O controle de constitucionalidade no âmbito dos Tribunais de Contas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Sérgio Agripino Candido da
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IDP
Texto Completo: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/4746
Resumo: O constitucionalismo moderno elevou a Constituição a uma posição de supremacia dentro do sistema normativo. O controle de constitucionalidade representa a mais importante ferramenta criada pelas ciências jurídicas com a finalidade de assegurar a eficácia e a estabilidade da Constituição. Historicamente, este controle tem estado, predominantemente, a cargo de órgãos jurisdicionais que integram a estrutura do Poder Judiciário. O constitucionalismo brasileiro atual privilegiou um sistema híbrido de controle, qual seja: o sistema concentrado e o sistema difuso. Os Tribunais de Contas, na configuração que se apresentam na Constituição, desempenham relevante função, sendo responsáveis por toda fiscalização fiscal, orçamentária, financeira, contábil e patrimonial da administração pública, verificando, necessariamente, se os atos e os normativos que os fundamentam encontram-se de acordo com o arcabouço jurídico no qual se encontram inseridos, sob pena de serem destituídos de validade e eficácia. Nesse contexto, o confronto com a Constituição é inevitável. A partir desta constatação, torna-se necessário, então, verificar se as Cortes de Contas, no exercício de suas atribuições, detêm competência para aferir a incompatibilidade de leis e atos normativos com o texto constitucional, levando-se em conta o modelo de controle de constitucionalidade vigente. Desta forma, o presente trabalho estuda os diversos aspectos relacionados a esta questão, a partir de uma analise histórica e conceitual, tanto do controle de constitucionalidade, como dos Tribunais de Contas, para, ao final, apresentar as conclusões e sugestões que passam, necessariamente, por alterações normativas que visam dotar as referidas Cortes de ferramentas jurídicas para um desempenho mais eficiente de sua função constitucional.
id IDP-1_5f2ff2ca9d643560188d94d3f925ee24
oai_identifier_str oai:repositorio.idp.edu.br:123456789/4746
network_acronym_str IDP-1
network_name_str Repositório Institucional do IDP
repository_id_str
spelling O controle de constitucionalidade no âmbito dos Tribunais de ContasConstituiçãoControle de constitucionalidadeTribunal de ContasPoder judiciárioO constitucionalismo moderno elevou a Constituição a uma posição de supremacia dentro do sistema normativo. O controle de constitucionalidade representa a mais importante ferramenta criada pelas ciências jurídicas com a finalidade de assegurar a eficácia e a estabilidade da Constituição. Historicamente, este controle tem estado, predominantemente, a cargo de órgãos jurisdicionais que integram a estrutura do Poder Judiciário. O constitucionalismo brasileiro atual privilegiou um sistema híbrido de controle, qual seja: o sistema concentrado e o sistema difuso. Os Tribunais de Contas, na configuração que se apresentam na Constituição, desempenham relevante função, sendo responsáveis por toda fiscalização fiscal, orçamentária, financeira, contábil e patrimonial da administração pública, verificando, necessariamente, se os atos e os normativos que os fundamentam encontram-se de acordo com o arcabouço jurídico no qual se encontram inseridos, sob pena de serem destituídos de validade e eficácia. Nesse contexto, o confronto com a Constituição é inevitável. A partir desta constatação, torna-se necessário, então, verificar se as Cortes de Contas, no exercício de suas atribuições, detêm competência para aferir a incompatibilidade de leis e atos normativos com o texto constitucional, levando-se em conta o modelo de controle de constitucionalidade vigente. Desta forma, o presente trabalho estuda os diversos aspectos relacionados a esta questão, a partir de uma analise histórica e conceitual, tanto do controle de constitucionalidade, como dos Tribunais de Contas, para, ao final, apresentar as conclusões e sugestões que passam, necessariamente, por alterações normativas que visam dotar as referidas Cortes de ferramentas jurídicas para um desempenho mais eficiente de sua função constitucional.Instituto Brasiliense de Direito PúblicoBranco, Paulo Gustavo GonetSilva, Sérgio Agripino Candido da2023-09-22T13:11:28Z2023-09-22T13:11:28Z20092023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSILVA, Sérgio Agripino Candido da. O controle de constitucionalidade no âmbito dos Tribunais de Contas. 2023. 89 f. Monografia (Especialização em Direito Público) - Instituto Brasiliense de Direito Público, Brasília, 2009.https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/4746porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional do IDPinstname:Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP)instacron:IDP2023-09-26T18:35:53Zoai:repositorio.idp.edu.br:123456789/4746Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPRIhttps://repositorio.idp.edu.br/oai/requestbiblioteca@idp.edu.bropendoar:2024-09-05T12:26:41.392497Repositório Institucional do IDP - Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP)false
