Avaliação da Percepção do Risco de Incêndio por meio de Treinamento de Abandono de Área em Unidade Escolar Rural de Nível Fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira Mariano, Camylla Kerly
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Sanches, Luciana, de Souza Pacheco Hoki, Vanusa, Mamoré de Matos, Karen, Nobre da Rocha Carmo Junior, Gersina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Biodiversidade Brasileira
Texto Completo: https://revistaeletronica.icmbio.gov.br/BioBR/article/view/1298
Resumo: O Distrito de Novo Mato Grosso é uma comunidade rural com aproximadamente 800 habitantes, localizada no município de Nova Ubiratã/MT distante 570 km de Cuiabá, capital do Mato Grosso, Brasil. Devido à atividade econômica regional a comunidade é reconhecidamente um ambiente suscetível à ocorrência de incêndios. A Escola Municipal Rural Getúlio Vargas composta de 80 alunos de nível fundamental e 8 professores, localizada neste distrito, foi o objeto de estudo, devido ao fato de que a comunidade acadêmica será multiplicadora nas ações de prevenção de incêndios locais. Em função disso, este estudo realizado pelo Programa de Controle de Incêndios Florestais e Queimadas integrante da Gestão Ambiental da BR-242/MT, no seu aspecto educacional, objetivou a capacitação da comunidade escolar, por meio sensibilização e conscientização da prevenção de incêndios, e posteriormente o Treinamento de Abandono de Área. Como estratégia metodológica, primeiro, foi elaborado um mapa de emergência e a rota de fuga segundo a NBR 9077/2001 por meio de análise exploratória da edificação, dos preventivos de segurança contra incêndio e das plantas arquitetônicas; segundo, foi avaliada a percepção e o comportamento dos professores e alunos frente ao risco de ocorrência de incêndio na escola por meio da aplicação de questionários pré e pós treinamento; e terceiro, houve o treinamento com simulação de incêndio para abandono de área. Considerando os principais resultados, conclui-se que: houve melhoria na percepção dos professores e alunos frente ao risco de ocorrência de incêndio na escola; e com a simulação de incêndio e o abandono de área, a comunidade escolar envolvida procedeu de forma correta a rota de abandono da área estabelecida, evitando o pânico, de forma orientada e segura conforme foram orientados, demonstrando ser possível o abandono total da escola em menos de 1 minuto. Como futuros treinamentos em ambiente escolar, recomenda-se a inclusão da temática de prevenção de incêndios no Projeto Pedagógico; assim como a elaboração do Plano de Emergência, com realização de treinamentos e simulações regulares além da adequação do edifício escolar quanto às exigências do Corpo de Bombeiros, principalmente em relação a requisitos básicos de segurança.
id ICMBIO-1_89db295e0e04ce9d04f23de34778112c
oai_identifier_str oai:revistaeletronica.icmbio.gov.br:article/1298
network_acronym_str ICMBIO-1
network_name_str Biodiversidade Brasileira
repository_id_str
spelling Avaliação da Percepção do Risco de Incêndio por meio de Treinamento de Abandono de Área em Unidade Escolar Rural de Nível FundamentalO Distrito de Novo Mato Grosso é uma comunidade rural com aproximadamente 800 habitantes, localizada no município de Nova Ubiratã/MT distante 570 km de Cuiabá, capital do Mato Grosso, Brasil. Devido à atividade econômica regional a comunidade é reconhecidamente um ambiente suscetível à ocorrência de incêndios. A Escola Municipal Rural Getúlio Vargas composta de 80 alunos de nível fundamental e 8 professores, localizada neste distrito, foi o objeto de estudo, devido ao fato de que a comunidade acadêmica será multiplicadora nas ações de prevenção de incêndios locais. Em função disso, este estudo realizado pelo Programa de Controle de Incêndios Florestais e Queimadas integrante da Gestão Ambiental da BR-242/MT, no seu aspecto educacional, objetivou a capacitação da comunidade escolar, por meio sensibilização e conscientização da prevenção de incêndios, e posteriormente o Treinamento de Abandono de Área. Como estratégia metodológica, primeiro, foi