Rap nacional: a juventude negra e a experiência poético musical em sala de aula
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista do Instituto de Estudos Brasileiros |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rieb/article/view/119542 |
Resumo: | Este artigo se destina à reflexão acerca da utilização do rap nacional no ambiente escolar a partir de sua estética e discurso, como meio de problematizar junto aos jovens a história da escravidão do Brasil, bem como a disseminação e perpetuação do preconceito racial na sociedade brasileira. Serão abordadas algumas experiências realizadas com adolescentes em oficinas baseadas no rap, referentes a pesquisas de campo que fizeram parte de um Projeto de Pesquisa de Políticas Públicas. Será discutido em que medida o rap, constituído de múltiplas linguagens, tais como a oralidade, a música e a expressão corporal, pode contribuir para os processos de formação do jovem afrodescendente e morador da periferia de São Paulo e para a afirmação da sua identidade pela via do reconhecimento. |
id |
IEB-1_9b573bf515f5f55e83f53fceb35ee0f1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/119542 |
network_acronym_str |
IEB-1 |
network_name_str |
Revista do Instituto de Estudos Brasileiros |
repository_id_str |
|
spelling |
Rap nacional: a juventude negra e a experiência poético musical em sala de aulaNational rap: black youth and the musical poetical experience inside classroomNational rap: black youth and the musical poetical experience inside classroomAdolescenteafrodescendenterap nacionaloralidadeestéticareconhecimentoTeenagerAfrican descentnational raporalityaestheticsrecognition.Este artigo se destina à reflexão acerca da utilização do rap nacional no ambiente escolar a partir de sua estética e discurso, como meio de problematizar junto aos jovens a história da escravidão do Brasil, bem como a disseminação e perpetuação do preconceito racial na sociedade brasileira. Serão abordadas algumas experiências realizadas com adolescentes em oficinas baseadas no rap, referentes a pesquisas de campo que fizeram parte de um Projeto de Pesquisa de Políticas Públicas. Será discutido em que medida o rap, constituído de múltiplas linguagens, tais como a oralidade, a música e a expressão corporal, pode contribuir para os processos de formação do jovem afrodescendente e morador da periferia de São Paulo e para a afirmação da sua identidade pela via do reconhecimento.This article is intended for thinking about the use of national rap at the school environment from its aesthetic and speech as a means to discuss with young people the history of slavery in Brazil, as well as the spread and perpetuation of racial prejudice in Brazilian society. It will englobe some experiments conducted amidst adolescents in workshops based on rap, regarding to field studies that were part of a Research Project for Public Policy in the area of Education. It will be discussed to what extent the rap, consisting of multiple languages, such as oral, music and body language, can contribute to the youth’s learning processes of African descendants, resident in the outskirts of Sao Paulo, and how it contributes to build their identities through recognition.This article is intended for thinking about the use of national rap at the school environment from its aesthetic and speech as a means to discuss with young people the history of slavery in Brazil, as well as the spread and perpetuation of racial prejudice in Brazilian society. It will englobe some experiments conducted amidst adolescents in workshops based on rap, regarding to field studies that were part of a Research Project for Public Policy in the area of Education. It will be discussed to what extent the rap, consisting of multiple languages, such as oral, music and body language, can contribute to the youth’s learning processes of African descendants, resident in the outskirts of Sao Paulo, and how it contributes to build their identities through recognition.Universidade de São Paulo. Instituto de Estudos Brasileiros2016-08-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rieb/article/view/11954210.11606/issn.2316-901X.v0i64p183-200Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; Núm. 64 (2016); 183-200Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; n. 64 (2016); 183-200Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; No 64 (2016); 183-200Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; No. 64 (2016); 183-2002316-901X0020-3874reponame:Revista do Instituto de Estudos Brasileirosinstname:Instituto de Estudos Brasileiros (IEB)instacron:IEBporhttps://www.revistas.usp.br/rieb/article/view/119542/116847Copyright (c) 2016 Revista do Instituto