FORMAÇÃO EM ODONTOLOGIA NO BRASIL: HISTÓRIA, AVANÇOS E DESAFIOS NA MUDANÇA DO OLHAR E DAS PRÁTICAS EM SAÚDE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Macau-Lopes, Mônica Guimarães; Centro Universitário ICESP.
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ciências e Odontologia
Texto Completo: http://revistas.icesp.br/index.php/RCO/article/view/981
Resumo: Este artigo propõe uma breve análise histórica da institucionalização da formação em Odontologia, descrevendo a transformação curricular no século XX e as estratégias do Estado para que as mudanças formativas possam originar profissionais que respondam às demandas da sociedade, em particular do Sistema Único de Saúde do século XXI. Traz aspectos da fragmentação do saber, da educação descontextualizada e focada no acúmulo de informações técnico-científicas, até a formação com caráter humanista, centrada nos sujeitos. Enfatiza o processo de transformação da Odontologia, do ofício às práticas contra hegemônicas para a emergência de uma nova formação para o SUS. METODOLOGIA: estudo de revisão bibliográfico e documental, incluindo legislação desde o Brasil Império. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Ainda que, em grande parte, fragmentado e centrado em si, sem articulação interdisciplinar, principalmente nas instituições privadas com fins lucrativos, onde as tecnologias de ponta servem de estimulo à técnica e de diferencial entre as demais, existem estímulo do Estado em prover o Sistema único de Saúde de profissionais mais humanistas, qualificando a formação em saúde com o foco nas práticas para a produção de cuidado, com base nos sujeitos e suas histórias de vida e não somente baseado no modelo mercantilista, biológico e ‘odontocentrado’, pertinente à técnica e a necessidade individual, mas buscando um contexto social que identifique necessidades e dê respostas.
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