Inserção das PICS na graduação em enfermagem: o que dizem os estudantes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Paula Sassi
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Ruela, Ludmila de Oliveira, Silva, Natália Chantal Magalhães da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Recien (Online)
Texto Completo: https://www.recien.com.br/index.php/Recien/article/view/683
Resumo: O objetivo deste estudo é analisar, a partir da visão do estudante, como se dá a inserção das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) na graduação em enfermagem. Trata-se de um estudo descritivo, transversal, quantitativo. A coleta dos dados foi realizada entre outubro e novembro de 2021, por meio de um formulário eletrônico, junto a 55 estudantes de um Instituição de Ensino do Rio de Janeiro. Os resultados indicam que 92,7% consideram o conteúdo sobre as PICS relevante e a maioria já apresentava contato com o tema na própria Instituição, principalmente por meio de eventos científicos e ligas acadêmicas. A meditação foi a prática que os estudantes apresentavam maior contato e a acupuntura a que exibiam maior conhecimento. Conclui-se, contudo, ser importante refletir sobre as bases curriculares da enfermagem, almejando a difusão de conhecimento na área das PICS por meio da reestruturação dos Projetos Político Pedagógicos. Descritores: Educação em Enfermagem, Estudantes de Enfermagem, Terapias Complementares.   Insertion of PICS in undergraduate nursing: what students say Abstract: The aim of this study is to analyze, from the student's point of view, how the insertion of Integrative and Complementary Practices in Health (PICS) takes place in undergraduate nursing. This is a descriptive, cross-sectional, quantitative study. Data collection was carried out between October and November 2021, using an electronic form, with 55 students from an educational institution in Rio de Janeiro. The results indicate that 92.7% consider the content on the PICS relevant and the majority had already had contact with the topic at the institution itself, mainly through scientific events and academic leagues. Meditation was the practice that the students had the most contact with and the acupuncture that they exhibited the most knowledge. It is concluded, however, that it is important to reflect on the curricular bases of nursing, aiming at the dissemination of knowledge in the PICS area through the restructuring of the Pedagogical Political Projects. Descriptors: Education Nursing, Students Nursing, Complementary Therapies.   Inserción del PICS en la graduación en enfermería: lo que dicen los estudiantes Resumen: El objetivo de este estudio es analizar, desde el punto de vista del estudiante, cómo se da la inserción de Prácticas Integrativas y Complementarias en Salud (PICS) en la carrera de Enfermería. Se trata de un estudio descriptivo, transversal y cuantitativo. La recolección de datos se realizó entre octubre y noviembre de 2021, utilizando un formulario electrónico, con 55 estudiantes de una institución educativa en Río de Janeiro. Los resultados indican que el 92,7% considera relevante el contenido del PICS y la mayoría ya había tenido contacto con el tema en la propia institución, principalmente a través de eventos científicos y ligas académicas. La meditación fue la práctica con la que los estudiantes tuvieron más contacto y la acupuntura con la que exhibieron más conocimientos. Se concluye, sin embargo, que es importante reflexionar sobre las bases curriculares de la enfermería, apuntando a la difusión del conocimiento en el área PICS a través de la reestructuración de los Proyectos Políticos Pedagógicos. Descriptores: Educación en Enfermería, Estudiantes de Enfermería, Terapias Complementarias.
