017): Suplementar 2; 685-6921981-9919reponame:Revista brasileira de obesidade, nutrição e emagrecimentoinstname:Instituto Brasileiro de Ensino e Pesquisa em Fisiologia do Exercício (IBPEFEX)instacron:IBPEFEXporhttps://www.rbone.com.br/index.php/rbone/article/view/629/492https://www.rbone.com.br/index.php/rbone/article/view/629/771Magalhães, Lilian MoreiraBrasil e Bernardes, Ana CarolinaTiengo, Andréainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-05-13T14:14:49Zoai:ojs.www.rbone.com.br:article/629Revistahttp://www.rbone.com.br/index.php/rboneONGhttp://www.rbone.com.br/index.php/rbone/oaifrancisco@ibpefex.com.br||ac-navarro@uol.com.br||francisconunesnavarro@gmail.com1981-99191981-9919opendoar:2024-05-13T14:14:49Revista brasileira de obesidade, nutrição e emagrecimento - Instituto Brasileiro de Ensino e Pesquisa em Fisiologia do Exercício (IBPEFEX)false
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