Primeiro ano de pandemia COVID-19: o que se sabe sobre seus constructos fisiopatológicos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andolfatto, Daniel; UNIVERSIDADE COMUNITARIA DA REGIÃO DE CHAPECO
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Lutinski, Junir Antônio; Universidade Comunitária da Região de Chapecó - UNOCHAPECO. Chapecó-SC, BR Docente do Programa de mestrado em Ciências da Saúde. Chapecó-Santa Catarina, Brasil., Ferraz, Lucimare; Universidade Comunitária da Região de Chapecó - UNOCHAPECO. Chapecó-SC, BR Docente do Programa de mestrado em Ciências da Saúde. Chapecó-Santa Catarina, Brasil.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Pesquisa em Ciências da Saúde
Texto Completo: http://revistas.icesp.br/index.php/RBPeCS/article/view/1606
Resumo: A COVID-19 é causada pelo vírus SARS-CoV-2, que provocou uma situação emergente de saúde pública, dizimando milhões de pessoas e deixando outros problemas sociais. Esse estudo teve por objetivo apresentar os construtos fisiopatológicos no primeiro ano da pandemia. Trata-se de uma revisão narrativa da literatura, realizada a partir de pesquisas nas bases Biblioteca Virtual de Saúde, Periódicos Capes, PubMed, Cochrane com os descritores padronizados ‘Pathophysiology’ combinados por meio do operador booleano AND. Selecionaram-se artigos publicados no primeiro ano da pandemia de qualquer idioma e que tratassem desse tema. Os resultados dessa revisão constataram que a COVID-19 possuí três fases fisiopatológicas: inoculação; pneumonia; e hiperinflamação sistêmica. Cada fase define as manifestações clínicas e a evolução da doença, bem como, os exames a serem realizados. Apesar de inúmeros estudos, ainda há lacunas como a evolução rápida da infecção e as definições dos processos fisiopatológico e as sequelas dessa morbidade.
id ICESP-1_a0d773288cf8cc900f43a2e3f2401da4
oai_identifier_str oai:ojs.icesp.br:article/1606
network_acronym_str ICESP-1
network_name_str Revista Brasileira de Pesquisa em Ciências da Saúde
repository_id_str
spelling Primeiro ano de pandemia COVID-19: o que se sabe sobre seus constructos fisiopatológicosSAÚDE - FISIOPATOLOGIASARS-CoV-2; COVID-19; Pandemia; FisiopatologiaCOVID-19A COVID-19 é causada pelo vírus SARS-CoV-2, que provocou uma situação emergente de saúde pública, dizimando milhões de pessoas e deixando outros problemas sociais. Esse estudo teve por objetivo apresentar os construtos fisiopatológicos no primeiro ano da pandemia. Trata-se de uma revisão narrativa da literatura, realizada a partir de pesquisas nas bases Biblioteca Virtual de Saúde, Periódicos Capes, PubMed, Cochrane com os descritores padronizados ‘Pathophysiology’ combinados por meio do operador booleano AND. Selecionaram-se artigos publicados no primeiro ano da pandemia de qualquer idioma e que tratassem desse tema. Os resultados dessa revisão constataram que a COVID-19 possuí três fases fisiopatológicas: inoculação; pneumonia; e hiperinflamação sistêmica. Cada fase define as manifestações clínicas e a evolução da doença, bem como, os exames a serem realizados. Apesar de inúmeros estudos, ainda há lacunas como a evolução rápida da infecção e as definições dos processos fisiopatológico e as sequelas dessa morbidade.Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa - NIPCAPESAndolfatto, Daniel; UNIVERSIDADE COMUNITARIA DA REGIÃO DE CHAPECOLutinski, Junir Antônio; Universidade Comunitária da Região de Chapecó - UNOCHAPECO. Chapecó-SC, BR Docente do Programa de mestrado em Ciências da Saúde. Chapecó-Santa Catarina, Brasil.Ferraz, Lucimare; Universidade Comunitária da Região de Chapecó - UNOCHAPECO. Chapecó-SC, BR Docente do Programa de mestrado em Ciências da Saúde. Chapecó-Santa Catarina, Brasil.2023-09-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttp://revistas.icesp.br/index.php/RBPeCS/article/view/1606Revista Brasileira de Pesquisa em Ciências da Saúde; v. 9, n. 18 (2022): RPBeCS, 9(18);2022; 6-142446-5577reponame:Revista Brasileira de Pesquisa em Ciências da Saúdeinstname:Faculdades ICESPinstacron:ICESPporhttp://revistas.icesp.br/index.php/RBPeCS/article/view/1606/2393http://revistas.icesp.br/index.php/RBPeCS/article/view/1606/2394http://revistas.icesp.br/index.php/RBPeCS/article/downloadSuppFile/1606/423Direitos autorais 2023 Revista Brasileira de Pesquisa em Ciências da Saúdeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-04T13:05:20Zoai:ojs.icesp.br:article/1606Revistahttp://revistas.icesp.br/index.php/RBPeCS/oai2446-55772446-5577opendoar:2023-10-04T13:05:20Revista Brasileira de Pesquisa em Ciências da Saúde - Faculdades ICESPfalse
dc.title.none.fl_str_mv Primeiro ano de pandemia COVID-19: o que se sabe sobre seus constructos fisiopatológicos
title Primeiro ano de pandemia COVID-19: o que se sabe sobre seus constructos fisiopatológicos
spellingShingle Primeiro ano de pandemia COVID-19: o que se sabe sobre seus constructos fisiopatológicos
Andolfatto, Daniel; UNIVERSIDADE COMUNITARIA DA REGIÃO DE CHAPECO
SAÚDE - FISIOPATOLOGIA
SARS-CoV-2; COVID-19; Pandemia; Fisiopatologia
COVID-19
title_short Primeiro ano de pandemia COVID-19: o que se sabe sobre seus constructos fisiopatológicos
title_full Primeiro ano de pandemia COVID-19: o que se sabe sobre seus constructos fisiopatológicos
title_fullStr Primeiro ano de pandemia COVID-19: o que se sabe sobre seus constructos fisiopatológicos
title_full_unstemmed Primeiro ano de pandemia COVID-19: o que se sabe sobre seus constructos fisiopatológicos
title_sort Primeiro ano de pandemia COVID-19: o que se sabe sobre seus constructos fisiopatológicos
author Andolfatto, Daniel; UNIVERSIDADE COMUNITARIA DA REGIÃO DE CHAPECO
author_facet Andolfatto, Daniel; UNIVERSIDADE COMUNITARIA DA REGIÃO DE CHAPECO
Lutinski, Junir Antônio; Universidade Comunitária da Região de Chapecó - UNOCHAPECO. Chapecó-SC, BR Docente do Programa de mestrado em Ciências da Saúde. Chapecó-Santa Catarina, Brasil.
