O IDEB como instrumento de avaliação da aprendizagem escolar: uma visão crítica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Pesquiseduca |
Texto Completo: | https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/505 |
Resumo: | O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) tem sido instrumento de avaliação da aprendizagem escolar. Com seus testes padronizados e resultados apresentados na forma de dados quantitativos, tem sido o referencial de avaliação para se medir a qualidade de ensino na rede pública de ensino, nas últimas décadas. Tendo como horizonte de análise a perspectiva que acabamos de assinalar, o presente artigo objetiva abrir um leque de entendimento e críticas sobre o tema proposto, como subsídio de reflexões e debates para aqueles que se dedicam ao trabalho escolar. Mostrou-se que, se por um lado a avaliação escolar é necessária, por outro, ela forja um terreno contraditório, porque não se pode escalonar a melhoria da qualidade de ensino por meio de dados quantitativos apenas, sem ao menos analisar e avaliar a concretude do que se instaura na educação escolar e na aprendizagem do educando. Esse é o propósito deste artigo. Palavras-chave: IDEB. Avaliação da aprendizagem. Qualidade de ensino. IDEB AS A SCHOOL LEARNING ASSESSMENT TOOL: A CRITICAL VIEW ABSTRACT: The Basic Education Development Index (IDEB) has been the tool to assess school learning. With its standardized tests and results presented as quantitative data, it has been the evaluation reference to measure the quality of teaching in public schools over the last decades. Having the aforementioned perspective as an analysis scope, this article aims to widen the range of understanding and criticism about the proposed subject, as subsidies for reflections and debates to those who are dedicated to schoolwork. It has been demonstrated that, if on one hand the evaluation of schools is necessary; on the other, it forges a contradictory terrain, because the improvement of teaching quality cannot be measured only by means of quantitative data, without at least analyzing and assessing the concreteness of what is established in education and in the learning of students. This is the purpose of this article. Keywords: IDEB. Learning assessment. Quality of teaching |
id |
EDUL-1_7639f31c4897375c6b7540e4fca1ca25 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/505 |
network_acronym_str |
EDUL-1 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
repository_id_str |
|
spelling |
O IDEB como instrumento de avaliação da aprendizagem escolar: uma visão críticaIDEBavaliação da aprendizagemqualidade de ensino.Gestão e avaliação escolar O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) tem sido instrumento de avaliação da aprendizagem escolar. Com seus testes padronizados e resultados apresentados na forma de dados quantitativos, tem sido o referencial de avaliação para se medir a qualidade de ensino na rede pública de ensino, nas últimas décadas. Tendo como horizonte de análise a perspectiva que acabamos de assinalar, o presente artigo objetiva abrir um leque de entendimento e críticas sobre o tema proposto, como subsídio de reflexões e debates para aqueles que se dedicam ao trabalho escolar. Mostrou-se que, se por um lado a avaliação escolar é necessária, por outro, ela forja um terreno contraditório, porque não se pode escalonar a melhoria da qualidade de ensino por meio de dados quantitativos apenas, sem ao menos analisar e avaliar a concretude do que se instaura na educação escolar e na aprendizagem do educando. Esse é o propósito deste artigo. Palavras-chave: IDEB. Avaliação da aprendizagem. Qualidade de ensino. IDEB AS A SCHOOL LEARNING ASSESSMENT TOOL: A CRITICAL VIEW ABSTRACT: The Basic Education Development Index (IDEB) has been the tool to assess school learning. With its standardized tests and results presented as quantitative data, it has been the evaluation reference to measure the quality of teaching in public schools over the last decades. Having the aforementioned perspective as an analysis scope, this article aims to widen the range of understanding and criticism about the proposed subject, as subsidies for reflections and debates to those who are dedicated to schoolwork. It has been demonstrated that, if on one hand the evaluation of schools is necessary; on the other, it forges a contradictory terrain, because the improvement of teaching quality cannot be measured only by means of quantitative data, without at least analyzing and assessing the concreteness of what is established in education and in the learning of students. This is the purpose of this article. Keywords: IDEB. Learning assessment. Quality of teaching EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos2015-07-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/505REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 7 n. 13 (2015): ABORDAGENS METODOLÓGICAS DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO E OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA; 106-1232177-1626reponame:Revista Eletrônica Pesquiseducainstname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)instacron:EDULporhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/505/pdfSilva Barbosa, José MárcioAndrade Vaz de Mello, Rita Márciainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-17T21:35:44Zoai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/505Revistahttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/indexPRIhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/oai||pesquiseduca@unisantos.br2177-16262177-1626opendoar:2021-03-17T21:35:44Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O IDEB como instrumento de avaliação da aprendizagem escolar: uma visão crítica |
