Estágio à docência do doutorando na graduação: relato de experiência
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Recien (Online) |
Texto Completo: | https://www.recien.com.br/index.php/Recien/article/view/692 |
Resumo: | Relato de experiência tem como objetivo descrever o estágio à docência no curso de graduação em enfermagem pelo doutorando do Programa Acadêmico em Ciências do Cuidado em Saúde. Trabalho descritivo com abordagem qualitativa com as estratégias de ensino na disciplina de graduação em enfermagem de Fundamentos de Enfermagem III com doutoranda do Programa Acadêmico em Ciências do Cuidado em Saúde da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa da Universidade Federal Fluminense no período de julho a dezembro de 2021. O contato com o processo de ensino-aprendizado nas atividades realizadas na graduação proporcionou uma motivação positiva na formação docente do doutorando do programa com a oportunidade do desenvolvimento de algumas habilidades técnicas e humanas perante uma turma de graduação. O compartilhamento de conhecimentos e experiências positivas que podem ser determinantes para formação dos doutorandos com vistas ao aprimoramento na articulação entre a qualificação à docência e a pesquisa. Descritores: Enfermagem, Estágio de Docência, Ensino, Educação Superior. Doctoral student teaching internship at graduation: experience report Abstract: Experience report aims to describe the teaching internship in the undergraduate nursing course by the doctoral student of the Academic Program in Health Care Sciences. Descriptive work with a qualitative approach with teaching strategies in the undergraduate nursing discipline of Fundamentals of Nursing III with doctoral student of the Academic Program in Health Care Sciences, Aurora de Afonso Costa Nursing School, Fluminense Federal University, from July to December 2021. The contact with the teaching-learning process in the activities carried out during graduation provided a positive motivation in the teacher training of the doctoral student of the program with the opportunity to develop some technical and human skills before an undergraduate class. The sharing of knowledge and positive experiences that can be decisive for the training of doctoral students with a view to improving the link between teaching qualification and research. Descriptors: Nursing, Teaching Training, Teaching, Education Higher. Estudiante de doctorado en prácticas docentes al graduarse: relato de experiencia Resumen: Informe de experiencia tiene como objetivo describir la pasantía docente en la carrera de licenciatura en enfermería por parte del estudiante de doctorado del Programa Académico en Ciencias de la Salud. Trabajo descriptivo con enfoque cualitativo con estrategias de enseñanza en la disciplina de enfermería de pregrado de Fundamentos de Enfermería III con estudiante de doctorado de la Programa Académico en Ciencias de la Salud, Escuela de Enfermería Aurora de Afonso Costa, Universidad Federal Fluminense, de julio a diciembre de 2021. El contacto con el proceso de enseñanza-aprendizaje en las actividades realizadas durante la graduación brindó una motivación positiva en la formación docente del doctorado. estudiante del programa con la oportunidad de desarrollar algunas habilidades técnicas y humanas antes de una clase de pregrado. El intercambio de conocimientos y experiencias positivas que puedan ser determinantes para la formación de los estudiantes de doctorado con el fin de mejorar el vínculo entre la calificación docente y la investigación. Descriptores: Enfermería, Formación Laboral, Enseñanza, Educación Superior. |
id |
IE-1_2ec52989e9d8c474dec30637ff69b43c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.recien.com.br:article/692 |
network_acronym_str |
IE-1 |
network_name_str |
Revista Recien (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Estágio à docência do doutorando na graduação: relato de experiênciaEnfermagemEstágio de DocênciaEnsinoEducação SuperiorRelato de experiência tem como objetivo descrever o estágio à docência no curso de graduação em enfermagem pelo doutorando do Programa Acadêmico em Ciências do Cuidado em Saúde. Trabalho descritivo com abordagem qualitativa com as estratégias de ensino na disciplina de graduação em enfermagem de Fundamentos de Enfermagem III com doutoranda do Programa Acadêmico em Ciências do Cuidado em Saúde da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa da Universidade Federal Fluminense no período de julho a dezembro de 2021. O contato com o processo de ensino-aprendizado nas atividades realizadas na graduação proporcionou uma motivação positiva na formação docente do doutorando do programa com a oportunidade do desenvolvimento de algumas habilidades