Percepção da ética e bioética para os estudantes de enfermagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Rosiayne Rose de
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Coelho, Marta Pereira, Moraes-Partelli, Adriana Nunes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Recien (Online)
Texto Completo: https://www.recien.com.br/index.php/Recien/article/view/746
Resumo: Compreender a percepção dos estudantes sobre o ensino e aprendizagem efetiva da ética e bioética na graduação de enfermagem foi o objetivo desse estudo descritivo exploratório com abordagem quanti-qualitativa. A coleta de dados ocorreu em 2019 empregando questionário semiestruturado composto por questões fechadas e abertas, e contou com a participação de 39 estudantes. A análise quantitativa ocorreu de forma descritiva com apresentação de números absolutos e relativos, já a análise qualitativa foi realizada através da análise de conteúdo, segundo Bardin. Cinco categorias analíticas emergiram dos discursos dos estudantes utilizando-se o método de quantificação das unidades de registro e unidades de significação. Compreendeu-se que a percepção dos estudantes sobre o ensino de ética e bioética na graduação de enfermagem não se deu de forma inteiramente adequada, pois por mais que se aproximaram dos conceitos de ética, os conceitos descritos sobre a bioética são desconhecidos ou omitidos. Descritores: Ética, Bioética, Ensino, Estudantes de Enfermagem.   Perception of ethics and bioethics for nursing students Abstract: Understanding the students' perception of effective teaching and learning of ethics and bioethics in undergraduate nursing was the objective of this exploratory descriptive study with a quantitative and qualitative approach. Data collection took place in 2019 using a semi-structured questionnaire composed of closed and open questions, with the participation of 39 students. Quantitative analysis was carried out descriptively with the presentation of absolute and relative numbers, while the qualitative analysis was carried out through content analysis, according to Bardin. Five analytical categories emerged from the students' speeches using the method of quantification of registration units and units of meaning. It was understood that the students' perception of the teaching of ethics and bioethics in undergraduate nursing was not entirely adequate, because however close they were to the concepts of ethics, the concepts described about bioethics are unknown or omitted. Descriptors: Ethics, Bioethics, Teaching, Students Nursing.   Percepción de ética y bioética para estudiantes de enfermería Resumen: Comprender la percepción de los estudiantes sobre la enseñanza y el aprendizaje efectivos de la ética y la bioética en la graduación en enfermería fue el objetivo de este estudio descriptivo exploratorio con enfoque cuantitativo y cualitativo. La recolección de datos ocurrió en 2019 mediante un cuestionario semiestructurado compuesto por preguntas cerradas y abiertas, con la participación de 39 estudiantes. El análisis cuantitativo se realizó de forma descriptiva con la presentación de números absolutos y relativos, mientras que el análisis cualitativo se realizó a través del análisis de contenido, según Bardin. Cinco categorías analíticas surgieron de los discursos de los estudiantes utilizando el método de cuantificación de unidades de registro y unidades de significado. Se entendió que la percepción de los estudiantes sobre la enseñanza de la ética y la bioética en el pregrado de enfermería no era del todo adecuada, pues por más cercanos que estuvieran a los conceptos de la ética, los conceptos descritos sobre la bioética son desconocidos u omitidos. Descriptores: Ética, Bioética, Enseñanza, Estudiantes de Enfermería.
