Institutional Marketing in Biodiversity Conservation: Symbolic Analysis of ICMBio’s Scientific Dissemination

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Herculano Bezerra Tabosa, David
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Oliveto, Fernanda Aléssio, Paixão Anastácio de Paula , Cláudio, Pawlowski Oliveira Araújo, Eliane
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Biodiversidade Brasileira
Texto Completo: https://revistaeletronica.icmbio.gov.br/BioBR/article/view/2387
Resumo: Com o avanço das tecnologias de informação e comunicação, o ambiente digital passou a dominar a vida cotidiana, conectando globalmente a sociedade por meio da Web. O impacto desse ambiente e, de modo especial, das redes sociais, acabou agregando valor às organizações, pois uma única postagem pode, ao receber muitas “curtidas”, atrair novos seguidores e alcançar milhares de pessoas. Por essa potencialidade, órgãos como o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) têm se apropriado dessas redes apresentando-se à sociedade e buscando sensibilizar seus seguidores sobre ações de proteção do meio ambiente. Entretanto, por se tratar de uma estratégia institucional de divulgação, é importante que o Instituto avalie qual imagem tem passado a seus seguidores, diagnóstico que pode sugerir formas de potencializar o alcance das mensagens. Neste sentido, foi realizado um estudo que analisou as postagens do Instituto no Instagram nos dois primeiros anos do perfil na rede social (2016-2017). A pesquisa utilizou a Netnografia e o aporte teórico de Margareth Mark e Carol Pearson para identificar a imagem transmitida pelo Instituto a partir do reconhecimento de padrões imagético-comportamentais como base para elaborar estratégias de marketing e dar significado às marcas corporativas. Essa perspectiva teórico-metodológica possibilitou reconhecer como perfis predominantes os padrões comportamentais de postagens denominados “o Mago” e “o Explorador”. Associado aos propósitos do Instituto, considera-se que esses perfis podem inspirar os seguidores a deixarem-se penetrar por experiências transformadoras proporcionadas pelas postagens, iniciando um processo de ampliação de consciência quanto à importância da conservação da biodiversidade.
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Por essa potencialidade, órgãos como o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) têm se apropriado dessas redes apresentando-se à sociedade e buscando sensibilizar seus seguidores sobre ações de proteção do meio ambiente. Entretanto, por se tratar de uma estratégia institucional de divulgação, é importante que o Instituto avalie qual imagem tem passado a seus seguidores, diagnóstico que pode sugerir formas de potencializar o alcance das mensagens. Neste sentido, foi realizado um estudo que analisou as postagens do Instituto no Instagram nos dois primeiros anos do perfil na rede social (2016-2017). A pesquisa utilizou a Netnografia e o aporte teórico de Margareth Mark e Carol Pearson para identificar a imagem transmitida pelo Instituto a partir do reconhecimento de padrões imagético-comportamentais como base para elaborar estratégias de marketing e dar significado às marcas corporativas. Essa perspectiva teórico-metodológica possibilitou reconhecer como perfis predominantes os padrões comportamentais de postagens denominados “o Mago” e “o Explorador”. Associado aos propósitos do Instituto, considera-se que esses perfis podem inspirar os seguidores a deixarem-se penetrar por experiências transformadoras proporcionadas pelas postagens, iniciando um processo de ampliação de consciência quanto à importância da conservação da biodiversidade.With the advancement of information and communication technologies, the digital environment has come to dominate everyday life, globally connecting society through the Web. The impact of this environment and, in a special way, of social networks, ended up adding value to organizations, as a single post can, when receiving many “likes”, attract new followers and reach thousands of people. Due to this potential, bodies such as the Chico Mendes Institute for Biodiversity Conservation (ICMBio) have appropriated these networks by presenting themselves to society and seeking to sensitize their followers about actions to protect the environment. However, as it is an institutional dissemination strategy, it is important for Institute to assess what image it has passed on to its followers, a diagnosis that may suggest ways to enhance the reach of messages. In