de Estudos Brasileirosinfo:eu-repo/semantics/openAccessFernandes, Ana Claudia FlorindoMartins, RaquelOliveira, Rosângela Paulino de2016-09-01T14:18:25Zoai:revistas.usp.br:article/119542Revistahttps://www.revistas.usp.br/rieb/indexPUBhttps://www.revistas.usp.br/rieb/oai||revistaieb@usp.br2316-901X0020-3874opendoar:2016-09-01T14:18:25Revista do Instituto de Estudos Brasileiros - Instituto de Estudos Brasileiros (IEB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Rap nacional: a juventude negra e a experiência poético musical em sala de aula National rap: black youth and the musical poetical experience inside classroom National rap: black youth and the musical poetical experience inside classroom |
title |
Rap nacional: a juventude negra e a experiência poético musical em sala de aula |
spellingShingle |
Rap nacional: a juventude negra e a experiência poético musical em sala de aula Fernandes, Ana Claudia Florindo Adolescente afrodescendente rap nacional oralidade estética reconhecimento Teenager African descent national rap orality aesthetics recognition. |
title_short |
Rap nacional: a juventude negra e a experiência poético musical em sala de aula |
title_full |
Rap nacional: a juventude negra e a experiência poético musical em sala de aula |
title_fullStr |
Rap nacional: a juventude negra e a experiência poético musical em sala de aula |
title_full_unstemmed |
Rap nacional: a juventude negra e a experiência poético musical em sala de aula |
title_sort |
Rap nacional: a juventude negra e a experiência poético musical em sala de aula |
author |
Fernandes, Ana Claudia Florindo |
author_facet |
Fernandes, Ana Claudia Florindo Martins, Raquel Oliveira, Rosângela Paulino de |
author_role |
author |
author2 |
Martins, Raquel Oliveira, Rosângela Paulino de |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fernandes, Ana Claudia Florindo Martins, Raquel Oliveira, Rosângela Paulino de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Adolescente afrodescendente rap nacional oralidade estética reconhecimento Teenager African descent national rap orality aesthetics recognition. |
topic |
Adolescente afrodescendente rap nacional oralidade estética reconhecimento Teenager African descent national rap orality aesthetics recognition. |
description |
Este artigo se destina à reflexão acerca da utilização do rap nacional no ambiente escolar a partir de sua estética e discurso, como meio de problematizar junto aos jovens a história da escravidão do Brasil, bem como a disseminação e perpetuação do preconceito racial na sociedade brasileira. Serão abordadas algumas experiências realizadas com adolescentes em oficinas baseadas no rap, referentes a pesquisas de campo que fizeram parte de um Projeto de Pesquisa de Políticas Públicas. Será discutido em que medida o rap, constituído de múltiplas linguagens, tais como a oralidade, a música e a expressão corporal, pode contribuir para os processos de formação do jovem afrodescendente e morador da periferia de São Paulo e para a afirmação da sua identidade pela via do reconhecimento. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-08-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rieb/article/view/119542 10.11606/issn.2316-901X.v0i64p183-200 |
url |
https://www.revistas.usp.br/rieb/article/view/119542 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2316-901X.v0i64p183-200 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rieb/article/view/119542/116847 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista do Instituto de Estudos Brasileiros info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista do Instituto de Estudos Brasileiros |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Instituto de Estudos Brasileiros |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Instituto de Estudos Brasileiros |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; Núm. 64 (2016); 183-200 Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; n. 64 (2016); 183-200 Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; No 64 (2016); 183-200 Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; No. 64 (2016); 183-200 2316-901X 0020-3874 reponame:Revista do Instituto de Estudos Brasileiros instname:Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) instacron:IEB |
instname_str |
Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) |
instacron_str |
IEB |
institution |
IEB |
reponame_str |
Revista do Instituto de Estudos Brasileiros |
collection |
Revista do Instituto de Estudos Brasileiros |
repository.name.fl_str_mv |
Revista do Instituto de Estudos Brasileiros - Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaieb@usp.br |
_version_ |
1798949711116238848 |