ESTRATÉGIAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA A GESTÃO PARTICIPATIVA: EXPERIÊNCIAS EM UNIDADES DE CONSERVAÇÃO, BRASIL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Geo UERJ |
Texto Completo: | https://www.e-publicacoes.uerj.br/geouerj/article/view/42443 |
Resumo: | Esse ensaio visa contextualizar a importância de estratégias de Educação Ambiental (EA) na gestão ambiental participativa de Unidades de Conservação (UCs) a partir de ações realizadas no âmbito nacional. A pesquisa partiu de uma reflexão teórico-metodológica, com levantamento bibliográfico e documental a partir da análise sistematizada acerca de estratégias de EA no país. Embora sejam realizadas várias estratégias de EA no país, como resultado de um esforço dos gestores e analistas para promover a participação da comunidade na gestão e conservação dos recursos naturais nas UCs, evidenciou-se que há dificuldades para a continuidade efetiva e para sistematização e divulgação das ações desenvolvidas. As estratégias são importantes, porém, é preciso avançar na EA crítica com viés para a gestão participativa, pois percebe-se que parte das atividades ainda está arraigada a uma concepção conservadora de EA que prima pela mudança de comportamento individual. No tocante a sistematização e divulgação é importante incluir os atores sociais envolvidos, os conflitos socioambientais, as estratégias, o objetivo, o meio de divulgação e os resultados alcançados. A EA crítica pode contribuir para: a mediação dos conflitos; a conservação da biosociodiversidade; o protagonismo dos grupos vulneráveis e sua participação na tomada de decisão. |
id |
UERJ-21_7836fcf622125f495dc8f8a4d8391061 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/42443 |
network_acronym_str |
UERJ-21 |
network_name_str |
Geo UERJ |
repository_id_str |
|
spelling |
ESTRATÉGIAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA A GESTÃO PARTICIPATIVA: EXPERIÊNCIAS EM UNIDADES DE CONSERVAÇÃO, BRASILConflitos SocioambientaisGestão ambientalGrupos vulneráveisProtagonismo dos sujeitos.Esse ensaio visa contextualizar a importância de estratégias de Educação Ambiental (EA) na gestão ambiental participativa de Unidades de Conservação (UCs) a partir de ações realizadas no âmbito nacional. A pesquisa partiu de uma reflexão teórico-metodológica, com levantamento bibliográfico e documental a partir da análise sistematizada acerca de estratégias de EA no país. Embora sejam realizadas várias estratégias de EA no país, como resultado de um esforço dos gestores e analistas para promover a participação da comunidade na gestão e conservação dos recursos naturais nas UCs, evidenciou-se que há dificuldades para a continuidade efetiva e para sistematização e divulgação das ações desenvolvidas. As estratégias são importantes, porém, é preciso avançar na EA crítica com viés para a gestão participativa, pois percebe-se que parte das atividades ainda está arraigada a uma concepção conservadora de EA que prima pela mudança de comportamento individual. No tocante a sistematização e divulgação é importante incluir os atores sociais envolvidos, os conflitos socioambientais, as estratégias, o objetivo, o meio de divulgação e os resultados alcançados. A EA crítica pode contribuir para: a mediação dos conflitos; a conservação da biosociodiversidade; o protagonismo dos grupos vulneráveis e sua participação na tomada de decisão.Universidade do Estado do Rio de Janeiro2023-11-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/geouerj/article/view/42443Geo UERJ; n. 43 (2023): Dossiê Margens da Educação em Geografia 1981-90211415-7543reponame:Geo UERJinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/geouerj/article/view/42443/47907Copyright (c) 2023 Maria do Socorro Ferreira da Silva, Vicentina Socorro da Anunciaçãohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Maria do Socorro Ferreira daAnunciação, Vicentina Socorro da2023-12-28T17:21:23Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/42443Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/geouerjPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/geouerj/oaitunesregina@gmail.com || ppeuerj@eduerj.uerj.br || geouerj.revista@gmail.com || glauciomarafon@hotmail.com1981-90211415-7543opendoar:2023-12-28T17:21:23Geo UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ESTRATÉGIAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA A GESTÃO PARTICIPATIVA: EXPERIÊNCIAS EM UNIDADES DE CONSERVAÇÃO, BRASIL |
