Reposicionando a gestão administrativa de uma estatal federal em uma consultoria interna de gestão de alto desempenho: o “fim” da chamada “área meio” – um estudo de caso. 2020
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do IDP |
Texto Completo: | https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/2760 |
Resumo: | Esta dissertação tem como fio condutor a seguinte questão desafiadora: como reposicionar uma gestão administrativa institucionalmente firmada num modelo histórico/burocrático de apenas controle para uma inversão dos valores da ordem burocrática, com uma postura que motive seus colaboradores a se tornarem parte relevante do sucesso e das entregas finalísticas da instituição pública a que pertencem? Para responder a esta pergunta, a narrativa analítica aqui empreendida tomou como base o reposicionamento da gestão administrativa de uma estatal federal em uma consultoria interna de gestão de alto desempenho buscando o "fim" da chamada "área meio". Para embasar o estudo, realizou-se exaustiva revisão de literatura referente a trabalhos acadêmicos e técnicos sobre temas como Governança Pública Contemporânea, Qualidade de Vida no Ambiente de Trabalho e Alto Desempenho, Motivação e Engajamento, entre outros. Tratamos do passo a passo do caminho percorrido na busca dos resultados transformacionais alcançados com o envolvimento de todos os colaboradores da Diretoria de Gestão no modelo proposto. Consideramos a visão e crença de que o fator humano é o fundamento de qualquer desempenho e de processos de melhorias. Como resultado das novidades empreendidas, a empresa em questão tornou-se modelo para outras instituições, com a implementação de uma nova identidade e modelo de gestão pública capaz de unir ambiente de trabalho adequado, QVT, pertencimento, desenvolvimento, alto desempenho e geração de valor no serviço público. Nesse cenário, esta dissertação teve como foco mostrar como a diretoria de uma estatal pode estabelecer, implementar e construir um modelo bem-sucedido de gestão para resultados aliados a uma governança moderna e relevante, ancorada em premissas consagradas da gestão pública, tais como eficiência administrativa, controle, alto desempenho, pertencimento e compartilhamento de responsabilidades, mesmo entendendo-se as limitações do agente público na execução de suas obrigações funcionais. |
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Reposicionando a gestão administrativa de uma estatal federal em uma consultoria interna de gestão de alto desempenho: o “fim” da chamada “área meio” – um estudo de caso. 2020Governança públicaQualidade de vida no ambiente de trabalhoNarrativa analíticaGestãoAlto desempenhoEsta dissertação tem como fio condutor a seguinte questão desafiadora: como reposicionar uma gestão administrativa institucionalmente firmada num modelo histórico/burocrático de apenas controle para uma inversão dos valores da ordem burocrática, com uma postura que motive seus colaboradores a se tornarem parte relevante do sucesso e das entregas finalísticas da instituição pública a que pertencem? Para responder a esta pergunta, a narrativa analítica aqui empreendida tomou como base o reposicionamento da gestão administrativa de uma estatal federal em uma consultoria interna de gestão de alto desempenho buscando o "fim" da chamada "área meio". Para embasar o estudo, realizou-se exaustiva revisão de literatura referente a trabalhos acadêmicos e técnicos sobre temas como Governança Pública Contemporânea, Qualidade de Vida no Ambiente de Trabalho e Alto Desempenho, Motivação e Engajamento, entre outros. Tratamos do passo a passo do caminho percorrido na busca dos resultados transformacionais alcançados com o envolvimento de todos os colaboradores da Diretoria de Gestão no modelo proposto. Consideramos a visão e crença de que o fator humano é o fundamento de qualquer desempenho e de processos de melhorias. Como resultado das novidades empreendidas, a empresa em questão tornou-se modelo para outras instituições, com a implementação de uma nova identidade e modelo de gestão pública capaz de unir ambiente de trabalho adequado, QVT, pertencimento, desenvolvimento, alto desempenho e geração de valor no serviço público. Nesse cenário, esta dissertação teve como foco mostrar como a diretoria de uma estatal pode estabelecer, implementar e construir um modelo bem-sucedido de gestão para resultados aliados a uma governança moderna e relevante, ancorada em premissas consagradas da gestão pública, tais como eficiência administrativa, controle, alto desempenho, pertencimento e compartilhamento de responsabilidades, mesmo entendendo-se as limitações do agente público na execução de suas obrigações funcionais.IDP/EABMartins, Humberto FalcãoMalta, Maurício Pereira2021-01-29T12:03:54Z2021-01-29T12:03:54Z20202020-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMALTA, Maurício Pereira. Reposicionando a gestão administrativa de uma estatal federal em uma consultoria interna de gestão de alto desempenho: o “fim” da chamada “área meio” – um estudo de caso. 2020. 129 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração Pública) - Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa , Brasília, 2020.https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/2760porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional do IDPinstname:Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP)instacron:IDP2021-01-29T14:22:21Zoai:repositorio.idp.edu.br:123456789/2760Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPRIhttps://repositorio.idp.edu.br/oai/requestbiblioteca@idp.edu.bropendoar:2024-09-05T12:26:20.270720Repositório Institucional do IDP - Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP)false |
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