técnicas e humanas perante uma turma de graduação. O compartilhamento de conhecimentos e experiências positivas que podem ser determinantes para formação dos doutorandos com vistas ao aprimoramento na articulação entre a qualificação à docência e a pesquisa. Descritores: Enfermagem, Estágio de Docência, Ensino, Educação Superior. Doctoral student teaching internship at graduation: experience report Abstract: Experience report aims to describe the teaching internship in the undergraduate nursing course by the doctoral student of the Academic Program in Health Care Sciences. Descriptive work with a qualitative approach with teaching strategies in the undergraduate nursing discipline of Fundamentals of Nursing III with doctoral student of the Academic Program in Health Care Sciences, Aurora de Afonso Costa Nursing School, Fluminense Federal University, from July to December 2021. The contact with the teaching-learning process in the activities carried out during graduation provided a positive motivation in the teacher training of the doctoral student of the program with the opportunity to develop some technical and human skills before an undergraduate class. The sharing of knowledge and positive experiences that can be decisive for the training of doctoral students with a view to improving the link between teaching qualification and research. Descriptors: Nursing, Teaching Training, Teaching, Education Higher. Estudiante de doctorado en prácticas docentes al graduarse: relato de experiencia Resumen: Informe de experiencia tiene como objetivo describir la pasantía docente en la carrera de licenciatura en enfermería por parte del estudiante de doctorado del Programa Académico en Ciencias de la Salud. Trabajo descriptivo con enfoque cualitativo con estrategias de enseñanza en la disciplina de enfermería de pregrado de Fundamentos de Enfermería III con estudiante de doctorado de la Programa Académico en Ciencias de la Salud, Escuela de Enfermería Aurora de Afonso Costa, Universidad Federal Fluminense, de julio a diciembre de 2021. El contacto con el proceso de enseñanza-aprendizaje en las actividades realizadas durante la graduación brindó una motivación positiva en la formación docente del doctorado. estudiante del programa con la oportunidad de desarrollar algunas habilidades técnicas y humanas antes de una clase de pregrado. El intercambio de conocimientos y experiencias positivas que puedan ser determinantes para la formación de los estudiantes de doctorado con el fin de mejorar el vínculo entre la calificación docente y la investigación. Descriptores: Enfermería, Formación Laboral, Enseñanza, Educación Superior.Instituto ENFservic2022-09-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.recien.com.br/index.php/Recien/article/view/69210.24276/rrecien2022.12.39.129-136Revista Recien - Revista Científica de Enfermagem; v. 12 n. 39 (2022); 129-1362358-3088reponame:Revista Recien (Online)instname:Instituto Enfservicinstacron:IEporhttps://www.recien.com.br/index.php/Recien/article/view/692/689Copyright (c) 2022 Revista Recien - Revista Científica de Enfermageminfo:eu-repo/semantics/openAccessCamacho, Alessandra Conceição Leite Funchal Sant’Anna, Rosana Moreira de 2022-10-03T01:03:26Zoai:ojs2.recien.com.br:article/692Revistahttps://www.recien.com.br/index.php/Recien/PRIhttps://www.recien.com.br/index.php/Recien/oairevistarecien@gmail.com2358-30882177-157Xopendoar:2022-10-03T01:03:26Revista Recien (Online) - Instituto Enfservicfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estágio à docência do doutorando na graduação: relato de experiência |
title |
Estágio à docência do doutorando na graduação: relato de experiência |
spellingShingle |
Estágio à docência do doutorando na graduação: relato de experiência Camacho, Alessandra Conceição Leite Funchal Enfermagem Estágio de Docência Ensino Educação Superior |
title_short |
Estágio à docência do doutorando na graduação: relato de experiência |
title_full |
Estágio à docência do doutorando na graduação: relato de experiência |
title_fullStr |
Estágio à docência do doutorando na graduação: relato de experiência |
title_full_unstemmed |
Estágio à docência do doutorando na graduação: relato de experiência |
title_sort |
Estágio à docência do doutorando na graduação: relato de experiência |
author |
Camacho, Alessandra Conceição Leite Funchal |
author_facet |
Camacho, Alessandra Conceição Leite Funchal Sant’Anna, Rosana Moreira de |
author_role |
author |
author2 |
Sant’Anna, Rosana Moreira de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Camacho, Alessandra Conceição Leite Funchal Sant’Anna, Rosana Moreira de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Enfermagem Estágio de Docência Ensino Educação Superior |
topic |
