Rap nacional: a juventude negra e a experiência poético musical em sala de aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Ana Claudia Florindo
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Martins, Raquel, Oliveira, Rosângela Paulino de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista do Instituto de Estudos Brasileiros
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rieb/article/view/119542
Resumo: Este artigo se destina à reflexão acer­ca da utilização do rap nacional no ambiente es­colar a partir de sua estética e discurso, como meio de problematizar junto aos jovens a histó­ria da escravidão do Brasil, bem como a disse­minação e perpetuação do preconceito racial na sociedade brasileira. Serão abordadas algumas experiências realizadas com adolescentes em oficinas baseadas no rap, referentes a pesqui­sas de campo que fizeram parte de um Projeto de Pesquisa de Políticas Públicas. Será discutido em que medida o rap, constituído de múltiplas linguagens, tais como a oralidade, a música e a expressão corporal, pode contribuir para os pro­cessos de formação do jovem afrodescendente e morador da periferia de São Paulo e para a afir­mação da sua identidade pela via do reconheci­mento.
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