id IE-1_d636c6c08c9f7837eac27d5331cd9910
oai_identifier_str oai:ojs2.recien.com.br:article/683
network_acronym_str IE-1
network_name_str Revista Recien (Online)
repository_id_str
spelling Inserção das PICS na graduação em enfermagem: o que dizem os estudantesEducação em EnfermagemEstudantes de EnfermagemTerapias ComplementaresO objetivo deste estudo é analisar, a partir da visão do estudante, como se dá a inserção das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) na graduação em enfermagem. Trata-se de um estudo descritivo, transversal, quantitativo. A coleta dos dados foi realizada entre outubro e novembro de 2021, por meio de um formulário eletrônico, junto a 55 estudantes de um Instituição de Ensino do Rio de Janeiro. Os resultados indicam que 92,7% consideram o conteúdo sobre as PICS relevante e a maioria já apresentava contato com o tema na própria Instituição, principalmente por meio de eventos científicos e ligas acadêmicas. A meditação foi a prática que os estudantes apresentavam maior contato e a acupuntura a que exibiam maior conhecimento. Conclui-se, contudo, ser importante refletir sobre as bases curriculares da enfermagem, almejando a difusão de conhecimento na área das PICS por meio da reestruturação dos Projetos Político Pedagógicos. Descritores: Educação em Enfermagem, Estudantes de Enfermagem, Terapias Complementares.   Insertion of PICS in undergraduate nursing: what students say Abstract: The aim of this study is to analyze, from the student's point of view, how the insertion of Integrative and Complementary Practices in Health (PICS) takes place in undergraduate nursing. This is a descriptive, cross-sectional, quantitative study. Data collection was carried out between October and November 2021, using an electronic form, with 55 students from an educational institution in Rio de Janeiro. The results indicate that 92.7% consider the content on the PICS relevant and the majority had already had contact with the topic at the institution itself, mainly through scientific events and academic leagues. Meditation was the practice that the students had the most contact with and the acupuncture that they exhibited the most knowledge. It is concluded, however, that it is important to reflect on the curricular bases of nursing, aiming at the dissemination of knowledge in the PICS area through the restructuring of the Pedagogical Political Projects. Descriptors: Education Nursing, Students Nursing, Complementary Therapies.   Inserción del PICS en la graduación en enfermería: lo que dicen los estudiantes Resumen: El objetivo de este estudio es analizar, desde el punto de vista del estudiante, cómo se da la inserción de Prácticas Integrativas y Complementarias en Salud (PICS) en la carrera de Enfermería. Se trata de un estudio descriptivo, transversal y cuantitativo. La recolección de datos se realizó entre octubre y noviembre de 2021, utilizando un formulario electrónico, con 55 estudiantes de una institución educativa en Río de Janeiro. Los resultados indican que el 92,7% considera relevante el contenido del PICS y la mayoría ya había tenido contacto con el tema en la propia institución, principalmente a través de eventos científicos y ligas académicas. La meditación fue la práctica con la que los estudiantes tuvieron más contacto y la acupuntura con la que exhibieron más conocimientos. Se concluye, sin embargo, que es importante reflexionar sobre las bases curriculares de la enfermería, apuntando a la difusión del conocimiento en el área PICS a través de la reestructuración de los Proyectos Políticos Pedagógicos. Descriptores: Educación en Enfermería, Estudiantes de Enfermería, Terapias Complementarias.Instituto ENFservic2022-09-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.recien.com.br/index.php/Recien/article/view/68310.24276/rrecien2022.12.39.98-106Revista Recien - Revista Científica de Enfermagem; v. 12 n. 39 (2022); 98-1062358-3088reponame:Revista Recien (Online)instname:Instituto Enfservicinstacron:IEporhttps://www.recien.com.br/index.php/Recien/article/view/683/686Copyright (c) 2022 Revista Recien - Revista Científica de Enfermageminfo:eu-repo/semantics/openAccessMartins, Paula Sassi Ruela, Ludmila de Oliveira Silva, Natália Chantal Magalhães da 2022-10-03T01:03:26Zoai:ojs2.recien.com.br:article/683Revistahttps://www.recien.com.br/index.php/Recien/PRIhttps://www.recien.com.br/index.php/Recien/oairevistarecien@gmail.com2358-30882177-157Xopendoar:2022-10-03T01:03:26Revista Recien (Online) - Instituto Enfservicfalse
dc.title.none.fl_str_mv Inserção das PICS na graduação em enfermagem: o que dizem os estudantes
title Inserção das PICS na graduação em enfermagem: o que dizem os estudantes
spellingShingle Inserção das PICS na graduação em enfermagem: o que dizem os estudantes
Martins, Paula Sassi
Educação em Enfermagem
Estudantes de Enfermagem
Terapias Complementares
title_short Inserção das PICS na graduação em enfermagem: o que dizem os estudantes
title_full Inserção das PICS na graduação em enfermagem: o que dizem os estudantes
title_fullStr Inserção das PICS na graduação em enfermagem: o que dizem os estudantes
title_full_unstemmed Inserção das PICS na graduação em enfermagem: o que dizem os estudantes
