O viaduto que não caiu: a cidade como perda em Adoniran Barbosa
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista do Instituto de Estudos Brasileiros |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rieb/article/view/197098 |
Resumo: | A aparente ausência de sentido existente entre o embelezamento do Viaduto Santa Ifigênia e a tristeza desdobrada na canção de Adoniran Barbosa é o ponto de partida e de chegada deste artigo. O estudo da materialidade poético-musical dessa canção, que tematiza a possibilidade não concretizada de demolição de uma construção histórica, amparado em análises histórico-sociais sobre a formação e o desenvolvimento de São Paulo, norteiam nossa tentativa de interpretação do conjunto da obra do sambista paulista em torno do esforço por tornar visível aperda como núcleo da experiência de quem habita a cidade . |
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O viaduto que não caiu: a cidade como perda em Adoniran BarbosaThe overpass that never fell down: city as loss in Adoniran BarbosaAdoniran BarbosaSambaMúsica popularAdoniran BarbosaSambaPopular musicA aparente ausência de sentido existente entre o embelezamento do Viaduto Santa Ifigênia e a tristeza desdobrada na canção de Adoniran Barbosa é o ponto de partida e de chegada deste artigo. O estudo da materialidade poético-musical dessa canção, que tematiza a possibilidade não concretizada de demolição de uma construção histórica, amparado em análises histórico-sociais sobre a formação e o desenvolvimento de São Paulo, norteiam nossa tentativa de interpretação do conjunto da obra do sambista paulista em torno do esforço por tornar visível aperda como núcleo da experiência de quem habita a cidade .The apparent lack of meaning between the improvement of Santa Efigênia overpass and the sadness unfolded in Adoniran Barbosa’s song is the starting and ending point of this article. The study of the song, which thematizes the unrealized demolition of a historical building in São Paulo, guides our attempt to interpret Adoniran’s work around the effort to make visible the loss as the core of the experience of those who inhabit the city.Universidade de São Paulo. Instituto de Estudos Brasileiros2022-04-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rieb/article/view/19709810.11606/issn.2316-901X.v1i81p115-140Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; n. 81 (2022); 115-140Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; n. 81 (2022); 115-140Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; n. 81 (2022); 115-140Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; n. 81 (2022); 115-1402316-901X0020-3874reponame:Revista do Instituto de Estudos Brasileirosinstname:Instituto de Estudos Brasileiros (IEB)instacron:IEBporhttps://www.revistas.usp.br/rieb/article/view/197098/181447Copyright (c) 2022 Revista do Instituto de Estudos Brasileiroshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRezende, Gabriel S. S. LimaBraga, Rogério Machado2022-05-02T16:28:55Zoai:revistas.usp.br:article/197098Revistahttps://www.revistas.usp.br/rieb/indexPUBhttps://www.revistas.usp.br/rieb/oai||revistaieb@usp.br2316-901X0020-3874opendoar:2022-05-02T16:28:55Revista do Instituto de Estudos Brasileiros - Instituto de Estudos Brasileiros (IEB)false |
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