ESTRATÉGIAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA A GESTÃO PARTICIPATIVA: EXPERIÊNCIAS EM UNIDADES DE CONSERVAÇÃO, BRASIL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Maria do Socorro Ferreira da
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Anunciação, Vicentina Socorro da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Geo UERJ
Texto Completo: https://www.e-publicacoes.uerj.br/geouerj/article/view/42443
Resumo: Esse ensaio visa contextualizar a importância de estratégias de Educação Ambiental (EA) na gestão ambiental participativa de Unidades de Conservação (UCs) a partir de ações realizadas no âmbito nacional. A pesquisa partiu de uma reflexão teórico-metodológica, com levantamento bibliográfico e documental a partir da análise sistematizada acerca de estratégias de EA no país. Embora sejam realizadas várias estratégias de EA no país, como resultado de um esforço dos gestores e analistas para promover a participação da comunidade na gestão e conservação dos recursos naturais nas UCs, evidenciou-se que há dificuldades para a continuidade efetiva e para sistematização e divulgação das ações desenvolvidas. As estratégias são importantes, porém, é preciso avançar na EA crítica com viés para a gestão participativa, pois percebe-se que parte das atividades ainda está arraigada a uma concepção conservadora de EA que prima pela mudança de comportamento individual. No tocante a sistematização e divulgação é importante incluir os atores sociais envolvidos, os conflitos socioambientais, as estratégias, o objetivo, o meio de divulgação e os resultados alcançados. A EA crítica pode contribuir para: a mediação dos conflitos; a conservação da biosociodiversidade; o protagonismo dos grupos vulneráveis e sua participação na tomada de decisão.
id UERJ-21_7836fcf622125f495dc8f8a4d8391061
oai_identifier_str oai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/42443
network_acronym_str UERJ-21
network_name_str Geo UERJ
repository_id_str
spelling ESTRATÉGIAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA A GESTÃO PARTICIPATIVA: EXPERIÊNCIAS EM UNIDADES DE CONSERVAÇÃO, BRASILConflitos SocioambientaisGestão ambientalGrupos vulneráveisProtagonismo dos sujeitos.Esse ensaio visa contextualizar a importância de estratégias de Educação Ambiental (EA) na gestão ambiental participativa de Unidades de Conservação (UCs) a partir de ações realizadas no âmbito nacional. A pesquisa partiu de uma reflexão teórico-metodológica, com levantamento bibliográfico e documental a partir da análise sistematizada acerca de estratégias de EA no país. Embora sejam realizadas várias estratégias de EA no país, como resultado de um esforço dos gestores e analistas para promover a participação da comunidade na gestão e conservação dos recursos naturais nas UCs, evidenciou-se que há dificuldades para a continuidade efetiva e para sistematização e divulgação das ações desenvolvidas. As estratégias são importantes, porém, é preciso avançar na EA crítica com viés para a gestão participativa, pois percebe-se que parte das atividades ainda está arraigada a uma concepção conservadora de EA que prima pela mudança de comportamento individual. No tocante a sistematização e divulgação é importante incluir os atores sociais envolvidos, os conflitos socioambientais, as estratégias, o objetivo, o meio de divulgação e os resultados alcançados. A EA crítica pode contribuir para: a mediação dos conflitos; a conservação da biosociodiversidade; o protagonismo dos grupos vulneráveis e sua participação na tomada de decisão.Universidade do Estado do Rio de Janeiro2023-11-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/geouerj/article/view/42443Geo UERJ; n. 43 (2023): Dossiê Margens da Educação em Geografia 1981-90211415-7543reponame:Geo UERJinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/geouerj/article/view/42443/47907Copyright (c) 2023 Maria do Socorro Ferreira da Silva, Vicentina Socorro da Anunciaçãohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Maria do Socorro Ferreira daAnunciação, Vicentina Socorro da2023-12-28T17:21:23Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/42443Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/geouerjPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/geouerj/oaitunesregina@gmail.com || ppeuerj@eduerj.uerj.br || geouerj.revista@gmail.com || glauciomarafon@hotmail.com1981-90211415-7543opendoar:2023-12-28T17:21:23Geo UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.none.fl_str_mv ESTRATÉGIAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA A GESTÃO PARTICIPATIVA: EXPERIÊNCIAS EM UNIDADES DE CONSERVAÇÃO, BRASIL
title ESTRATÉGIAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA A GESTÃO PARTICIPATIVA: EXPERIÊNCIAS EM UNIDADES DE CONSERVAÇÃO, BRASIL
spellingShingle ESTRATÉGIAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA A GESTÃO PARTICIPATIVA: EXPERIÊNCIAS EM UNIDADES DE CONSERVAÇÃO, BRASIL
Silva, Maria do Socorro Ferreira da
Conflitos Socioambientais
Gestão ambiental
Grupos vulneráveis
Protagonismo dos sujeitos.
