Perfil do enfermeiro docente e sua percepção sobre a formação pedagógica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva Machado Medeiros, Edinilza da
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Rodrigues de Matos Prestes, Dulce, Araújo Amaral Pignata, Emília Karla de, Silva Furtado, Rosa Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Recien (Online)
Texto Completo: https://www.recien.com.br/index.php/Recien/article/view/172
Resumo: A prática docente está atrelada às dimensões técnica, política, ética e estética. Isso tem suscitado, no meio acadêmico, discussão e reflexão, em especial na área da Enfermagem. Objetivou-se identificar o perfil de Enfermeiros docentes e a percepção destes acerca da formação pedagógica. Trata-se de um estudo qualiquantitativo, realizado com Enfermeiras docentes de um curso de graduação em Enfermagem, por meio de um questionário com questões fechadas e uma entrevista semiestruturada. Emergiram 03 categorias: responsabilidade para lidar com vidas; capacitação para a docência; aspectos facilitadores na prática da docência. Para as Enfermeiras à docência em Enfermagem pressupõe a formação de um profissional que seja capaz de lidar com a vida, uma vez que o paciente e o cuidado são os elementos fundamentais da assistência.
id IE-1_42c74b5af85bc88445b244b91649f392
oai_identifier_str oai:ojs2.recien.com.br:article/172
network_acronym_str IE-1
network_name_str Revista Recien (Online)
repository_id_str
spelling Perfil do enfermeiro docente e sua percepção sobre a formação pedagógicaEnfermeiroCapacitação ProfissionalEnsinoA prática docente está atrelada às dimensões técnica, política, ética e estética. Isso tem suscitado, no meio acadêmico, discussão e reflexão, em especial na área da Enfermagem. Objetivou-se identificar o perfil de Enfermeiros docentes e a percepção destes acerca da formação pedagógica. Trata-se de um estudo qualiquantitativo, realizado com Enfermeiras docentes de um curso de graduação em Enfermagem, por meio de um questionário com questões fechadas e uma entrevista semiestruturada. Emergiram 03 categorias: responsabilidade para lidar com vidas; capacitação para a docência; aspectos facilitadores na prática da docência. Para as Enfermeiras à docência em Enfermagem pressupõe a formação de um profissional que seja capaz de lidar com a vida, uma vez que o paciente e o cuidado são os elementos fundamentais da assistência.Instituto ENFservic2018-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.recien.com.br/index.php/Recien/article/view/17210.24276/rrecien2358-3088.2018.8.24.42-53Revista Recien - Revista Científica de Enfermagem; v. 8 n. 24 (2018); 42-532358-3088reponame:Revista Recien (Online)instname:Instituto Enfservicinstacron:IEporhttps://www.recien.com.br/index.php/Recien/article/view/172/175Copyright (c) 2018 Revista Recien - Revista Científica de Enfermageminfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva Machado Medeiros, Edinilza da Rodrigues de Matos Prestes, Dulce Araújo Amaral Pignata, Emília Karla de Silva Furtado, Rosa Maria 2022-02-13T17:42:39Zoai:ojs2.recien.com.br:article/172Revistahttps://www.recien.com.br/index.php/Recien/PRIhttps://www.recien.com.br/index.php/Recien/oairevistarecien@gmail.com2358-30882177-157Xopendoar:2022-02-13T17:42:39Revista Recien (Online) - Instituto Enfservicfalse
dc.title.none.fl_str_mv Perfil do enfermeiro docente e sua percepção sobre a formação pedagógica
title Perfil do enfermeiro docente e sua percepção sobre a formação pedagógica
spellingShingle Perfil do enfermeiro docente e sua percepção sobre a formação pedagógica
Silva Machado Medeiros, Edinilza da
Enfermeiro
Capacitação Profissional
Ensino
title_short Perfil do enfermeiro docente e sua percepção sobre a formação pedagógica
title_full Perfil do enfermeiro docente e sua percepção sobre a formação pedagógica
title_fullStr Perfil do enfermeiro docente e sua percepção sobre a formação pedagógica
title_full_unstemmed Perfil do enfermeiro docente e sua percepção sobre a formação pedagógica
title_sort Perfil do enfermeiro docente e sua percepção sobre a formação pedagógica
author Silva Machado Medeiros, Edinilza da
author_facet Silva Machado Medeiros, Edinilza da
Rodrigues de Matos Prestes, Dulce
Araújo Amaral Pignata, Emília Karla de
Silva Furtado, Rosa Maria
author_role author
author2 Rodrigues de Matos Prestes, Dulce
Araújo Amaral Pignata, Emília Karla de
Silva Furtado, Rosa Maria
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva Machado Medeiros, Edinilza da
Rodrigues de Matos Prestes, Dulce
Araújo Amaral Pignata, Emília Karla de
Silva Furtado, Rosa Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Enfermeiro
Capacitação Profissional
Ensino
topic Enfermeiro
Capacitação Profissional
Ensino
description A prática docente está atrelada às dimensões técnica, política, ética e estética. Isso tem suscitado, no meio acadêmico, discussão e reflexão, em especial na área da Enfermagem. Objetivou-se identificar o perfil de Enfermeiros docentes e a percepção destes acerca da formação pedagógica. Trata-se de um estudo qualiquantitativo, realizado com Enfermeiras docentes de um curso de graduação em Enfermagem, por meio de um questionário com questões fechadas e uma entrevista semiestruturada. Emergiram 03 categorias: responsabilidade para lidar com vidas; capacitação para a docência; aspectos facilitadores na prática da docência. Para as Enfermeiras à docência em Enfermagem pressupõe a formação de um profissional que seja capaz de lidar com a vida, uma vez que o paciente e o cuidado são os elementos fundamentais da assistência.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.recien.com.br/index.php/Recien/article/view/172
10.24276/rrecien2358-3088.2018.8.24.42-53
url https://www.recien.com.br/index.php/Recien/article/view/172
identifier_str_mv 10.24276/rrecien2358-3088.2018.8.24.42-53
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.recien.com.br/index.php/Recien/article/view/172/175
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Recien - Revista Científica de Enfermagem
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Recien - Revista Científica de Enfermagem
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto ENFservic
publisher.none.fl_str_mv Instituto ENFservic
dc.source.none.fl_str_mv Revista Recien - Revista Científica de Enfermagem; v. 8 n. 24 (2018); 42-53
2358-3088
reponame:Revista Recien (Online)
instname:Instituto Enfservic
instacron:IE
instname_str Instituto Enfservic
instacron_str IE
institution IE
reponame_str Revista Recien (Online)
collection Revista Recien (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Recien (Online) - Instituto Enfservic
repository.mail.fl_str_mv revistarecien@gmail.com
_version_ 1811812202606231552