Um coração futurista: a construção da sonoridade de Egberto Gismonti no início de sua trajetória (1969-1976)
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista do Instituto de Estudos Brasileiros |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rieb/article/view/133113 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo discutir o início da trajetória do músico brasileiro Egberto Gismonti a fim de desvendar procedimentos musicais que fizeram parte da construção de sua carreira ao longo dos anos 1970, com especial atenção a sua produção fonográfica. Para tanto, além de um exame aprofundado do material musical de algumas de suas composições, a discussão procura associar a construção de sua sonoridade com o contexto da indústria fonográfica e da música popular brasileira daquele momento, trazendo à tona os debates sobre forma e conteúdo numa perspectiva que leva em conta alguns conceitos-chave para a compreensão dessa nova estética: sonoridade, inclusão, recriação e transcriação. |
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Um coração futurista: a construção da sonoridade de Egberto Gismonti no início de sua trajetória (1969-1976)A futuristic heart: the construction of Egberto Gismonti's sonority in the beginning of his carrier (1969-1976)Egberto Gismonti1970'ssonorityBrazilian popular musicEgberto Gismontidécada de 1970sonoridademúsica popular brasileira Este artigo tem como objetivo discutir o início da trajetória do músico brasileiro Egberto Gismonti a fim de desvendar procedimentos musicais que fizeram parte da construção de sua carreira ao longo dos anos 1970, com especial atenção a sua produção fonográfica. Para tanto, além de um exame aprofundado do material musical de algumas de suas composições, a discussão procura associar a construção de sua sonoridade com o contexto da indústria fonográfica e da música popular brasileira daquele momento, trazendo à tona os debates sobre forma e conteúdo numa perspectiva que leva em conta alguns conceitos-chave para a compreensão dessa nova estética: sonoridade, inclusão, recriação e transcriação. This article aims to discuss the beggining of the Egberto Gismonti's trajectory, trying to unveil musical procedures that made part of his carrier's construction during de 1970's, giving special attention to his phonografic's production. For that, besides an deeply examn of the musical material from some of his compositions, the discuss seeks to associate the sonority's construction with the cited context, bringing out the debates about form and contents in a perspective that takes into consideration some keys concepts like sonority, inclusion, recreation, and transcription.Universidade de São Paulo. Instituto de Estudos Brasileiros2017-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rieb/article/view/13311310.11606/issn.2316-901x.v0i66p199-220Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; Núm. 66 (2017); 199-220Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; n. 66 (2017); 199-220Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; No 66 (2017); 199-220Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; No. 66 (2017); 199-2202316-901X0020-3874reponame:Revista do Instituto de Estudos Brasileirosinstname:Instituto de Estudos Brasileiros (IEB)instacron:IEBporhttps://www.revistas.usp.br/rieb/article/view/133113/129180Copyright (c) 2017 Revista do Instituto de Estudos Brasileirosinfo:eu-repo/semantics/openAccessMoreira, Maria Beatriz Cyrino2017-07-17T17:07:41Zoai:revistas.usp.br:article/133113Revistahttps://www.revistas.usp.br/rieb/indexPUBhttps://www.revistas.usp.br/rieb/oai||revistaieb@usp.br2316-901X0020-3874opendoar:2017-07-17T17:07:41Revista do Instituto de Estudos Brasileiros - Instituto de Estudos Brasileiros (IEB)false |
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