Nas matas com pose de reis: a representação de bandeirantes e a tradição da retratística monárquica européia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marins, Paulo César Garcez
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista do Instituto de Estudos Brasileiros
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rieb/article/view/34563
Resumo: Este artigo dedica-se ao estudo da adoção e difusão de uma convenção pictórica - a pose monárquica consagrada em retratos de Hyacinthe Rigaud - em pinturas e esculturas do acervo do Museu Paulista que representam bandeirantes. Estas obras de arte, exemplos do chamado "gênero histórico", ingressaram no acervo do museu entre 1903 e 1922, período em que a instituição passou a acolher artefatos voltados à evocação e celebração do passado paulista como eixo condutor da história brasileira. As pinturas e esculturas serão compreendidas como parte dessa interpretação histórica, na medida em que constituíram uma solução visual capaz de dignificar e exaltar personagens do período sertanista, mediante uma forma de representação do corpo que demonstrava poder e solenidade.
id IEB-1_78a8fc1ac12fd1cdf6c716353bff0340
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/34563
network_acronym_str IEB-1
network_name_str Revista do Instituto de Estudos Brasileiros
repository_id_str
spelling Nas matas com pose de reis: a representação de bandeirantes e a tradição da retratística monárquica européia The royal pose in the jungle: the representation of the bandeirantes and the European monarchic's portrait tradition pintura históricaretratobandeirantesHyacinthe RigaudBenedito CalixtoHenrique Bernardelli.history paintingportraitbandeirantesHyacinthe RigaudBenedito CalixtoHenrique Bernardelli Este artigo dedica-se ao estudo da adoção e difusão de uma convenção pictórica - a pose monárquica consagrada em retratos de Hyacinthe Rigaud - em pinturas e esculturas do acervo do Museu Paulista que representam bandeirantes. Estas obras de arte, exemplos do chamado "gênero histórico", ingressaram no acervo do museu entre 1903 e 1922, período em que a instituição passou a acolher artefatos voltados à evocação e celebração do passado paulista como eixo condutor da história brasileira. As pinturas e esculturas serão compreendidas como parte dessa interpretação histórica, na medida em que constituíram uma solução visual capaz de dignificar e exaltar personagens do período sertanista, mediante uma forma de representação do corpo que demonstrava poder e solenidade. This article is dedicated to the study of the adoption and diffusion of a pictorial convention - the royal pose established in the portraits by Hyacinthe Rigaud - seen in paintings and sculptures representing bandeirantes (paulistas' bushmen) that belong to the Museu Paulista. The Museum received these works of art, examples of the so called "historical painting", between 1903 and 1922, together with artifacts devoted to the evocation and celebration of the Paulista past as a guiding principle of the Brazilian History. The paintings and sculptures are understood as part of this interpretation, for they constituted a visual media capable of dignifying and praising characters of the sertanista (bushmen) period, mainly through the form they represented the body, showing both power and solemnity. Universidade de São Paulo. Instituto de Estudos Brasileiros2007-02-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rieb/article/view/3456310.11606/issn.2316-901X.v0i44p77-104Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; Núm. 44 (2007); 77-104Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; n. 44 (2007); 77-104Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; No 44 (2007); 77-104Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; No. 44 (2007); 77-1042316-901X0020-3874reponame:Revista do Instituto de Estudos Brasileirosinstname:Instituto de Estudos Brasileiros (IEB)instacron:IEBporhttps://www.revistas.usp.br/rieb/article/view/34563/37301Copyright (c) 2016 Revista do Instituto de Estudos Brasileirosinfo:eu-repo/semantics/openAccessMarins, Paulo César Garcez2014-12-19T12:12:56Zoai:revistas.usp.br:article/34563Revistahttps://www.revistas.usp.br/rieb/indexPUBhttps://www.revistas.usp.br/rieb/oai||revistaieb@usp.br2316-901X0020-3874opendoar:2014-12-19T12:12:56Revista do Instituto de Estudos Brasileiros - Instituto de Estudos Brasileiros (IEB)false
dc.title.none.fl_str_mv Nas matas com pose de reis: a representação de bandeirantes e a tradição da retratística monárquica européia
The royal pose in the jungle: the representation of the bandeirantes and the European monarchic's portrait tradition
title Nas matas com pose de reis: a representação de bandeirantes e a tradição da retratística monárquica européia
spellingShingle Nas matas com pose de reis: a representação de bandeirantes e a tradição da retratística monárquica européia
Marins, Paulo César Garcez
pintura histórica
retrato
bandeirantes
Hyacinthe Rigaud
Benedito Calixto
Henrique Bernardelli.
