Capoeira, herdeira da diáspora negra do Atlântico: de arte criminalizada a instrumento de educação e cidadania
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Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista do Instituto de Estudos Brasileiros |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rieb/article/view/107186 |
Resumo: | O artigo apresenta a capoeira como uma expressão estética e de luta que remonta à ancestralidade afro-brasileira, capaz de transmitir, por meio do jogo e de suas músicas, os conteúdos negados da história e cultura do negro no Brasil. Enfatiza, não apenas a importância de seu reconhecimento como profissão, mas sua relevância histórica, cultural e política para a formação das novas gerações. Discussões sobre temas, como a luta por reconhecimento, sustentada por Axel Honneth e a fenomenologia do brasileiro, apresentada por Vilém Flusser, bem como a história do escravizado e de suas lutas de resistência, sobretudo no final do século XIX, fundamentam os caminhos percorridos nas oficinas de capoeira em sala de aula. A ideia é apresentar a capoeira como um exemplo vivo e atual da tradição afro-brasileira para um ensino culturalmente relevante. |
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Capoeira, herdeira da diáspora negra do Atlântico: de arte criminalizada a instrumento de educação e cidadaniaCapoeira, heiress of the black diaspora in the Atlantic: from criminal Arts to an instrument of education and citizenship learningcapoeiraresistência do negrohistória negadacultura ancestral e contemporâneaensino culturalmente relevantecapoeirablack resistancedenied historyancient and contemporary cultureculturally relevant education.O artigo apresenta a capoeira como uma expressão estética e de luta que remonta à ancestralidade afro-brasileira, capaz de transmitir, por meio do jogo e de suas músicas, os conteúdos negados da história e cultura do negro no Brasil. Enfatiza, não apenas a importância de seu reconhecimento como profissão, mas sua relevância histórica, cultural e política para a formação das novas gerações. Discussões sobre temas, como a luta por reconhecimento, sustentada por Axel Honneth e a fenomenologia do brasileiro, apresentada por Vilém Flusser, bem como a história do escravizado e de suas lutas de resistência, sobretudo no final do século XIX, fundamentam os caminhos percorridos nas oficinas de capoeira em sala de aula. A ideia é apresentar a capoeira como um exemplo vivo e atual da tradição afro-brasileira para um ensino culturalmente relevante.The article presents capoeira, a brazilian martial arts combined to dancing, as an aesthetic and struggling expression that goes back to the African-Brazilian ancestry, which is able to transmitting through its movements and its music denied contents of history and black culture in Brazil. It gives salience not only to the importance of its recognition as a profession, but also as its historical, cultural and policy for the learning of new generations. Discussions on issues such as the struggle for recognition, supported by Axel Honneth and the Brazilian phenomenology, by Vilém Flusser, as well as the history of the enslaved and their resistance struggles mainly in the late nineteenth century, founded the paths taken in the workshops of capoeira in the classroom. The idea is presenting capoeira as a living and current example of African-Brazilian tradition for a culturally relevant education.Universidade de São Paulo. Instituto de Estudos Brasileiros2015-11-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rieb/article/view/10718610.11606/issn.2316-901X.v0i62p54-73Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; Núm. 62 (2015); 54-73Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; n. 62 (2015); 54-73Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; No 62 (2015); 54-73Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; No. 62 (2015); 54-732316-901X0020-3874reponame:Revista do Instituto de Estudos Brasileirosinstname:Instituto de Estudos Brasileiros (IEB)instacron:IEBporhttps://www.revistas.usp.br/rieb/article/view/107186/105725Copyright (c) 2016 Revista do Instituto de Estudos Brasileirosinfo:eu-repo/semantics/openAccessAmaral, Mônica Guimarães Teixeira doSantos, Valdenor Silva dos2015-11-13T15:38:17Zoai:revistas.usp.br:article/107186Revistahttps://www.revistas.usp.br/rieb/indexPUBhttps://www.revistas.usp.br/rieb/oai||revistaieb@usp.br2316-901X0020-3874opendoar:2015-11-13T15:38:17Revista do Instituto de Estudos Brasileiros - Instituto de Estudos Brasileiros (IEB)false |
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O artigo apresenta a capoeira como uma expressão estética e de luta que remonta à ancestralidade afro-brasileira, capaz de transmitir, por meio do jogo e de suas músicas, os conteúdos negados da história e cultura do negro no Brasil. Enfatiza, não apenas a importância de seu reconhecimento como profissão, mas sua relevância histórica, cultural e política para a formação das novas gerações. Discussões sobre temas, como a luta por reconhecimento, sustentada por Axel Honneth e a fenomenologia do brasileiro, apresentada por Vilém Flusser, bem como a história do escravizado e de suas lutas de resistência, sobretudo no final do século XIX, fundamentam os caminhos percorridos nas oficinas de capoeira em sala de aula. A ideia é apresentar a capoeira como um exemplo vivo e atual da tradição afro-brasileira para um ensino culturalmente relevante. |
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