id IE-1_024fc84eb8f92ed0aba88e309f896ec9
oai_identifier_str oai:ojs2.recien.com.br:article/746
network_acronym_str IE-1
network_name_str Revista Recien (Online)
repository_id_str
spelling Percepção da ética e bioética para os estudantes de enfermagemÉticaBioéticaEnsinoEstudantes de EnfermagemCompreender a percepção dos estudantes sobre o ensino e aprendizagem efetiva da ética e bioética na graduação de enfermagem foi o objetivo desse estudo descritivo exploratório com abordagem quanti-qualitativa. A coleta de dados ocorreu em 2019 empregando questionário semiestruturado composto por questões fechadas e abertas, e contou com a participação de 39 estudantes. A análise quantitativa ocorreu de forma descritiva com apresentação de números absolutos e relativos, já a análise qualitativa foi realizada através da análise de conteúdo, segundo Bardin. Cinco categorias analíticas emergiram dos discursos dos estudantes utilizando-se o método de quantificação das unidades de registro e unidades de significação. Compreendeu-se que a percepção dos estudantes sobre o ensino de ética e bioética na graduação de enfermagem não se deu de forma inteiramente adequada, pois por mais que se aproximaram dos conceitos de ética, os conceitos descritos sobre a bioética são desconhecidos ou omitidos. Descritores: Ética, Bioética, Ensino, Estudantes de Enfermagem.   Perception of ethics and bioethics for nursing students Abstract: Understanding the students' perception of effective teaching and learning of ethics and bioethics in undergraduate nursing was the objective of this exploratory descriptive study with a quantitative and qualitative approach. Data collection took place in 2019 using a semi-structured questionnaire composed of closed and open questions, with the participation of 39 students. Quantitative analysis was carried out descriptively with the presentation of absolute and relative numbers, while the qualitative analysis was carried out through content analysis, according to Bardin. Five analytical categories emerged from the students' speeches using the method of quantification of registration units and units of meaning. It was understood that the students' perception of the teaching of ethics and bioethics in undergraduate nursing was not entirely adequate, because however close they were to the concepts of ethics, the concepts described about bioethics are unknown or omitted. Descriptors: Ethics, Bioethics, Teaching, Students Nursing.   Percepción de ética y bioética para estudiantes de enfermería Resumen: Comprender la percepción de los estudiantes sobre la enseñanza y el aprendizaje efectivos de la ética y la bioética en la graduación en enfermería fue el objetivo de este estudio descriptivo exploratorio con enfoque cuantitativo y cualitativo. La recolección de datos ocurrió en 2019 mediante un cuestionario semiestructurado compuesto por preguntas cerradas y abiertas, con la participación de 39 estudiantes. El análisis cuantitativo se realizó de forma descriptiva con la presentación de números absolutos y relativos, mientras que el análisis cualitativo se realizó a través del análisis de contenido, según Bardin. Cinco categorías analíticas surgieron de los discursos de los estudiantes utilizando el método de cuantificación de unidades de registro y unidades de significado. Se entendió que la percepción de los estudiantes sobre la enseñanza de la ética y la bioética en el pregrado de enfermería no era del todo adecuada, pues por más cercanos que estuvieran a los conceptos de la ética, los conceptos descritos sobre la bioética son desconocidos u omitidos. Descriptores: Ética, Bioética, Enseñanza, Estudiantes de Enfermería.Instituto ENFservic2023-03-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.recien.com.br/index.php/Recien/article/view/74610.24276/rrecien2023.13.41.355-365Revista Recien - Revista Científica de Enfermagem; v. 13 n. 41 (2023); 355-3652358-3088reponame:Revista Recien (Online)instname:Instituto Enfservicinstacron:IEporhttps://www.recien.com.br/index.php/Recien/article/view/746/772Copyright (c) 2023 Revista Recien - Revista Científica de Enfermagemhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Rosiayne Rose de Coelho, Marta Pereira Moraes-Partelli, Adriana Nunes 2023-12-28T22:57:46Zoai:ojs2.recien.com.br:article/746Revistahttps://www.recien.com.br/index.php/Recien/PRIhttps://www.recien.com.br/index.php/Recien/oairevistarecien@gmail.com2358-30882177-157Xopendoar:2023-12-28T22:57:46Revista Recien (Online) - Instituto Enfservicfalse
dc.title.none.fl_str_mv Percepção da ética e bioética para os estudantes de enfermagem
title Percepção da ética e bioética para os estudantes de enfermagem
spellingShingle Percepção da ética e bioética para os estudantes de enfermagem
Oliveira, Rosiayne Rose de
Ética
Bioética
Ensino
Estudantes de Enfermagem
title_short Percepção da ética e bioética para os estudantes de enfermagem
title_full Percepção da ética e bioética para os estudantes de enfermagem
title_fullStr Percepção da ética e bioética para os estudantes de enfermagem
title_full_unstemmed Percepção da ética e bioética para os estudantes de enfermagem
