Implementando diretrizes de gênero na escola: entre a obediência legal e cultural
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista @mbienteeducação |
Texto Completo: | https://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/993 |
Resumo: | O debate acerca das perspectivas de gênero na educação vem se fortalecendo em produções acadêmicas e em normativas internacionais. A partir dos conceitos de burocracia de nível de rua e de gênero, exploramos os obstáculos postos a professoras em implementar as orientações de documentos normativos brasileiros que defendem a incorporação da perspectiva de gênero na educação. Realizamos uma análise documental de diretrizes que norteiam a política educacional brasileira e que incluem a dimensão de gênero. Em seguida, desenvolvemos uma revisão integrativa de literatura, de modo a revisitar o conhecimento já construído em 26 pesquisas empíricas nacionais - dos campos teóricos de Gênero, Psicologia e Educação -, sobre relações de gênero e reproduções de estereótipos na escola, ilustrando, assim, como as temáticas tratadas neste estudo são abordadas empiricamente. Concluímos que as diretrizes analisadas são ambíguas |
id |
UNICID_d62a539289fb143817c54ab7b547171c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/993 |
network_acronym_str |
UNICID |
network_name_str |
Revista @mbienteeducação |
repository_id_str |
|
spelling |
Implementando diretrizes de gênero na escola: entre a obediência legal e culturalEducaçãoGêneroBurocracia de Nível de RuaImplementaçãoPolíticas públicas.O debate acerca das perspectivas de gênero na educação vem se fortalecendo em produções acadêmicas e em normativas internacionais. A partir dos conceitos de burocracia de nível de rua e de gênero, exploramos os obstáculos postos a professoras em implementar as orientações de documentos normativos brasileiros que defendem a incorporação da perspectiva de gênero na educação. Realizamos uma análise documental de diretrizes que norteiam a política educacional brasileira e que incluem a dimensão de gênero. Em seguida, desenvolvemos uma revisão integrativa de literatura, de modo a revisitar o conhecimento já construído em 26 pesquisas empíricas nacionais - dos campos teóricos de Gênero, Psicologia e Educação -, sobre relações de gênero e reproduções de estereótipos na escola, ilustrando, assim, como as temáticas tratadas neste estudo são abordadas empiricamente. Concluímos que as diretrizes analisadas são ambíguas Universidade Cidade de São Paulo2021-01-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/993Revista @mbienteeducação; Vol. 14 No. 1 (2021): Jan. / Abr. 2021: A mobilização do conceito de insubordinação criativa nas pesquisas em educação; 33-56Revista @mbienteeducação; Vol. 14 Núm. 1 (2021): Jan. / Abr. 2021: A mobilização do conceito de insubordinação criativa nas pesquisas em educação; 33-56Revista @mbienteeducação; v. 14 n. 1 (2021): Jan. / Abr. 2021: A mobilização do conceito de insubordinação criativa nas pesquisas em educação; 33-561982-8632reponame:Revista @mbienteeducaçãoinstname:Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)instacron:UNICIDporhttps://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/993/793Copyright (c) 2021 Marina Katurchi Exner, Marcela Garcia Corrêa, Gabriela Lotta, Marta Ferreira Santos Farahinfo:eu-repo/semantics/openAccessExner, Marina KaturchiCorrêa, Marcela GarciaLotta, GabrielaFarah, Marta Ferreira Santos2023-07-22T22:21:18Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/993Revistahttp://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/oai1982-86321982-8632opendoar:2023-07-22T22:21:18Revista @mbienteeducação - Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Implementando diretrizes de gênero na escola: entre a obediência legal e cultural |
title |
Implementando diretrizes de gênero na escola: entre a obediência legal e cultural |
spellingShingle |
Implementando diretrizes de gênero na escola: entre a obediência legal e cultural Exner, Marina Katurchi Educação Gênero Burocracia de Nível de Rua Implementação Políticas públicas. |
title_short |
Implementando diretrizes de gênero na escola: entre a obediência legal e cultural |
title_full |
Implementando diretrizes de gênero na escola: entre a obediência legal e cultural |
title_fullStr |
Implementando diretrizes de gênero na escola: entre a obediência legal e cultural |
title_full_unstemmed |
Implementando diretrizes de gênero na escola: entre a obediência legal e cultural |
title_sort |
Implementando diretrizes de gênero na escola: entre a obediência legal e cultural |
author |
Exner, Marina Katurchi |
author_facet |
Exner, Marina Katurchi Corrêa, Marcela Garcia Lotta, Gabriela Farah, Marta Ferreira Santos |
author_role |
author |
author2 |
Corrêa, Marcela Garcia Lotta, Gabriela Farah, Marta Ferreira Santos |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Exner, Marina Katurchi Corrêa, Marcela Garcia Lotta, Gabriela Farah, Marta Ferreira Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Gênero Burocracia de Nível de Rua Implementação Políticas públicas. |
topic |
Educação Gênero Burocracia de Nível de Rua Implementação Políticas públicas. |
description |
O debate acerca das perspectivas de gênero na educação vem se fortalecendo em produções acadêmicas e em normativas internacionais. A partir dos conceitos de burocracia de nível de rua e de gênero, exploramos os obstáculos postos a professoras em implementar as orientações de documentos normativos brasileiros que defendem a incorporação da perspectiva de gênero na educação. Realizamos uma análise documental de diretrizes que norteiam a política educacional brasileira e que incluem a dimensão de gênero. Em seguida, desenvolvemos uma revisão integrativa de literatura, de modo a revisitar o conhecimento já construído em 26 pesquisas empíricas nacionais - dos campos teóricos de Gênero, Psicologia e Educação -, sobre relações de gênero e reproduções de estereótipos na escola, ilustrando, assim, como as temáticas tratadas neste estudo são abordadas empiricamente. Concluímos que as diretrizes analisadas são ambíguas |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-01-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/993 |
url |
https://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/993 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.unicid.edu.br/ambienteeducacao/article/view/993/793 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Cidade de São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Cidade de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista @mbienteeducação; Vol. 14 No. 1 (2021): Jan. / Abr. 2021: A mobilização do conceito de insubordinação criativa nas pesquisas em educação; 33-56 Revista @mbienteeducação; Vol. 14 Núm. 1 (2021): Jan. / Abr. 2021: A mobilização do conceito de insubordinação criativa nas pesquisas em educação; 33-56 Revista @mbienteeducação; v. 14 n. 1 (2021): Jan. / Abr. 2021: A mobilização do conceito de insubordinação criativa nas pesquisas em educação; 33-56 1982-8632 reponame:Revista @mbienteeducação instname:Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) instacron:UNICID |
instname_str |
Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) |
instacron_str |
UNICID |
institution |
UNICID |
reponame_str |
Revista @mbienteeducação |
collection |
Revista @mbienteeducação |
repository.name.fl_str_mv |
Revista @mbienteeducação - Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1798315140493344768 |