Índice de desenvolvimento da educação básica (IDEB): investimento ou boas práticas de gestão - Análise comparativa entre os estados da federação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Juan Carlos Costa de Arruda Pereira
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IDP
Texto Completo: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/4199
Resumo: Os desafios para superar os resultados de aprendizagem nas avaliações escolares exigem investimentos e boas práticas de gestão. É importante avaliar o quanto a gestão é capaz de melhorar os resultados num cenário de recursos insuficientes. Esta pesquisa verifica se, para obter um rendimento melhor no IDEB, indicador que mede taxas de rendimento e de aprendizagem, é necessário melhorar as práticas de gestão, ou se prepondera a questão financeira. Será realizada aplicação de testes estatísticos sobre os dados dos IDEBs dos estados brasileiros e do Distrito Federal entre 2007 e 2019, para verificar o grau de importância dos quesitos supracitados. Além disso, realizou-se uma análise de correlação bivariada entre os dados da despesa empenhada para as unidades selecionadas e suas respectivas notas alcançadas no IDEB, no período selecionado. Aplicou-se também um questionário para quatro especialistas ligados a área de educação para balizar os resultados alcançados. Encontrou-se resultados heterogêneos após uma minuciosa análise de correlação. Ao analisarmos grande parte dos estados da federação, denota-se que tal relação das variáveis de investimento em educação com os resultados do IDEB foi pequena ou média, e em grande parte negativa. Desta forma, os resultados não indicam, entre as variáveis analisadas, uma correlação. Sendo assim, foi sugerido a partir dos resultados obtidos que outros fatores, como a gestão educacional, a infraestrutura escolar, a qualidade do ensino entre tantos outros, podem influenciar na melhoria qualitativa educacional do Brasil.
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