title_sort Percepção da ética e bioética para os estudantes de enfermagem
author Oliveira, Rosiayne Rose de
author_facet Oliveira, Rosiayne Rose de
Coelho, Marta Pereira
Moraes-Partelli, Adriana Nunes
author_role author
author2 Coelho, Marta Pereira
Moraes-Partelli, Adriana Nunes
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Rosiayne Rose de
Coelho, Marta Pereira
Moraes-Partelli, Adriana Nunes
dc.subject.por.fl_str_mv Ética
Bioética
Ensino
Estudantes de Enfermagem
topic Ética
Bioética
Ensino
Estudantes de Enfermagem
description Compreender a percepção dos estudantes sobre o ensino e aprendizagem efetiva da ética e bioética na graduação de enfermagem foi o objetivo desse estudo descritivo exploratório com abordagem quanti-qualitativa. A coleta de dados ocorreu em 2019 empregando questionário semiestruturado composto por questões fechadas e abertas, e contou com a participação de 39 estudantes. A análise quantitativa ocorreu de forma descritiva com apresentação de números absolutos e relativos, já a análise qualitativa foi realizada através da análise de conteúdo, segundo Bardin. Cinco categorias analíticas emergiram dos discursos dos estudantes utilizando-se o método de quantificação das unidades de registro e unidades de significação. Compreendeu-se que a percepção dos estudantes sobre o ensino de ética e bioética na graduação de enfermagem não se deu de forma inteiramente adequada, pois por mais que se aproximaram dos conceitos de ética, os conceitos descritos sobre a bioética são desconhecidos ou omitidos. Descritores: Ética, Bioética, Ensino, Estudantes de Enfermagem.   Perception of ethics and bioethics for nursing students Abstract: Understanding the students' perception of effective teaching and learning of ethics and bioethics in undergraduate nursing was the objective of this exploratory descriptive study with a quantitative and qualitative approach. Data collection took place in 2019 using a semi-structured questionnaire composed of closed and open questions, with the participation of 39 students. Quantitative analysis was carried out descriptively with the presentation of absolute and relative numbers, while the qualitative analysis was carried out through content analysis, according to Bardin. Five analytical categories emerged from the students' speeches using the method of quantification of registration units and units of meaning. It was understood that the students' perception of the teaching of ethics and bioethics in undergraduate nursing was not entirely adequate, because however close they were to the concepts of ethics, the concepts described about bioethics are unknown or omitted. Descriptors: Ethics, Bioethics, Teaching, Students Nursing.   Percepción de ética y bioética para estudiantes de enfermería Resumen: Comprender la percepción de los estudiantes sobre la enseñanza y el aprendizaje efectivos de la ética y la bioética en la graduación en enfermería fue el objetivo de este estudio descriptivo exploratorio con enfoque cuantitativo y cualitativo. La recolección de datos ocurrió en 2019 mediante un cuestionario semiestructurado compuesto por preguntas cerradas y abiertas, con la participación de 39 estudiantes. El análisis cuantitativo se realizó de forma descriptiva con la presentación de números absolutos y relativos, mientras que el análisis cualitativo se realizó a través del análisis de contenido, según Bardin. Cinco categorías analíticas surgieron de los discursos de los estudiantes utilizando el método de cuantificación de unidades de registro y unidades de significado. Se entendió que la percepción de los estudiantes sobre la enseñanza de la ética y la bioética en el pregrado de enfermería no era del todo adecuada, pues por más cercanos que estuvieran a los conceptos de la ética, los conceptos descritos sobre la bioética son desconocidos u omitidos. Descriptores: Ética, Bioética, Enseñanza, Estudiantes de Enfermería.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-03-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.recien.com.br/index.php/Recien/article/view/746
10.24276/rrecien2023.13.41.355-365
url https://www.recien.com.br/index.php/Recien/article/view/746
identifier_str_mv 10.24276/rrecien2023.13.41.355-365
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.recien.com.br/index.php/Recien/article/view/746/772
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Revista Recien - Revista Científica de Enfermagem
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Revista Recien - Revista Científica de Enfermagem
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto ENFservic
publisher.none.fl_str_mv Instituto ENFservic
dc.source.none.fl_str_mv Revista Recien - Revista Científica de Enfermagem; v. 13 n. 41 (2023); 355-365
2358-3088
reponame:Revista Recien (Online)
instname:Instituto Enfservic
instacron:IE
instname_str Instituto Enfservic
instacron_str IE
institution IE
reponame_str Revista Recien (Online)
collection Revista Recien (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Recien (Online) - Instituto Enfservic
repository.mail.fl_str_mv revistarecien@gmail.com
_version_ 1811812205380763648