Estágio à docência do doutorando na graduação: relato de experiência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Camacho, Alessandra Conceição Leite Funchal
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Sant’Anna, Rosana Moreira de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Recien (Online)
Texto Completo: https://www.recien.com.br/index.php/Recien/article/view/692
Resumo: Relato de experiência tem como objetivo descrever o estágio à docência no curso de graduação em enfermagem pelo doutorando do Programa Acadêmico em Ciências do Cuidado em Saúde. Trabalho descritivo com abordagem qualitativa com as estratégias de ensino na disciplina de graduação em enfermagem de Fundamentos de Enfermagem III com doutoranda do Programa Acadêmico em Ciências do Cuidado em Saúde da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa da Universidade Federal Fluminense no período de julho a dezembro de 2021. O contato com o processo de ensino-aprendizado nas atividades realizadas na graduação proporcionou uma motivação positiva na formação docente do doutorando do programa com a oportunidade do desenvolvimento de algumas habilidades técnicas e humanas perante uma turma de graduação. O compartilhamento de conhecimentos e experiências positivas que podem ser determinantes para formação dos doutorandos com vistas ao aprimoramento na articulação entre a qualificação à docência e a pesquisa. Descritores: Enfermagem, Estágio de Docência, Ensino, Educação Superior.   Doctoral student teaching internship at graduation: experience report Abstract: Experience report aims to describe the teaching internship in the undergraduate nursing course by the doctoral student of the Academic Program in Health Care Sciences. Descriptive work with a qualitative approach with teaching strategies in the undergraduate nursing discipline of Fundamentals of Nursing III with doctoral student of the Academic Program in Health Care Sciences, Aurora de Afonso Costa Nursing School, Fluminense Federal University, from July to December 2021. The contact with the teaching-learning process in the activities carried out during graduation provided a positive motivation in the teacher training of the doctoral student of the program with the opportunity to develop some technical and human skills before an undergraduate class. The sharing of knowledge and positive experiences that can be decisive for the training of doctoral students with a view to improving the link between teaching qualification and research. Descriptors: Nursing, Teaching Training, Teaching, Education Higher.   Estudiante de doctorado en prácticas docentes al graduarse: relato de experiencia Resumen: Informe de experiencia tiene como objetivo describir la pasantía docente en la carrera de licenciatura en enfermería por parte del estudiante de doctorado del Programa Académico en Ciencias de la Salud. Trabajo descriptivo con enfoque cualitativo con estrategias de enseñanza en la disciplina de enfermería de pregrado de Fundamentos de Enfermería III con estudiante de doctorado de la Programa Académico en Ciencias de la Salud, Escuela de Enfermería Aurora de Afonso Costa, Universidad Federal Fluminense, de julio a diciembre de 2021. El contacto con el proceso de enseñanza-aprendizaje en las actividades realizadas durante la graduación brindó una motivación positiva en la formación docente del doctorado. estudiante del programa con la oportunidad de desarrollar algunas habilidades técnicas y humanas antes de una clase de pregrado. El intercambio de conocimientos y experiencias positivas que puedan ser determinantes para la formación de los estudiantes de doctorado con el fin de mejorar el vínculo entre la calificación docente y la investigación. Descriptores: Enfermería, Formación Laboral, Enseñanza, Educación Superior.