title_short ESTRATÉGIAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA A GESTÃO PARTICIPATIVA: EXPERIÊNCIAS EM UNIDADES DE CONSERVAÇÃO, BRASIL
title_full ESTRATÉGIAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA A GESTÃO PARTICIPATIVA: EXPERIÊNCIAS EM UNIDADES DE CONSERVAÇÃO, BRASIL
title_fullStr ESTRATÉGIAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA A GESTÃO PARTICIPATIVA: EXPERIÊNCIAS EM UNIDADES DE CONSERVAÇÃO, BRASIL
title_full_unstemmed ESTRATÉGIAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA A GESTÃO PARTICIPATIVA: EXPERIÊNCIAS EM UNIDADES DE CONSERVAÇÃO, BRASIL
title_sort ESTRATÉGIAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA A GESTÃO PARTICIPATIVA: EXPERIÊNCIAS EM UNIDADES DE CONSERVAÇÃO, BRASIL
author Silva, Maria do Socorro Ferreira da
author_facet Silva, Maria do Socorro Ferreira da
Anunciação, Vicentina Socorro da
author_role author
author2 Anunciação, Vicentina Socorro da
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Maria do Socorro Ferreira da
Anunciação, Vicentina Socorro da
dc.subject.por.fl_str_mv Conflitos Socioambientais
Gestão ambiental
Grupos vulneráveis
Protagonismo dos sujeitos.
topic Conflitos Socioambientais
Gestão ambiental
Grupos vulneráveis
Protagonismo dos sujeitos.
description Esse ensaio visa contextualizar a importância de estratégias de Educação Ambiental (EA) na gestão ambiental participativa de Unidades de Conservação (UCs) a partir de ações realizadas no âmbito nacional. A pesquisa partiu de uma reflexão teórico-metodológica, com levantamento bibliográfico e documental a partir da análise sistematizada acerca de estratégias de EA no país. Embora sejam realizadas várias estratégias de EA no país, como resultado de um esforço dos gestores e analistas para promover a participação da comunidade na gestão e conservação dos recursos naturais nas UCs, evidenciou-se que há dificuldades para a continuidade efetiva e para sistematização e divulgação das ações desenvolvidas. As estratégias são importantes, porém, é preciso avançar na EA crítica com viés para a gestão participativa, pois percebe-se que parte das atividades ainda está arraigada a uma concepção conservadora de EA que prima pela mudança de comportamento individual. No tocante a sistematização e divulgação é importante incluir os atores sociais envolvidos, os conflitos socioambientais, as estratégias, o objetivo, o meio de divulgação e os resultados alcançados. A EA crítica pode contribuir para: a mediação dos conflitos; a conservação da biosociodiversidade; o protagonismo dos grupos vulneráveis e sua participação na tomada de decisão.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-11-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/geouerj/article/view/42443
url https://www.e-publicacoes.uerj.br/geouerj/article/view/42443
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/geouerj/article/view/42443/47907
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Maria do Socorro Ferreira da Silva, Vicentina Socorro da Anunciação
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Maria do Socorro Ferreira da Silva, Vicentina Socorro da Anunciação
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv Geo UERJ; n. 43 (2023): Dossiê Margens da Educação em Geografia
1981-9021
1415-7543
reponame:Geo UERJ
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Geo UERJ
collection Geo UERJ
repository.name.fl_str_mv Geo UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv tunesregina@gmail.com || ppeuerj@eduerj.uerj.br || geouerj.revista@gmail.com || glauciomarafon@hotmail.com
_version_ 1799317529626148864