Fazendo cócegas nas tradições: o samba disjuntivo de Tom Zé
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista do Instituto de Estudos Brasileiros |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rieb/article/view/149645 |
Resumo: | Este artigo investiga o trabalho de Tom Zé em relação à tradição do samba, enfocando principalmente três discos concebidos como “estudos”: Estudando o samba (1976), Estudando o pagode (2005) e Estudando a bossa (2008). Com base na leitura atenta das letras de algumas canções selecionadas e na análise de aspectos formais de sua música, este estudo busca compreender as estratégias experimentais que ele empregou para abordar criticamente a tradição da música brasileira. Propomos o termo “samba disjuntivo” para caracterizar seus experimentos com ritmo, harmonia, poética e performance que combinam inovação musical com crítica social. |
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Fazendo cócegas nas tradições: o samba disjuntivo de Tom ZéTickling the traditions: the disjunctive samba of Tom ZéSamba; tradition; disjunction; experimentalSamba; tradição; disjunção; experimentalEste artigo investiga o trabalho de Tom Zé em relação à tradição do samba, enfocando principalmente três discos concebidos como “estudos”: Estudando o samba (1976), Estudando o pagode (2005) e Estudando a bossa (2008). Com base na leitura atenta das letras de algumas canções selecionadas e na análise de aspectos formais de sua música, este estudo busca compreender as estratégias experimentais que ele empregou para abordar criticamente a tradição da música brasileira. Propomos o termo “samba disjuntivo” para caracterizar seus experimentos com ritmo, harmonia, poética e performance que combinam inovação musical com crítica social. This article explores the work of Tom Zé in relation to the tradition of samba, focusing primarily on three albums conceived as “studies”: Estudando o samba (1976), Estudando o pagode (2005), and Estudando a bossa (2008). Based on close reading of selected song lyrics and the analysis of some of the formal aspects of his music, this tudy seeks to understand the experimental strategies he has deployed in engaging critically with the tradition of Brazilian song. We propose the term “disjunctive samba” to haracterize his experiments with rhythm, harmony, poetics, and performance that combine musical innovation with social critique. Universidade de São Paulo. Instituto de Estudos Brasileiros2018-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/xmlhttps://www.revistas.usp.br/rieb/article/view/14964510.11606/issn.2316-901X.v0i70p149-165Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; Núm. 70 (2018); 149-165Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; n. 70 (2018); 149-165Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; No 70 (2018); 149-165Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; No. 70 (2018); 149-1652316-901X0020-3874reponame:Revista do Instituto de Estudos Brasileirosinstname:Instituto de Estudos Brasileiros (IEB)instacron:IEBporhttps://www.revistas.usp.br/rieb/article/view/149645/146714https://www.revistas.usp.br/rieb/article/view/149645/147170Copyright (c) 2018 Revista do Instituto de Estudos Brasileirosinfo:eu-repo/semantics/openAccessDunn, Christopher2018-09-11T15:45:28Zoai:revistas.usp.br:article/149645Revistahttps://www.revistas.usp.br/rieb/indexPUBhttps://www.revistas.usp.br/rieb/oai||revistaieb@usp.br2316-901X0020-3874opendoar:2018-09-11T15:45:28Revista do Instituto de Estudos Brasileiros - Instituto de Estudos Brasileiros (IEB)false |
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