id IE-1_2ec52989e9d8c474dec30637ff69b43c
oai_identifier_str oai:ojs2.recien.com.br:article/692
network_acronym_str IE-1
network_name_str Revista Recien (Online)
repository_id_str
spelling Estágio à docência do doutorando na graduação: relato de experiênciaEnfermagemEstágio de DocênciaEnsinoEducação SuperiorRelato de experiência tem como objetivo descrever o estágio à docência no curso de graduação em enfermagem pelo doutorando do Programa Acadêmico em Ciências do Cuidado em Saúde. Trabalho descritivo com abordagem qualitativa com as estratégias de ensino na disciplina de graduação em enfermagem de Fundamentos de Enfermagem III com doutoranda do Programa Acadêmico em Ciências do Cuidado em Saúde da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa da Universidade Federal Fluminense no período de julho a dezembro de 2021. O contato com o processo de ensino-aprendizado nas atividades realizadas na graduação proporcionou uma motivação positiva na formação docente do doutorando do programa com a oportunidade do desenvolvimento de algumas habilidades técnicas e humanas perante uma turma de graduação. O compartilhamento de conhecimentos e experiências positivas que podem ser determinantes para formação dos doutorandos com vistas ao aprimoramento na articulação entre a qualificação à docência e a pesquisa. Descritores: Enfermagem, Estágio de Docência, Ensino, Educação Superior.   Doctoral student teaching internship at graduation: experience report Abstract: Experience report aims to describe the teaching internship in the undergraduate nursing course by the doctoral student of the Academic Program in Health Care Sciences. Descriptive work with a qualitative approach with teaching strategies in the undergraduate nursing discipline of Fundamentals of Nursing III with doctoral student of the Academic Program in Health Care Sciences, Aurora de Afonso Costa Nursing School, Fluminense Federal University, from July to December 2021. The contact with the teaching-learning process in the activities carried out during graduation provided a positive motivation in the teacher training of the doctoral student of the program with the opportunity to develop some technical and human skills before an undergraduate class. The sharing of knowledge and positive experiences that can be decisive for the training of doctoral students with a view to improving the link between teaching qualification and research. Descriptors: Nursing, Teaching Training, Teaching, Education Higher.   Estudiante de doctorado en prácticas docentes al graduarse: relato de experiencia Resumen: Informe de experiencia tiene como objetivo describir la pasantía docente en la carrera de licenciatura en enfermería por parte del estudiante de doctorado del Programa Académico en Ciencias de la Salud. Trabajo descriptivo con enfoque cualitativo con estrategias de enseñanza en la disciplina de enfermería de pregrado de Fundamentos de Enfermería III con estudiante de doctorado de la Programa Académico en Ciencias de la Salud, Escuela de Enfermería Aurora de Afonso Costa, Universidad Federal Fluminense, de julio a diciembre de 2021. El contacto con el proceso de enseñanza-aprendizaje en las actividades realizadas durante la graduación brindó una motivación positiva en la formación docente del doctorado. estudiante del programa con la oportunidad de desarrollar algunas habilidades técnicas y humanas antes de una clase de pregrado. El intercambio de conocimientos y experiencias positivas que puedan ser determinantes para la formación de los estudiantes de doctorado con el fin de mejorar el vínculo entre la calificación docente y la investigación. Descriptores: Enfermería, Formación Laboral, Enseñanza, Educación Superior.Instituto ENFservic2022-09-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.recien.com.br/index.php/Recien/article/view/69210.24276/rrecien2022.12.39.129-136Revista Recien - Revista Científica de Enfermagem; v. 12 n. 39 (2022); 129-1362358-3088reponame:Revista Recien (Online)instname:Instituto Enfservicinstacron:IEporhttps://www.recien.com.br/index.php/Recien/article/view/692/689Copyright (c) 2022 Revista Recien - Revista Científica de Enfermageminfo:eu-repo/semantics/openAccessCamacho, Alessandra Conceição Leite Funchal Sant’Anna, Rosana Moreira de 2022-10-03T01:03:26Zoai:ojs2.recien.com.br:article/692Revistahttps://www.recien.com.br/index.php/Recien/PRIhttps://www.recien.com.br/index.php/Recien/oairevistarecien@gmail.com2358-30882177-157Xopendoar:2022-10-03T01:03:26Revista Recien (Online) - Instituto Enfservicfalse
dc.title.none.fl_str_mv Estágio à docência do doutorando na graduação: relato de experiência
title Estágio à docência do doutorando na graduação: relato de experiência
spellingShingle Estágio à docência do doutorando na graduação: relato de experiência
Camacho, Alessandra Conceição Leite Funchal
Enfermagem
Estágio de Docência
Ensino
Educação Superior
title_short Estágio à docência do doutorando na graduação: relato de experiência
title_full Estágio à docência do doutorando na graduação: relato de experiência
title_fullStr Estágio à docência do doutorando na graduação: relato de experiência
title_full_unstemmed Estágio à docência do doutorando na graduação: relato de experiência
