As contribuições do ensino de anatomia e fisiologia humana, urgência e emergência na formação de técnicos em enfermagem para o atendimento pré-hospitalar
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIFESP |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/11600/70894 |
Resumo: | Introdução: O atendimento pré-hospitalar (APH) é vital na redução da morbimortalidade em emergências, com destaque para o papel dos serviços móveis de APH. A importância da capacitação da equipe, especialmente os Técnicos em Enfermagem, é enfatizada para garantir qualidade no atendimento. Considerou-se a história do APH nos âmbitos internacional e nacionalmente abordando a política nacional e programas vigentes bem como desafios como desigualdades regionais e formação profissional para enfrentar demandas crescentes. Objetivos: O estudo teve como objetivo geral analisar o desenvolvimento das disciplinas de anatomia, fisiologia humana, urgência e emergência no Curso Técnico em Enfermagem de uma escola técnica na região metropolitana de Campinas do Estado de São Paulo, considerando as perspectivas docente e discente, identificando os desafios e fortalezas na formação em anatomia/fisiologia humana e urgência/emergência para o APH. Métodos: Trata-se de pesquisa qualitativa ancorada em entrevistas junto aos docentes e grupos focais com discentes com uso da análise de conteúdo na modalidade temática para a compreensão dos dados; foram considerados: Portaria n. º 1.863/GM em 29 de setembro de 2003, Portaria nº 1864/GM em 29 de setembro de 2003 e Portaria n. º 2048/GM em 5 de novembro de 2002, Projeto Político Pedagógico – PPP institucional e os componentes curriculares do curso técnico em enfermagem. Resultados: A análise dos dados, à luz dos documentos considerados, evidenciou desafios sobre a necessidade de qualificação do corpo docente quanto às ações de planejamento curricular, envolvendo os pressupostos que norteiam o processo de ensino-aprendizagem. Na perspectiva discente, observou-se a dificuldade de aprendizagem decorrentes da falta de laboratórios de simulação, incluindo uma disponibilidade recursos audiovisuais como softwares para o ensino de anatomia e fisiologia, peças anatômicas, entre outras. Como fortalezas, destaca-se a experiência profissional dos docentes da disciplina urgência e emergência. Como produto de intervenção, propõe a qualificação docente para a formação básica de técnicos em enfermagem na perspectiva do APH. Considerações finais: Considera-se que a qualificação docente numa perspectiva de educação permanente em fundamentos do processo de ensino/aprendizagem e planejamento curricular se apresenta como uma ferramenta potente para esse processo. A necessidade de uma adequação estrutural como a inclusão de laboratório de simulação devidamente aparelhado se mostrou como uma condição premente para o desenvolvimento do processo formativo em APH desses futuros técnicos em enfermagem. |
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As contribuições do ensino de anatomia e fisiologia humana, urgência e emergência na formação de técnicos em enfermagem para o atendimento pré-hospitalarThe contributions of the teaching of human anatomy and physiology, urgency, and emergency in the training of nursing technicians for pre-hospital careEducação em EnfermagemAnatomiaAssistência Pré-hospitalarEnfermagem em EmergênciaEducação Técnica em EnfermagemIntrodução: O atendimento pré-hospitalar (APH) é vital na redução da morbimortalidade em emergências, com destaque para o papel dos serviços móveis de APH. A importância da capacitação da equipe, especialmente os Técnicos em Enfermagem, é enfatizada para garantir qualidade no atendimento. Considerou-se a história do APH nos âmbitos internacional e nacionalmente abordando a política nacional e programas vigentes bem como desafios como desigualdades regionais e formação profissional para enfrentar demandas crescentes. Objetivos: O estudo teve como objetivo geral analisar o desenvolvimento das disciplinas de anatomia, fisiologia humana, urgência e emergência no Curso Técnico em Enfermagem de uma escola técnica na região metropolitana de Campinas do Estado de São Paulo, considerando as perspectivas docente e discente, identificando os desafios e fortalezas na formação em anatomia/fisiologia humana e urgência/emergência para o APH. Métodos: Trata-se de pesquisa qualitativa ancorada em entrevistas junto aos docentes e grupos focais com discentes com uso da análise de conteúdo na modalidade temática para a compreensão dos dados; foram considerados: Portaria n. º 1.863/GM em 29 de setembro de 2003, Portaria nº 1864/GM em 29 de setembro de 2003 e Portaria n. º 2048/GM em 5 de novembro de 2002, Projeto Político Pedagógico – PPP institucional e os