Planificación para la Conservación de la Biodiversidad: un Enfoque de Enseñanza Práctico y Interdisciplinario

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ott, Paulo Henrique
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Bordin, Juçara
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Biodiversidade Brasileira
Texto Completo: https://revistaeletronica.icmbio.gov.br/BioBR/article/view/1797
Resumo:  A identificação e proteção de áreas prioritárias para conservação é uma das principais ferramentas utilizadas atualmente para a conservação e uso sustentável dos recursos naturais. A estratégia, amplamente ancorada na Biologia da Conservação, envolve princípios de diferentes áreas do conhecimento, mostrando-se bastante interessante como tema interdisciplinar de ensino. No presente artigo, é apresentada uma proposta de exercício prático de ensino que envolve a análise e priorização de áreas para a conservação da biodiversidade regional. A proposta, além de explorar conceitos fundamentais relacionados à conservação e manejo da fauna e flora brasileira, permite desenvolver importantes habilidades necessárias para a tomada de decisão envolvendo temas socioambientais, os quais muitas vezes podem ser controversos. A atividade foi desenvolvida originalmente como parte de uma disciplina do curso de Mestrado Profissional em Ambiente e Sustentabilidade da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, entre 2016 e 2020, mas a possibilidade de simplificação e adaptação local permite que seja também utilizada como tema gerador de processos educativos ambientais nos níveis fundamental e médio de ensino. Considerando que a extinção de espécies da fauna e da flora regional pode ter um significado concreto para alunos de diferentes regiões do país e que este tema envolve um conteúdo problematizador, a adaptação desse exercício para diferentes realidades locais pode permitir reflexões mais amplas sobre o uso sustentável dos recursos naturais e a conservação da biodiversidade brasileira. Desta forma, o presente artigo busca estimular a difusão e o debate desse tema em diferentes níveis de ensino, visando o desenvolvimento do senso crítico e formação de cidadãos socioambientalmente responsáveis e que compreendam a importância e os desafios da implementação de áreas protegidas. 
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No presente artigo, é apresentada uma proposta de exercício prático de ensino que envolve a análise e priorização de áreas para a conservação da biodiversidade regional. A proposta, além de explorar conceitos fundamentais relacionados à conservação e manejo da fauna e flora brasileira, permite desenvolver importantes habilidades necessárias para a tomada de decisão envolvendo temas socioambientais, os quais muitas vezes podem ser controversos. A atividade foi desenvolvida originalmente como parte de uma disciplina do curso de Mestrado Profissional em Ambiente e Sustentabilidade da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, entre 2016 e 2020, mas a possibilidade de simplificação e adaptação local permite que seja também utilizada como tema gerador de processos educativos ambientais nos níveis fundamental e médio de ensino. Considerando que a extinção de espécies da fauna e da flora regional pode ter um significado concreto para alunos de diferentes regiões do país e que este tema envolve um conteúdo problematizador, a adaptação desse exercício para diferentes realidades locais pode permitir reflexões mais amplas sobre o uso sustentável dos recursos naturais e a conservação da biodiversidade brasileira. Desta forma, o presente artigo busca estimular a difusão e o debate desse tema em diferentes níveis de ensino, visando o desenvolvimento do senso crítico e formação de cidadãos socioambientalmente responsáveis e que compreendam a importância e os desafios da implementação de áreas protegidas. The identification and protection of priority areas for conservation is one of the main tools currently applied for protection and sustainable use of natural resources. The strategy, widely anchored in Conservation Biology, involves principles from different areas of knowledge, proving to be quite interesting as an interdisciplinary teaching theme. In this article, we present a proposal for a practical teaching exercise that involves the analysis and prioritization of areas for the conservation of regional biodiversity. The proposal explores important scientific contents related to the conservation and management of the Brazilian fauna and flora. Moreover, it allows the development of important skills necessary for decision-making related to socio-environmental issues, which can often be controversial. The activity was originally developed as part of a professional master’s course (Mestrado Profissional em Ambiente e Sustentabilidade da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul), between 2016 and 2020, but the possibility of simplification and local adaptation allows it to also be used as a “generative theme” of environmental educational processes at primary and secondary levels of education. Considering that the extinction of species of regional fauna and flora may have a concrete meaning for students from different regions of the country and that this theme involves a problematizing issue, the adaptation of this exercise to different local realities may allow a broader reflection on the sustainable use of natural resources and conservation of the Brazilian biodiversity. In this way, this article seeks to stimulate the dissemination and debate of this theme at different teaching levels, aiming at the development of critical sense and the formation of socially and environmentally responsible citizens who understand the importance and challenges of implementing protected areas. La identificación y protección de áreas prioritarias para la conservación es una de las principales herramientas que se utilizan actualmente para la conservación y uso sostenible de los recursos naturales. La estrategia, ampliamente anclada en la Biología de la Conservación, involucra principios de diferentes áreas del conocimiento, resultando bastante interesante como tema didáctico interdisciplinario. En este artículo presentamos una propuesta de ejercicio práctico docente que involucra el análisis y priorización de áreas para la conservación de la biodiversidad regional. La propuesta, además de explorar conceptos fundamentales relacionados con la conservación y manejo de la fauna y la flora brasileña, permite el desarrollo de importantes habilidades necesarias para la toma de decisiones que involucran temas socioambientales, que a menudo pueden ser controvertidos. La actividad se desarrolló originalmente como parte de una disciplina de una maestría profesional (Mestrado Profissional em Ambiente e Sustentabilidade da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul), entre 2016 y 2020, pero la posibilidad de simplificación y adecuación local permite que también sea utilizada como un tema que genera procesos educativos ambientales en los niveles elemental y secundario de las escuelas. Considerando que la extinción de especies de fauna y flora regional puede tener un significado concreto para estudiantes de diferentes regiones del país y que esta temática involucra un contenido problematizador, la adecuación de este ejercicio a diferentes realidades locales puede permitir reflexiones más amplias sobre el uso sostenible de los recursos naturales y la conservación de la biodiversidad brasileña. De esta manera, este artículo busca estimular la difusión y el debate de esta temática en los diferentes niveles de la educación, apuntando al desarrollo del sentido crítico y la formación de ciudadanos social y ambientalmente responsables que comprendan la importancia y desafíos de implementar áreas protegidas. Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio)2021-11-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionfluxo contínuo; avaliação duplo cegaapplication/pdfhttps://revistaeletronica.icmbio.gov.br/BioBR/article/view/179710.37002/biodiversidadebrasileira.v11i3.1797Biodiversidade Brasileira ; v. 11 n. 3 (2021): Fluxo ContínuoBiodiversidade Brasileira ; Vol. 11 No. 3 (2021): Fluxo ContínuoBiodiversidade Brasileira ; Vol. 11 Núm. 3 (2021): Fluxo Contínuo2236-288610.37002/biodiversidadebrasileira.v11i3reponame:Biodiversidade Brasileirainstname:Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO)instacron:ICMBIOporhttps://revistaeletronica.icmbio.gov.br/BioBR/article/view/1797/1277Copyright (c) 2021 Biodiversidade Brasileira - BioBrasilhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessOtt, Paulo HenriqueBordin, Juçara 2023-12-22T12:49:15Zoai:revistaeletronica.icmbio.gov.br:article/1797Revistahttps://revistaeletronica.icmbio.gov.br/BioBRPUBhttps://revistaeletronica.icmbio.gov.br/BioBR/oaifernanda.oliveto@icmbio.gov.br || katia.ribeiro@icmbio.gov.br2236-28862236-2886opendoar:2023-12-22T12:49:15Biodiversidade Brasileira - Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO)false
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