Educação e patrimônio: notas sobre o diálogo entre a escola e a capoeira
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista do Instituto de Estudos Brasileiros |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rieb/article/view/107187 |
Resumo: | A educação brasi leira tem sido marcada por debates que evidenciam a maior visibilidade de diferentes grupos étnicos e suas manifestações culturais, com destaque para os (as) afro-brasileiros(as). Nesse contexto, o artigo se propõe a descrever e discutir a introdução da capoeira na educação básica proposta pelo Programa Mais Educação do Ministério da Educação. Apesar da possibilidade de utilizá-la como uma ferramenta de valorização da cultura afro-brasileira na educação, concluímos que o programa analisado, ao fazer uso do potencial educativo da capoeira, privilegia em seus documentos a modalidade ligada à abordagem esportiva da capoeira. |
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Educação e patrimônio: notas sobre o diálogo entre a escola e a capoeiraEducation and heritage: notes about the dialogue between school and capoeiraCapoeiracultura afro-brasileiraeducaçãopatrimônio.Capoeiraafro-brazilian cultureeducationheritage.A educação brasi leira tem sido marcada por debates que evidenciam a maior visibilidade de diferentes grupos étnicos e suas manifestações culturais, com destaque para os (as) afro-brasileiros(as). Nesse contexto, o artigo se propõe a descrever e discutir a introdução da capoeira na educação básica proposta pelo Programa Mais Educação do Ministério da Educação. Apesar da possibilidade de utilizá-la como uma ferramenta de valorização da cultura afro-brasileira na educação, concluímos que o programa analisado, ao fazer uso do potencial educativo da capoeira, privilegia em seus documentos a modalidade ligada à abordagem esportiva da capoeira.Brazilian education has been marked by debates which show a bigger visibility of different ethnic groups and their cultural manifestations, with more emphasis on the afro-Brazilians. In that setting, this essay aims at describing and discussing the introduction of capoeira to the basic education set by the Programa Mais Educação (‘More Education’ Program) of the Ministry of Education. Despite the possibility of using it as a tool to value the afro-Brazilian culture in education, we conclude that the aforementioned Program, by using the educative potential of capoeira, focuses on your documents the modality connected to sport approach of capoeira.Universidade de São Paulo. Instituto de Estudos Brasileiros2015-11-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rieb/article/view/10718710.11606/issn.2316-901X.v0i62p74-90Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; Núm. 62 (2015); 74-90Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; n. 62 (2015); 74-90Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; No 62 (2015); 74-90Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; No. 62 (2015); 74-902316-901X0020-3874reponame:Revista do Instituto de Estudos Brasileirosinstname:Instituto de Estudos Brasileiros (IEB)instacron:IEBporhttps://www.revistas.usp.br/rieb/article/view/107187/105726Copyright (c) 2016 Revista do Instituto de Estudos Brasileirosinfo:eu-repo/semantics/openAccessGonçalves, Maria Alice RezendePereira, Vinícius Oliveira2015-11-13T15:38:17Zoai:revistas.usp.br:article/107187Revistahttps://www.revistas.usp.br/rieb/indexPUBhttps://www.revistas.usp.br/rieb/oai||revistaieb@usp.br2316-901X0020-3874opendoar:2015-11-13T15:38:17Revista do Instituto de Estudos Brasileiros - Instituto de Estudos Brasileiros (IEB)false |
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