componentes curriculares do curso técnico em enfermagem. Resultados: A análise dos dados, à luz dos documentos considerados, evidenciou desafios sobre a necessidade de qualificação do corpo docente quanto às ações de planejamento curricular, envolvendo os pressupostos que norteiam o processo de ensino-aprendizagem. Na perspectiva discente, observou-se a dificuldade de aprendizagem decorrentes da falta de laboratórios de simulação, incluindo uma disponibilidade recursos audiovisuais como softwares para o ensino de anatomia e fisiologia, peças anatômicas, entre outras. Como fortalezas, destaca-se a experiência profissional dos docentes da disciplina urgência e emergência. Como produto de intervenção, propõe a qualificação docente para a formação básica de técnicos em enfermagem na perspectiva do APH. Considerações finais: Considera-se que a qualificação docente numa perspectiva de educação permanente em fundamentos do processo de ensino/aprendizagem e planejamento curricular se apresenta como uma ferramenta potente para esse processo. A necessidade de uma adequação estrutural como a inclusão de laboratório de simulação devidamente aparelhado se mostrou como uma condição premente para o desenvolvimento do processo formativo em APH desses futuros técnicos em enfermagem.Introduction: Pre-hospital care (PHC) plays a vital role in reducing morbidity and mortality in emergencies, with a focus on the role of mobile PHC services. The importance of team training, especially for Nursing Technicians, is emphasized to ensure quality care. The history of PHC at both the international and national levels was considered, addressing national policies and ongoing programs, as well as challenges such as regional inequalities and professional education to meet growing demands. Objectives: The general objective of the study was to analyze the development of anatomy, human physiology, and emergency disciplines in the Nursing Technician course at a technical school in the metropolitan region of Campinas, São Paulo State. This analysis considered both the perspectives of teachers and students, identifying challenges and strengths in anatomy/human physiology and emergency education for PHC. Methods: This is a qualitative research study based on interviews with teachers and focus groups with students, using thematic content analysis for data comprehension. The following were considered: Decree No. 1.863/GM on September 29, 2003, Decree No. 1864/GM on September 29, 2003, Decree No. 2048/GM on November 5, 2002, Institutional Pedagogical Project (IPP), and the curriculum components of the nursing technician course. Results: The analysis of data in light of the considered documents revealed challenges related to the need for teacher qualification and curriculum planning actions involving the assumptions guiding the teaching-learning process. From the student perspective, difficulties in learning were observed due to the lack of simulation laboratories, including the availability of audiovisual resources such as software for anatomy and physiology teaching, anatomical models, among others. An important strength identified was the professional experience of teachers in the emergency discipline. As an intervention proposal, teacher qualification for the basic training of nursing technicians in the context of PHC is suggested. Final considerations: Teacher qualification within the framework of continuous education in teaching/learning fundamentals and curriculum planning emerges as a powerful tool for this process. The need for structural adaptation, such as the inclusion of well-equipped simulation laboratories, has been identified as a pressing requirement for the development of the formative process in PHC for these future nursing technicians.Universidade Federal de São PauloFerreira, Beatriz Jansen [UNIFESP]http://lattes.cnpq.br/2401449110051240http://lattes.cnpq.br/8294220287262240Pastore, Renato Trevizan [UNIFESP]2024-03-22T14:42:47Z2024-03-22T14:42:47Z2023-11-29info:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion161 f.application/pdfPASTORE, Renato Trevizan. As contribuições do ensino de anatomia e fisiologia humana, urgência e emergência na formação de técnicos em enfermagem para o atendimento pré-hospitalar. 2023. 161 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ciências da Saúde) - Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). São Paulo, 2023.https://hdl.handle.net/11600/70894porSão Pauloinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-08-13T22:09:37Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/70894Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-08-13T22:09:37Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
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