Cenário simulado na atenção básica: consulta de enfermagem em hanseníase

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Jessica França
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Silva, Renata Flavia Abreu da, Nunciaroni, Andressa Teoli, Mello, Alex Simões de, Brandão, Paula Soares, Corrêa, Vanessa de Almeida Ferreira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Recien (Online)
Texto Completo: https://www.recien.com.br/index.php/Recien/article/view/632
Resumo: A detecção precoce da hanseníase é uma das principais estratégias de enfrentamento da doença. Objetivo: analisar o conteúdo de um cenário simulado em consulta de enfermagem no diagnóstico à pessoa com hanseníase na atenção básica. Método: estudo descritivo e qualitativo, desenvolvido em duas etapas: construção do cenário simulado; e análise de conteúdo por seis profissionais de saúde com experiência em Hanseníase, via questionário online entre fevereiro e maio de 2021. Utilizou-se a análise de conteúdo temático-categorial. Resultados: apresentou-se o cenário simulado e a possibilidade de seu uso no ensino em Hanseníase. Construiu-se duas categorias: "Características necessárias à construção do cenário simulado" e "Consulta de enfermagem à pessoa com Hanseníase". Conclusão: os passos percorridos para a construção do cenário e sua análise, trouxeram realismo e fidedignidade ao cenário. Trata-se de proposta inovadora no incentivo ao uso da simulação no campo da atenção básica voltada ao ensino da Hanseníase.  Descritores: Hanseníase, Enfermagem, Treinamento por Simulação, Atenção Primária à Saúde.   Simulated scenario in primary care: nursing consultation in leprosy Abstract: Early detection of leprosy is one of the main coping strategies for the disease. Objective: to analyze the content of a simulated scenario in a nursing consultation in the diagnosis of people with leprosy in primary care. Method: descriptive and qualitative study, developed in two stages: construction of the simulated scenario; and content analysis by six health professionals with experience in leprosy, via an online questionnaire between February and May 2021. Thematic-category content analysis was used. Results: the simulated scenario and the possibility of its use in teaching in leprosy are presented. Two categories were constructed: "Necessary characteristics for the construction of the simulated scenario" and "Nursing consultation for people with leprosy". Conclusion: the steps taken to build the scenario and its analysis, brought realism and reliability to the scenario. This is an innovative proposal to encourage the use of simulation in the field of care aimed at teaching leprosy. Descriptors: Leprosy, Nursing, Simulation Training, Primary Health Care.   Escenario simulado en atención primaria: consulta de enfermería en lepra Resumen: La detección precoz de la lepra es una de las principales estrategias de afrontamiento de la enfermedad. Objetivo: Analizar el contenido de un escenario simulado en una consulta de enfermería en el diagnóstico de personas con lepra en atención primaria. Método: estudio descriptivo y cualitativo, desarrollado en dos etapas: construcción del escenario simulado; y análisis de contenido por seis profesionales de la salud con experiencia en lepra, a través de un cuestionario en línea entre febrero y mayo de 2021. Se utilizó el análisis de contenido por categorías temáticas. Resultados: se presenta el escenario simulado y la posibilidad de su uso en la enseñanza en lepra. Se construyeron dos categorías: "Características necesarias para la construcción del escenario simulado" y "Consulta de enfermería para personas con lepra". Conclusión: los pasos dados para construir el escenario y su análisis, aportaron realismo y confiabilidad al escenario. Se trata de una propuesta innovadora para incentivar el uso de la simulación en el ámbito asistencial orientado a la enseñanza de la lepra. Descriptores: Lepra, Enfermería, Entrenamiento Simulado, Atención Primaria de Salud.
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