Entre autonomia e coordenação federativa : a simultaneidade federativa dos governos estaduais na interiorização na educação pública superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Joana Paula Alves da Silva Noia de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IDP
Texto Completo: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/4347
Resumo: As relações intergovernamentais na produção de políticas públicas constituem o tema desta pesquisa, em especial a atuação dos entes federativos: governo federal, estados e municípios na promoção de políticas públicas. A atuação dos governos estaduais foi o foco da pesquisa. O Programa UAB foi o campo empírico utilizado para as análises. Foram entrevistados três gestores estaduais que atuam na implementação do Programa. Mais especificamente, foram investigadas características das relações intergovernamentais produzidas por estes governos estaduais. Como resultados, identificou-se que, nos estados analisados, os governos estaduais extrapolam sua atribuição definida pelo programa, realizando diversas outras atribuições em seu território em prol da política induzida pelo Programa UAB. Por serem mais “permeáveis” às demandas territoriais, promovem a ampliação dos atores da política, da articulação e da coordenação dos municípios, dos recursos financeiros, dos objetivos delineados pelo programa e de seus próprios sistemas de ensino. Dessa forma, pode-se afirmar que, considerando a teoria de Wright sobre os papéis definidos os entes nas relações intergovernamentais, esta pesquisa concluiu que, a despeito da definição feita pelo governo federal no Programa UAB, de agentes do governo federal, os três estados assumem o papel de co-gestores da política.
id IDP-1_916d2d59304ca5e6e7be9293a51c8bca
oai_identifier_str oai:repositorio.idp.edu.br:123456789/4347
network_acronym_str IDP-1
network_name_str Repositório Institucional do IDP
repository_id_str
spelling Entre autonomia e coordenação federativa : a simultaneidade federativa dos governos estaduais na interiorização na educação pública superiorRelações intergovernamentaisEstado federalEducação superior públicaGovernos estaduaisAs relações intergovernamentais na produção de políticas públicas constituem o tema desta pesquisa, em especial a atuação dos entes federativos: governo federal, estados e municípios na promoção de políticas públicas. A atuação dos governos estaduais foi o foco da pesquisa. O Programa UAB foi o campo empírico utilizado para as análises. Foram entrevistados três gestores estaduais que atuam na implementação do Programa. Mais especificamente, foram investigadas características das relações intergovernamentais produzidas por estes governos estaduais. Como resultados, identificou-se que, nos estados analisados, os governos estaduais extrapolam sua atribuição definida pelo programa, realizando diversas outras atribuições em seu território em prol da política induzida pelo Programa UAB. Por serem mais “permeáveis” às demandas territoriais, promovem a ampliação dos atores da política, da articulação e da coordenação dos municípios, dos recursos financeiros, dos objetivos delineados pelo programa e de seus próprios sistemas de ensino. Dessa forma, pode-se afirmar que, considerando a teoria de Wright sobre os papéis definidos os entes nas relações intergovernamentais, esta pesquisa concluiu que, a despeito da definição feita pelo governo federal no Programa UAB, de agentes do governo federal, os três estados assumem o papel de co-gestores da política.Intergovernmental relations in the production of public policies constitute the theme of this research, in particular the performance of federative entities: federal government, states and municipalities in the promotion of public policies. The performance of state governments was the focus of the research. The UAB Program was the empirical field used for the analyses. Three state managers who work in the implementation of the Program were interviewed. More specifically, characteristics of the intergovernmental relations produced by these state governments were investigated. As a result, it was identified that, in the analyzed states, state governments extrapolate their attribution defined by the program, carrying out several other attributions in their territory in favor of the policy induced by the UAB Program. Because they are more “permeable” to territorial demands, they promote the expansion of policy actors, articulation and coordination of municipalities, financial resources, objectives outlined by the program and their own education systems. Thus, it can be stated that, considering Wright's theory on the roles defined by entities in intergovernmental relations, this research concluded that, despite the definition made by the federal government in the UAB Program, of agents of the federal government, the three states assume the role of policy co-managers.Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e PesquisaPalotti, Pedro Lucas de MouraSousa, Joana Paula Alves da Silva Noia de2023-05-17T12:34:33Z2023-05-17T12:34:33Z20222023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSOUSA, Joana Paula Alves da Silva Noia de. Entre autonomia e coordenação federativa : a simultaneidade federativa dos governos estaduais na interiorização na educação pública superior. 2023. 82 f. Dissertação (Mestrado em Administração Pública) - Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa, Brasília, 2022.https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/4347porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional do IDPinstname:Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP)instacron:IDP2023-05-17T14:30:52Zoai:repositorio.idp.edu.br:123456789/4347Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPRIhttps://repositorio.idp.edu.br/oai/requestbiblioteca@idp.edu.bropendoar:2024-09-05T12:26:56.304769Repositório Institucional do IDP - Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP)false