title_sort Inserção das PICS na graduação em enfermagem: o que dizem os estudantes
author Martins, Paula Sassi
author_facet Martins, Paula Sassi
Ruela, Ludmila de Oliveira
Silva, Natália Chantal Magalhães da
author_role author
author2 Ruela, Ludmila de Oliveira
Silva, Natália Chantal Magalhães da
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Paula Sassi
Ruela, Ludmila de Oliveira
Silva, Natália Chantal Magalhães da
dc.subject.por.fl_str_mv Educação em Enfermagem
Estudantes de Enfermagem
Terapias Complementares
topic Educação em Enfermagem
Estudantes de Enfermagem
Terapias Complementares
description O objetivo deste estudo é analisar, a partir da visão do estudante, como se dá a inserção das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) na graduação em enfermagem. Trata-se de um estudo descritivo, transversal, quantitativo. A coleta dos dados foi realizada entre outubro e novembro de 2021, por meio de um formulário eletrônico, junto a 55 estudantes de um Instituição de Ensino do Rio de Janeiro. Os resultados indicam que 92,7% consideram o conteúdo sobre as PICS relevante e a maioria já apresentava contato com o tema na própria Instituição, principalmente por meio de eventos científicos e ligas acadêmicas. A meditação foi a prática que os estudantes apresentavam maior contato e a acupuntura a que exibiam maior conhecimento. Conclui-se, contudo, ser importante refletir sobre as bases curriculares da enfermagem, almejando a difusão de conhecimento na área das PICS por meio da reestruturação dos Projetos Político Pedagógicos. Descritores: Educação em Enfermagem, Estudantes de Enfermagem, Terapias Complementares.   Insertion of PICS in undergraduate nursing: what students say Abstract: The aim of this study is to analyze, from the student's point of view, how the insertion of Integrative and Complementary Practices in Health (PICS) takes place in undergraduate nursing. This is a descriptive, cross-sectional, quantitative study. Data collection was carried out between October and November 2021, using an electronic form, with 55 students from an educational institution in Rio de Janeiro. The results indicate that 92.7% consider the content on the PICS relevant and the majority had already had contact with the topic at the institution itself, mainly through scientific events and academic leagues. Meditation was the practice that the students had the most contact with and the acupuncture that they exhibited the most knowledge. It is concluded, however, that it is important to reflect on the curricular bases of nursing, aiming at the dissemination of knowledge in the PICS area through the restructuring of the Pedagogical Political Projects. Descriptors: Education Nursing, Students Nursing, Complementary Therapies.   Inserción del PICS en la graduación en enfermería: lo que dicen los estudiantes Resumen: El objetivo de este estudio es analizar, desde el punto de vista del estudiante, cómo se da la inserción de Prácticas Integrativas y Complementarias en Salud (PICS) en la carrera de Enfermería. Se trata de un estudio descriptivo, transversal y cuantitativo. La recolección de datos se realizó entre octubre y noviembre de 2021, utilizando un formulario electrónico, con 55 estudiantes de una institución educativa en Río de Janeiro. Los resultados indican que el 92,7% considera relevante el contenido del PICS y la mayoría ya había tenido contacto con el tema en la propia institución, principalmente a través de eventos científicos y ligas académicas. La meditación fue la práctica con la que los estudiantes tuvieron más contacto y la acupuntura con la que exhibieron más conocimientos. Se concluye, sin embargo, que es importante reflexionar sobre las bases curriculares de la enfermería, apuntando a la difusión del conocimiento en el área PICS a través de la reestructuración de los Proyectos Políticos Pedagógicos. Descriptores: Educación en Enfermería, Estudiantes de Enfermería, Terapias Complementarias.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-09-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.recien.com.br/index.php/Recien/article/view/683
10.24276/rrecien2022.12.39.98-106
url https://www.recien.com.br/index.php/Recien/article/view/683
identifier_str_mv 10.24276/rrecien2022.12.39.98-106
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.recien.com.br/index.php/Recien/article/view/683/686
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Recien - Revista Científica de Enfermagem
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Recien - Revista Científica de Enfermagem
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto ENFservic
publisher.none.fl_str_mv Instituto ENFservic
dc.source.none.fl_str_mv Revista Recien - Revista Científica de Enfermagem; v. 12 n. 39 (2022); 98-106
2358-3088
reponame:Revista Recien (Online)
instname:Instituto Enfservic
instacron:IE
instname_str Instituto Enfservic
instacron_str IE
institution IE
reponame_str Revista Recien (Online)
collection Revista Recien (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Recien (Online) - Instituto Enfservic
repository.mail.fl_str_mv revistarecien@gmail.com
_version_ 1811812204875350016