A implementação da política pública de gestão compartilhada nas escolas do DF: uma análise do Centro Educacional 03 de Sobradinho

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Nilson Nelson da Silva
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IDP
Texto Completo: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/3552
Resumo: No início de 2019, dentre as primeiras propostas do governador do Distrito Federal depois das eleições destacou-se a implementação da Política de Gestão Compartilhada entre a Secretaria de Estado de Educação e Secretaria de Estado de Segurança Pública nas escolas públicas do Distrito Federal, baseando-se nos Colégios Estaduais da Polícia Militar de Goiás – CEPMG. Este trabalho apresenta a análise da implementação da Política de Gestão Compartilhada do Distrito Federal - PGCDF a partir do seu desenho e da visão dos Burocratas em Nível de Rua – BNR’s do Centro Educacional 03 de Sobradinho. A pesquisa é classificada como descritiva, com análise documental, aplicação de questionário e observação sistêmica. Foi feita uma pesquisa bibliográfica dos principais autores que tratam sobre implementação de políticas públicas, além disso, foi feito um levantamento das legislações que tratam sobre a Gestão Compartilhada no Distrito Federal. Dessa maneira, a pesquisa analisa o desenho da política pública para verificar a consonância das ações de acordo com a literatura e verifica a implementação da política pública de acordo com os relatos dos professores e monitores do Centro Educacional 03 de Sobradinho, entendendo a aplicação na prática e verificando ações discricionárias decorrentes de problemas enfrentados no dia a dia. Assim, conseguimos identificar problemas na implementação, como instrumentos necessários e previstos que foram colocados em prática de maneira tardia ou não foram colocados em prática. Mas não só problemas, observamos que apesar desses problemas que a política pública enfrenta, ela obteve alguns avanços que contribui tanto para os alunos, os beneficiados da política, quanto para os professores, dessa maneira, melhorando o convívio escolar.
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