INCORPORAÇÃO DE MICROESFERAS CONTENDO CLOREXIDINA EM SISTEMA ADESIVO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ballier, Melissa; Universidade de Brasília (UnB)
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Degrazia, Felipe Weidenbach; Universidade Federal de Minas Gerais, Frank, Luíza Abrahão; Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Camassola, Melissa; Universidade Luterana do Brasil, Silva, Fabricio Machado; Universidade de Brasília, Araújo, Robson Teixeira; Universidade de Brasília, Genari, Bruna; Universidade Federal de Minas Gerais, Universidade de Brasília.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ciências e Odontologia
Texto Completo: http://revistas.icesp.br/index.php/RCO/article/view/4460
Resumo: RESUMO Objetivo: O objetivo deste estudo foi desenvolver microesferas contendo Clorexidina (ME-CHX), caracterizá-las e incorporá-las a um adesivo odontológico, além de avaliar suas propriedades biológicas e químicas. Métodos: A formulação das ME-CHX foi realizada utilizando o polímero Eudragit® S100 (50 mL) em solução etanólica de clorexidina a 2mg/ml (250 µL), triglicerídeos de cadeia média (825 µL), Span® 60 (0,19g), etanol (27 mL), polissorbato 80 (0,3840 g), água (250 mL) e ácido deoxicólico (0,1501g). A suspensão foi processada por um equipamento de spray dryer em ciclo aberto. As ME-CHX foram mensuradas por difração a laser e a análise morfológica por microscopia eletrônica de varredura (MEV). Foram adicionadas ao adesivo Adper™ Scotchbond™ Multiuso (3M ESPE) nas concentrações de 5% e 7,5% em massa e um grupo foi mantido sem partículas, como controle. Foram realizados os testes de grau de conversão (GC) (n=3) e citotoxicidade (CT) (n=3). Resultados: O diâmetro médio das partículas foi de 1µm. A análise através de MEV mostrou o aspecto esférico das partículas. Os resultados obtidos para as diferentes concentrações de microesferas nos adesivos foram comparados por ANOVA e Tukey. O GC não apresentou diferença entre os grupos (p=0.51), variando de 53,86±2,87% e 56,89± 5,38%. Em CT, os adesivos mantiveram a viabilidade celular acima de 80% após 24h e 48h de contato. Conclusões: Microesferas de clorexidina foram produzidas e incorporadas ao adesivo sem efeitos citotóxicos e sem comprometer a polimerização do material.
id ICESP - 2_bef5c1837f92e4f5f6f369de884c6427
oai_identifier_str oai:ojs.icesp.br:article/4460
network_acronym_str ICESP - 2
network_name_str Revista Ciências e Odontologia
repository_id_str
spelling INCORPORAÇÃO DE MICROESFERAS CONTENDO CLOREXIDINA EM SISTEMA ADESIVOMicroesferas; Clorexidina; Adesão dentinária.RESUMO Objetivo: O objetivo deste estudo foi desenvolver microesferas contendo Clorexidina (ME-CHX), caracterizá-las e incorporá-las a um adesivo odontológico, além de avaliar suas propriedades biológicas e químicas. Métodos: A formulação das ME-CHX foi realizada utilizando o polímero Eudragit® S100 (50 mL) em solução etanólica de clorexidina a 2mg/ml (250 µL), triglicerídeos de cadeia média (825 µL), Span® 60 (0,19g), etanol (27 mL), polissorbato 80 (0,3840 g), água (250 mL) e ácido deoxicólico (0,1501g). A suspensão foi processada por um equipamento de spray dryer em ciclo aberto. As ME-CHX foram mensuradas por difração a laser e a análise morfológica por microscopia eletrônica de varredura (MEV). Foram adicionadas ao adesivo Adper™ Scotchbond™ Multiuso (3M ESPE) nas concentrações de 5% e 7,5% em massa e um grupo foi mantido sem partículas, como controle. Foram realizados os testes de grau de conversão (GC) (n=3) e