Álvares de Azevedo: Um Drama Fantástico
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 1995 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista do Instituto de Estudos Brasileiros |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rieb/article/view/72068 |
Resumo: | A partir da reconhecida dualidade na vida de Álvares de Azevedo, "nem anjo, nem demônio", o ensaio se centra em dois textos diretamente ligado ao teatro. Deles, são extraídas parcelas de uma possível poética, evidenciando ainda a ampla leitura do jovem poeta e sua preocupação com a poesia e a filosofia, bem como sua predileção por nomes estelares do teatro universal, notadamente Shakespeare. Acentua o paraxismo da postura do autor: prológo de tendências clássicas a Macário, no entanto, peça mais romântica do teatro brasileiro. |
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Álvares de Azevedo: Um Drama FantásticoAlvares de Azevedo: a Fantasy DramaTeatro brasileiroPoéticaRomantismoParatextoPrológoBrazilian theaterPoeticsRomanticismA partir da reconhecida dualidade na vida de Álvares de Azevedo, "nem anjo, nem demônio", o ensaio se centra em dois textos diretamente ligado ao teatro. Deles, são extraídas parcelas de uma possível poética, evidenciando ainda a ampla leitura do jovem poeta e sua preocupação com a poesia e a filosofia, bem como sua predileção por nomes estelares do teatro universal, notadamente Shakespeare. Acentua o paraxismo da postura do autor: prológo de tendências clássicas a Macário, no entanto, peça mais romântica do teatro brasileiro.Taking as a starting point the duality in Alvares de Azevedo´s life, for he has been considered "both angel and devil", this essay deals with two of his textes connected directly with the theatre. From these, the author has tried to draw a possible outline of his poetics, at the same ime showing the young poets extensive readings on poetry, philosophy and drama, with a keen interest in great playwights, such as Shakespeare. Finally, the essay emphasizes the poets extreme romanticism which will be delected in Macário, the most romantic Brazilian play.Universidade de São Paulo. Instituto de Estudos Brasileiros1995-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rieb/article/view/7206810.11606/issn.2316-901X.v0i39p135-142Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; Núm. 39 (1995); 135-142Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; n. 39 (1995); 135-142Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; No 39 (1995); 135-142Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; No. 39 (1995); 135-1422316-901X0020-3874reponame:Revista do Instituto de Estudos Brasileirosinstname:Instituto de Estudos Brasileiros (IEB)instacron:IEBporhttps://www.revistas.usp.br/rieb/article/view/72068/75308Copyright (c) 2016 Revista do Instituto de Estudos Brasileirosinfo:eu-repo/semantics/openAccessPrado, Décio de Almeida2015-06-16T11:26:34Zoai:revistas.usp.br:article/72068Revistahttps://www.revistas.usp.br/rieb/indexPUBhttps://www.revistas.usp.br/rieb/oai||revistaieb@usp.br2316-901X0020-3874opendoar:2015-06-16T11:26:34Revista do Instituto de Estudos Brasileiros - Instituto de Estudos Brasileiros (IEB)false |
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A partir da reconhecida dualidade na vida de Álvares de Azevedo, "nem anjo, nem demônio", o ensaio se centra em dois textos diretamente ligado ao teatro. Deles, são extraídas parcelas de uma possível poética, evidenciando ainda a ampla leitura do jovem poeta e sua preocupação com a poesia e a filosofia, bem como sua predileção por nomes estelares do teatro universal, notadamente Shakespeare. Acentua o paraxismo da postura do autor: prológo de tendências clássicas a Macário, no entanto, peça mais romântica do teatro brasileiro. |
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