elaborado um mapa de emergência e a rota de fuga segundo a NBR 9077/2001 por meio de análise exploratória da edificação, dos preventivos de segurança contra incêndio e das plantas arquitetônicas; segundo, foi avaliada a percepção e o comportamento dos professores e alunos frente ao risco de ocorrência de incêndio na escola por meio da aplicação de questionários pré e pós treinamento; e terceiro, houve o treinamento com simulação de incêndio para abandono de área. Considerando os principais resultados, conclui-se que: houve melhoria na percepção dos professores e alunos frente ao risco de ocorrência de incêndio na escola; e com a simulação de incêndio e o abandono de área, a comunidade escolar envolvida procedeu de forma correta a rota de abandono da área estabelecida, evitando o pânico, de forma orientada e segura conforme foram orientados, demonstrando ser possível o abandono total da escola em menos de 1 minuto. Como futuros treinamentos em ambiente escolar, recomenda-se a inclusão da temática de prevenção de incêndios no Projeto Pedagógico; assim como a elaboração do Plano de Emergência, com realização de treinamentos e simulações regulares além da adequação do edifício escolar quanto às exigências do Corpo de Bombeiros, principalmente em relação a requisitos básicos de segurança.Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio)2019-11-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistaeletronica.icmbio.gov.br/BioBR/article/view/129810.37002/biodiversidadebrasileira.v9i1.1298Biodiversidade Brasileira ; v. 9 n. 1 (2019): Wildfire Conference: Resumos; 136Biodiversidade Brasileira ; Vol. 9 No. 1 (2019): Wildfire Conference: Resumos; 136Biodiversidade Brasileira ; Vol. 9 Núm. 1 (2019): Wildfire Conference: Resumos; 1362236-288610.37002/biodiversidadebrasileira.v9i1reponame:Biodiversidade Brasileirainstname:Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO)instacron:ICMBIOporhttps://revistaeletronica.icmbio.gov.br/BioBR/article/view/1298/781Copyright (c) 2021 Biodiversidade Brasileira - BioBrasilhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPereira Mariano, Camylla KerlySanches, Lucianade Souza Pacheco Hoki, VanusaMamoré de Matos, KarenNobre da Rocha Carmo Junior, Gersina 2023-05-09T12:56:02Zoai:revistaeletronica.icmbio.gov.br:article/1298Revistahttps://revistaeletronica.icmbio.gov.br/BioBRPUBhttps://revistaeletronica.icmbio.gov.br/BioBR/oaifernanda.oliveto@icmbio.gov.br || katia.ribeiro@icmbio.gov.br2236-28862236-2886opendoar:2023-05-09T12:56:02Biodiversidade Brasileira - Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação da Percepção do Risco de Incêndio por meio de Treinamento de Abandono de Área em Unidade Escolar Rural de Nível Fundamental
title Avaliação da Percepção do Risco de Incêndio por meio de Treinamento de Abandono de Área em Unidade Escolar Rural de Nível Fundamental
spellingShingle Avaliação da Percepção do Risco de Incêndio por meio de Treinamento de Abandono de Área em Unidade Escolar Rural de Nível Fundamental
Pereira Mariano, Camylla Kerly
title_short Avaliação da Percepção do Risco de Incêndio por meio de Treinamento de Abandono de Área em Unidade Escolar Rural de Nível Fundamental
title_full Avaliação da Percepção do Risco de Incêndio por meio de Treinamento de Abandono de Área em Unidade Escolar Rural de Nível Fundamental
title_fullStr Avaliação da Percepção do Risco de Incêndio por meio de Treinamento de Abandono de Área em Unidade Escolar Rural de Nível Fundamental
title_full_unstemmed Avaliação da Percepção do Risco de Incêndio por meio de Treinamento de Abandono de Área em Unidade Escolar Rural de Nível Fundamental
title_sort Avaliação da Percepção do Risco de Incêndio por meio de Treinamento de Abandono de Área em Unidade Escolar Rural de Nível Fundamental
author Pereira Mariano, Camylla Kerly
author_facet Pereira Mariano, Camylla Kerly
Sanches, Luciana
de Souza Pacheco Hoki, Vanusa
Mamoré de Matos, Karen
Nobre da Rocha Carmo Junior, Gersina
author_role author
author2 Sanches, Luciana
de Souza Pacheco Hoki, Vanusa
Mamoré de Matos, Karen
Nobre da Rocha Carmo Junior, Gersina
