O IDEB como instrumento de avaliação da aprendizagem escolar: uma visão crítica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva Barbosa, José Márcio
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Andrade Vaz de Mello, Rita Márcia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Pesquiseduca
Texto Completo: https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/505
Resumo: O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) tem sido instrumento de avaliação da aprendizagem escolar. Com seus testes padronizados e resultados apresentados na forma de dados quantitativos, tem sido o referencial de avaliação para se medir a qualidade de ensino na rede pública de ensino, nas últimas décadas. Tendo como horizonte de análise a perspectiva que acabamos de assinalar, o presente artigo objetiva abrir um leque de entendimento e críticas sobre o tema proposto, como subsídio de reflexões e debates para aqueles que se dedicam ao trabalho escolar. Mostrou-se que, se por um lado a avaliação escolar é necessária, por outro, ela forja um terreno contraditório, porque não se pode escalonar a melhoria da qualidade de ensino por meio de dados quantitativos apenas, sem ao menos analisar e avaliar a concretude do que se instaura na educação escolar e na aprendizagem do educando. Esse é o propósito deste artigo. Palavras-chave: IDEB. Avaliação da aprendizagem. Qualidade de ensino. IDEB AS A SCHOOL LEARNING ASSESSMENT TOOL: A CRITICAL VIEW ABSTRACT: The Basic Education Development Index (IDEB) has been the tool to assess school learning. With its standardized tests and results presented as quantitative data, it has been the evaluation reference to measure the quality of teaching in public schools over the last decades. Having the aforementioned perspective as an analysis scope, this article aims to widen the range of understanding and criticism about the proposed subject, as subsidies for reflections and debates to those who are dedicated to schoolwork. It has been demonstrated that, if on one hand the evaluation of schools is necessary; on the other, it forges a contradictory terrain, because the improvement of teaching quality cannot be measured only by means of quantitative data, without at least analyzing and assessing the concreteness of what is established in education and in the learning of students. This is the purpose of this article. Keywords: IDEB. Learning assessment. Quality of teaching 
id EDUL-1_7639f31c4897375c6b7540e4fca1ca25
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/505
network_acronym_str EDUL-1
network_name_str Revista Eletrônica Pesquiseduca
repository_id_str
spelling O IDEB como instrumento de avaliação da aprendizagem escolar: uma visão críticaIDEBavaliação da aprendizagemqualidade de ensino.Gestão e avaliação escolar O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) tem sido instrumento de avaliação da aprendizagem escolar. Com seus testes padronizados e resultados apresentados na forma de dados quantitativos, tem sido o referencial de avaliação para se medir a qualidade de ensino na rede pública de ensino, nas últimas décadas. Tendo como horizonte de análise a perspectiva que acabamos de assinalar, o presente artigo objetiva abrir um leque de entendimento e críticas sobre o tema proposto, como subsídio de reflexões e debates para aqueles que se dedicam ao trabalho escolar. Mostrou-se que, se por um lado a avaliação escolar é necessária, por outro, ela forja um terreno contraditório, porque não se pode escalonar a melhoria da qualidade de ensino por meio de dados quantitativos apenas, sem ao menos analisar e avaliar a concretude do que se instaura na educação escolar e na aprendizagem do educando. Esse é o propósito deste artigo. Palavras-chave: IDEB. Avaliação da aprendizagem. Qualidade de ensino. IDEB AS A SCHOOL LEARNING ASSESSMENT TOOL: A CRITICAL VIEW ABSTRACT: The Basic Education Development Index (IDEB) has been the tool to assess school learning. With its standardized tests and results presented as quantitative data, it has been the evaluation reference to measure the quality of teaching in public schools over the last decades. Having the aforementioned perspective as an analysis scope, this article aims to widen the range of understanding and criticism about the proposed subject, as subsidies for reflections and debates to those who are dedicated to schoolwork. It has been demonstrated that, if on one hand the evaluation of schools is necessary; on the other, it forges a contradictory terrain, because the improvement of teaching quality cannot be measured only by means of quantitative data, without at least analyzing and assessing the concreteness of what is established in education and in the learning of students. This is the purpose of this article. Keywords: IDEB. Learning assessment. Quality of teaching EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos2015-07-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/505REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 7 n. 13 (2015): ABORDAGENS METODOLÓGICAS DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO E OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA; 106-1232177-1626reponame:Revista Eletrônica Pesquiseducainstname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)instacron:EDULporhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/505/pdfSilva Barbosa, José MárcioAndrade Vaz de Mello, Rita Márciainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-17T21:35:44Zoai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/505Revistahttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/indexPRIhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/oai||pesquiseduca@unisantos.br2177-16262177-1626opendoar:2021-03-17T21:35:44Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)false
dc.title.none.fl_str_mv O IDEB como instrumento de avaliação da aprendizagem escolar: uma visão crítica
title O IDEB como instrumento de avaliação da aprendizagem escolar: uma visão crítica
spellingShingle O IDEB como instrumento de avaliação da aprendizagem escolar: uma visão crítica
Silva Barbosa, José Márcio
IDEB
avaliação da aprendizagem
qualidade de ensino.