citotoxicidade (CT) (n=3). Resultados: O diâmetro médio das partículas foi de 1µm. A análise através de MEV mostrou o aspecto esférico das partículas. Os resultados obtidos para as diferentes concentrações de microesferas nos adesivos foram comparados por ANOVA e Tukey. O GC não apresentou diferença entre os grupos (p=0.51), variando de 53,86±2,87% e 56,89± 5,38%. Em CT, os adesivos mantiveram a viabilidade celular acima de 80% após 24h e 48h de contato. Conclusões: Microesferas de clorexidina foram produzidas e incorporadas ao adesivo sem efeitos citotóxicos e sem comprometer a polimerização do material.Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa - NIPCNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e TecnológicoBallier, Melissa; Universidade de Brasília (UnB)Degrazia, Felipe Weidenbach; Universidade Federal de Minas GeraisFrank, Luíza Abrahão; Universidade Federal do Rio Grande do SulCamassola, Melissa; Universidade Luterana do BrasilSilva, Fabricio Machado; Universidade de BrasíliaAraújo, Robson Teixeira; Universidade de BrasíliaGenari, Bruna; Universidade Federal de Minas Gerais, Universidade de Brasília.2024-02-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://revistas.icesp.br/index.php/RCO/article/view/4460Revista Ciências e Odontologia; v. 8, n. 1 (2024): Revista Ciências e Odontologia; 189-1962527-0214reponame:Revista Ciências e Odontologiainstname:Centro Universitário ICESPinstacron:ICESPporhttp://revistas.icesp.br/index.php/RCO/article/view/4460/2577Direitos autorais 2024 Revista Ciências e Odontologiainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-01T03:22:42Zoai:ojs.icesp.br:article/4460Revistahttp://revistas.icesp.br/index.php/RCO/indexPRIhttp://revistas.icesp.br/index.php/RCO/oairco@icesp.edu.br||rco@icesp.edu.br2527-02142527-0214opendoar:2024-02-01T03:22:42Revista Ciências e Odontologia - Centro Universitário ICESPfalse
dc.title.none.fl_str_mv INCORPORAÇÃO DE MICROESFERAS CONTENDO CLOREXIDINA EM SISTEMA ADESIVO
title INCORPORAÇÃO DE MICROESFERAS CONTENDO CLOREXIDINA EM SISTEMA ADESIVO
spellingShingle INCORPORAÇÃO DE MICROESFERAS CONTENDO CLOREXIDINA EM SISTEMA ADESIVO
Ballier, Melissa; Universidade de Brasília (UnB)
Microesferas; Clorexidina; Adesão dentinária.
title_short INCORPORAÇÃO DE MICROESFERAS CONTENDO CLOREXIDINA EM SISTEMA ADESIVO
title_full INCORPORAÇÃO DE MICROESFERAS CONTENDO CLOREXIDINA EM SISTEMA ADESIVO
title_fullStr INCORPORAÇÃO DE MICROESFERAS CONTENDO CLOREXIDINA EM SISTEMA ADESIVO
title_full_unstemmed INCORPORAÇÃO DE MICROESFERAS CONTENDO CLOREXIDINA EM SISTEMA ADESIVO
title_sort INCORPORAÇÃO DE MICROESFERAS CONTENDO CLOREXIDINA EM SISTEMA ADESIVO
author Ballier, Melissa; Universidade de Brasília (UnB)
author_facet Ballier, Melissa; Universidade de Brasília (UnB)
Degrazia, Felipe Weidenbach; Universidade Federal de Minas Gerais
Frank, Luíza Abrahão; Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Camassola, Melissa; Universidade Luterana do Brasil
Silva, Fabricio Machado; Universidade de Brasília
Araújo, Robson Teixeira; Universidade de Brasília
Genari, Bruna; Universidade Federal de Minas Gerais, Universidade de Brasília.
author_role author
author2 Degrazia, Felipe Weidenbach; Universidade Federal de Minas Gerais
Frank, Luíza Abrahão; Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Camassola, Melissa; Universidade Luterana do Brasil
Silva, Fabricio Machado; Universidade de Brasília
Araújo, Robson Teixeira; Universidade de Brasília
Genari, Bruna; Universidade Federal de Minas Gerais, Universidade de Brasília.