dc.title.none.fl_str_mv O controle de constitucionalidade no âmbito dos Tribunais de Contas
title O controle de constitucionalidade no âmbito dos Tribunais de Contas
spellingShingle O controle de constitucionalidade no âmbito dos Tribunais de Contas
Silva, Sérgio Agripino Candido da
Constituição
Controle de constitucionalidade
Tribunal de Contas
Poder judiciário
title_short O controle de constitucionalidade no âmbito dos Tribunais de Contas
title_full O controle de constitucionalidade no âmbito dos Tribunais de Contas
title_fullStr O controle de constitucionalidade no âmbito dos Tribunais de Contas
title_full_unstemmed O controle de constitucionalidade no âmbito dos Tribunais de Contas
title_sort O controle de constitucionalidade no âmbito dos Tribunais de Contas
author Silva, Sérgio Agripino Candido da
author_facet Silva, Sérgio Agripino Candido da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Branco, Paulo Gustavo Gonet
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Sérgio Agripino Candido da
dc.subject.por.fl_str_mv Constituição
Controle de constitucionalidade
Tribunal de Contas
Poder judiciário
topic Constituição
Controle de constitucionalidade
Tribunal de Contas
Poder judiciário
description O constitucionalismo moderno elevou a Constituição a uma posição de supremacia dentro do sistema normativo. O controle de constitucionalidade representa a mais importante ferramenta criada pelas ciências jurídicas com a finalidade de assegurar a eficácia e a estabilidade da Constituição. Historicamente, este controle tem estado, predominantemente, a cargo de órgãos jurisdicionais que integram a estrutura do Poder Judiciário. O constitucionalismo brasileiro atual privilegiou um sistema híbrido de controle, qual seja: o sistema concentrado e o sistema difuso. Os Tribunais de Contas, na configuração que se apresentam na Constituição, desempenham relevante função, sendo responsáveis por toda fiscalização fiscal, orçamentária, financeira, contábil e patrimonial da administração pública, verificando, necessariamente, se os atos e os normativos que os fundamentam encontram-se de acordo com o arcabouço jurídico no qual se encontram inseridos, sob pena de serem destituídos de validade e eficácia. Nesse contexto, o confronto com a Constituição é inevitável. A partir desta constatação, torna-se necessário, então, verificar se as Cortes de Contas, no exercício de suas atribuições, detêm competência para aferir a incompatibilidade de leis e atos normativos com o texto constitucional, levando-se em conta o modelo de controle de constitucionalidade vigente. Desta forma, o presente trabalho estuda os diversos aspectos relacionados a esta questão, a partir de uma analise histórica e conceitual, tanto do controle de constitucionalidade, como dos Tribunais de Contas, para, ao final, apresentar as conclusões e sugestões que passam, necessariamente, por alterações normativas que visam dotar as referidas Cortes de ferramentas jurídicas para um desempenho mais eficiente de sua função constitucional.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009
2023-09-22T13:11:28Z
2023-09-22T13:11:28Z
2023
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Sérgio Agripino Candido da. O controle de constitucionalidade no âmbito dos Tribunais de Contas. 2023. 89 f. Monografia (Especialização em Direito Público) - Instituto Brasiliense de Direito Público, Brasília, 2009.
https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/4746
identifier_str_mv SILVA, Sérgio Agripino Candido da. O controle de constitucionalidade no âmbito dos Tribunais de Contas. 2023. 89 f. Monografia (Especialização em Direito Público) - Instituto Brasiliense de Direito Público, Brasília, 2009.
url https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/4746
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Brasiliense de Direito Público
publisher.none.fl_str_mv Instituto Brasiliense de Direito Público
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do IDP
instname:Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP)
instacron:IDP
instname_str Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP)
instacron_str IDP
institution IDP
reponame_str Repositório Institucional do IDP
collection Repositório Institucional do IDP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do IDP - Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@idp.edu.br
_version_ 1809385920198082560