history painting
portrait
bandeirantes
Hyacinthe Rigaud
Benedito Calixto
Henrique Bernardelli
title_short Nas matas com pose de reis: a representação de bandeirantes e a tradição da retratística monárquica européia
title_full Nas matas com pose de reis: a representação de bandeirantes e a tradição da retratística monárquica européia
title_fullStr Nas matas com pose de reis: a representação de bandeirantes e a tradição da retratística monárquica européia
title_full_unstemmed Nas matas com pose de reis: a representação de bandeirantes e a tradição da retratística monárquica européia
title_sort Nas matas com pose de reis: a representação de bandeirantes e a tradição da retratística monárquica européia
author Marins, Paulo César Garcez
author_facet Marins, Paulo César Garcez
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Marins, Paulo César Garcez
dc.subject.por.fl_str_mv pintura histórica
retrato
bandeirantes
Hyacinthe Rigaud
Benedito Calixto
Henrique Bernardelli.
history painting
portrait
bandeirantes
Hyacinthe Rigaud
Benedito Calixto
Henrique Bernardelli
topic pintura histórica
retrato
bandeirantes
Hyacinthe Rigaud
Benedito Calixto
Henrique Bernardelli.
history painting
portrait
bandeirantes
Hyacinthe Rigaud
Benedito Calixto
Henrique Bernardelli
description Este artigo dedica-se ao estudo da adoção e difusão de uma convenção pictórica - a pose monárquica consagrada em retratos de Hyacinthe Rigaud - em pinturas e esculturas do acervo do Museu Paulista que representam bandeirantes. Estas obras de arte, exemplos do chamado "gênero histórico", ingressaram no acervo do museu entre 1903 e 1922, período em que a instituição passou a acolher artefatos voltados à evocação e celebração do passado paulista como eixo condutor da história brasileira. As pinturas e esculturas serão compreendidas como parte dessa interpretação histórica, na medida em que constituíram uma solução visual capaz de dignificar e exaltar personagens do período sertanista, mediante uma forma de representação do corpo que demonstrava poder e solenidade.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-02-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rieb/article/view/34563
10.11606/issn.2316-901X.v0i44p77-104
url https://www.revistas.usp.br/rieb/article/view/34563
identifier_str_mv 10.11606/issn.2316-901X.v0i44p77-104
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rieb/article/view/34563/37301
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista do Instituto de Estudos Brasileiros
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista do Instituto de Estudos Brasileiros
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Instituto de Estudos Brasileiros
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Instituto de Estudos Brasileiros
dc.source.none.fl_str_mv Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; Núm. 44 (2007); 77-104
Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; n. 44 (2007); 77-104
Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; No 44 (2007); 77-104
Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; No. 44 (2007); 77-104
2316-901X
0020-3874
reponame:Revista do Instituto de Estudos Brasileiros
instname:Instituto de Estudos Brasileiros (IEB)
instacron:IEB
instname_str Instituto de Estudos Brasileiros (IEB)
instacron_str IEB
institution IEB
reponame_str Revista do Instituto de Estudos Brasileiros
collection Revista do Instituto de Estudos Brasileiros
repository.name.fl_str_mv Revista do Instituto de Estudos Brasileiros - Instituto de Estudos Brasileiros (IEB)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaieb@usp.br
_version_ 1798949707124310016