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
dc.contributor.author.fl_str_mv Ballier, Melissa; Universidade de Brasília (UnB)
Degrazia, Felipe Weidenbach; Universidade Federal de Minas Gerais
Frank, Luíza Abrahão; Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Camassola, Melissa; Universidade Luterana do Brasil
Silva, Fabricio Machado; Universidade de Brasília
Araújo, Robson Teixeira; Universidade de Brasília
Genari, Bruna; Universidade Federal de Minas Gerais, Universidade de Brasília.
dc.subject.none.fl_str_mv

dc.subject.por.fl_str_mv Microesferas; Clorexidina; Adesão dentinária.
topic Microesferas; Clorexidina; Adesão dentinária.
description RESUMO Objetivo: O objetivo deste estudo foi desenvolver microesferas contendo Clorexidina (ME-CHX), caracterizá-las e incorporá-las a um adesivo odontológico, além de avaliar suas propriedades biológicas e químicas. Métodos: A formulação das ME-CHX foi realizada utilizando o polímero Eudragit® S100 (50 mL) em solução etanólica de clorexidina a 2mg/ml (250 µL), triglicerídeos de cadeia média (825 µL), Span® 60 (0,19g), etanol (27 mL), polissorbato 80 (0,3840 g), água (250 mL) e ácido deoxicólico (0,1501g). A suspensão foi processada por um equipamento de spray dryer em ciclo aberto. As ME-CHX foram mensuradas por difração a laser e a análise morfológica por microscopia eletrônica de varredura (MEV). Foram adicionadas ao adesivo Adper™ Scotchbond™ Multiuso (3M ESPE) nas concentrações de 5% e 7,5% em massa e um grupo foi mantido sem partículas, como controle. Foram realizados os testes de grau de conversão (GC) (n=3) e citotoxicidade (CT) (n=3). Resultados: O diâmetro médio das partículas foi de 1µm. A análise através de MEV mostrou o aspecto esférico das partículas. Os resultados obtidos para as diferentes concentrações de microesferas nos adesivos foram comparados por ANOVA e Tukey. O GC não apresentou diferença entre os grupos (p=0.51), variando de 53,86±2,87% e 56,89± 5,38%. Em CT, os adesivos mantiveram a viabilidade celular acima de 80% após 24h e 48h de contato. Conclusões: Microesferas de clorexidina foram produzidas e incorporadas ao adesivo sem efeitos citotóxicos e sem comprometer a polimerização do material.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-02-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://revistas.icesp.br/index.php/RCO/article/view/4460
url http://revistas.icesp.br/index.php/RCO/article/view/4460
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://revistas.icesp.br/index.php/RCO/article/view/4460/2577
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2024 Revista Ciências e Odontologia
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2024 Revista Ciências e Odontologia
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa - NIP
publisher.none.fl_str_mv Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa - NIP
dc.source.none.fl_str_mv Revista Ciências e Odontologia; v. 8, n. 1 (2024): Revista Ciências e Odontologia; 189-196
2527-0214
reponame:Revista Ciências e Odontologia
instname:Centro Universitário ICESP
instacron:ICESP
instname_str Centro Universitário ICESP
instacron_str ICESP
institution ICESP
reponame_str Revista Ciências e Odontologia
collection Revista Ciências e Odontologia
repository.name.fl_str_mv Revista Ciências e Odontologia - Centro Universitário ICESP
repository.mail.fl_str_mv rco@icesp.edu.br||rco@icesp.edu.br
_version_ 1797231699277381632