Prospecção química, atividade antioxidante, anticolinesterásica e antifúngica de extratos etanólicos de espécies de Senna Mill. (Fabaceae)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neves,Andréa Maria
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Morais,Selene Maia de, Santos,Hélcio Silva dos, Ferreira,Marcílio Matos, Cruz,Ricardo Carneiro Vera, Souza,Elnatan Bezerra de, Andrade,Lúcia Betânia da Silva, Fontenelle,Raquel Oliveira dos Santos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Hoehnea
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2236-89062022000100208
Resumo: RESUMO O objetivo deste trabalho foi avaliar o perfil químico, teor de fenóis totais e as atividades antioxidante, antiacetilcolinesterásica e antifúngica dos extratos etanólicos das folhas (EEF) e do caule (EEC) de cinco espécies de Senna, bem como avaliar a correlação entre o conteúdo de fenóis totais com a atividade sequestradora do radical livre DPPH e com a inibição da enzima acetilcolinesterase AChEI. No teste fitoquímico, evidenciou-se a presença de metabólitos secundários em todos os extratos. Os EEF e EEC de Senna trachypus, destacaram-se por apresentar os maiores valores de fenóis totais. Os EEF e EEC de S. trachypus mostraram a melhor ação sobre a enzima acetilcolinesterase. Todas as espécies apresentaram atividade antioxidante, em especial o EEF de S. trachypus. Foi observado correlação forte para as variáveis fenóis totais e atividade antioxidante (r = -0,71), muito forte para fenóis totais e antiacetilcolinesterase (r = -0,84) e atividade moderada para atividade antioxidante e antiacetilcolinesterase (0,43). Apenas os extratos de S. trachypus apresentaram atividade contra todos os dermatófitos, quando comparado às demais espécies. A espécie S. trachypus foi considerada a planta mais promissora para estudos subsequentes, a fim de encontrar compostos com ações farmacológicas.
id IBT-1_d7f9d4fbfd5f2cda1ae19dac2c3d461f
oai_identifier_str oai:scielo:S2236-89062022000100208
network_acronym_str IBT-1
network_name_str Hoehnea
repository_id_str
spelling Prospecção química, atividade antioxidante, anticolinesterásica e antifúngica de extratos etanólicos de espécies de Senna Mill. (Fabaceae)acetilcolinesterasedermatófitosfitoquímicaprodutos naturaisradicais livresRESUMO O objetivo deste trabalho foi avaliar o perfil químico, teor de fenóis totais e as atividades antioxidante, antiacetilcolinesterásica e antifúngica dos extratos etanólicos das folhas (EEF) e do caule (EEC) de cinco espécies de Senna, bem como avaliar a correlação entre o conteúdo de fenóis totais com a atividade sequestradora do radical livre DPPH e com a inibição da enzima acetilcolinesterase AChEI. No teste fitoquímico, evidenciou-se a presença de metabólitos secundários em todos os extratos. Os EEF e EEC de Senna trachypus, destacaram-se por apresentar os maiores valores de fenóis totais. Os EEF e EEC de S. trachypus mostraram a melhor ação sobre a enzima acetilcolinesterase. Todas as espécies apresentaram atividade antioxidante, em especial o EEF de S. trachypus. Foi observado correlação forte para as variáveis fenóis totais e atividade antioxidante (r = -0,71), muito forte para fenóis totais e antiacetilcolinesterase (r = -0,84) e atividade moderada para atividade antioxidante e antiacetilcolinesterase (0,43). Apenas os extratos de S. trachypus apresentaram atividade contra todos os dermatófitos, quando comparado às demais espécies. A espécie S. trachypus foi considerada a planta mais promissora para estudos subsequentes, a fim de encontrar compostos com ações farmacológicas.Instituto de Pesquisas Ambientais2022-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2236-89062022000100208Hoehnea v.49 2022reponame:Hoehneainstname:Instituto de Botânica (IBT)instacron:IBT10.1590/2236-8906-111/2020info:eu-repo/semantics/openAccessNeves,Andréa MariaMorais,Selene Maia deSantos,Hélcio Silva dosFerreira,Marcílio MatosCruz,Ricardo Carneiro VeraSouza,Elnatan Bezerra deAndrade,Lúcia Betânia da SilvaFontenelle,Raquel Oliveira dos Santospor2022-02-18T00:00:00Zoai:scielo:S2236-89062022000100208Revistahttp://www.ibot.sp.gov.br/publicacoes/hoehnea/sobre_hoehnea.phpPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||hoehneaibt@gmail.com2236-89060073-2877opendoar:2022-02-18T00:00Hoehnea - Instituto de Botânica (IBT)false
