Curso gaúcho de gestão participativa: uma experiência na capacitação de gestores de unidades de conservação no Rio Grande do Sul

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lokschin, Luisa Xavier
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Machado, Denise Mello, Marques, Ketulyn Fuster, Soareas, Luciano Rodrigues, Saldo, Pablo de Ávila, Luz, Lêda
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Biodiversidade Brasileira
Texto Completo: https://revistaeletronica.icmbio.gov.br/BioBR/article/view/339
Resumo: Em 2010 e 2011, três servidores da Secretaria Estadual do Meio Ambiente do Rio Grande do Sul (SEMA/RS) participaram de capacitação continuada em gestão participativa junto ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade. Como projeto de finalização, decidiram adaptar parte dos conteúdos em um curso na esfera local para servidores das unidades de conservação do Rio Grande do Sul: o Curso Gaúcho de Gestão Participativa. O curso, realizado em 2012, teve como fundamento ser elaborado de forma participativa, com atuação de diferentes pessoas desde o início de sua organização até o planejamento e execução das atividades. O curso foi realizado em três módulos, e envolveram dez servidores da SEMA/RS, quatro de UCs municipais, um de UC federal e dois de UCs estaduais da Bahia. As temáticas dos três módulos foram: Princípios da Gestão Participativa em Unidades de Conservação; Facilitação de Processos Participativos e Conflitos Socioambientais; Ferramentas de Apoio à Facilitação de Processos Participativos. Como métodos utilizados no planejamento e execução deste curso, foram usados o ciclo de gestão adaptativa, a visualização móvel, o “aprender fazendo”, o ciclo de aprendizagem vivencial, trabalhos em grupo e estudos de caso. A metodologia escolhida para a realização do curso buscou aproveitar conhecimentos prévios e experiências locais para abordar as questões sugeridas pelos organizadores e pelos aprendizes. A temática da gestão participativa era nova para parte dos aprendizes, que a julgaram pertinente para a execução das suas atividades de gestão de unidade de conservação. Em suas avaliações, os aprendizes consideraram a metodologia e a lógica dos trabalhos coerentes com as suas necessidades, e esses foram apontados como fatores facilitadores da aprendizagem. O curso foi exitoso na sua proposta metodológica, pois permitiu o intercâmbio de informações e a ampla participação, em uma verdadeira experiência de “aprender fazendo”. A participação de pessoas que trabalham em diferentes esferas de governo, com diferentes experiências e realidades, foi determinante para as reflexões e aprendizados, assim como para a realização do curso. E algumas das questões discutidas no curso já estão sendo implementadas nas unidades de conservação envolvidas.
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