Medidas atípicas em execuções por quantia certa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ito, Alexandre
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IDP
Texto Completo: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/2777
Resumo: O Brasil há muito tempo está no meio de uma crise da execução. Aquele que ganha, não consegue executar o seu direito e muito disso se deve a insuficiência dos recursos e as medidas ultrapassadas que o juiz-Estado tem a sua disposição para efetivar esse direito. Diante desse cenário o CPC inovou ao postular no seu Art. 139, IV que caberá ao juiz determinar todas as medidas indutivas, coercitivas, mandamentais ou sub-rogatórias necessárias para assegurar o cumprimento de ordem judicial, inclusive nas ações que tenham por objeto prestação pecuniárias. O presente estudo visa abordar de maneira ampla e detalhada as inovações trazidas por esse Art. no que tange a tutela executiva por quantia certa sempre com foco na eficiência, constitucionalidade, menor onerosidade e proporção da medida instaurada. A metodologia utilizada foi a revisão bibliográfica, análise jurisprudencial por meio de um estudo do caso concreto que motivou a cassação da CNH e a apreensão do passaporte de determinados devedores. Ao cabo desse trabalho, conclui-se que essas medidas, seguindo as balizas aqui expostas, revelam-se adequadas e promissoras quanto a eficiência, não sendo o caso de desproporção ou exacerbação de forças.
id IDP-1_de8d6c6a70cbf389c9fa50f072a78c39
oai_identifier_str oai:repositorio.idp.edu.br:123456789/2777
network_acronym_str IDP-1
network_name_str Repositório Institucional do IDP
repository_id_str
spelling Medidas atípicas em execuções por quantia certaCódigo de Processo CivilExecuçãoMedidas atípicasArt. 139, IVProporcionalidadeMenor onerosidadeEficiênciaO Brasil há muito tempo está no meio de uma crise da execução. Aquele que ganha, não consegue executar o seu direito e muito disso se deve a insuficiência dos recursos e as medidas ultrapassadas que o juiz-Estado tem a sua disposição para efetivar esse direito. Diante desse cenário o CPC inovou ao postular no seu Art. 139, IV que caberá ao juiz determinar todas as medidas indutivas, coercitivas, mandamentais ou sub-rogatórias necessárias para assegurar o cumprimento de ordem judicial, inclusive nas ações que tenham por objeto prestação pecuniárias. O presente estudo visa abordar de maneira ampla e detalhada as inovações trazidas por esse Art. no que tange a tutela executiva por quantia certa sempre com foco na eficiência, constitucionalidade, menor onerosidade e proporção da medida instaurada. A metodologia utilizada foi a revisão bibliográfica, análise jurisprudencial por meio de um estudo do caso concreto que motivou a cassação da CNH e a apreensão do passaporte de determinados devedores. Ao cabo desse trabalho, conclui-se que essas medidas, seguindo as balizas aqui expostas, revelam-se adequadas e promissoras quanto a eficiência, não sendo o caso de desproporção ou exacerbação de forças.IDP/EABGobbo, LeandroIto, Alexandre2021-02-01T15:11:24Z2021-02-01T15:11:24Z2021-022020-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfITO, Alexandre. Medidas atípicas em execuções por quantia certa. 2020. 82 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) – Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa, Brasília, 2020.https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/2777porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional do IDPinstname:Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP)instacron:IDP2021-02-01T15:15:23Zoai:repositorio.idp.edu.br:123456789/2777Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPRIhttps://repositorio.idp.edu.br/oai/requestbiblioteca@idp.edu.bropendoar:2024-09-05T12:26:55.434544Repositório Institucional do IDP - Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP)false
dc.title.none.fl_str_mv Medidas atípicas em execuções por quantia certa
title Medidas atípicas em execuções por quantia certa
spellingShingle Medidas atípicas em execuções por quantia certa
Ito, Alexandre
Código de Processo Civil
Execução
Medidas atípicas
Art. 139, IV
Proporcionalidade
Menor onerosidade
Eficiência
title_short Medidas atípicas em execuções por quantia certa
title_full Medidas atípicas em execuções por quantia certa
title_fullStr Medidas atípicas em execuções por quantia certa
title_full_unstemmed Medidas atípicas em execuções por quantia certa
title_sort Medidas atípicas em execuções por quantia certa
author Ito, Alexandre
author_facet Ito, Alexandre
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gobbo, Leandro
dc.contributor.author.fl_str_mv Ito, Alexandre
dc.subject.por.fl_str_mv Código de Processo Civil
Execução
Medidas atípicas
Art. 139, IV
Proporcionalidade
Menor onerosidade
Eficiência
topic Código de Processo Civil
Execução
Medidas atípicas
Art. 139, IV
Proporcionalidade
Menor onerosidade
Eficiência
description O Brasil há muito tempo está no meio de uma crise da execução. Aquele que ganha, não consegue executar o seu direito e muito disso se deve a insuficiência dos recursos e as medidas ultrapassadas que o juiz-Estado tem a sua disposição para efetivar esse direito. Diante desse cenário o CPC inovou ao postular no seu Art. 139, IV que caberá ao juiz determinar todas as medidas indutivas, coercitivas, mandamentais ou sub-rogatórias necessárias para assegurar o cumprimento de ordem judicial, inclusive nas ações que tenham por objeto prestação pecuniárias. O presente estudo visa abordar de maneira ampla e detalhada as inovações trazidas por esse Art. no que tange a tutela executiva por quantia certa sempre com foco na eficiência, constitucionalidade, menor onerosidade e proporção da medida instaurada. A metodologia utilizada foi a revisão bibliográfica, análise jurisprudencial por meio de um estudo do caso concreto que motivou a cassação da CNH e a apreensão do passaporte de determinados devedores. Ao cabo desse trabalho, conclui-se que essas medidas, seguindo as balizas aqui expostas, revelam-se adequadas e promissoras quanto a eficiência, não sendo o caso de desproporção ou exacerbação de forças.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07
2021-02-01T15:11:24Z
2021-02-01T15:11:24Z
2021-02
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ITO, Alexandre. Medidas atípicas em execuções por quantia certa. 2020. 82 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) – Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa, Brasília, 2020.
https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/2777
identifier_str_mv ITO, Alexandre. Medidas atípicas em execuções por quantia certa. 2020. 82 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) – Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa, Brasília, 2020.
url https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/2777
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv IDP/EAB
publisher.none.fl_str_mv IDP/EAB
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do IDP
instname:Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP)
instacron:IDP
instname_str Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP)
instacron_str IDP
institution IDP
reponame_str Repositório Institucional do IDP
collection Repositório Institucional do IDP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do IDP - Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@idp.edu.br
_version_ 1809385921285455872