dc.title.none.fl_str_mv Prospecção química, atividade antioxidante, anticolinesterásica e antifúngica de extratos etanólicos de espécies de Senna Mill. (Fabaceae)
title Prospecção química, atividade antioxidante, anticolinesterásica e antifúngica de extratos etanólicos de espécies de Senna Mill. (Fabaceae)
spellingShingle Prospecção química, atividade antioxidante, anticolinesterásica e antifúngica de extratos etanólicos de espécies de Senna Mill. (Fabaceae)
Neves,Andréa Maria
acetilcolinesterase
dermatófitos
fitoquímica
produtos naturais
radicais livres
title_short Prospecção química, atividade antioxidante, anticolinesterásica e antifúngica de extratos etanólicos de espécies de Senna Mill. (Fabaceae)
title_full Prospecção química, atividade antioxidante, anticolinesterásica e antifúngica de extratos etanólicos de espécies de Senna Mill. (Fabaceae)
title_fullStr Prospecção química, atividade antioxidante, anticolinesterásica e antifúngica de extratos etanólicos de espécies de Senna Mill. (Fabaceae)
title_full_unstemmed Prospecção química, atividade antioxidante, anticolinesterásica e antifúngica de extratos etanólicos de espécies de Senna Mill. (Fabaceae)
title_sort Prospecção química, atividade antioxidante, anticolinesterásica e antifúngica de extratos etanólicos de espécies de Senna Mill. (Fabaceae)
author Neves,Andréa Maria
author_facet Neves,Andréa Maria
Morais,Selene Maia de
Santos,Hélcio Silva dos
Ferreira,Marcílio Matos
Cruz,Ricardo Carneiro Vera
Souza,Elnatan Bezerra de
Andrade,Lúcia Betânia da Silva
Fontenelle,Raquel Oliveira dos Santos
author_role author
author2 Morais,Selene Maia de
Santos,Hélcio Silva dos
Ferreira,Marcílio Matos
Cruz,Ricardo Carneiro Vera
Souza,Elnatan Bezerra de
Andrade,Lúcia Betânia da Silva
Fontenelle,Raquel Oliveira dos Santos
author2_role author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Neves,Andréa Maria
Morais,Selene Maia de
Santos,Hélcio Silva dos
Ferreira,Marcílio Matos
Cruz,Ricardo Carneiro Vera
Souza,Elnatan Bezerra de
Andrade,Lúcia Betânia da Silva
Fontenelle,Raquel Oliveira dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv acetilcolinesterase
dermatófitos
fitoquímica
produtos naturais
radicais livres
topic acetilcolinesterase
dermatófitos
fitoquímica
produtos naturais
radicais livres
description RESUMO O objetivo deste trabalho foi avaliar o perfil químico, teor de fenóis totais e as atividades antioxidante, antiacetilcolinesterásica e antifúngica dos extratos etanólicos das folhas (EEF) e do caule (EEC) de cinco espécies de Senna, bem como avaliar a correlação entre o conteúdo de fenóis totais com a atividade sequestradora do radical livre DPPH e com a inibição da enzima acetilcolinesterase AChEI. No teste fitoquímico, evidenciou-se a presença de metabólitos secundários em todos os extratos. Os EEF e EEC de Senna trachypus, destacaram-se por apresentar os maiores valores de fenóis totais. Os EEF e EEC de S. trachypus mostraram a melhor ação sobre a enzima acetilcolinesterase. Todas as espécies apresentaram atividade antioxidante, em especial o EEF de S. trachypus. Foi observado correlação forte para as variáveis fenóis totais e atividade antioxidante (r = -0,71), muito forte para fenóis totais e antiacetilcolinesterase (r = -0,84) e atividade moderada para atividade antioxidante e antiacetilcolinesterase (0,43). Apenas os extratos de S. trachypus apresentaram atividade contra todos os dermatófitos, quando comparado às demais espécies. A espécie S. trachypus foi considerada a planta mais promissora para estudos subsequentes, a fim de encontrar compostos com ações farmacológicas.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2236-89062022000100208
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2236-89062022000100208
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/2236-8906-111/2020
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto de Pesquisas Ambientais
publisher.none.fl_str_mv Instituto de Pesquisas Ambientais
dc.source.none.fl_str_mv Hoehnea v.49 2022
reponame:Hoehnea
instname:Instituto de Botânica (IBT)
instacron:IBT
instname_str Instituto de Botânica (IBT)
instacron_str IBT
institution IBT
reponame_str Hoehnea
collection Hoehnea
repository.name.fl_str_mv Hoehnea - Instituto de Botânica (IBT)
repository.mail.fl_str_mv ||hoehneaibt@gmail.com
_version_ 1754193648780574720