title |
O IDEB como instrumento de avaliação da aprendizagem escolar: uma visão crítica |
spellingShingle |
O IDEB como instrumento de avaliação da aprendizagem escolar: uma visão crítica Silva Barbosa, José Márcio IDEB avaliação da aprendizagem qualidade de ensino. Gestão e avaliação escolar |
title_short |
O IDEB como instrumento de avaliação da aprendizagem escolar: uma visão crítica |
title_full |
O IDEB como instrumento de avaliação da aprendizagem escolar: uma visão crítica |
title_fullStr |
O IDEB como instrumento de avaliação da aprendizagem escolar: uma visão crítica |
title_full_unstemmed |
O IDEB como instrumento de avaliação da aprendizagem escolar: uma visão crítica |
title_sort |
O IDEB como instrumento de avaliação da aprendizagem escolar: uma visão crítica |
author |
Silva Barbosa, José Márcio |
author_facet |
Silva Barbosa, José Márcio Andrade Vaz de Mello, Rita Márcia |
author_role |
author |
author2 |
Andrade Vaz de Mello, Rita Márcia |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva Barbosa, José Márcio Andrade Vaz de Mello, Rita Márcia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
IDEB avaliação da aprendizagem qualidade de ensino. Gestão e avaliação escolar |
topic |
IDEB avaliação da aprendizagem qualidade de ensino. Gestão e avaliação escolar |
description |
O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) tem sido instrumento de avaliação da aprendizagem escolar. Com seus testes padronizados e resultados apresentados na forma de dados quantitativos, tem sido o referencial de avaliação para se medir a qualidade de ensino na rede pública de ensino, nas últimas décadas. Tendo como horizonte de análise a perspectiva que acabamos de assinalar, o presente artigo objetiva abrir um leque de entendimento e críticas sobre o tema proposto, como subsídio de reflexões e debates para aqueles que se dedicam ao trabalho escolar. Mostrou-se que, se por um lado a avaliação escolar é necessária, por outro, ela forja um terreno contraditório, porque não se pode escalonar a melhoria da qualidade de ensino por meio de dados quantitativos apenas, sem ao menos analisar e avaliar a concretude do que se instaura na educação escolar e na aprendizagem do educando. Esse é o propósito deste artigo. Palavras-chave: IDEB. Avaliação da aprendizagem. Qualidade de ensino. IDEB AS A SCHOOL LEARNING ASSESSMENT TOOL: A CRITICAL VIEW ABSTRACT: The Basic Education Development Index (IDEB) has been the tool to assess school learning. With its standardized tests and results presented as quantitative data, it has been the evaluation reference to measure the quality of teaching in public schools over the last decades. Having the aforementioned perspective as an analysis scope, this article aims to widen the range of understanding and criticism about the proposed subject, as subsidies for reflections and debates to those who are dedicated to schoolwork. It has been demonstrated that, if on one hand the evaluation of schools is necessary; on the other, it forges a contradictory terrain, because the improvement of teaching quality cannot be measured only by means of quantitative data, without at least analyzing and assessing the concreteness of what is established in education and in the learning of students. This is the purpose of this article. Keywords: IDEB. Learning assessment. Quality of teaching |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-07-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/505 |
url |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/505 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/505/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos |
publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos |
dc.source.none.fl_str_mv |
REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 7 n. 13 (2015): ABORDAGENS METODOLÓGICAS DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO E OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA; 106-123 2177-1626 reponame:Revista Eletrônica Pesquiseduca instname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) instacron:EDUL |
instname_str |
Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) |
instacron_str |
EDUL |
institution |
EDUL |
reponame_str |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
collection |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||pesquiseduca@unisantos.br |
_version_ |
1793890351820308480 |