Formação de técnicos em enfermagem no APH: desafios e perspectivas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pastore, Renato Trevizan
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Ferreira, Beatriz Jansen
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Recien (Online)
Texto Completo: https://www.recien.com.br/index.php/Recien/article/view/821
Resumo: O estudo se concentrou na formação de técnicos em enfermagem nas disciplinas de Anatomia, Fisiologia, Urgência e Emergência, com ênfase no Atendimento pré-hospitalar (APH) em uma escola técnica da cidade de Paulínia - SP, na perspectiva docente e discente. A pesquisa aborda a capacitação dos técnicos em enfermagem para garantir a qualidade no atendimento do APH, incluindo a história, as políticas nacionais de urgência e emergência e programas atuais, tratou-se de pesquisa qualitativa com uso de entrevistas semiestruturadas e grupos focais. Os dados foram submetidos a análise de conteúdo. A pesquisa identificou desafios, como a capacitação do corpo docente no processo de ensino/aprendizagem, princípios da avaliação nas perspectivas diagnóstica, formativa e somativa e melhor planejamento curricular. Apontou também para a falta de estrutura adequada para o ensino das disciplinas, como laboratórios de simulação e materiais; contudo há o reconhecimento discente quanto a expertise dos docentes na disciplina de urgência e emergência. Descritores: Anatomia e Fisiologia, Assistência pré-hospitalar, Formação de Técnicos em Enfermagem, Enfermagem em Emergência e Emergência.   Training of nursing technicians at APH: challenges and perspectives Abstract: The study focused on the training of nursing technicians in the disciplines of Anatomy, Physiology, Urgency, and Emergency, with an emphasis on Pre-Hospital Care (PHC) at a technical school in the city of Paulínia - SP, from both the teacher's and student's perspectives. The research addresses the qualification of nursing technicians to ensure quality in PHC, including the history, national urgency and emergency policies, and current programs. It was a qualitative study using semi-structured interviews and focus groups. The data were subjected to content analysis. The research identified challenges, such as faculty training in the teaching/learning process, principles of assessment from diagnostic, formative, and summative perspectives, and better curriculum planning. It also pointed out the lack of adequate infrastructure for teaching the disciplines, such as simulation laboratories and materials. However, there is student recognition of the expertise of teachers in the urgency and emergency discipline. Descriptors: Anatomy and Physiology, Pre-Hospital Care, Nursing Technician Training, Emergency Nursing.   Formación de técnicos de enfermería en la APH: desafíos y perspectivas Resumen: El estudio se centró en la formación de técnicos en enfermería en las disciplinas de Anatomía, Fisiología, Urgencia y Emergencia, con énfasis en la Atención Prehospitalaria (APH) en una escuela técnica de la ciudad de Paulínia - SP, desde la perspectiva docente y discente. La investigación aborda la capacitación de los técnicos en enfermería para garantizar la calidad en la atención del APH, incluyendo la historia, las políticas nacionales de urgencia y emergencia, y programas actuales. Fue un estudio cualitativo que utilizó entrevistas semiestructuradas y grupos focales. Los datos fueron sometidos a análisis de contenido. La investigación identificó desafíos, como la capacitación del cuerpo docente en el proceso de enseñanza/aprendizaje, principios de evaluación desde perspectivas diagnósticas, formativas y sumativas, y una mejor planificación curricular. También señaló la falta de una estructura adecuada para la enseñanza de las disciplinas, como laboratorios de simulación y materiales; sin embargo, se reconoce por parte de los estudiantes la experiencia de los docentes en la disciplina de urgencia y emergencia. Descriptores: Anatomía y Fisiología, Atención Prehospitalaria, Formación de Técnicos en Enfermería, Enfermería en emergencia y emergencia.