title |
ESTRATÉGIAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA A GESTÃO PARTICIPATIVA: EXPERIÊNCIAS EM UNIDADES DE CONSERVAÇÃO, BRASIL |
spellingShingle |
ESTRATÉGIAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA A GESTÃO PARTICIPATIVA: EXPERIÊNCIAS EM UNIDADES DE CONSERVAÇÃO, BRASIL Silva, Maria do Socorro Ferreira da Conflitos Socioambientais Gestão ambiental Grupos vulneráveis Protagonismo dos sujeitos. |
title_short |
ESTRATÉGIAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA A GESTÃO PARTICIPATIVA: EXPERIÊNCIAS EM UNIDADES DE CONSERVAÇÃO, BRASIL |
title_full |
ESTRATÉGIAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA A GESTÃO PARTICIPATIVA: EXPERIÊNCIAS EM UNIDADES DE CONSERVAÇÃO, BRASIL |
title_fullStr |
ESTRATÉGIAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA A GESTÃO PARTICIPATIVA: EXPERIÊNCIAS EM UNIDADES DE CONSERVAÇÃO, BRASIL |
title_full_unstemmed |
ESTRATÉGIAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA A GESTÃO PARTICIPATIVA: EXPERIÊNCIAS EM UNIDADES DE CONSERVAÇÃO, BRASIL |
title_sort |
ESTRATÉGIAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA A GESTÃO PARTICIPATIVA: EXPERIÊNCIAS EM UNIDADES DE CONSERVAÇÃO, BRASIL |
author |
Silva, Maria do Socorro Ferreira da |
author_facet |
Silva, Maria do Socorro Ferreira da Anunciação, Vicentina Socorro da |
author_role |
author |
author2 |
Anunciação, Vicentina Socorro da |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Maria do Socorro Ferreira da Anunciação, Vicentina Socorro da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Conflitos Socioambientais Gestão ambiental Grupos vulneráveis Protagonismo dos sujeitos. |
topic |
Conflitos Socioambientais Gestão ambiental Grupos vulneráveis Protagonismo dos sujeitos. |
description |
Esse ensaio visa contextualizar a importância de estratégias de Educação Ambiental (EA) na gestão ambiental participativa de Unidades de Conservação (UCs) a partir de ações realizadas no âmbito nacional. A pesquisa partiu de uma reflexão teórico-metodológica, com levantamento bibliográfico e documental a partir da análise sistematizada acerca de estratégias de EA no país. Embora sejam realizadas várias estratégias de EA no país, como resultado de um esforço dos gestores e analistas para promover a participação da comunidade na gestão e conservação dos recursos naturais nas UCs, evidenciou-se que há dificuldades para a continuidade efetiva e para sistematização e divulgação das ações desenvolvidas. As estratégias são importantes, porém, é preciso avançar na EA crítica com viés para a gestão participativa, pois percebe-se que parte das atividades ainda está arraigada a uma concepção conservadora de EA que prima pela mudança de comportamento individual. No tocante a sistematização e divulgação é importante incluir os atores sociais envolvidos, os conflitos socioambientais, as estratégias, o objetivo, o meio de divulgação e os resultados alcançados. A EA crítica pode contribuir para: a mediação dos conflitos; a conservação da biosociodiversidade; o protagonismo dos grupos vulneráveis e sua participação na tomada de decisão. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-11-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/geouerj/article/view/42443 |
url |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/geouerj/article/view/42443 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/geouerj/article/view/42443/47907 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Maria do Socorro Ferreira da Silva, Vicentina Socorro da Anunciação https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Maria do Socorro Ferreira da Silva, Vicentina Socorro da Anunciação https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
Geo UERJ; n. 43 (2023): Dossiê Margens da Educação em Geografia 1981-9021 1415-7543 reponame:Geo UERJ instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) instacron:UERJ |
instname_str |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
instacron_str |
UERJ |
institution |
UERJ |
reponame_str |
Geo UERJ |
collection |
Geo UERJ |
repository.name.fl_str_mv |
Geo UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
tunesregina@gmail.com || ppeuerj@eduerj.uerj.br || geouerj.revista@gmail.com || glauciomarafon@hotmail.com |
_version_ |
1799317529626148864 |