Consciência e Criação na Poesia de Mário de Andrade
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 1994 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista do Instituto de Estudos Brasileiros |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rieb/article/view/71991 |
Resumo: | O present texto procura detectar e acompanhar o movimento de consciência de Mário de Andrade através de sua produção poética, de modo especial no "PREFÁCIO INTERESSANTÍSSIMO', COMPOSIÇÃO", composição e,blemática da passagem da poesia brasileira pelo caldeirão renovador que foi o Modernismo de 22. Transitando das teorias e das soluções poéticas do tempo às auto-análises e confissões de "passadismo", Mário vai construindo um tecido poético compósito onde valores como "unidade", "isenção" e "distanciamento" líricos cedem lugar à "pluraridade", "participação" e "análise" com que a arte moderna iria dar substância à experiência estética como relação direta entre a consciência e a matéria do mundo. |
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Consciência e Criação na Poesia de Mário de AndradeConscience and Poetic Creativity in the Poetry of Mario de AndradeMetapoemaModernismo de 22Consciência e Poesia em Mário de AndradeMetapoemaModernism of 1922Consciousness and Poetry in Mário de AndradeO present texto procura detectar e acompanhar o movimento de consciência de Mário de Andrade através de sua produção poética, de modo especial no "PREFÁCIO INTERESSANTÍSSIMO', COMPOSIÇÃO", composição e,blemática da passagem da poesia brasileira pelo caldeirão renovador que foi o Modernismo de 22. Transitando das teorias e das soluções poéticas do tempo às auto-análises e confissões de "passadismo", Mário vai construindo um tecido poético compósito onde valores como "unidade", "isenção" e "distanciamento" líricos cedem lugar à "pluraridade", "participação" e "análise" com que a arte moderna iria dar substância à experiência estética como relação direta entre a consciência e a matéria do mundo.This article attempts to detect and accompany Mário de Andrade´s changes in perception through analysis of his poetical works, especially in "Prefácio Interessantíssimo", a composition which is emblematic of Brazilian Poetry´s passage through that wich´s caldron of innovation, the Modernismo of 1922 Moving from poetic theories and solutions of this time to auto-analysis and confessions of "passadismo", Mário de Andrade constructs a composite poetic fabric where values such as lyric "unity", "exemption" and "distanciation" make way for "plurality", "participation" and "analysis" with which modern an would give substance to the aesthetic experience as the direct relationship between consciousness and the material of the world.Universidade de São Paulo. Instituto de Estudos Brasileiros1994-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rieb/article/view/7199110.11606/issn.2316-901X.v0i36p121-133Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; Núm. 36 (1994); 121-133Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; n. 36 (1994); 121-133Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; No 36 (1994); 121-133Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; No. 36 (1994); 121-1332316-901X0020-3874reponame:Revista do Instituto de Estudos Brasileirosinstname:Instituto de Estudos Brasileiros (IEB)instacron:IEBporhttps://www.revistas.usp.br/rieb/article/view/71991/75218Copyright (c) 2016 Revista do Instituto de Estudos Brasileirosinfo:eu-repo/semantics/openAccessBrandão, Roberto de Oliveira2015-06-16T11:26:26Zoai:revistas.usp.br:article/71991Revistahttps://www.revistas.usp.br/rieb/indexPUBhttps://www.revistas.usp.br/rieb/oai||revistaieb@usp.br2316-901X0020-3874opendoar:2015-06-16T11:26:26Revista do Instituto de Estudos Brasileiros - Instituto de Estudos Brasileiros (IEB)false |
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