id IE-1_32dfbf5b47379c5ad1ec40082bc81a05
oai_identifier_str oai:ojs2.recien.com.br:article/821
network_acronym_str IE-1
network_name_str Revista Recien (Online)
repository_id_str
spelling Formação de técnicos em enfermagem no APH: desafios e perspectivasAnatomia e FisiologiaAssistência pré-hospitalarFormação de Técnicos em EnfermagemEnfermagem em Emergência e EmergênciaO estudo se concentrou na formação de técnicos em enfermagem nas disciplinas de Anatomia, Fisiologia, Urgência e Emergência, com ênfase no Atendimento pré-hospitalar (APH) em uma escola técnica da cidade de Paulínia - SP, na perspectiva docente e discente. A pesquisa aborda a capacitação dos técnicos em enfermagem para garantir a qualidade no atendimento do APH, incluindo a história, as políticas nacionais de urgência e emergência e programas atuais, tratou-se de pesquisa qualitativa com uso de entrevistas semiestruturadas e grupos focais. Os dados foram submetidos a análise de conteúdo. A pesquisa identificou desafios, como a capacitação do corpo docente no processo de ensino/aprendizagem, princípios da avaliação nas perspectivas diagnóstica, formativa e somativa e melhor planejamento curricular. Apontou também para a falta de estrutura adequada para o ensino das disciplinas, como laboratórios de simulação e materiais; contudo há o reconhecimento discente quanto a expertise dos docentes na disciplina de urgência e emergência. Descritores: Anatomia e Fisiologia, Assistência pré-hospitalar, Formação de Técnicos em Enfermagem, Enfermagem em Emergência e Emergência.   Training of nursing technicians at APH: challenges and perspectives Abstract: The study focused on the training of nursing technicians in the disciplines of Anatomy, Physiology, Urgency, and Emergency, with an emphasis on Pre-Hospital Care (PHC) at a technical school in the city of Paulínia - SP, from both the teacher's and student's perspectives. The research addresses the qualification of nursing technicians to ensure quality in PHC, including the history, national urgency and emergency policies, and current programs. It was a qualitative study using semi-structured interviews and focus groups. The data were subjected to content analysis. The research identified challenges, such as faculty training in the teaching/learning process, principles of assessment from diagnostic, formative, and summative perspectives, and better curriculum planning. It also pointed out the lack of adequate infrastructure for teaching the disciplines, such as simulation laboratories and materials. However, there is student recognition of the expertise of teachers in the urgency and emergency discipline. Descriptors: Anatomy and Physiology, Pre-Hospital Care, Nursing Technician Training, Emergency Nursing.   Formación de técnicos de enfermería en la APH: desafíos y perspectivas Resumen: El estudio se centró en la formación de técnicos en enfermería en las disciplinas de Anatomía, Fisiología, Urgencia y Emergencia, con énfasis en la Atención Prehospitalaria (APH) en una escuela técnica de la ciudad de Paulínia - SP, desde la perspectiva docente y discente. La investigación aborda la capacitación de los técnicos en enfermería para garantizar la calidad en la atención del APH, incluyendo la historia, las políticas nacionales de urgencia y emergencia, y programas actuales. Fue un estudio cualitativo que utilizó entrevistas semiestructuradas y grupos focales. Los datos fueron sometidos a análisis de contenido. La investigación identificó desafíos, como la capacitación del cuerpo docente en el proceso de enseñanza/aprendizaje, principios de evaluación desde perspectivas diagnósticas, formativas y sumativas, y una mejor planificación curricular. También señaló la falta de una estructura adecuada para la enseñanza de las disciplinas, como laboratorios de simulación y materiales; sin embargo, se reconoce por parte de los estudiantes la experiencia de los docentes en la disciplina de urgencia y emergencia. Descriptores: Anatomía y Fisiología, Atención Prehospitalaria, Formación de Técnicos en Enfermería, Enfermería en emergencia y emergencia.Instituto ENFservic2024-01-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.recien.com.br/index.php/Recien/article/view/82110.24276/rrecien2024.14.42.5971Revista Recien - Revista Científica de Enfermagem; v. 14 n. 42 (2024): Publicação Contínua 2024; 59-712358-3088reponame:Revista Recien (Online)instname:Instituto Enfservicinstacron:IEporhttps://www.recien.com.br/index.php/Recien/article/view/821/841https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPastore, Renato TrevizanFerreira, Beatriz Jansen 2024-01-23T23:57:47Zoai:ojs2.recien.com.br:article/821Revistahttps://www.recien.com.br/index.php/Recien/PRIhttps://www.recien.com.br/index.php/Recien/oairevistarecien@gmail.com2358-30882177-157Xopendoar:2024-01-23T23:57:47Revista Recien (Online) - Instituto Enfservicfalse
dc.title.none.fl_str_mv Formação de técnicos em enfermagem no APH: desafios e perspectivas
title Formação de técnicos em enfermagem no APH: desafios e perspectivas
spellingShingle Formação de técnicos em enfermagem no APH: desafios e perspectivas
Pastore, Renato Trevizan
Anatomia e Fisiologia
Assistência pré-hospitalar
Formação de Técnicos em Enfermagem
Enfermagem em Emergência e Emergência
title_short Formação de técnicos em enfermagem no APH: desafios e perspectivas
title_full Formação de técnicos em enfermagem no APH: desafios e perspectivas
title_fullStr Formação de técnicos em enfermagem no APH: desafios e perspectivas