Gestão e avaliação escolar
title_short O IDEB como instrumento de avaliação da aprendizagem escolar: uma visão crítica
title_full O IDEB como instrumento de avaliação da aprendizagem escolar: uma visão crítica
title_fullStr O IDEB como instrumento de avaliação da aprendizagem escolar: uma visão crítica
title_full_unstemmed O IDEB como instrumento de avaliação da aprendizagem escolar: uma visão crítica
title_sort O IDEB como instrumento de avaliação da aprendizagem escolar: uma visão crítica
author Silva Barbosa, José Márcio
author_facet Silva Barbosa, José Márcio
Andrade Vaz de Mello, Rita Márcia
author_role author
author2 Andrade Vaz de Mello, Rita Márcia
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva Barbosa, José Márcio
Andrade Vaz de Mello, Rita Márcia
dc.subject.por.fl_str_mv IDEB
avaliação da aprendizagem
qualidade de ensino.
Gestão e avaliação escolar
topic IDEB
avaliação da aprendizagem
qualidade de ensino.
Gestão e avaliação escolar
description O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) tem sido instrumento de avaliação da aprendizagem escolar. Com seus testes padronizados e resultados apresentados na forma de dados quantitativos, tem sido o referencial de avaliação para se medir a qualidade de ensino na rede pública de ensino, nas últimas décadas. Tendo como horizonte de análise a perspectiva que acabamos de assinalar, o presente artigo objetiva abrir um leque de entendimento e críticas sobre o tema proposto, como subsídio de reflexões e debates para aqueles que se dedicam ao trabalho escolar. Mostrou-se que, se por um lado a avaliação escolar é necessária, por outro, ela forja um terreno contraditório, porque não se pode escalonar a melhoria da qualidade de ensino por meio de dados quantitativos apenas, sem ao menos analisar e avaliar a concretude do que se instaura na educação escolar e na aprendizagem do educando. Esse é o propósito deste artigo. Palavras-chave: IDEB. Avaliação da aprendizagem. Qualidade de ensino. IDEB AS A SCHOOL LEARNING ASSESSMENT TOOL: A CRITICAL VIEW ABSTRACT: The Basic Education Development Index (IDEB) has been the tool to assess school learning. With its standardized tests and results presented as quantitative data, it has been the evaluation reference to measure the quality of teaching in public schools over the last decades. Having the aforementioned perspective as an analysis scope, this article aims to widen the range of understanding and criticism about the proposed subject, as subsidies for reflections and debates to those who are dedicated to schoolwork. It has been demonstrated that, if on one hand the evaluation of schools is necessary; on the other, it forges a contradictory terrain, because the improvement of teaching quality cannot be measured only by means of quantitative data, without at least analyzing and assessing the concreteness of what is established in education and in the learning of students. This is the purpose of this article. Keywords: IDEB. Learning assessment. Quality of teaching 
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-07-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/505
url https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/505
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/505/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos
publisher.none.fl_str_mv EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos
dc.source.none.fl_str_mv REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 7 n. 13 (2015): ABORDAGENS METODOLÓGICAS DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO E OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA; 106-123
2177-1626
reponame:Revista Eletrônica Pesquiseduca
instname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron:EDUL
instname_str Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron_str EDUL
institution EDUL
reponame_str Revista Eletrônica Pesquiseduca
collection Revista Eletrônica Pesquiseduca
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
repository.mail.fl_str_mv ||pesquiseduca@unisantos.br
_version_ 1793890351820308480