this sense, a study was carried out that analyzed Institute’s posts on Instagram in the first two years of the profile on the social network (2016-2017). The research used Netnography and the theoretical contribution of Margareth Mark and Carol Pearson to identify the image transmitted by the Institute from the recognition of imagery-behavioral patterns as a basis for developing marketing strategies and giving meaning to corporate brands. This theoretical-methodological perspective made it possible to recognize as predominant profiles the behavioral patterns of posts called “o Mago” and “o Explorador”. Associated with the Institute’s purposes, it is considered that these profiles can inspire followers to allow themselves to be penetrated by transforming experiences that the posts can provide, initiating a process of expanding awareness of the importance of biodiversity conservation.Con el avance de las tecnologías de la información y la comunicación, el entorno digital ha dominado la vida cotidiana, conectando globalmente a la sociedad a través de la Web. El impacto de este entorno y, en particular, de las redes sociales, terminó por agregar valor a las organizaciones, ya que una sola publicación puede, al recibir muchos “me gusta”, atraer nuevos seguidores y llegar a miles de personas. Debido a este potencial, organismos como el Instituto Chico Mendes para la Conservación de la Biodiversidad (ICMBio) se han apropiado de estas redes, presentándose a la sociedad y buscando sensibilizar a sus seguidores sobre acciones para proteger el medio ambiente. Sin embargo, al tratarse de una estrategia de difusión institucional, es importante que el Instituto evalúe la imagen que ha transmitido a sus seguidores, diagnóstico que puede sugerir formas de potenciar el alcance de los mensajes. En ese sentido, se realizó un estudio que analizó las publicaciones del Instituto en Instagram en los dos primeros años del perfil en la red social (2016-2017). La investigación utilizó la Netnografía y el aporte teórico de Margareth Mark y Carol Pearson para identificar la imagen que transmite el Instituto a partir del reconocimiento de patrones imaginarios-comportamentales como base para desarrollar estrategias de marketing y dar sentido a las marcas corporativas. Esta perspectiva teórico-metodológica permitió reconocer como perfiles predominantes los patrones de comportamiento de los puestos denominados “o Mago” y “o Explorador”. Asociado a los propósitos del Instituto, se considera que estos perfiles pueden inspirar a los seguidores a dejarse penetrar por las experiencias transformadoras que brindan las publicaciones, iniciando un proceso de concientización sobre la importancia de la conservación de la biodiversidad.Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio)2023-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionfluxo contínuo; avaliação duplo cegaapplication/pdftext/htmlhttps://revistaeletronica.icmbio.gov.br/BioBR/article/view/238710.37002/biodiversidadebrasileira.v13i4.2387Biodiversidade Brasileira ; v. 13 n. 4 (2023): Fluxo Contínuo e Seção Temática Planos de Ação Nacional para Conservação de Espécies Ameaçadas de ExtinçãoBiodiversidade Brasileira ; Vol. 13 No. 4 (2023): Fluxo Contínuo e Seção Temática Planos de Ação Nacional para Conservação de Espécies Ameaçadas de ExtinçãoBiodiversidade Brasileira ; Vol. 13 Núm. 4 (2023): Fluxo Contínuo e Seção Temática Planos de Ação Nacional para Conservação de Espécies Ameaçadas de Extinção2236-288610.37002/biodiversidadebrasileira.v13i4reponame:Biodiversidade Brasileirainstname:Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO)instacron:ICMBIOporhttps://revistaeletronica.icmbio.gov.br/BioBR/article/view/2387/1559https://revistaeletronica.icmbio.gov.br/BioBR/article/view/2387/1560Copyright (c) 2023 Os autores mantêm os direitos autorais de seus artigos sem restrições, concedendo ao editor direitos de publicação não exclusivos.https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessHerculano Bezerra Tabosa, DavidOliveto, Fernanda AléssioPaixão Anastácio de Paula , Cláudio Pawlowski Oliveira Araújo, Eliane2023-11-17T19:08:24Zoai:revistaeletronica.icmbio.gov.br:article/2387Revistahttps://revistaeletronica.icmbio.gov.br/BioBRPUBhttps://revistaeletronica.icmbio.gov.br/BioBR/oaifernanda.oliveto@icmbio.gov.br || katia.ribeiro@icmbio.gov.br2236-28862236-2886opendoar:2023-11-17T19:08:24Biodiversidade Brasileira - Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO)false
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