Perfil do enfermeiro docente e sua percepção sobre a formação pedagógica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Recien (Online) |
Texto Completo: | https://www.recien.com.br/index.php/Recien/article/view/172 |
Resumo: | A prática docente está atrelada às dimensões técnica, política, ética e estética. Isso tem suscitado, no meio acadêmico, discussão e reflexão, em especial na área da Enfermagem. Objetivou-se identificar o perfil de Enfermeiros docentes e a percepção destes acerca da formação pedagógica. Trata-se de um estudo qualiquantitativo, realizado com Enfermeiras docentes de um curso de graduação em Enfermagem, por meio de um questionário com questões fechadas e uma entrevista semiestruturada. Emergiram 03 categorias: responsabilidade para lidar com vidas; capacitação para a docência; aspectos facilitadores na prática da docência. Para as Enfermeiras à docência em Enfermagem pressupõe a formação de um profissional que seja capaz de lidar com a vida, uma vez que o paciente e o cuidado são os elementos fundamentais da assistência. |
id |
IE-1_42c74b5af85bc88445b244b91649f392 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.recien.com.br:article/172 |
network_acronym_str |
IE-1 |
network_name_str |
Revista Recien (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Perfil do enfermeiro docente e sua percepção sobre a formação pedagógicaEnfermeiroCapacitação ProfissionalEnsinoA prática docente está atrelada às dimensões técnica, política, ética e estética. Isso tem suscitado, no meio acadêmico, discussão e reflexão, em especial na área da Enfermagem. Objetivou-se identificar o perfil de Enfermeiros docentes e a percepção destes acerca da formação pedagógica. Trata-se de um estudo qualiquantitativo, realizado com Enfermeiras docentes de um curso de graduação em Enfermagem, por meio de um questionário com questões fechadas e uma entrevista semiestruturada. Emergiram 03 categorias: responsabilidade para lidar com vidas; capacitação para a docência; aspectos facilitadores na prática da docência. Para as Enfermeiras à docência em Enfermagem pressupõe a formação de um profissional que seja capaz de lidar com a vida, uma vez que o paciente e o cuidado são os elementos fundamentais da assistência.Instituto ENFservic2018-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.recien.com.br/index.php/Recien/article/view/17210.24276/rrecien2358-3088.2018.8.24.42-53Revista Recien - Revista Científica de Enfermagem; v. 8 n. 24 (2018); 42-532358-3088reponame:Revista Recien (Online)instname:Instituto Enfservicinstacron:IEporhttps://www.recien.com.br/index.php/Recien/article/view/172/175Copyright (c) 2018 Revista Recien - Revista Científica de Enfermageminfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva Machado Medeiros, Edinilza da Rodrigues de Matos Prestes, Dulce Araújo Amaral Pignata, Emília Karla de Silva Furtado, Rosa Maria 2022-02-13T17:42:39Zoai:ojs2.recien.com.br:article/172Revistahttps://www.recien.com.br/index.php/Recien/PRIhttps://www.recien.com.br/index.php/Recien/oairevistarecien@gmail.com2358-30882177-157Xopendoar:2022-02-13T17:42:39Revista Recien (Online) - Instituto Enfservicfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Perfil do enfermeiro docente e sua percepção sobre a formação pedagógica |
title |
Perfil do enfermeiro docente e sua percepção sobre a formação pedagógica |
spellingShingle |
Perfil do enfermeiro docente e sua percepção sobre a formação pedagógica Silva Machado Medeiros, Edinilza da Enfermeiro Capacitação Profissional Ensino |
title_short |
Perfil do enfermeiro docente e sua percepção sobre a formação pedagógica |
title_full |
Perfil do enfermeiro docente e sua percepção sobre a formação pedagógica |
title_fullStr |
Perfil do enfermeiro docente e sua percepção sobre a formação pedagógica |
title_full_unstemmed |
Perfil do enfermeiro docente e sua percepção sobre a formação pedagógica |
title_sort |
Perfil do enfermeiro docente e sua percepção sobre a formação pedagógica |
author |
Silva Machado Medeiros, Edinilza da |
author_facet |
Silva Machado Medeiros, Edinilza da Rodrigues de Matos Prestes, Dulce Araújo Amaral Pignata, Emília Karla de Silva Furtado, Rosa Maria |
author_role |
author |
author2 |
Rodrigues de Matos Prestes, Dulce Araújo Amaral Pignata, Emília Karla de Silva Furtado, Rosa Maria |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva Machado Medeiros, Edinilza da Rodrigues de Matos Prestes, Dulce Araújo Amaral Pignata, Emília Karla de Silva Furtado, Rosa Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Enfermeiro Capacitação Profissional Ensino |
topic |
Enfermeiro Capacitação Profissional Ensino |
description |
A prática docente está atrelada às dimensões técnica, política, ética e estética. Isso tem suscitado, no meio acadêmico, discussão e reflexão, em especial na área da Enfermagem. Objetivou-se identificar o perfil de Enfermeiros docentes e a percepção destes acerca da formação pedagógica. Trata-se de um estudo qualiquantitativo, realizado com Enfermeiras docentes de um curso de graduação em Enfermagem, por meio de um questionário com questões fechadas e uma entrevista semiestruturada. Emergiram 03 categorias: responsabilidade para lidar com vidas; capacitação para a docência; aspectos facilitadores na prática da docência. Para as Enfermeiras à docência em Enfermagem pressupõe a formação de um profissional que seja capaz de lidar com a vida, uma vez que o paciente e o cuidado são os elementos fundamentais da assistência. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.recien.com.br/index.php/Recien/article/view/172 10.24276/rrecien2358-3088.2018.8.24.42-53 |
url |
https://www.recien.com.br/index.php/Recien/article/view/172 |
identifier_str_mv |
10.24276/rrecien2358-3088.2018.8.24.42-53 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.recien.com.br/index.php/Recien/article/view/172/175 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Recien - Revista Científica de Enfermagem info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Recien - Revista Científica de Enfermagem |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto ENFservic |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto ENFservic |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Recien - Revista Científica de Enfermagem; v. 8 n. 24 (2018); 42-53 2358-3088 reponame:Revista Recien (Online) instname:Instituto Enfservic instacron:IE |
instname_str |
Instituto Enfservic |
instacron_str |
IE |
institution |
IE |
reponame_str |
Revista Recien (Online) |
collection |
Revista Recien (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Recien (Online) - Instituto Enfservic |
repository.mail.fl_str_mv |
revistarecien@gmail.com |
_version_ |
1811812202606231552 |