Ferraz, Lucimare; Universidade Comunitária da Região de Chapecó - UNOCHAPECO. Chapecó-SC, BR Docente do Programa de mestrado em Ciências da Saúde. Chapecó-Santa Catarina, Brasil.
author_role author
author2 Lutinski, Junir Antônio; Universidade Comunitária da Região de Chapecó - UNOCHAPECO. Chapecó-SC, BR Docente do Programa de mestrado em Ciências da Saúde. Chapecó-Santa Catarina, Brasil.
Ferraz, Lucimare; Universidade Comunitária da Região de Chapecó - UNOCHAPECO. Chapecó-SC, BR Docente do Programa de mestrado em Ciências da Saúde. Chapecó-Santa Catarina, Brasil.
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv CAPES
dc.contributor.author.fl_str_mv Andolfatto, Daniel; UNIVERSIDADE COMUNITARIA DA REGIÃO DE CHAPECO
Lutinski, Junir Antônio; Universidade Comunitária da Região de Chapecó - UNOCHAPECO. Chapecó-SC, BR Docente do Programa de mestrado em Ciências da Saúde. Chapecó-Santa Catarina, Brasil.
Ferraz, Lucimare; Universidade Comunitária da Região de Chapecó - UNOCHAPECO. Chapecó-SC, BR Docente do Programa de mestrado em Ciências da Saúde. Chapecó-Santa Catarina, Brasil.
dc.subject.por.fl_str_mv SAÚDE - FISIOPATOLOGIA
SARS-CoV-2; COVID-19; Pandemia; Fisiopatologia
COVID-19
topic SAÚDE - FISIOPATOLOGIA
SARS-CoV-2; COVID-19; Pandemia; Fisiopatologia
COVID-19
description A COVID-19 é causada pelo vírus SARS-CoV-2, que provocou uma situação emergente de saúde pública, dizimando milhões de pessoas e deixando outros problemas sociais. Esse estudo teve por objetivo apresentar os construtos fisiopatológicos no primeiro ano da pandemia. Trata-se de uma revisão narrativa da literatura, realizada a partir de pesquisas nas bases Biblioteca Virtual de Saúde, Periódicos Capes, PubMed, Cochrane com os descritores padronizados ‘Pathophysiology’ combinados por meio do operador booleano AND. Selecionaram-se artigos publicados no primeiro ano da pandemia de qualquer idioma e que tratassem desse tema. Os resultados dessa revisão constataram que a COVID-19 possuí três fases fisiopatológicas: inoculação; pneumonia; e hiperinflamação sistêmica. Cada fase define as manifestações clínicas e a evolução da doença, bem como, os exames a serem realizados. Apesar de inúmeros estudos, ainda há lacunas como a evolução rápida da infecção e as definições dos processos fisiopatológico e as sequelas dessa morbidade.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-09-13
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://revistas.icesp.br/index.php/RBPeCS/article/view/1606
url http://revistas.icesp.br/index.php/RBPeCS/article/view/1606
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://revistas.icesp.br/index.php/RBPeCS/article/view/1606/2393
http://revistas.icesp.br/index.php/RBPeCS/article/view/1606/2394
http://revistas.icesp.br/index.php/RBPeCS/article/downloadSuppFile/1606/423
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2023 Revista Brasileira de Pesquisa em Ciências da Saúde
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2023 Revista Brasileira de Pesquisa em Ciências da Saúde
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa - NIP
publisher.none.fl_str_mv Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa - NIP
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Pesquisa em Ciências da Saúde; v. 9, n. 18 (2022): RPBeCS, 9(18);2022; 6-14
2446-5577
reponame:Revista Brasileira de Pesquisa em Ciências da Saúde
instname:Faculdades ICESP
instacron:ICESP
instname_str Faculdades ICESP
instacron_str ICESP
institution ICESP
reponame_str Revista Brasileira de Pesquisa em Ciências da Saúde
collection Revista Brasileira de Pesquisa em Ciências da Saúde
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Pesquisa em Ciências da Saúde - Faculdades ICESP
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808844082207784960