title_sort Estágio à docência do doutorando na graduação: relato de experiência
author Camacho, Alessandra Conceição Leite Funchal
author_facet Camacho, Alessandra Conceição Leite Funchal
Sant’Anna, Rosana Moreira de
author_role author
author2 Sant’Anna, Rosana Moreira de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Camacho, Alessandra Conceição Leite Funchal
Sant’Anna, Rosana Moreira de
dc.subject.por.fl_str_mv Enfermagem
Estágio de Docência
Ensino
Educação Superior
topic Enfermagem
Estágio de Docência
Ensino
Educação Superior
description Relato de experiência tem como objetivo descrever o estágio à docência no curso de graduação em enfermagem pelo doutorando do Programa Acadêmico em Ciências do Cuidado em Saúde. Trabalho descritivo com abordagem qualitativa com as estratégias de ensino na disciplina de graduação em enfermagem de Fundamentos de Enfermagem III com doutoranda do Programa Acadêmico em Ciências do Cuidado em Saúde da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa da Universidade Federal Fluminense no período de julho a dezembro de 2021. O contato com o processo de ensino-aprendizado nas atividades realizadas na graduação proporcionou uma motivação positiva na formação docente do doutorando do programa com a oportunidade do desenvolvimento de algumas habilidades técnicas e humanas perante uma turma de graduação. O compartilhamento de conhecimentos e experiências positivas que podem ser determinantes para formação dos doutorandos com vistas ao aprimoramento na articulação entre a qualificação à docência e a pesquisa. Descritores: Enfermagem, Estágio de Docência, Ensino, Educação Superior.   Doctoral student teaching internship at graduation: experience report Abstract: Experience report aims to describe the teaching internship in the undergraduate nursing course by the doctoral student of the Academic Program in Health Care Sciences. Descriptive work with a qualitative approach with teaching strategies in the undergraduate nursing discipline of Fundamentals of Nursing III with doctoral student of the Academic Program in Health Care Sciences, Aurora de Afonso Costa Nursing School, Fluminense Federal University, from July to December 2021. The contact with the teaching-learning process in the activities carried out during graduation provided a positive motivation in the teacher training of the doctoral student of the program with the opportunity to develop some technical and human skills before an undergraduate class. The sharing of knowledge and positive experiences that can be decisive for the training of doctoral students with a view to improving the link between teaching qualification and research. Descriptors: Nursing, Teaching Training, Teaching, Education Higher.   Estudiante de doctorado en prácticas docentes al graduarse: relato de experiencia Resumen: Informe de experiencia tiene como objetivo describir la pasantía docente en la carrera de licenciatura en enfermería por parte del estudiante de doctorado del Programa Académico en Ciencias de la Salud. Trabajo descriptivo con enfoque cualitativo con estrategias de enseñanza en la disciplina de enfermería de pregrado de Fundamentos de Enfermería III con estudiante de doctorado de la Programa Académico en Ciencias de la Salud, Escuela de Enfermería Aurora de Afonso Costa, Universidad Federal Fluminense, de julio a diciembre de 2021. El contacto con el proceso de enseñanza-aprendizaje en las actividades realizadas durante la graduación brindó una motivación positiva en la formación docente del doctorado. estudiante del programa con la oportunidad de desarrollar algunas habilidades técnicas y humanas antes de una clase de pregrado. El intercambio de conocimientos y experiencias positivas que puedan ser determinantes para la formación de los estudiantes de doctorado con el fin de mejorar el vínculo entre la calificación docente y la investigación. Descriptores: Enfermería, Formación Laboral, Enseñanza, Educación Superior.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-09-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.recien.com.br/index.php/Recien/article/view/692
10.24276/rrecien2022.12.39.129-136
url https://www.recien.com.br/index.php/Recien/article/view/692
identifier_str_mv 10.24276/rrecien2022.12.39.129-136
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.recien.com.br/index.php/Recien/article/view/692/689
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Recien - Revista Científica de Enfermagem
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Recien - Revista Científica de Enfermagem
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto ENFservic
publisher.none.fl_str_mv Instituto ENFservic
dc.source.none.fl_str_mv Revista Recien - Revista Científica de Enfermagem; v. 12 n. 39 (2022); 129-136
2358-3088
reponame:Revista Recien (Online)
instname:Instituto Enfservic
instacron:IE
instname_str Instituto Enfservic
instacron_str IE
institution IE
reponame_str Revista Recien (Online)
collection Revista Recien (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Recien (Online) - Instituto Enfservic
repository.mail.fl_str_mv revistarecien@gmail.com
_version_ 1811812204904710144