Desobediência civil e estabilidade sistêmica: a teoria da justiça de John Rawls como procedimento ignitor para a ressignificação dos sistemas jurídicos.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes Neto, Miguel Rodrigues
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IDP
Texto Completo: http://dspace.idp.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2248
Resumo: Monografia apresentada como requisito parcial à obtenção do título de Especialista em Direito Constitucional, no Curso de Pós-Graduação Lato Sensu do Instituto Brasiliense de Direito Público – IDP.
id IDP-1_869a87db8053ed536c49b8ea7de105a2
oai_identifier_str oai:repositorio.idp.edu.br:123456789/2248
network_acronym_str IDP-1
network_name_str Repositório Institucional do IDP
repository_id_str
spelling Desobediência civil e estabilidade sistêmica: a teoria da justiça de John Rawls como procedimento ignitor para a ressignificação dos sistemas jurídicos.Teoria da Justiça, John RawlsTeoria da Evolução SocialSistemas SociaisSistema JuridicoDesobediência CivilMonografia apresentada como requisito parcial à obtenção do título de Especialista em Direito Constitucional, no Curso de Pós-Graduação Lato Sensu do Instituto Brasiliense de Direito Público – IDP.A presente pesquisa pretende identificar qual o papel da desobediência civil para a evolução dos sistemas jurídicos. Busca-se compreender a partir da Teoria da Justiça de John Rawls qual o papel da desobediência civil no enfrentamento às injustiças não combatíveis pela estrutura básica da sociedade moderna multifacetada e plural. Identifica-se, por meio da justiça procedimental de Rawls, que a desobediência civil tem vocação natural para atribuir nova significação aos sistemas jurídicos desordenados, especialmente quando exercida sob rigorosos critérios e limites; ocasiões em que se manifesta como procedimento ignitor capaz de modificar leis e políticas públicas. Como pano de fundo para o desenvolvimento do argumento principal, é apresentada a Teoria da Evolução dos sistemas sociais proposta por Luhmann, de forma a permitir a compreensão da ressignificação do sistema jurídico promovida pela desobediência civil. Elabora-se, neste contexto teórico, proposta metodológico-científica para refutar ou confirmar as teorias abordadas na pesquisa, o que se faz por meio da análise factual de recentes casos onde a desobediência civil foi exercida no território brasileiro em protesto contra o reajuste de tarifas de transporte público em grandes capitais, e que culminaram com a alteração de políticas públicas já vigenteIDP/ EDB2017-03-10T14:10:00Z2017-03-10T14:10:00Z20172017-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfNUNES NETO, Miguel Rodrigues. Desobediência civil e estabilidade sistêmica: a teoria da justiça de John Rawls como procedimento ignitor para a ressignificação dos sistemas jurídicos. Brasilia: IDP/EDB. 2017, 61f. Monografia( Especialização). -Instituto Brasiliense de Direito Público.http://dspace.idp.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2248porNunes Neto, Miguel Rodriguesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional do IDPinstname:Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP)instacron:IDP2020-07-20T03:03:41Zoai:repositorio.idp.edu.br:123456789/2248Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPRIhttps://repositorio.idp.edu.br/oai/requestbiblioteca@idp.edu.bropendoar:2024-09-05T12:28:36.995073Repositório Institucional do IDP - Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP)false
dc.title.none.fl_str_mv Desobediência civil e estabilidade sistêmica: a teoria da justiça de John Rawls como procedimento ignitor para a ressignificação dos sistemas jurídicos.
title Desobediência civil e estabilidade sistêmica: a teoria da justiça de John Rawls como procedimento ignitor para a ressignificação dos sistemas jurídicos.
spellingShingle Desobediência civil e estabilidade sistêmica: a teoria da justiça de John Rawls como procedimento ignitor para a ressignificação dos sistemas jurídicos.
Nunes Neto, Miguel Rodrigues
Teoria da Justiça, John Rawls
Teoria da Evolução Social
Sistemas Sociais
Sistema Juridico
Desobediência Civil
title_short Desobediência civil e estabilidade sistêmica: a teoria da justiça de John Rawls como procedimento ignitor para a ressignificação dos sistemas jurídicos.
title_full Desobediência civil e estabilidade sistêmica: a teoria da justiça de John Rawls como procedimento ignitor para a ressignificação dos sistemas jurídicos.
title_fullStr Desobediência civil e estabilidade sistêmica: a teoria da justiça de John Rawls como procedimento ignitor para a ressignificação dos sistemas jurídicos.
title_full_unstemmed Desobediência civil e estabilidade sistêmica: a teoria da justiça de John Rawls como procedimento ignitor para a ressignificação dos sistemas jurídicos.
title_sort Desobediência civil e estabilidade sistêmica: a teoria da justiça de John Rawls como procedimento ignitor para a ressignificação dos sistemas jurídicos.
author Nunes Neto, Miguel Rodrigues
author_facet Nunes Neto, Miguel Rodrigues
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nunes Neto, Miguel Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Teoria da Justiça, John Rawls
Teoria da Evolução Social
Sistemas Sociais
Sistema Juridico
Desobediência Civil
topic Teoria da Justiça, John Rawls
Teoria da Evolução Social
Sistemas Sociais
Sistema Juridico
Desobediência Civil
description Monografia apresentada como requisito parcial à obtenção do título de Especialista em Direito Constitucional, no Curso de Pós-Graduação Lato Sensu do Instituto Brasiliense de Direito Público – IDP.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-03-10T14:10:00Z
2017-03-10T14:10:00Z
2017
2017-02
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv NUNES NETO, Miguel Rodrigues. Desobediência civil e estabilidade sistêmica: a teoria da justiça de John Rawls como procedimento ignitor para a ressignificação dos sistemas jurídicos. Brasilia: IDP/EDB. 2017, 61f. Monografia( Especialização). -Instituto Brasiliense de Direito Público.
http://dspace.idp.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2248
identifier_str_mv NUNES NETO, Miguel Rodrigues. Desobediência civil e estabilidade sistêmica: a teoria da justiça de John Rawls como procedimento ignitor para a ressignificação dos sistemas jurídicos. Brasilia: IDP/EDB. 2017, 61f. Monografia( Especialização). -Instituto Brasiliense de Direito Público.
url http://dspace.idp.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2248
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv IDP/ EDB
publisher.none.fl_str_mv IDP/ EDB
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do IDP
instname:Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP)
instacron:IDP
instname_str Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP)
instacron_str IDP
institution IDP
reponame_str Repositório Institucional do IDP
collection Repositório Institucional do IDP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do IDP - Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@idp.edu.br
_version_ 1809385930802331648