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira Mariano, Camylla Kerly
Sanches, Luciana
de Souza Pacheco Hoki, Vanusa
Mamoré de Matos, Karen
Nobre da Rocha Carmo Junior, Gersina
description O Distrito de Novo Mato Grosso é uma comunidade rural com aproximadamente 800 habitantes, localizada no município de Nova Ubiratã/MT distante 570 km de Cuiabá, capital do Mato Grosso, Brasil. Devido à atividade econômica regional a comunidade é reconhecidamente um ambiente suscetível à ocorrência de incêndios. A Escola Municipal Rural Getúlio Vargas composta de 80 alunos de nível fundamental e 8 professores, localizada neste distrito, foi o objeto de estudo, devido ao fato de que a comunidade acadêmica será multiplicadora nas ações de prevenção de incêndios locais. Em função disso, este estudo realizado pelo Programa de Controle de Incêndios Florestais e Queimadas integrante da Gestão Ambiental da BR-242/MT, no seu aspecto educacional, objetivou a capacitação da comunidade escolar, por meio sensibilização e conscientização da prevenção de incêndios, e posteriormente o Treinamento de Abandono de Área. Como estratégia metodológica, primeiro, foi elaborado um mapa de emergência e a rota de fuga segundo a NBR 9077/2001 por meio de análise exploratória da edificação, dos preventivos de segurança contra incêndio e das plantas arquitetônicas; segundo, foi avaliada a percepção e o comportamento dos professores e alunos frente ao risco de ocorrência de incêndio na escola por meio da aplicação de questionários pré e pós treinamento; e terceiro, houve o treinamento com simulação de incêndio para abandono de área. Considerando os principais resultados, conclui-se que: houve melhoria na percepção dos professores e alunos frente ao risco de ocorrência de incêndio na escola; e com a simulação de incêndio e o abandono de área, a comunidade escolar envolvida procedeu de forma correta a rota de abandono da área estabelecida, evitando o pânico, de forma orientada e segura conforme foram orientados, demonstrando ser possível o abandono total da escola em menos de 1 minuto. Como futuros treinamentos em ambiente escolar, recomenda-se a inclusão da temática de prevenção de incêndios no Projeto Pedagógico; assim como a elaboração do Plano de Emergência, com realização de treinamentos e simulações regulares além da adequação do edifício escolar quanto às exigências do Corpo de Bombeiros, principalmente em relação a requisitos básicos de segurança.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-11-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistaeletronica.icmbio.gov.br/BioBR/article/view/1298
10.37002/biodiversidadebrasileira.v9i1.1298
url https://revistaeletronica.icmbio.gov.br/BioBR/article/view/1298
identifier_str_mv 10.37002/biodiversidadebrasileira.v9i1.1298
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistaeletronica.icmbio.gov.br/BioBR/article/view/1298/781
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Biodiversidade Brasileira - BioBrasil
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Biodiversidade Brasileira - BioBrasil
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio)
publisher.none.fl_str_mv Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio)
dc.source.none.fl_str_mv Biodiversidade Brasileira ; v. 9 n. 1 (2019): Wildfire Conference: Resumos; 136
Biodiversidade Brasileira ; Vol. 9 No. 1 (2019): Wildfire Conference: Resumos; 136
Biodiversidade Brasileira ; Vol. 9 Núm. 1 (2019): Wildfire Conference: Resumos; 136
2236-2886
10.37002/biodiversidadebrasileira.v9i1
reponame:Biodiversidade Brasileira
instname:Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO)
instacron:ICMBIO
instname_str Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO)
instacron_str ICMBIO
institution ICMBIO
reponame_str Biodiversidade Brasileira
collection Biodiversidade Brasileira
repository.name.fl_str_mv Biodiversidade Brasileira - Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO)
repository.mail.fl_str_mv fernanda.oliveto@icmbio.gov.br || katia.ribeiro@icmbio.gov.br
_version_ 1797042392255168512