Saúde do trabalhador: estratégia lúdica para a promoção da biossegurança
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Recien (Online) |
Texto Completo: | https://www.recien.com.br/index.php/Recien/article/view/340 |
Resumo: | O objetivo é relatar a experiência vivenciada por acadêmicos de enfermagem na utilização de um jogo educativo como ferramenta pedagógica para promoção da biossegurança com trabalhadores. Trata-se de um relato da experiência vivenciada por seis acadêmicos de Enfermagem quanto a realização de uma ação educativa em novembro de 2019. A ação foi desenvolvida a partir da explanação do conteúdo sobre biossegurança e um jogo de tabuleiro com perguntas e respostas, teve duração de 60 minutos e contou com a participação 18 profissionais de um centro de Hemoterapia e Hematologia do Ceará. A estratégia adotada para o desenvolvimento da atividade gerou o efeito esperado, culminando em um feedback positivo, uma vez que os profissionais afirmaram que a atividade lúdica se mostrou efetiva na compreensão do assunto abordado. O jogo, contribuiu como processo de ensino-aprendizagem, colaborando como uma alternativa pedagógica. |
id |
IE-1_d31665dfe369226cab3f94e18d8de4af |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.recien.com.br:article/340 |
network_acronym_str |
IE-1 |
network_name_str |
Revista Recien (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Saúde do trabalhador: estratégia lúdica para a promoção da biossegurançaEnfermagemSaúde do TrabalhadorContenção de Riscos BiológicosTecnologia EducacionalO objetivo é relatar a experiência vivenciada por acadêmicos de enfermagem na utilização de um jogo educativo como ferramenta pedagógica para promoção da biossegurança com trabalhadores. Trata-se de um relato da experiência vivenciada por seis acadêmicos de Enfermagem quanto a realização de uma ação educativa em novembro de 2019. A ação foi desenvolvida a partir da explanação do conteúdo sobre biossegurança e um jogo de tabuleiro com perguntas e respostas, teve duração de 60 minutos e contou com a participação 18 profissionais de um centro de Hemoterapia e Hematologia do Ceará. A estratégia adotada para o desenvolvimento da atividade gerou o efeito esperado, culminando em um feedback positivo, uma vez que os profissionais afirmaram que a atividade lúdica se mostrou efetiva na compreensão do assunto abordado. O jogo, contribuiu como processo de ensino-aprendizagem, colaborando como uma alternativa pedagógica.Instituto ENFservic2020-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.recien.com.br/index.php/Recien/article/view/34010.24276/rrecien2020.10.32.352-357Revista Recien - Revista Científica de Enfermagem; v. 10 n. 32 (2020); 352-3572358-3088reponame:Revista Recien (Online)instname:Instituto Enfservicinstacron:IEporhttps://www.recien.com.br/index.php/Recien/article/view/340/344Copyright (c) 2020 Revista Recien - Revista Científica de Enfermageminfo:eu-repo/semantics/openAccessVieira Mendes, Antonio Wellington Vitor da Silva, Andreza Silva Souza, Carolaine da Cordeiro da Silva, Mariana Costa Mendes, Stéffane Alves Dias, Tamires Lustoza Xavier, Samyra Paula 2022-02-23T01:58:07Zoai:ojs2.recien.com.br:article/340Revistahttps://www.recien.com.br/index.php/Recien/PRIhttps://www.recien.com.br/index.php/Recien/oairevistarecien@gmail.com2358-30882177-157Xopendoar:2022-02-23T01:58:07Revista Recien (Online) - Instituto Enfservicfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Saúde do trabalhador: estratégia lúdica para a promoção da biossegurança |
title |
Saúde do trabalhador: estratégia lúdica para a promoção da biossegurança |
spellingShingle |
Saúde do trabalhador: estratégia lúdica para a promoção da biossegurança Vieira Mendes, Antonio Wellington Enfermagem Saúde do Trabalhador Contenção de Riscos Biológicos Tecnologia Educacional |
title_short |
Saúde do trabalhador: estratégia lúdica para a promoção da biossegurança |
title_full |
Saúde do trabalhador: estratégia lúdica para a promoção da biossegurança |
title_fullStr |
Saúde do trabalhador: estratégia lúdica para a promoção da biossegurança |
title_full_unstemmed |
Saúde do trabalhador: estratégia lúdica para a promoção da biossegurança |
title_sort |
Saúde do trabalhador: estratégia lúdica para a promoção da biossegurança |
author |
Vieira Mendes, Antonio Wellington |
author_facet |
Vieira Mendes, Antonio Wellington Vitor da Silva, Andreza Silva Souza, Carolaine da Cordeiro da Silva, Mariana Costa Mendes, Stéffane Alves Dias, Tamires Lustoza Xavier, Samyra Paula |
author_role |
author |
author2 |
Vitor da Silva, Andreza Silva Souza, Carolaine da Cordeiro da Silva, Mariana Costa Mendes, Stéffane Alves Dias, Tamires Lustoza Xavier, Samyra Paula |
author2_role |
author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vieira Mendes, Antonio Wellington Vitor da Silva, Andreza Silva Souza, Carolaine da Cordeiro da Silva, Mariana Costa Mendes, Stéffane Alves Dias, Tamires Lustoza Xavier, Samyra Paula |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Enfermagem Saúde do Trabalhador Contenção de Riscos Biológicos Tecnologia Educacional |
topic |
Enfermagem Saúde do Trabalhador Contenção de Riscos Biológicos Tecnologia Educacional |
description |
O objetivo é relatar a experiência vivenciada por acadêmicos de enfermagem na utilização de um jogo educativo como ferramenta pedagógica para promoção da biossegurança com trabalhadores. Trata-se de um relato da experiência vivenciada por seis acadêmicos de Enfermagem quanto a realização de uma ação educativa em novembro de 2019. A ação foi desenvolvida a partir da explanação do conteúdo sobre biossegurança e um jogo de tabuleiro com perguntas e respostas, teve duração de 60 minutos e contou com a participação 18 profissionais de um centro de Hemoterapia e Hematologia do Ceará. A estratégia adotada para o desenvolvimento da atividade gerou o efeito esperado, culminando em um feedback positivo, uma vez que os profissionais afirmaram que a atividade lúdica se mostrou efetiva na compreensão do assunto abordado. O jogo, contribuiu como processo de ensino-aprendizagem, colaborando como uma alternativa pedagógica. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.recien.com.br/index.php/Recien/article/view/340 10.24276/rrecien2020.10.32.352-357 |
url |
https://www.recien.com.br/index.php/Recien/article/view/340 |
identifier_str_mv |
10.24276/rrecien2020.10.32.352-357 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.recien.com.br/index.php/Recien/article/view/340/344 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Recien - Revista Científica de Enfermagem info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Recien - Revista Científica de Enfermagem |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto ENFservic |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto ENFservic |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Recien - Revista Científica de Enfermagem; v. 10 n. 32 (2020); 352-357 2358-3088 reponame:Revista Recien (Online) instname:Instituto Enfservic instacron:IE |
instname_str |
Instituto Enfservic |
instacron_str |
IE |
institution |
IE |
reponame_str |
Revista Recien (Online) |
collection |
Revista Recien (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Recien (Online) - Instituto Enfservic |
repository.mail.fl_str_mv |
revistarecien@gmail.com |
_version_ |
1817061240126570496 |