dc.title.none.fl_str_mv Entre autonomia e coordenação federativa : a simultaneidade federativa dos governos estaduais na interiorização na educação pública superior
title Entre autonomia e coordenação federativa : a simultaneidade federativa dos governos estaduais na interiorização na educação pública superior
spellingShingle Entre autonomia e coordenação federativa : a simultaneidade federativa dos governos estaduais na interiorização na educação pública superior
Sousa, Joana Paula Alves da Silva Noia de
Relações intergovernamentais
Estado federal
Educação superior pública
Governos estaduais
title_short Entre autonomia e coordenação federativa : a simultaneidade federativa dos governos estaduais na interiorização na educação pública superior
title_full Entre autonomia e coordenação federativa : a simultaneidade federativa dos governos estaduais na interiorização na educação pública superior
title_fullStr Entre autonomia e coordenação federativa : a simultaneidade federativa dos governos estaduais na interiorização na educação pública superior
title_full_unstemmed Entre autonomia e coordenação federativa : a simultaneidade federativa dos governos estaduais na interiorização na educação pública superior
title_sort Entre autonomia e coordenação federativa : a simultaneidade federativa dos governos estaduais na interiorização na educação pública superior
author Sousa, Joana Paula Alves da Silva Noia de
author_facet Sousa, Joana Paula Alves da Silva Noia de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Palotti, Pedro Lucas de Moura
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Joana Paula Alves da Silva Noia de
dc.subject.por.fl_str_mv Relações intergovernamentais
Estado federal
Educação superior pública
Governos estaduais
topic Relações intergovernamentais
Estado federal
Educação superior pública
Governos estaduais
description As relações intergovernamentais na produção de políticas públicas constituem o tema desta pesquisa, em especial a atuação dos entes federativos: governo federal, estados e municípios na promoção de políticas públicas. A atuação dos governos estaduais foi o foco da pesquisa. O Programa UAB foi o campo empírico utilizado para as análises. Foram entrevistados três gestores estaduais que atuam na implementação do Programa. Mais especificamente, foram investigadas características das relações intergovernamentais produzidas por estes governos estaduais. Como resultados, identificou-se que, nos estados analisados, os governos estaduais extrapolam sua atribuição definida pelo programa, realizando diversas outras atribuições em seu território em prol da política induzida pelo Programa UAB. Por serem mais “permeáveis” às demandas territoriais, promovem a ampliação dos atores da política, da articulação e da coordenação dos municípios, dos recursos financeiros, dos objetivos delineados pelo programa e de seus próprios sistemas de ensino. Dessa forma, pode-se afirmar que, considerando a teoria de Wright sobre os papéis definidos os entes nas relações intergovernamentais, esta pesquisa concluiu que, a despeito da definição feita pelo governo federal no Programa UAB, de agentes do governo federal, os três estados assumem o papel de co-gestores da política.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2023-05-17T12:34:33Z
2023-05-17T12:34:33Z
2023
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SOUSA, Joana Paula Alves da Silva Noia de. Entre autonomia e coordenação federativa : a simultaneidade federativa dos governos estaduais na interiorização na educação pública superior. 2023. 82 f. Dissertação (Mestrado em Administração Pública) - Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa, Brasília, 2022.
https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/4347
identifier_str_mv SOUSA, Joana Paula Alves da Silva Noia de. Entre autonomia e coordenação federativa : a simultaneidade federativa dos governos estaduais na interiorização na educação pública superior. 2023. 82 f. Dissertação (Mestrado em Administração Pública) - Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa, Brasília, 2022.
url https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/4347
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa
publisher.none.fl_str_mv Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do IDP
instname:Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP)
instacron:IDP
instname_str Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP)
instacron_str IDP
institution IDP
reponame_str Repositório Institucional do IDP
collection Repositório Institucional do IDP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do IDP - Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@idp.edu.br
_version_ 1809385921601077248