title_full_unstemmed Formação de técnicos em enfermagem no APH: desafios e perspectivas
title_sort Formação de técnicos em enfermagem no APH: desafios e perspectivas
author Pastore, Renato Trevizan
author_facet Pastore, Renato Trevizan
Ferreira, Beatriz Jansen
author_role author
author2 Ferreira, Beatriz Jansen
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pastore, Renato Trevizan
Ferreira, Beatriz Jansen
dc.subject.por.fl_str_mv Anatomia e Fisiologia
Assistência pré-hospitalar
Formação de Técnicos em Enfermagem
Enfermagem em Emergência e Emergência
topic Anatomia e Fisiologia
Assistência pré-hospitalar
Formação de Técnicos em Enfermagem
Enfermagem em Emergência e Emergência
description O estudo se concentrou na formação de técnicos em enfermagem nas disciplinas de Anatomia, Fisiologia, Urgência e Emergência, com ênfase no Atendimento pré-hospitalar (APH) em uma escola técnica da cidade de Paulínia - SP, na perspectiva docente e discente. A pesquisa aborda a capacitação dos técnicos em enfermagem para garantir a qualidade no atendimento do APH, incluindo a história, as políticas nacionais de urgência e emergência e programas atuais, tratou-se de pesquisa qualitativa com uso de entrevistas semiestruturadas e grupos focais. Os dados foram submetidos a análise de conteúdo. A pesquisa identificou desafios, como a capacitação do corpo docente no processo de ensino/aprendizagem, princípios da avaliação nas perspectivas diagnóstica, formativa e somativa e melhor planejamento curricular. Apontou também para a falta de estrutura adequada para o ensino das disciplinas, como laboratórios de simulação e materiais; contudo há o reconhecimento discente quanto a expertise dos docentes na disciplina de urgência e emergência. Descritores: Anatomia e Fisiologia, Assistência pré-hospitalar, Formação de Técnicos em Enfermagem, Enfermagem em Emergência e Emergência.   Training of nursing technicians at APH: challenges and perspectives Abstract: The study focused on the training of nursing technicians in the disciplines of Anatomy, Physiology, Urgency, and Emergency, with an emphasis on Pre-Hospital Care (PHC) at a technical school in the city of Paulínia - SP, from both the teacher's and student's perspectives. The research addresses the qualification of nursing technicians to ensure quality in PHC, including the history, national urgency and emergency policies, and current programs. It was a qualitative study using semi-structured interviews and focus groups. The data were subjected to content analysis. The research identified challenges, such as faculty training in the teaching/learning process, principles of assessment from diagnostic, formative, and summative perspectives, and better curriculum planning. It also pointed out the lack of adequate infrastructure for teaching the disciplines, such as simulation laboratories and materials. However, there is student recognition of the expertise of teachers in the urgency and emergency discipline. Descriptors: Anatomy and Physiology, Pre-Hospital Care, Nursing Technician Training, Emergency Nursing.   Formación de técnicos de enfermería en la APH: desafíos y perspectivas Resumen: El estudio se centró en la formación de técnicos en enfermería en las disciplinas de Anatomía, Fisiología, Urgencia y Emergencia, con énfasis en la Atención Prehospitalaria (APH) en una escuela técnica de la ciudad de Paulínia - SP, desde la perspectiva docente y discente. La investigación aborda la capacitación de los técnicos en enfermería para garantizar la calidad en la atención del APH, incluyendo la historia, las políticas nacionales de urgencia y emergencia, y programas actuales. Fue un estudio cualitativo que utilizó entrevistas semiestructuradas y grupos focales. Los datos fueron sometidos a análisis de contenido. La investigación identificó desafíos, como la capacitación del cuerpo docente en el proceso de enseñanza/aprendizaje, principios de evaluación desde perspectivas diagnósticas, formativas y sumativas, y una mejor planificación curricular. También señaló la falta de una estructura adecuada para la enseñanza de las disciplinas, como laboratorios de simulación y materiales; sin embargo, se reconoce por parte de los estudiantes la experiencia de los docentes en la disciplina de urgencia y emergencia. Descriptores: Anatomía y Fisiología, Atención Prehospitalaria, Formación de Técnicos en Enfermería, Enfermería en emergencia y emergencia.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-01-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.recien.com.br/index.php/Recien/article/view/821
10.24276/rrecien2024.14.42.5971
url https://www.recien.com.br/index.php/Recien/article/view/821
identifier_str_mv 10.24276/rrecien2024.14.42.5971
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.recien.com.br/index.php/Recien/article/view/821/841
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto ENFservic
publisher.none.fl_str_mv Instituto ENFservic
dc.source.none.fl_str_mv Revista Recien - Revista Científica de Enfermagem; v. 14 n. 42 (2024): Publicação Contínua 2024; 59-71
2358-3088
reponame:Revista Recien (Online)
instname:Instituto Enfservic
instacron:IE
instname_str Instituto Enfservic
instacron_str IE
institution IE
reponame_str Revista Recien (Online)
collection Revista Recien (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Recien (Online) - Instituto Enfservic
repository.mail.fl_str_mv revistarecien@gmail.com
_version_ 1811812205699530752