Enfermagem Estágio de Docência Ensino Educação Superior |
description |
Relato de experiência tem como objetivo descrever o estágio à docência no curso de graduação em enfermagem pelo doutorando do Programa Acadêmico em Ciências do Cuidado em Saúde. Trabalho descritivo com abordagem qualitativa com as estratégias de ensino na disciplina de graduação em enfermagem de Fundamentos de Enfermagem III com doutoranda do Programa Acadêmico em Ciências do Cuidado em Saúde da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa da Universidade Federal Fluminense no período de julho a dezembro de 2021. O contato com o processo de ensino-aprendizado nas atividades realizadas na graduação proporcionou uma motivação positiva na formação docente do doutorando do programa com a oportunidade do desenvolvimento de algumas habilidades técnicas e humanas perante uma turma de graduação. O compartilhamento de conhecimentos e experiências positivas que podem ser determinantes para formação dos doutorandos com vistas ao aprimoramento na articulação entre a qualificação à docência e a pesquisa. Descritores: Enfermagem, Estágio de Docência, Ensino, Educação Superior. Doctoral student teaching internship at graduation: experience report Abstract: Experience report aims to describe the teaching internship in the undergraduate nursing course by the doctoral student of the Academic Program in Health Care Sciences. Descriptive work with a qualitative approach with teaching strategies in the undergraduate nursing discipline of Fundamentals of Nursing III with doctoral student of the Academic Program in Health Care Sciences, Aurora de Afonso Costa Nursing School, Fluminense Federal University, from July to December 2021. The contact with the teaching-learning process in the activities carried out during graduation provided a positive motivation in the teacher training of the doctoral student of the program with the opportunity to develop some technical and human skills before an undergraduate class. The sharing of knowledge and positive experiences that can be decisive for the training of doctoral students with a view to improving the link between teaching qualification and research. Descriptors: Nursing, Teaching Training, Teaching, Education Higher. Estudiante de doctorado en prácticas docentes al graduarse: relato de experiencia Resumen: Informe de experiencia tiene como objetivo describir la pasantía docente en la carrera de licenciatura en enfermería por parte del estudiante de doctorado del Programa Académico en Ciencias de la Salud. Trabajo descriptivo con enfoque cualitativo con estrategias de enseñanza en la disciplina de enfermería de pregrado de Fundamentos de Enfermería III con estudiante de doctorado de la Programa Académico en Ciencias de la Salud, Escuela de Enfermería Aurora de Afonso Costa, Universidad Federal Fluminense, de julio a diciembre de 2021. El contacto con el proceso de enseñanza-aprendizaje en las actividades realizadas durante la graduación brindó una motivación positiva en la formación docente del doctorado. estudiante del programa con la oportunidad de desarrollar algunas habilidades técnicas y humanas antes de una clase de pregrado. El intercambio de conocimientos y experiencias positivas que puedan ser determinantes para la formación de los estudiantes de doctorado con el fin de mejorar el vínculo entre la calificación docente y la investigación. Descriptores: Enfermería, Formación Laboral, Enseñanza, Educación Superior. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-09-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.recien.com.br/index.php/Recien/article/view/692 10.24276/rrecien2022.12.39.129-136 |
url |
https://www.recien.com.br/index.php/Recien/article/view/692 |
identifier_str_mv |
10.24276/rrecien2022.12.39.129-136 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.recien.com.br/index.php/Recien/article/view/692/689 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Recien - Revista Científica de Enfermagem info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Recien - Revista Científica de Enfermagem |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto ENFservic |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto ENFservic |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Recien - Revista Científica de Enfermagem; v. 12 n. 39 (2022); 129-136 2358-3088 reponame:Revista Recien (Online) instname:Instituto Enfservic instacron:IE |
instname_str |
Instituto Enfservic |
instacron_str |
IE |
institution |
IE |
reponame_str |
Revista Recien (Online) |
collection |
Revista Recien (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Recien (Online) - Instituto Enfservic |
repository.mail.fl_str_mv |
revistarecien@gmail.com |
_version_ |
1811812204904710144 |