O ensino da dor para os graduandos de enfermagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Monclùs Romanek, Flávia Alves Ribeiro
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Querido Avelar, Maria do Carmo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Recien (Online)
Texto Completo: https://www.recien.com.br/index.php/Recien/article/view/43
Resumo: A responsabilidade do enfermeiro frente ao gerenciamento da dor do paciente é um processo de avaliação e de tratamento adequado e efetivo. Desta constatação emergiu a questão norteadora que motivou a elaboração deste estudo: “Como vem sendo implementado o ensino da dor como 5° sinal vital nos Cursos de Graduação em Enfermagem?” O objetivo foi compreender a percepção dos docentes enfermeiros de um Curso de Graduação em Enfermagem sobre o ensino da dor no desenvolvimento das suas Disciplinas. Realizou-se uma pesquisa transversal, descritiva e exploratória com abordagem qualitativa baseada na análise de conteúdo temática. O cenário foi um Curso de Graduação em Enfermagem de uma instituição localizada no Município de Mogi das Cruzes (SP, Brasil), os participantes foram os enfermeiros docentes de disciplinas teóricas e/ou prática. Em resposta à questão norteadora levantada, emergiram as categorias “o ensino da dor na especificidade de cada disciplina”e “a dor como elemento de ensino interdisciplinar”. Este gerenciamento foi considerado em um contexto interdisciplinar, associado aos saberes e fazeres de outras ciências do conhecimento na Saúde.  
id IE-1_0a246f87d424c472abea2a7ab616f8b5
oai_identifier_str oai:ojs2.recien.com.br:article/43
network_acronym_str IE-1
network_name_str Revista Recien (Online)
repository_id_str
spelling O ensino da dor para os graduandos de enfermagemDorEnfermagemEnsinoA responsabilidade do enfermeiro frente ao gerenciamento da dor do paciente é um processo de avaliação e de tratamento adequado e efetivo. Desta constatação emergiu a questão norteadora que motivou a elaboração deste estudo: “Como vem sendo implementado o ensino da dor como 5° sinal vital nos Cursos de Graduação em Enfermagem?” O objetivo foi compreender a percepção dos docentes enfermeiros de um Curso de Graduação em Enfermagem sobre o ensino da dor no desenvolvimento das suas Disciplinas. Realizou-se uma pesquisa transversal, descritiva e exploratória com abordagem qualitativa baseada na análise de conteúdo temática. O cenário foi um Curso de Graduação em Enfermagem de uma instituição localizada no Município de Mogi das Cruzes (SP, Brasil), os participantes foram os enfermeiros docentes de disciplinas teóricas e/ou prática. Em resposta à questão norteadora levantada, emergiram as categorias “o ensino da dor na especificidade de cada disciplina”e “a dor como elemento de ensino interdisciplinar”. Este gerenciamento foi considerado em um contexto interdisciplinar, associado aos saberes e fazeres de outras ciências do conhecimento na Saúde.  Instituto ENFservic2012-12-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.recien.com.br/index.php/Recien/article/view/4310.24276/rrecien2177-157X.2012.2.6.21-26Revista Recien - Revista Científica de Enfermagem; v. 2 n. 6 (2012); 21-262358-3088reponame:Revista Recien (Online)instname:Instituto Enfservicinstacron:IEporhttps://www.recien.com.br/index.php/Recien/article/view/43/45Copyright (c) 2012 Revista Recien - Revista Científica de Enfermageminfo:eu-repo/semantics/openAccessMonclùs Romanek, Flávia Alves Ribeiro Querido Avelar, Maria do Carmo 2022-02-08T00:37:39Zoai:ojs2.recien.com.br:article/43Revistahttps://www.recien.com.br/index.php/Recien/PRIhttps://www.recien.com.br/index.php/Recien/oairevistarecien@gmail.com2358-30882177-157Xopendoar:2022-02-08T00:37:39Revista Recien (Online) - Instituto Enfservicfalse
dc.title.none.fl_str_mv O ensino da dor para os graduandos de enfermagem
title O ensino da dor para os graduandos de enfermagem
spellingShingle O ensino da dor para os graduandos de enfermagem
Monclùs Romanek, Flávia Alves Ribeiro
Dor
Enfermagem
Ensino
title_short O ensino da dor para os graduandos de enfermagem
title_full O ensino da dor para os graduandos de enfermagem
title_fullStr O ensino da dor para os graduandos de enfermagem
title_full_unstemmed O ensino da dor para os graduandos de enfermagem
title_sort O ensino da dor para os graduandos de enfermagem
author Monclùs Romanek, Flávia Alves Ribeiro
author_facet Monclùs Romanek, Flávia Alves Ribeiro
Querido Avelar, Maria do Carmo
author_role author
author2 Querido Avelar, Maria do Carmo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Monclùs Romanek, Flávia Alves Ribeiro
Querido Avelar, Maria do Carmo
dc.subject.por.fl_str_mv Dor
Enfermagem
Ensino
topic Dor
Enfermagem
Ensino
description A responsabilidade do enfermeiro frente ao gerenciamento da dor do paciente é um processo de avaliação e de tratamento adequado e efetivo. Desta constatação emergiu a questão norteadora que motivou a elaboração deste estudo: “Como vem sendo implementado o ensino da dor como 5° sinal vital nos Cursos de Graduação em Enfermagem?” O objetivo foi compreender a percepção dos docentes enfermeiros de um Curso de Graduação em Enfermagem sobre o ensino da dor no desenvolvimento das suas Disciplinas. Realizou-se uma pesquisa transversal, descritiva e exploratória com abordagem qualitativa baseada na análise de conteúdo temática. O cenário foi um Curso de Graduação em Enfermagem de uma instituição localizada no Município de Mogi das Cruzes (SP, Brasil), os participantes foram os enfermeiros docentes de disciplinas teóricas e/ou prática. Em resposta à questão norteadora levantada, emergiram as categorias “o ensino da dor na especificidade de cada disciplina”e “a dor como elemento de ensino interdisciplinar”. Este gerenciamento foi considerado em um contexto interdisciplinar, associado aos saberes e fazeres de outras ciências do conhecimento na Saúde.  
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-12-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.recien.com.br/index.php/Recien/article/view/43
10.24276/rrecien2177-157X.2012.2.6.21-26
url https://www.recien.com.br/index.php/Recien/article/view/43
identifier_str_mv 10.24276/rrecien2177-157X.2012.2.6.21-26
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.recien.com.br/index.php/Recien/article/view/43/45
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2012 Revista Recien - Revista Científica de Enfermagem
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2012 Revista Recien - Revista Científica de Enfermagem
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto ENFservic
publisher.none.fl_str_mv Instituto ENFservic
dc.source.none.fl_str_mv Revista Recien - Revista Científica de Enfermagem; v. 2 n. 6 (2012); 21-26
2358-3088
reponame:Revista Recien (Online)
instname:Instituto Enfservic
instacron:IE
instname_str Instituto Enfservic
instacron_str IE
institution IE
reponame_str Revista Recien (Online)
collection Revista Recien (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Recien (Online) - Instituto Enfservic
repository.mail.fl_str_mv revistarecien@gmail.com
_version_ 1811812202148003840