O ofício educador do mestre de Capoeira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Ana Carolina Lacorte
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
Texto Completo: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13263
Resumo: Esta pesquisa foi realizada com mestres de capoeira no estado do Rio de Janeiro, vindos de diferentes cidades e com perfis diferenciados. O principal objetivo foi conhecer quais perspectivas esses mestres possuem sobre o seu trabalho enquanto “educadores da capoeira”. Partindo da hipótese de que na relação ensino-aprendizagem da capoeira há elementos de extrema complexidade para o aprendizado de todos os envolvidos, como os mestres pensam atingir seus alunos não somente no que se refere ao ensino da técnica da luta, ou da performance do corpo, mas utilizando a capoeira enquanto ferramenta de transformação. Para o cumprimento dessa pesquisa, de cunho qualitativo, foram feitas entrevistas previamente marcadas com três mestres. Para a ocasião, 4 perguntas foram elaboradas, onde se buscava compreender: a história do mestre e de seu contato com a capoeira; como o mestre enxerga uma relação mestre/aluno; como os mestres reconhecem a sua função na sociedade e o que compreendem como demanda para as novas gerações de capoeiristas. Foram também registrados alguns dados pessoais quando não relatados nas falas. Como resultado desta pesquisa foi ratificado que o ensino da capoeira é muito mais complexo e rico do que é comumente percebido dentro e fora dela. A relação ensino-aprendizagem é oportunidade de aprendizado mútuo, de reflexão cotidiana e mudança constante. Os mestres de capoeira são fios condutores de novas formas de se conceber as relações pedagógicas dentro da arte e de repensar os rumos e limites do futuro da capoeira.
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spelling Lima, Ana Carolina LacortePereira, Amauri Mendes244.315.087-91http://lattes.cnpq.br/2005836026921987Pereira, Amauri MendesRibeiro, Regina Maria de OliveiraMoreira, Jorge Felipe Fonseca120.971.887-10http://lattes.cnpq.br/59587957993460042023-12-22T02:43:29Z2023-12-22T02:43:29Z2021-04-08LIMA, Ana Carolina Lacorte. O ofício educador do mestre de Capoeira. 2021. 110 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, RJ, 2021.https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13263Esta pesquisa foi realizada com mestres de capoeira no estado do Rio de Janeiro, vindos de diferentes cidades e com perfis diferenciados. O principal objetivo foi conhecer quais perspectivas esses mestres possuem sobre o seu trabalho enquanto “educadores da capoeira”. Partindo da hipótese de que na relação ensino-aprendizagem da capoeira há elementos de extrema complexidade para o aprendizado de todos os envolvidos, como os mestres pensam atingir seus alunos não somente no que se refere ao ensino da técnica da luta, ou da performance do corpo, mas utilizando a capoeira enquanto ferramenta de transformação. Para o cumprimento dessa pesquisa, de cunho qualitativo, foram feitas entrevistas previamente marcadas com três mestres. Para a ocasião, 4 perguntas foram elaboradas, onde se buscava compreender: a história do mestre e de seu contato com a capoeira; como o mestre enxerga uma relação mestre/aluno; como os mestres reconhecem a sua função na sociedade e o que compreendem como demanda para as novas gerações de capoeiristas. Foram também registrados alguns dados pessoais quando não relatados nas falas. Como resultado desta pesquisa foi ratificado que o ensino da capoeira é muito mais complexo e rico do que é comumente percebido dentro e fora dela. A relação ensino-aprendizagem é oportunidade de aprendizado mútuo, de reflexão cotidiana e mudança constante. Os mestres de capoeira são fios condutores de novas formas de se conceber as relações pedagógicas dentro da arte e de repensar os rumos e limites do futuro da capoeira.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorThis research was accomplished with capoeira masters in the state of Rio de Janeiro, belonging to different cities and with different profiles. The main purpose was to know what perspectives these masters have about their work as "capoeira educators". Considering the hypothesis that in theteachingˇlearning relationship of capoeira there are elements of extreme complexity for thel earning of all involved, with the masters reaching their students notonly in what concerns the teach in gof the fighting technique, or the body performance, but using capoeira as atool for transformation and change. In order to carry out this qualitative and methodological research, interviews were previously scheduled with three masters. For the occasion, four questions were elaborated, where wes ought to understand: the history of the máster and his contact with capoeira; how the máster sees a master-student relation ship; how the masters recognize their role in society and what they understand as a demand for the new generations of capoeiristas. Some personal data were also recorded when not reported in the speeches. As a result of this research it was ratified that the teaching of capoeira is much more complex and richer than is commonly perceived inside and outside it. The teachingˇlearning relation ship is na opportunity for mutual learning, daily reflection and Constant change. The masters of capoeira are the thread for new ways of conceiving pedagogical relation ships with in the art and rethinking the direction sand limits of the future of capoeira.application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas PopularesUFRRJBrasilInstituto Multidisciplinar de Nova IguaçuInstituto de EducaçãoCapoeiraCulturaPatrimônioAfro-BrasileiraCulturePatrimonyAfro-brazilianEducaçãoO ofício educador do mestre de CapoeiraThe educative role of the mestre (master) of Capoeirainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisABIB, Pedro Rodolpho Jungers. Capoeira Angola: cultura popular e jogo dos saberes na roda. 2ª Ed. Salvador: EDUFBA, 2017. ABREU, Plácido de. Os capoeiras. Rio de Janeiro: Tip. Seraphim Alves de Brito, 1886. ALBERTI, Verena. Manual de História Oral. 3.ed. Rio de janeiro: Editora FGV, 2013. ALMEIDA, SILVIO LUIZ de. Neoconservadorismo e liberalismo. 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description Esta pesquisa foi realizada com mestres de capoeira no estado do Rio de Janeiro, vindos de diferentes cidades e com perfis diferenciados. O principal objetivo foi conhecer quais perspectivas esses mestres possuem sobre o seu trabalho enquanto “educadores da capoeira”. Partindo da hipótese de que na relação ensino-aprendizagem da capoeira há elementos de extrema complexidade para o aprendizado de todos os envolvidos, como os mestres pensam atingir seus alunos não somente no que se refere ao ensino da técnica da luta, ou da performance do corpo, mas utilizando a capoeira enquanto ferramenta de transformação. Para o cumprimento dessa pesquisa, de cunho qualitativo, foram feitas entrevistas previamente marcadas com três mestres. Para a ocasião, 4 perguntas foram elaboradas, onde se buscava compreender: a história do mestre e de seu contato com a capoeira; como o mestre enxerga uma relação mestre/aluno; como os mestres reconhecem a sua função na sociedade e o que compreendem como demanda para as novas gerações de capoeiristas. Foram também registrados alguns dados pessoais quando não relatados nas falas. Como resultado desta pesquisa foi ratificado que o ensino da capoeira é muito mais complexo e rico do que é comumente percebido dentro e fora dela. A relação ensino-aprendizagem é oportunidade de aprendizado mútuo, de reflexão cotidiana e mudança constante. Os mestres de capoeira são fios condutores de novas formas de se conceber as relações pedagógicas dentro da arte e de repensar os rumos e limites do futuro da capoeira.
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